Vale a pena investir em programas infantis dentro de uma web-rádio?

Vale a pena investir em programas infantis dentro de uma web-rádio?

Ter uma programação infantil em uma web rádio é uma ideia de investimento que vem sendo aplicada em diversas estações dentro da internet.

Antes de aprofundar esse assunto, é importante dizer que, com o avanço da tecnologia, vários meios de comunicação estão passando por mudanças e transformações, visando se adaptar a uma nova realidade.

As rádios tradicionais que conhecemos começaram a adotar a presença online para não perderem audiência. Além disso, pessoas comuns tiveram a oportunidade de criar suas próprias rádios, o que aumentou ainda mais a procura por programações online.

Podemos encontrar todo tipo de rádio na internet, com foco em diferentes estilos musicais e com uma grade de programas variada.

Uma das tendências que têm chamado a atenção das pessoas são as programações destinadas ao público infantil.

Década atrás, as famílias se reuniam ao redor do rádio para ouvir notícias, músicas, novelas e outros programas. Apesar de esse comportamento ter mudado e a tecnologia ter evoluído, as estações de rádio não saíram de moda.

Pelo contrário, elas estão em alta na internet, inclusive entre os pequenos. Por isso, neste artigo, vamos mostrar por que criar um programa infantil, como fazer isso e quais são suas vantagens. Acompanhe!

Por que criar um programa infantil de web rádio

É possível criar uma programação infantil com conteúdos para crianças de várias idades, e existem muitas razões para você começar a pensar nessa possibilidade.

Trata-se de um projeto educativo, que ajuda a desenvolver o interesse da criança por música e literatura. Além disso, é uma forma de estimular a atenção e a concentração dos pequenos.

Além de poder veicular propagandas sobre diversos produtos, como 3m equipamentos de protecao abafador de ruido, o locutor pode contar histórias e ainda oferecer conteúdos para os pais e cuidadores desses pequenos.

É uma oportunidade de florescer a cultura brasileira para as crianças, por meio de contos, livros e curadoria musical.

A programação infantil para uma rádio online pode trazer à tona discussões sensíveis que ajudam no desenvolvimento dos pequenos e desperta sentimentos como:

  • Generosidade;

  • Empatia;

  • Respeito;

  • Confiança.

Também é uma oportunidade de criar um canal onde as crianças possam participar, e entregar a elas mais conhecimentos acerca do mundo da música.

A internet é um canal democrático, e por esse motivo, ter uma rádio online é atender à uma demanda à qual as crianças estão expostas continuamente.

Ao receber uma informação, a criança usa sua imaginação, brinca e dança, diferente de quando estão presas em jogos que as mantêm presas a um único objetivo e não estimula os movimentos físicos.

Essas possibilidades não se restringem apenas ao público infantil brasileiro. É possível criar a programação e divulgar a propaganda de uma camera de monitoramento alta resolucao para crianças do mundo todo.

A geração infantil dos dias atuais tem total domínio da tecnologia, como celulares, computadores e tablets, e vão crescer familiarizados com esses dispositivos.

Uma programação em uma rádio comum, transmitida em um aparelho de som, talvez não chame a atenção delas. Contudo, a rádio web depende de dispositivos que são compatíveis com essa geração.

Passo a passo de como criar um programa infantil de rádio

Até aqui você já sabe por que investir em um programa infantil é uma ideia, por isso, vamos mostrar como fazer isso. O mais importante é saber manter o equilíbrio entre oferta e qualidade, por isso, algumas dicas são:

1 - Definir um tema

O projeto de programa infantil precisa ser bem delineado, então determine qual é o objetivo dele, como entreter e proporcionar momentos de animação.

Dessa forma, fica mais fácil continuar o processo de criação, facilitando a veiculação dele em sua rádio web.

2 - Adaptar o gênero

Toda rádio possui um gênero mais específico. Por exemplo, podemos encontrar estações de música pop, sertanejo, rock, flash backs, e assim por diante.

Portanto, antes de começar um programa infantil é necessário entender se o gênero da sua rádio comporta esse tipo de programação.

Não é adequado, por exemplo, criar um programa para crianças se a sua rádio toca músicas com letras inapropriadas para elas.

Se este for o caso e você realmente quiser prosseguir com esse projeto, talvez seja o momento de pegar um caderno personalizado a4 e adaptar o estilo musical da sua estação para algo compatível com o público infantil.

