Saiba como usar o Twitter para divulgar sua rádio web

Saiba como usar o Twitter para divulgar sua rádio web

As redes sociais ganham cada vez mais espaço nas campanhas de marketing, devido ao alto potencial de engajamento e visibilidade. Tanto que as divulgações no Twitter para rádio web, por exemplo, ajudam a aumentar o número de ouvintes de vários programas.

 

Diferente de outras redes sociais famosas, como o Facebook e o Instagram, o Twitter possui um formato de microblog, para publicações de texto com até 280 caracteres, com o compartilhamento de fotos ou vídeos.

 

Sendo assim, os textos são mais curtos, permitindo uma comunicação mais rápida e dinâmica. Por esse motivo, é uma plataforma que vem sendo muito explorada por empresas de comunicação, especialmente, as rádios online.

 

Com apenas alguns cliques no Twitter, é possível difundir e popularizar conteúdos, de forma bastante eficiente.

 

No artigo de hoje, saiba como usar o Twitter para divulgar sua rádio web e conquistar mais ouvintes para o seu programa. Acompanhe a leitura.

1 - Elabore uma estratégia de divulgação

O primeiro passo é elaborar a sua estratégia de divulgação. Essa é uma etapa extremamente importante, pois é aqui que você define quem é o seu público e as melhores campanhas para chamar a atenção da audiência.

 

Por exemplo, você pode divulgar um talão para sorteio para os ouvintes que participarem de uma pesquisa, usar alguma imagem que chame a atenção ou outras estratégias.

 

Durante o planejamento, é importante levar em consideração a personalidade do seu rádio, já que as campanhas também devem refletir os valores da empresa de comunicação. Caso contrário, você não terá os resultados esperados.

 

A primeira etapa do seu planejamento é a pesquisa. Aqui, é necessário traçar os objetivos da empresa em relação ao marketing, verificando a concorrência para não realizar campanhas semelhantes.

2 - Crie conteúdos interessantes

Sabemos que os usuários querem muito mais do que uma simples propaganda massiva de divulgação. Isso vale tanto para produtos quanto para programas de rádios online.

 

Por isso, mais do que compartilhar um banner colorido de propaganda, é interessante elaborar conteúdos relevantes para o seu público.

 

No Twitter, embora o limite seja só de 280 caracteres, você pode compartilhar links para blog posts, materiais audiovisuais, imagens e muitas outras produções, ou seja, basta investir na criatividade para conquistar o engajamento necessário.

 

Outra dica é misturar as divulgações de outras redes sociais. Então, se você publicou uma gravação de áudio para anunciar o seu programa no Facebook, dá para compartilhar um link direto no Twitter.

 

Dessa maneira, os usuários podem conhecer as suas outras redes sociais, o que é bastante interessante para criar uma proximidade com o público e aumentar o reconhecimento da sua rádio web.

3 - Use hashtags

As hashtags (#), popularmente conhecidas como “joguinhos da velha”, tornam a localização do seu conteúdo mais fácil no Twitter, além de contribuir com a construção da identidade visual da sua rádio.

 

Pode-se notar que os assuntos mais comentados na rede social estão relacionados às hashtags, para fazer parte do famoso Trending Topics do Twitter.

 

Assim, se a sua rádio vai fazer um sorteio de uma guitarra ibanez signature, você pode usar a hashtag “#ibanezsignature” para que mais usuários encontrem a sua publicação.

 

No entanto, lembre-se de usar marcações que sejam coerentes com a proposta da sua rádio e que realmente tenham valor para o público.

 

Algumas dicas são:

 

  • Não use hashtags muito extensas;

  • Foque em palavras-chave com sentido;

  • Pesquise as principais marcações do dia;

  • Use apenas uma hashtag.

 

Caso tenha dúvidas, a dica é dar uma olhada nas campanhas da concorrência, para criar uma divulgação assertiva para a sua rádio online.

4 - Não tenha medo de falar sobre você

O Twitter é uma das redes sociais que mais aproxima a marca do seu público. Inclusive, muitas empresas e personalidades usam a plataforma para se comunicarem com os clientes. Por isso, vale a pena ter uma conversa mais próxima com a sua audiência.

 

Use o canal para comentar sobre algumas curiosidades da sua rádio, contar histórias sobre programas e expressar opiniões da empresa de comunicação.

 

Você pode divulgar que a sua rádio adquiriu uma nova caixa de som antera, por exemplo, que vai melhorar a qualidade do som, anunciar a contratação de apresentadores, entre outros assuntos da empresa.

