Você sabe o que é Phyton?

Você sabe o que é Phyton?

 

Phyton é uma linguagem de programação, e assim como todas as outras, ela é importante para tornar a internet tudo o que conhecemos hoje.

Além de ajudar a desenvolver sites, softwares e outras aplicações comuns, o Python também é uma excelente ferramenta para trabalhos mais complexos, como ciência de dados, interações entre humanos, inteligência artificial e outras soluções.

A boa notícia é que quanto mais complexo o uso de uma linguagem de programação, mais intuitiva ela se torna. É por isso que alguns sistemas vêm se destacando mais nos últimos anos, e o Python é um deles.

Essa ferramenta foi criada com o intuito de valorizar o esforço humano, o que a tornou muito popular em diversos setores.

Independentemente de você ser programador ou não, é importante entender um pouco mais sobre esse software que ajuda a estruturar boa parte do ambiente web que conhecemos.

Dessa forma você pode começar a trabalhar com ele, aprimorando suas funções ou implementando seus conhecimentos.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que é Python, como deve ser usado e quais são as suas vantagens. Portanto, se você tem dúvidas, leia até o final.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação de alto nível, o que também chamamos de High Level Language, que tem como características ser:

  • Dinâmica;

  • Interpretada;

  • Modular;

  • Multiplataforma;

  • Orientada a objetos.

Ao organizar os softwares desse modo, todos os procedimentos são submetidos às classes, trazendo mais estabilidade para projetos maiores.

Sua linguagem possui sintaxe simples, o que fez com que o Python ganhasse popularidade entre profissionais de assistencia tecnica de informatica computador, programadores, matemáticos, engenheiros, dentre outros.

O fato de possuir diversas bibliotecas, nativas e construídas por terceiros, faz desse software uma solução atraente. 

Por isso, também, que ele é muito difundido no desenvolvimento web e em outras áreas como análise de dados e machine learning.

Por falar nisso, vamos mostrar como essa linguagem pode ser usada, a começar pelo scripting e automação. Hoje em dia, algo que muitas empresas e profissionais buscam são meios de automatizar suas tarefas.

Por meio do Python isso é possível porque ele é rápido e possui várias bibliotecas ao ser instalado. Agora, seu uso mais comum, de fato, é no desenvolvimento web, que vai desde sites simples quanto a sistemas feitos para administrar empresas inteiras.

Isso é possível porque essa linguagem possui uma grande variedade de frameworks que atendem a diferentes demandas, como o Django.

O enquadramento de testes também é outra possibilidade, o que torna esse processo mais simples no dia a dia de trabalho dos programadores.

Ele pode ser usado para realizar constatações no desenvolvimento de um software para emissao de AVCB para comercio, visto que possui muitos volumes de testes integrados.

Dessa forma, a aplicação é testada com mais eficiência, o que prova porque tantos desenvolvedores de sistema trabalham com o TDD (Test Driven Development).

Outra aplicação popular é o Big Data, uma vez que essa ferramenta é facilmente compreendida por profissionais de várias áreas, o que faz do Python um facilitador.

Ele também é apropriado porque ajuda na criação de scripts e pode usar várias bibliotecas desenvolvidas por especialistas de diferentes mercados.

Isso ajuda a processar, analisar e exibir dados com mais clareza e eficiência, fazendo com que o software ultrapasse seus principais concorrentes.

A inteligência artificial é uma das tecnologias que mais se beneficiam dessa linguagem. 

Por exemplo, quando você pesquisa sobre relogio de ponto digital no Google e encontra o que procurava, o Python cumpriu seu papel.

Os algoritmos desse buscador são elaborados para predizer a intenção de busca do usuário, e eles são desenvolvidos por meio dessa linguagem.

E para acompanhar o avanço da indústria tecnológica, várias bibliotecas disponíveis nesse software se voltaram para a análise de dados. Ele oferece funções e métodos que otimizam o trabalho, independentemente de seu objetivo.

A comunidade internacional do Python, e no Brasil também, tem como maior atrativo o compartilhamento de informações e soluções entre os profissionais.

Isso diminui as chances de um programador ter de lidar com um problema que parece não ter solução.

Só que tanto na hora de desenvolver um site para uma empresa de administracao de restaurante corporativo ou outras aplicações que vimos aqui, é necessário saber usar essa linguagem. E vamos mostrar como fazer isso no próximo tópico.