3 - Estabelecer o público-alvo

Atentar-se ao público-alvo é uma necessidade e deve acontecer antes de definirmos a temática do programa. Nós sabemos que um programa infantil é dedicado às crianças, mas de qual faixa-etária?

A web rádio pode ter um público mais abrangente, como crianças dos 2 aos 10 anos, ou mais específico, como crianças dos 0 aos 5 anos. Além disso, pode criar um programa em que os pais ouvem com os filhos.

É essencial conhecer bem o perfil de seu público-alvo, sendo que uma forma de fazer isso é pesquisando informações sobre projetos que deram certo.

Outro caminho interessante é usar o Facebook para fazer enquetes, perguntando mais sobre o perfil das crianças, o que vai te ajudar a criar um conteúdo mais interessante para elas.

4 - Determinar a duração do programa

Para montar um programa de rádio infantil e poder aproveitar todos os seus recursos, como vinhetas com instrumentos musicais de sopro, é necessário estabelecer a duração dele com antecedência.

É fundamental definir um tempo para saber quais conteúdos vão fazer parte do programa, além de poder selecionar melhor as músicas e outros componentes.

5 - Roteirizar os blocos

Pensar no roteiro dos blocos do programa antes de colocá-lo no ar é mais um passo importante. É essencial criar boas vinhetas e spots para ele, visto que isso rentabiliza o projeto e deixa a programação com aspecto profissional.

Se você quer que o programa tenha sucesso, conquistar uma boa audiência e fazer com que várias empresas, como uma de balao em evento grande, é necessário garantir a qualidade do programa.

Priorize e respeite o público-alvo e cumpra com tudo o que foi planejado, assim, a programação vai conquistar as pessoas certas, em um número cada vez maior.

Agora que você já sabe como criar um programa infantil para uma rádio online, no próximo tópico vamos mostrar suas vantagens.

Vantagens da programação infantil

Talvez você não saiba, mas criar uma programação infantil traz muitos benefícios para os pequenos. Um deles é que ajuda a estimular a imaginação e a criatividade das crianças.

O ouvinte não está vendo o que está sendo falado ou a música que está sendo tocada. Isso faz com que ele use a criatividade, imaginando até mesmo como é a cobertura para estrutura metalica galpao que foi anunciada.

Estimular a imaginação na infância é essencial para que a criança saiba resolver os conflitos durante toda a sua vida.

Além disso, você proporciona uma distração saudável para esse público, auxiliando no desenvolvimento de sua audição, raciocínio lógico e capacidade de aprendizado.

A programação infantil em uma rádio online também ajuda no processo de integração familiar, algo muito importante para fortalecer os lados de afetividade.

Isso ajuda a criança a ter mais autoestima e autoconfiança, fazendo com que cresça sentindo-se mais segura. É por isso que cada vez mais pais e mães estão procurando programações infantis de rádio web.

Para que o programa seja bem completo, ao terminar de contar uma história, por exemplo, converse com as crianças para que elas interpretem tudo o que foi dito.

Além disso, os pais que ouvirem o anúncio de um envelopamento automotivo a seco, podem se interessar e resolver um problema particular. Assim, você ajuda essas pessoas a passarem bons momentos em família.

Por fim, uma das vantagens que mais se destacam é a oportunidade de oferecer um programa educativo, que trabalha as habilidades dos pequenos, auxiliando-os até mesmo em sua vida escolar.

Os programas de rádio web infantis estimulam a oralidade, expressões, ajuda a criança a perceber o ambiente e estimula sua comunicação.

É possível, ainda, criar um programa totalmente voltado para a educação dos pequenos, melhorando as atividades de seu cotidiano.

Além disso, sua programação será um atrativo, o que vai chamar a atenção de empresas, como uma de digitalizacao 3d, que vão investir em propagandas com você.

Conclusão

Uma web rádio é um canal de comunicação que cresce continuamente, e cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas dele.

Assim como os adultos, as crianças também gostam de ouvir música e de consumir um conteúdo exclusivo para elas.

A rádio web traz essa proposta, levando um material exclusivo para os pequenos, para que eles possam interagir, aproveitar e se desenvolver.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa modalidade de programação de rádio web e tudo o que ela pode trazer de benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.