Segredo revelado: desvendamos o mistério sobre como fazer Streaming

Segredo revelado: desvendamos o mistério sobre como fazer Streaming

Streaming é uma tecnologia que possibilita a transmissão e o acesso a conteúdos, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, sem que para isso seja necessário fazer download.

 

Os materiais possuem diferentes formatos e são acessados sob demanda. Nos últimos anos, as lojas virtuais cresceram muito, principalmente, a partir de 2020. 

Para se ter uma ideia, houve um aumento de 400% no número de abertura nesse tipo de negócio no Brasil.

Mas, além das lojas virtuais, outro tipo de tecnologia que ganhou muita força foi a transmissão ao vivo, uma modalidade adotada por empresas dos mais variados segmentos, profissionais, artistas, entre outros.

Essas transições são veiculadas em plataformas de streaming, como no caso do YouTube, que atualmente é considerado o maior site de conteúdos em vídeo do mundo.

Esse tipo de material pode ser utilizado no planejamento de marketing digital, mas é muito importante entender um pouco mais sobre o assunto, antes de começar a trabalhar com ele.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como funciona o streaming, quais são os benefícios trazidos por ele e dar algumas dicas para colocar essa estratégia em prática. Acompanhe.

O que é e como funciona um streaming?

Streaming nada mais é do que uma transmissão de conteúdo digital, de maneira instantânea e as informações não ficam armazenadas pelo usuário no computador ou qualquer outro dispositivo que ele esteja usando.

Trata-se de uma tecnologia que se destaca por conta do envio de dados de maneira contínua, sem que o usuário precise fazer o download do conteúdo. 

De entre os arquivos mais comuns nesse tipo de transmissão estão:

  • Vídeos;

  • Músicas;

  • Filmes;

  • Séries.

No entanto, uma empresa de locação de van para eventos pode utilizar o streaming para divulgar textos e até mesmo apresentação de slides.

Esse recurso se popularizou tanto nos últimos anos que passou a fazer sucesso entre as empresas, como uma maneira de promover o lançamento de produtos e serviços.

Seu funcionamento acontece por meio da troca de dados constante entre o servidor e o dispositivo. Por exemplo, quando o usuário assiste um vídeo no YouTube, seu dispositivo envia um pedido para o servidor onde o conteúdo está armazenado.

Como o propósito é assistir em tempo real, este arquivo é dividido em pequenos pacotes e enviados pela rede separadamente. Quando o dispositivo recebe os pacotes, o player junta todos eles no formato original.

Benefícios do streaming

Esse tipo de plataforma traz muitos benefícios, tanto para quem cria os conteúdos quanto para quem os consome. Dentre as maiores vantagens estão:

Acesso de qualquer lugar

Se você quiser assistir a um tutorial no YouTube sobre limpeza de colchão a seco, a transmissão é totalmente feita pela internet e o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Por conta disso, mais pessoas vão conhecer a empresa e ficar por dentro de todos os produtos e serviços que ela oferece.

Mas, para que essa estratégia seja realmente um sucesso, é indispensável ter um dispositivo conectado à internet, caso contrário, o usuário não pode acessar os materiais.

Marca mais transparente

Ao contrário do que acontece com os conteúdos de vídeo já editados, o streaming não possui nenhum corte ou manipulação, e isso traz mais transparência para a companhia.

Uma corporação que conversa naturalmente com os consumidores têm mais credibilidade no mercado e conquista clientes mais engajados.

Transmissão em tempo real

Esse tipo de material não precisa ser baixado pelo usuário para que ele possa conhecer as novidades da marca.

Quando é necessário baixar um vídeo ou música, o usuário precisa esperar até que o conteúdo esteja completo no dispositivo, para assim poder utilizá-lo. Sem falar no fato de que o download ocupa muito espaço no aparelho.

Mas, com o recurso de streaming, o indivíduo pode assistir um vídeo explicativo sobre uso de malha pop para calçada, de maneira rápida e simples, pois ele fica armazenado no servidor da plataforma.

Ajuda a promover produtos

Hoje em dia, é muito fácil produzir e consumir conteúdos streaming e a tecnologia faz com que tutoriais, palestras, workshops e lançamentos de produtos possam ser compartilhados com uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

É muito diferente lançar uma novidade no mercado em uma feira, com um número limitado de pessoas que fazem esse mesmo lançamento na internet, onde uma grande quantidade de usuários poderá assistir.

