Streaming de áudio: conheça mais sobre esse novo meio de produzir conteúdo

Streaming de áudio: conheça mais sobre esse novo meio de produzir conteúdo

 

O Streaming de Áudio é mais uma opção para que os usuários da internet possam consumir conteúdos dos mais diversos tipos na internet.

Aliás, o avanço da tecnologia facilitou o consumo de materiais que abordem diferentes assuntos, ao contrário do que acontecia antes.

Isso porque era necessário ter espaço para fazer downloads de arquivos para ouvir música, assistir filmes e outros conteúdos midiáticos. O streaming facilitou, e muito, todas essas atividades.

Também conhecido como fluxo de mídia, ele transmite conteúdos por meio de uma rede de computadores, sem que para isso seja necessário armazená-los.

A própria máquina produz o que é recebido, independentemente de seu formato, seja áudio ou vídeo. Isso tem afetado de forma positiva a maneira como pessoas e empresas se comunicam.

Tudo porque houve muitas mudanças nas formas de consumo, impactando, inclusive, a maneira como as rádios transmitem sua programação.

Até certo tempo, a maioria usava apenas a frequência modulada, mas, atualmente, também é possível transmitir a programação por meio de plataformas streaming, ao vivo ou não.

Pelo fato de ser uma opção prática e moderna, muitas pessoas e empresas têm utilizado. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o streaming de áudio, como funciona, como pode ser usado e suas vantagens. Acompanhe!

O que é streaming de áudio?

O streaming de áudio é uma maneira de transferir áudios pela internet. Para realizar essa ação, é preciso instalar um programa que faz a captura o áudio da mesa de som, criptografa-o e o sinal é enviado para um servidor.

Para isso, pode ser criado um servidor em seu próprio computador. No entanto, essa maneira não atinge muitos ouvintes, além de apresentar algumas falhas por não ter banda necessária para um streaming de qualidade.

Por isso, uma escola particular período integral pode usar provedores de streaming que garantem um número muito maior de ouvintes para a rádio.

Como funciona o streaming de áudio?

Existem muitas empresas de renome que sobrevivem do streaming. Para uma web rádio, seja de uma empresa ou de uma pessoa, esse serviço é importante para conquistar o sucesso, pois disponibiliza boa qualidade e níveis satisfatórios de audiência.

Portanto, para funcionar adequadamente, é necessário contar com uma boa plataforma, que gerenciará a transmissão do material e vai garantir uma boa conexão banda larga.

Os arquivos precisam estar em formatos específicos de áudio. Além disso, é necessário inserir um código HTML ligado ao streaming da página, fazendo com que os ouvintes permaneçam mais tempo.

Dentre os principais formatos de áudio estão:

  • MP3;

  • WMA;

  • AAC;

  • FLAC.

O MP3 é um formato mais compacto que pode ser reproduzido na maioria dos players atuais. O WMA traz conteúdos mais leves e com mais qualidade, mas ainda não roda em muitos aparelhos.

O AAC e o FLAC, por sua vez, são bastante relevantes porque uma empresa de maquinário industrial, por exemplo, poderá escolher um formato que qualifica ainda mais o material, apesar de não ser aceito em dispositivos populares.

Como pessoas e empresas podem utilizar a plataforma?

Tanto uma pessoa quanto uma empresa podem ter uma rádio transmitida por streaming de áudio, mas existem maneiras corretas de utilizar a plataforma.

Por meio dela, é possível reproduzir playlists, podcasts, tutoriais e conteúdos dos mais diferentes tipos. No entanto, independentemente do tipo de conteúdo, é necessário seguir algumas dicas, como:

1 - Fazer um planejamento

Todo projeto sem planejamento tem grandes chances de não dar certo. Se a intenção é gravação de áudio para propaganda, é necessário contar com um espaço adequado e com os equipamentos necessários.

Mesmo que seja uma plataforma de uso interno de uma organização, usando uma estrutura mais simples, é necessário se planejar. Exemplo disso é pensar no roteiro que será seguido.

É como imaginar a transmissão que se pretende realizar, pois dessa forma, fica mais fácil organizar a estrutura técnica e seguir os próximos passos.

2 - Montar um roteiro

Ter um roteiro é importante para organizar a programação e os conteúdos dos programas. Isso se torna ainda mais importante quando o assunto são as transmissões ao vivo.

Isso porque não é possível parar para regravar ou editar. Para evitar erros, é recomendável trabalhar com um estúdio musical profissional, pois eles podem ajudar a traçar um cronograma.

Esses elementos ajudam tanto quem apresenta os conteúdos, quanto a equipe responsável pela transmissão.

3 - Ter objetivo e segmentação

É importante ter em mente qual será a segmentação para buscar as referências certas, sendo elas importantes para nortear todo o projeto.

