Tecnologia 3D: como implementar em um site?

Tecnologia 3D: como implementar em um site?

A tecnologia 3D está presente em nosso dia a dia de muitas maneiras, inclusive em alguns dos sites que acessamos diariamente.

 

Antes de começarmos a falar sobre esse assunto, é interessante entender um pouco mais a respeito dessa tecnologia. 3D é uma sigla para “tridimensional”, portanto, algo que possui três dimensões em altura, profundidade e largura.

Diversos aparatos do nosso dia a dia contam com a tecnologia 3D, como o celular, o computador, o tablet e outros que permitem várias tarefas do dia a dia, como ler este texto. Por conta disso, é errado empregar esse termo para definir tudo o que nos cerca.

Mas, também temos o 3D na computação gráfica, que se refere à sua aplicação em imagens, animações e outras produções que, projetadas em uma tela plana, causam a impressão de profundidade.

Essa tecnologia se popularizou muito nos últimos anos e ampliou as possibilidades de aplicação. Um exemplo disso é a impressão 3D, que vem sendo usada em trabalhos e processos variados ao redor do planeta.

Uma das possibilidades de aplicação dessa tecnologia é na estrutura dos sites, e neste artigo, vamos explicar por que você deve implementar o 3D nessas plataformas, como colocar isso em prática e as vantagens do recurso. Acompanhe!

Por que implantar recursos 3D em um site?

A tecnologia 3D está entre as tecnologias visuais que se baseiam na realidade virtual mais importantes do mundo, que vem avançando continuamente. Hoje em dia, essa evolução está presente em diferentes segmentos, como:

  • Videogames;

  • Cinema;

  • Televisores;

  • Sites.

Na web, esse recurso é capaz de criar uma semelhança impressionante com o mundo real. Um fabricante de ar condicionado central industrial, por exemplo, pode usar essa ferramenta em seu site para demonstrar o seu produto.

Por essa razão, os usuários se encantam com os efeitos que podem ser criados por meio do software Adobe Flash, muito usado em animações.

Isso também é a causa do constante aumento do interesse em aplicar recursos 3D em websites. Consequentemente, surgem novas oportunidades de trabalho.

Nesse sentido, qualquer proprietário de site que queira empregar esse recurso em sua plataforma deve contar com um profissional especializado no assunto.

Na verdade, quando nos referimos ao website de uma empresa, é necessário considerar que ele é a base para suas estratégias de marketing e o local onde os clientes podem conhecer um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

Por essa razão, ele precisa ser bem estruturado, contar com os elementos certos e possuir boa usabilidade para garantir a melhor experiência aos visitantes.

Ademais, os recursos 3D são valiosos e eles podem melhorar consideravelmente o desempenho do seu portal, assim como fazem com o site de uma autoescola especializada em cnh suspensa ou cassada, sendo importante saber como fazer isso.

De que modo fazer essa implementação?

A tecnologia 3D permite que o site seja visualizado dessa maneira. Isso acontece porque os blocos HTML são aninhados e se tornam “mais altos”, causando a impressão de que estão do lado de fora da página.

Por conta disso, o usuário tem mais facilidade em visualizar os conteúdos aninhados. É possível visualizar a representação de Document Object Model (DOM) por meio de vários ângulos, apenas clicando e arrastando a representação 3D.

É a partir daí que os elementos que se encontram fora da tela se tornam visíveis pelo usuário nessa modalidade. Por conseguinte, é possível saber onde eles estão localizados juntamente com os demais componentes.

O usuário também pode clicar em qualquer um desses elementos para visualizar o código HTML, tanto no painel Estilo quanto no painel HTML.

Além disso, também pode-se criar outros elementos por meio da barra de breadcrumbs e assim selecionar a representação 3D.

Dentro do site de um fabricante de nobreak com bateria externa, se estiver utilizando uma versão inferior do Firefox 47 e isso dificultar para que você encontre o botão 3D dentro do inspetor de página, pode ser necessário atualizar os discos para a transmissão de vídeos.

Caso alguma dúvida em relação a isso surja, você pode consultar uma lista de drivers bloqueados na internet. Também existem teclas de atalho e controle do mouse que são capazes de serem visualizadas em 3D.

O uso de tecnologia 3D em websites pode ser destinado a diferentes finalidades. Ela pode ser útil, por exemplo, em casos de HTML quebrado, muito comum em problemas de layout.