Aumento da taxa de conversão

Um evento via streaming descarta a necessidade de providenciar um espaço físico, consequentemente, acaba aumentando as taxas de conversão.

Trata-se de uma maneira diferente e muito mais interessante de apresentar produtos e serviços para um público maior e levar o nome do negócio ao conhecimento de muito mais pessoas.

Uma empresa especializada em máquina bordadeira profissional barudan pode criar um evento online para discutir as novidades do seu setor, da mesma forma que as grandes marcas investem nessa estratégia para lançar soluções inovadoras.

Pessoas de qualquer parte do mundo podem assistir à transmissão e até mesmo participar, tendo em vista que muitas plataformas promovem a interação entre o criador e a audiência.

Como fazer um conteúdo de streaming?

Fazer conteúdos de streaming é mais simples do que parece, para garantir o sucesso dos seus materiais, é fundamental seguir um passo a passo. Veja:

Planejar o conteúdo

Quando se trata de marketing digital, tudo precisa ser devidamente planejado, caso contrário, a estratégia pode ser um grande fracasso.

Nenhuma marca pode simplesmente escolher algumas ações e colocá-las em prática ou então não pensar sobre a sua campanha de marketing e fazer qualquer coisa.

Ações impensadas só geram gastos extras e perda de tempo, duas coisas que podem ser muito perigosas para os negócios.

Para fazer um bom conteúdo de streaming, um fabricante de pele de vidro bronze precisa definir as metas que quer atingir, seus objetivos com a prática e as características do público que pretende impactar.

Outra coisa muito importante, além de conhecer o público, é analisar a concorrência para saber como são os materiais que essas empresas produzem.

Escolher um canal

Quando se fala em plataformas streaming, logo nos vem à mente o YouTube, afinal, para as empresas, ele é simplesmente o principal canal nesse meio.

Mas, existem outros e é justamente por isso que primeiro é necessário planejar as metas e objetivos, para depois escolher a plataforma que se encaixe a eles.

Cada canal conta com sua própria estrutura e um tempo máximo de exibição dos vídeos, e dentre as opções mais usadas estão o próprio site do negócio, blog institucional, Facebook, YouTube, TikTok e IGTV no Instagram.

Criar um roteiro

Não importa se você vai falar sobre laudo periculosidade inflamáveis ou qualquer outro assunto que seja totalmente do seu domínio. À primeira vista, pode parecer muito simples falar ao vivo, mas sem um roteiro, a estratégia pode ir por água abaixo.

É fundamental roteirizar tudo o que você quer falar antes de começar a gravar ou transmitir o seu conteúdo ao vivo.

Durante a gravação, muitas ideias podem fugir da cabeça e quando você assistir ao material, antes de disponibilizá-lo, vai perceber que algumas coisas ficaram de fora e aí terá mais trabalho para editar todo o conteúdo.

Por outro lado, com uma plataforma de streaming, a abordagem se torna mais fluida, o roteiro fica mais simples e o conteúdo como um todo será mais abrangente e aprofundado.

Para facilitar a criação do roteiro, faça uma lista com tudo aquilo que você precisa incluir, ou seja, todos os tópicos sobre adesivos personalizados atacado que você precisa abordar.

Depois de anotar todos eles, organize o tema seguindo uma ordem cronológica, com começo, meio e fim, pois é isso que vai garantir que o seu público compreenda a transmissão.

Criar o material

Por fim, chegou o momento de produzir o conteúdo em si, e para isso, é fundamental contar com boas câmeras para captar imagens de qualidade, microfones e iluminação adequada.

Se você não tiver uma câmera profissional, não tem problema. O celular já é o suficiente, mas lembre-se de utilizar um microfone de lapela para garantir a qualidade do áudio, pois é imprescindível que o público compreenda o que você está falando.

Ademais, uma clínica especializada em Treinamento nr 35 pode usar uma placa de captura para transferir o conteúdo ao computador, além de garantir um bom acesso à internet para fazer a transmissão.

Considerações finais

Sendo assim, os conteúdos de streaming são excelentes para atrair a audiência e levar a sua marca ao conhecimento de uma quantidade muito maior de pessoas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e todos os benefícios que esse recurso pode trazer para a sua empresa e a sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.