Você conhece a fórmula que está revolucionando sites a chegarem no topo?

Você conhece a fórmula que está revolucionando sites a chegarem no topo?

A internet possui hoje um mar de informações, sendo necessário uma série de mecanismos e ferramentas para classificá-las. É a partir desses recursos que é possível encontrar sites com conteúdos específicos nos buscadores.

 

O Google é atualmente uma das melhores plataformas de busca no mundo, portanto, compreender como ele funciona e como posicionar o seu site na primeira página de resultado desse buscador é uma tarefa muito importante.

Compreender o funcionamento dos algoritmos possibilita o desenvolvimento de uma série de estratégias para não ficar para trás em um ranking de pesquisa.

É da compreensão de muitos que são as primeiras páginas que aparecem no Google que as pessoas clicam para ler, dificilmente alguém vai utilizá-las na segunda página, ainda menos na terceira ou na quarta.

Se você digita ginecomastia grau 1, irá obter através do Google os melhores e mais relevantes conteúdos sobre o assunto logo nas primeiras posições, nas próximas páginas de resultados estão os conteúdos classificados como menos relevantes.

Logo, aparecer no topo desse buscador é uma questão de aumentar a prospecção de novos clientes e o faturamento de seu negócio, caso ela possua um site, ou de atingir mais pessoas com seus conteúdos online, caso você não venda nada.

Portanto, no decorrer deste artigo, serão apresentados os principais motivos que fazem o Google ser um dos melhores buscadores, por que deve-se investir em alcançar um excelente ranqueamento e como realizar esse feito.

Como funciona o algoritmo do Google?

O Google é um dos mecanismos de pesquisa mais utilizados no mundo, principalmente em países dos continentes americano e europeu.

Inclusive, o Google é o buscador que apresenta os melhores algoritmos e estratégias de posicionamento de sites. Abaixo, estão as principais qualidades que fazem o Google ser uma das melhores plataformas de busca: 

  • Velocidade;

  • Escolha;

  • Relevância;

  • Popularidade da marca;

  • Suporte.

Sempre que pensamos em pesquisar algo ou quando falamos sobre posicionamento na internet, estamos nos referindo ao Google.

A internet é como um espaço trabalho compartilhado, e o Google é apenas um dentre vários outros buscadores, mas ele é o que mais se destaca.

Então, para desenvolver um bom site e estratégias de marketing que posicionam o seu site nesse buscador, é importante compreender o que faz com que ele seja o mais escolhido atualmente.

Velocidade

O Google é um dos mecanismos de pesquisa mais rápidos, sendo capaz de apresentar milhões de resultados em apenas 0,19 segundos, claramente dependendo da velocidade da internet do usuário, mas com certeza em um segundo é possível realizar uma pesquisa.

Isso porque sua estrutura técnica e sua fonte de códigos passa constantemente por atualizações, portanto, ao digitar urna acrilica grande na barra de pesquisa, bastará menos de um segundo para obter os resultados desejados.

Escolha

Com uma combinação de palavras-chave, o Google escolhe o conteúdo que você deseja ter acesso. Dessa forma, nos resultados só aparecem os conteúdos que contenham essas palavras, e as que o buscador considera mais relevantes.

Além disso, ele oferece um resumo extraído do próprio texto da página, o que possibilita a leitura do título e esse pequeno resumo, conhecido como meta description, antes de abrir o site e ler seu conteúdo na íntegra, como uma fachada de prédio comercial.

Ou seja, o Google é uma plataforma que dá poder de escolha para o usuário, economizando tempo e poupando frustrações com conteúdos pouco relevantes. 

Relevância

O Google classifica todos os sites resultantes da busca através de seu algoritmo, apresentando aqueles que são mais relevantes nas primeiras posições.

Ou seja, aqueles que possuem mais palavras-chave digitadas no buscador e que apresentam uma maior taxa de visitas, além de serem artigos e sites mais atualizados.

A intenção do Google realizando isso é colocar em ordem o caos de informações da internet, então os resultados não são apenas resultados, são uma lista de sites com maior alcance e popularidade, e que condiz com a pesquisa do usuário.

Se os termos pesquisados foram prensa hidráulica grande e o site apresenta todas elas, além de contar com um bom SEO, provavelmente será o primeiro a aparecer no resultado.

É essa classificação que torna o Google tão original, pois ele leva em consideração até mesmo a classificação dos termos de busca dentro de uma página. 

Popularidade da marca

O Google é uma marca popular e, portanto, recebe muito investimento para se tornar cada vez mais sofisticada.