5 - Acompanhe os assuntos do momento

O Twitter é uma das redes sociais mais dinâmicas da atualidade. Muito disso deve-se ao próprio formato da plataforma, que permite o compartilhamento de textos curtos, geralmente, com assuntos quentes, isto é, do que está acontecendo no momento.

 

Por esse motivo, a sua rádio web deve acompanhar os temas mais comentados. Você pode até montar um calendário personalizado com fotos de cada publicação, fazendo um cronograma orientado, mas o melhor jeito é realmente acompanhar as notícias.

 

Aliás, isso é fundamental para as rádios web, uma vez que elas também são veículos de comunicação e trabalham com o compartilhamento de notícias.

6 - Faça retweets dos seus parceiros

Uma maneira muito eficiente de conquistar apoio de novos seguidores é por meio de parcerias com outras empresas ou sites. 

 

Por exemplo, se a sua rádio web é parceira de uma marca de main power para áudio, vale a pena mostrar que essa relação é próxima.

 

Isso pode ser feito de várias formas, em especial, com os retweets.

 

Em resumo, eles são compartilhamento de textos e conteúdos de outras empresas, dentro do seu Twitter. Assim, o parceiro vê que você está colaborando com a divulgação e faz a mesma coisa.

 

O resultado é um aumento significativo de público e seguidores no Twitter, além da possibilidade de expandir o seu conteúdo.

7 - Invista no Twitter Ads

O Twitter Ads, também chamados de “Tweets Promovidos”, são publicações pagas na rede social, com capacidade de alcançar grupos de usuários mais amplos ou incentivar o engajamento dos seguidores da sua empresa.

 

Em geral, eles são usados para promoções rápidas, como sorteios de uma agenda personalizada com nome da sua rádio web, campanhas de arrecadação, divulgação de programas especiais, entre outros.

 

No Twitter, esses conteúdos aparecem com a marcação de texto “Promovido”, mostrando que o anunciante investiu uma certa quantia para ampliar a veiculação do material.

 

As publicações patrocinadas funcionam da mesma maneira que os tweets convencionais, isto é, elas podem ser retweetadas, respondidas, marcadas, entre outros.

8 - Faça testes e invista nos melhores conteúdos

Uma das principais vantagens das redes sociais, além da possibilidade de divulgação gratuita ou de custo mais baixo, é que elas mostram os resultados das ações. 

 

Dessa forma, você pode conferir se as campanhas da sua rádio web estão dando resultados.

 

O próprio Twitter fornece relatórios detalhados sobre o desempenho das iniciativas. Inclusive, você pode usar essas informações para realizar testes e verificar quais estratégias devem ser aprimoradas.

 

Por esse motivo, é aconselhável testar as campanhas e acompanhar o resultado das ações.

9 - Misture o online com o offline

Uma das maneiras de melhorar a divulgação da sua rádio web é misturar as estratégias online, incluindo as campanhas do Twitter, com mídias offline (participação em feiras, eventos, encontros de radialistas, entre outros).

 

Nessas ocasiões, você tem a chance de conhecer pessoalmente uma grande parcela do público, além de ter a oportunidade de explicar para as pessoas os objetivos do seu projeto, os valores da empresa de comunicação e falar um pouco sobre os programas existentes.

 

Além disso, vale a pena divulgar que você tem um perfil no Twitter em outras mídias offline, como panfletos ou cartões de visita da rádio. 

 

Assim, as pessoas podem acessar essas plataformas e contribuir para aumentar o reconhecimento da sua empresa.

 

Caso a sua rádio web tenha um site, é interessante colocar um ícone que redireciona para o perfil no Twitter (e outras redes sociais).

 

Outra dica é pedir para os seguidores postarem fotos nas redes sociais usando a hashtag da sua rádio. Dessa maneira, o projeto irá ganhar visibilidade e outras pessoas podem encontrar o seu perfil.

 

Há muitas possibilidades, por isso, estude qual das mídias e campanhas fazem mais sentido para a sua rádio online.

Conclusão

Investir em campanhas de divulgação da sua rádio web não é algo simples, pois demanda bastante planejamento, fora a realização de testes e análises para verificação dos resultados de cada iniciativa.

 

No entanto, as redes sociais contribuem muito para a expansão dos seus programas, com destaque para Twitter, uma das plataformas que mais cresce nos dias atuais.

 

Apesar de ser bem diferente do Facebook e do Instagram, o Twitter oferece a possibilidade de compartilhar assuntos quentes e se aproximar do público.

 

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como você pode usar o Twitter para divulgar a sua rádio web e desse modo, ampliar o número de ouvintes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.