É aconselhável deixar clara a segmentação para que o ouvinte identifique o estilo, como O valor varia bastante, mas sempre é possível encontrar aqueles se encaixam às suas possibilidades, inclusive usados, que são mais baratos. Alguns dos mais importantes são:

  • Processador de voz;

  • Microfone;

  • Mesa de som;

  • Equalizador;

  • Computadores;

  • Softwares de captação e transmissão de áudio.

Todos são determinantes para a qualidade do áudio e da transmissão, e os modelos influenciam diretamente na qualidade do streaming como um todo.

Também é possível padronizar o formato dos arquivos, como os mencionados anteriormente.

5 - Ter um bom plano de streaming

É fundamental ter um bom plano de streaming para a rádio online. Existem muitos deles, de valores variados, que vão de acordo com o número de usuários conectados, qualidade da transmissão e espaço em disco.

A escolha depende da necessidade da pessoa ou, por exemplo, de uma empresa de reciclagem de papel e cartão que queira ter sua própria rádio na internet.

De qualquer forma, é importante contar com uma equipe séria e competente, pois é a única forma de evitar dores de cabeça, como problemas na transmissão.

6 - Estar sempre atualizado

Manter-se atualizado sobre o que o público deseja consumir também faz parte do trabalho. Por isso, é importante estar por dentro das novas tendências e lançamentos, inclusive em relação a equipamentos.

Isso vai garantir qualidade na execução do streaming por meio de tecnologias existentes, o que garantirá êxito para a web rádio.

Vantagens de investir no streaming de áudio

Para os ouvintes, as plataformas streaming são muito vantajosas, visto que eles conseguem ter acesso a diversos conteúdos, como dicas de clínica de acupuntura, sem precisar esperar os arquivos carregarem.

Além disso, eles têm mais liberdade para escolher aquilo que desejam ouvir. 

Para as empresas e pessoas que queiram investir em uma plataforma streaming de áudio, algumas das principais vantagens são:

1 - Alcance ilimitado

A web é um território sem limites, inclusive para os serviços de streaming de áudio. Portanto, a emissora poderá ser acessada de qualquer lugar do mundo.

Isso abre um leque de possibilidades em que podem ser investidas. Um exemplo disso é inaugurar um canal que fale sobre as últimas novidades da tecnologia, como lançamento de microfone sennheiser e906 e muitos outros.

Também é possível fazer parcerias com empresas, promovendo congressos, treinamentos e até mesmo atuar na trilha sonora de uma loja, shopping, entre outros.

2 - Baixo investimento

Quando se fala em montar uma rádio, logo vêm à mente os gastos com estrutura, equipamentos, funcionários e muitas outras necessidades do tipo.

No entanto, com as plataformas streaming o assunto muda de figura, pois tudo é feito de maneira muito mais simples. 

Isso porque existem plataformas que oferecem planos gratuitos por um tempo, cobrando, posteriormente, um valor bem pequeno.

Ou seja, é necessário mesmo investir apenas em alguns equipamentos que vão garantir a qualidade, para promover a própria rádio pela internet.

3 - Possibilidade de crescimento

Se for utilizado do jeito certo, é possível gerar renda. Por exemplo, se uma pessoa investe em segmento que tem afinidade, fazendo as parcerias certas e divulgando o streaming de áudio nas redes sociais, conseguirá crescer.

Com isso, poderá até mesmo vender espaços comerciais, mas, para chegar a esse nível, é necessário montar uma rádio comercial, pois as comunitárias não permitem essa prática.

4 - Ter os equipamentos necessários

Independentemente de a rádio streaming falar sobre dicas de emagrecimento para homens ou qualquer outro assunto, é fundamental contar com os equipamentos certos para oferecer qualidade de áudio.

Conclusão

Como pudemos ver, o streaming de áudio é uma tecnologia que veio para ficar, permitindo que empresas e pessoas possam ter sua web rádio, transmitindo informações e outros conteúdos interessantes para as pessoas.

Também é uma excelente alternativa de baixo custo para quem deseja investir no mercado de comunicação e música, monetizando essa atividade.

Para isso, basta apenas conhecer sobre o assunto e seguir as dicas que apresentamos aqui. Independentemente do tipo de streaming de áudio que você queira criar, essas estratégias serão muito úteis.

Depois disso, é só observar em que aspectos é preciso fazer algumas mudanças, para melhorar ainda mais a qualidade da sua rádio web. 

Uma das melhores opções para fazer isso é contando com os serviços de streaming da BR Áudio, que garante tudo o que é necessário para fazer uma transmissão de qualidade, independentemente do gênero musical.

Isso ajuda a fidelizar quem vai ouvir, pois web ouvintes têm um perfil muito mais dinâmico e não querem analisar todas as opções possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.