Como usar essa ferramenta?

Se você vai ter uma primeira experiência com essa linguagem, é interessante aprender uma forma mais simples de execução desse software.

Vamos utilizar um exemplo de uso de códigos Python, sendo um programa simples para somar dois números.

Para fazer a soma, abra o link do editor e escreva o código: numero1 = 10, numero2 = 10. Resultado = numero1 + numero2. Print ( ‘o resultado é:’ ) print (resultado). Clique no “play” para visualizar o resultado.

Agora que você já sabe como usar o software para fazer uma soma, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens dele para uma empresa de plano diretor de cidades ou qualquer outra. Acompanhe.

Vantagens do Python

Essa linguagem traz muitas vantagens para os seus usuários. E se você planeja se aperfeiçoar nela, saiba que está fazendo uma boa escolha para a carreira. E dentre as vantagens que mais se destacam, temos:

Simples e fácil de aprender

Esse software é muito fácil e simples de ser aprendido, e isso se deve ao fato de ter fonte livre e aberta, ser de alto nível, facilmente interpretável e possuir uma grande comunidade.

O programador não precisa lidar com uma sintaxe completa, ou seja, com apenas uma linha de códigos é possível programá-lo.

Popularidade e bons salários

Os profissionais especializados nessa linguagem possuem os maiores salários do setor, e é por isso, também, que essa ferramenta ganhou tanta popularidade nos últimos anos.

Na aplicação em sites de empresas, por exemplo, como uma de digitalizacao 3D, confirmam o crescimento diferenciado desse software.

Para se ter uma ideia, em 2012, o Python estava abaixo de outras 5 linguagens, mas hoje é uma das mais usadas no mundo todo.

Multiplataforma

Trata-se de uma linguagem portátil e multiplataforma, por isso, ele roda com facilidade nos mais variados sistemas operacionais, claro, se seu interpretador estiver instalado.

A linguagem também possui propriedades extensíveis, contando com 125 mil bibliotecas à sua disposição.

Totalmente gratuito

O Python tem licença de uso público, então, para instalar, utilizar e desenvolver, é necessário apenas fazê-lo.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada com diversos programadores, essa linguagem foi eleita como a mais simples e agradável de trabalhar.

Pode ser usado para várias finalidades

Um centro automotivo 4x4 pode usar o Python em seu Data Science, por exemplo. O fato é que esse sistema pode ser usado por muitas empresas, profissionais e setores, para muitas necessidades e objetivos diferentes.

Por exemplo, um escritório de contabilidade pode substituir suas fórmulas do Excel por linhas mais rápidas, utilizando o código Python.

Dessa forma, fica mais fácil ter insights e fazer análises mais precisas e dados e informações necessárias, para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível.

Consequentemente, você percebe muitas melhorias no que diz respeito a análise, rapidez e produtividade do processo.

Pode ser usado para melhorar a computação gráfica

Essa linguagem também é muito usada para desenvolver aplicativos de dispositivos móveis e desktops, usados por pessoas e organizações do mundo todo, como uma empresa de alimentacao hospitalar.

Para isso, o software utiliza a biblioteca Tkinter, que facilita a criação dos aplicativos, dos mais simples aos mais complexos.

Aliás, o Python também é uma ótima opção para desenvolver jogos, bastando apenas usar a lógica “pygame”, que pode ser rodado em sistema operacional Android.

Essa linguagem é um recurso tão potente, que foi usada até mesmo em superproduções hollywoodianas, em filmes campeões de bilheteria.

Sabendo disso, fica claro que ela pode atender a todas as suas necessidades e melhorar a sua carreira como programador.

Conclusão

A internet que conhecemos hoje, com sites e aplicativos que facilitam o nosso dia a dia, depende da atuação de bons softwares de linguagem.

O Python é um dos mais usados porque ele é fácil de ser aplicado e pode ser trabalhado para diversas funcionalidades.

Como vimos neste artigo, ele vem sendo aplicado em sites, para uso de inteligência artificial, processos de automação e até na criação de games e efeitos no cinema.

Com tantas possibilidades assim, é inegável a importância desse software e por que ele deve fazer parte das especialidades de um programador que preze pela carreira e por suas habilidades e conhecimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.