Isso é algo que não deve ser ignorado, e sim utilizado a seu favor caso você tenha um site. Além de ser uma plataforma de busca possui uma série de outros recursos, como o Google Analytics, o Google Fotos, Google Maps e diversos outros.

Deste modo, posicionar o seu site nesta plataforma é uma boa ideia, levando em consideração a possibilidade de utilizar esses outros recursos. 

Suporte

O suporte do Google é excelente e eles sempre estão atualizando seus diversos aplicativos, além de aplicar questionários de satisfação dos clientes.

Principalmente se você contratar um dos serviços do Google, ainda terá todo o suporte para conseguir utilizar plenamente todos os recursos, assim como aqueles que contratam serviços de lavagem a seco de cortinas.

Qual a fórmula para alcançar o topo do Google?

Como evidenciado anteriormente, o Google tem uma série de características positivas que possibilitam uma busca refinada, posicionando-o como uma das melhores plataformas de pesquisa no mercado.

A fórmula para alçar um bom posicionamento no ranking de sites do Google é otimizar o mecanismo de pesquisa, ou seja, o SEO.

Esta é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que traduzido para o português significa Otimização para Motores de Busca.

O SEO é um conjunto de estratégias que visam a otimização do posicionamento de um site nos resultados de busca do Google, dentre essas estratégias estão os seguintes passos: 

  • Utilize o Google Analytics; 

  • Sempre atualize sua página; 

  • Utilize palavras-chave;

  • Utilize backlinks.

Com essas quatro dicas, que serão aprofundadas nos próximos tópicos, é possível obter um SEO alto que gera um ótimo posicionamento do seu site.

Dica 1: Utilize o Google Analytics

O Google Analytics é um ferramenta web utilizada para coletar, classificar e analisar as informações de navegabilidade de uma página online.

Essa ferramenta pode auxiliar um bom posicionamento de site nos buscadores e impulsionar a prospecção de novos clientes, através dos seguintes dados fornecidos: 

  • Quantidade de visitas no site; 

  • Visualizações por página;

  • Localização dos visitantes;

  • Taxa de rejeição;

  • Registro de ações dos visitantes;

  • Tempo de permanência na página.

Esses dados estatísticos são disponibilizados de forma gratuita pelo Google Analytics, já trazendo uma análise dos resultados, que possibilitam a geração de insights, ou seja, de ideias inspiradoras.

Pois essa ferramenta possibilita um maior conhecimento sobre o cliente, revelando informações até mesmo sobre a sua localização. Logo, é possível fazer uso desses dados para criar campanhas publicitárias.

Além disso, o Google Analytics também oferece informações sobre a concorrência, possibilitando a realização de comparações para otimizar suas estratégias de marketing. 

Dica 2: Sempre atualize sua página

Para ocupar as primeiras páginas de um buscador, é necessário possuir um site com conteúdos atualizados e que ofereçam o que o leitor deseja, ou seja, um assunto atual e de interesse do público.

Para isso, é necessário ter uma equipe que acompanhe as tendências e os tópicos que estão em alta, que entendam sobre o assunto do momento.

Dica 3: Utilize palavras-chave

Crie seu conteúdo utilizando palavras-chave, isso permite que o conteúdo seja desenvolvido com base no interesse do seu público e facilita que o encontre, pois nos buscadores são utilizados palavras-chave.

Portanto, para que um tema faça sucesso busque pelas palavras-chave que melhor se enquadram no assunto, como um banner personalizado com foto. Atualmente, já existem ferramentas que realizam isso.

Dica 4: Uso de backlinks

Os backlinks são os links externos que ajudam a posicionar uma página nos buscadores, sendo uma das ferramentas mais utilizadas no SEO.

Quanto mais páginas externas apontam para o conteúdo do seu site, melhor o seu posicionamento, pois pode favorecer o tráfego orgânico e melhorar os algoritmos do seu site.

Uma quantidade considerável de backlinks irá sinalizar para o Google que o seu site é confiável e possui conteúdo de qualidade, como um laudo para moto.

Uma dica para gerar bons backlinks é certificar-se que seus conteúdos são interessantes e compartilháveis entre diversas plataformas.

Considerações finais

O Google é uma das maiores plataformas de busca do mundo, portanto, ter um site bem posicionado nesse buscador pode aumentar suas vendas e popularidade no mercado.

Para isso, é importante seguir uma série de estratégias de otimização de SEO, que são simples mas exigem dedicação, com atualizações constantes de páginas, uso de ferramentas de análise de dados, entre diversas outras dicas abordadas neste artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.