Ao usar a ferramenta 3D, torna-se mais fácil identificar onde está o erro. Entretanto, os problemas com layout costumam ser causados por um conteúdo aninhado incorretamente.

Essa causa se torna ainda mais clara quando utilizamos a visualização 3D e enxergamos onde os elementos estão aninhados de forma incorreta.

A tecnologia também pode ser aplicada quando o conteúdo site não for exibido corretamente. Com isso, até mesmo uma empresa especializada em instalação de gnv pode descobrir o motivo rapidamente.

Por meio do recurso 3D, é possível aumentar o elemento e visualizar o que está renderizado fora da área de visualização. Portanto, encontrar conteúdos das páginas que estão perdidos torna-se mais simplificado.

Por fim, a tecnologia 3D também pode ser aplicada quando a página é estruturada de modo a compreender se temos outras maneiras de melhorar ainda mais o layout do portal.

Vantagens da tecnologia 3D em websites

A tecnologia 3D permite uma imagem mais realista de todos os elementos presentes dentro do site, como se estivéssemos olhando uma fotografia nítida.

É assim que o usuário tem uma visualização completa e concreta dos produtos e serviços vendidos, por exemplo, por um fabricante de tomada de força caminhão.

No entanto, para alcançar resultados satisfatórios e melhor consideravelmente a experiência do usuário dentro do site, é fundamental contar com a parceria de um profissional da área para incluir essa tecnologia dentro do site.

Além disso, ao contrário das imagens comuns que abrem brechas para interpretações erradas acerca das soluções vendidas por uma corporação, os elementos 3D são mais reais.

Por conta disso, o cliente ou potencial consumidor consegue ter uma imagem precisa dos produtos e todas as informações sobre ele, como tamanho, cor exata, textura, material de fabricação e assim por diante.

Vamos imaginar, por exemplo, que uma pessoa esteja procurando por um bom asilo de idoso para um ente querido. Ao acessar o site de uma instituição, o visitante pôde conferir imagens 3D que são detalhes do espaço.

Assim, é possível ter uma ideia muito mais clara dos móveis, tamanho do espaço, segurança oferecida pelo local, limpeza e outras características que um site comum não consegue mostrar.

Inclusive, não podemos deixar de mencionar que essa tecnologia valoriza ainda mais o site e melhora consideravelmente sua funcionalidade. Isso é fundamental para que ele apareça entre as primeiras posições de resultado do Google.

Não é segredo que este buscador possui algoritmos exigentes e que procuram priorizar páginas que ofereçam bons conteúdos e a melhor experiência para o usuário.

No caso do site de um chaveiro 24hrs, por exemplo, vários aspectos são analisados, dentre eles a facilidade com a qual os visitantes podem navegar por suas páginas, e, como vimos no tópico anterior, a tecnologia 3D também melhora a usabilidade do site.

Ela ajuda a identificar elementos que não estão de acordo no layout, o que facilita sua correção ou até sua eliminação. Porém, todo esse trabalho deve ser feito por um profissional que realmente entende do assunto.

Isso porque ele conta com as habilidades necessárias, tanto para o uso e aplicação da tecnologia, quanto para identificar os elementos que precisam ser alterados.

Uma vez que você melhora a experiência do usuário dentro do site, ele vai se sentir mais satisfeito, o que aumenta as chances de se tornar um cliente fidelizado.

Analisando por esse lado, é possível afirmar que a aplicação da tecnologia 3D em um site institucional também é fundamental para oferecer uma experiência positiva aos seus clientes e influenciar positivamente na decisão de compra deles.

Lembre-se de que, para qualquer empresa, como uma especializada em conserto de compressor de ar, atualmente um website costuma ser o primeiro ponto de contato entre o cliente e a organização.

Por esse motivo, é fundamental contar com todos os recursos necessários para melhorar cada vez mais essa porta de entrada entre o seu negócio e os lucros.

Conclusão

A tecnologia 3D aplicada aos sites é um artifício indispensável para melhorar a qualidade do portal e torná-lo ainda mais moderno para os visitantes.

É por meio dele que existe a possibilidade de melhorar todas as funcionalidades desse ambiente e fazer com que ele seja mais funcional e acessível aos consumidores.

Desse modo, eles terão uma ideia muito melhor acerca dos produtos e serviços que você vende e serão capazes de notar o diferencial do seu negócio, assim que acessar as primeiras páginas do seu site. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.