Saiba como usar o Facebook para a divulgação da sua rádio web

Saiba como usar o Facebook para a divulgação da sua rádio web

Sendo uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, o Facebook é uma excelente opção para diversos tipos de negócios. A ideia de utilizar o Facebook para rádio web seria um passo natural, uma vez que esta mídia se fortalece com o uso das plataformas.

A rede social em questão possui milhões de usuários no mundo todo, com forte aceitação no mercado nacional. Pensando nisso, perfis profissionais têm cada vez mais aparecido e realizado uma série de ações na rede, buscando um resultado forte na presença digital.

Por exemplo, em uma rádio web, utilizar um microfone sem fio profissional é muito bom para garantir uma melhor qualidade de som, mas não basta ter um equipamento decente, é preciso investir em divulgação e propaganda.

De encontro a essas propostas, a ideia de utilizar o Facebook para alavancar web rádios permite uma aproximação e um contato muito maior com o público-alvo do empreendimento.

Uma rádio web, ou rádio digital, é um serviço que utiliza ferramentas de streaming para transmitir seu conteúdo. Desta forma, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessar a rádio e acompanhar o conteúdo em tempo real.

Muitos serviços online gratuitos podem ajudar qualquer pessoa a iniciar uma rádio web, sendo necessário apenas o equipamento de transmissão, como um computador, equipamento de áudio, bem como uma internet de qualidade.

Para fazer seu nome se sobressair aos demais, é importante ter em mente que a divulgação é grande parte do seu sucesso. As estratégias de engajamento dependem de quanto você irá aparecer para seus possíveis ouvintes, e o quanto eles conseguem ter acesso.

Por isso, a ação nas redes sociais é de crucial importância. Com o Facebook, você pode não só ter seu perfil pessoal e uma grande rede de contatos, mas também pode criar uma página para a rádio online, conseguindo um engajamento ainda maior.

Ali será planejada toda a estratégia de marketing para alavancar sua rádio, desde apresentações e anúncios importantes, até a divulgação de making-ofs e outros pormenores da produção.

É possível, até mesmo, pensar na gravação de áudio para propaganda que será lançada no Facebook como forma de divulgar a sua rádio.

O público costuma reagir muito bem quando se sente ouvido e valorizado, então estar em uma rede tão forte quanto o Facebook é fundamental para conseguir gerar um engajamento de forma correta.

Como aparecer no Facebook com a sua rádio?

O primeiro passo para ter uma conta forte no Facebook e chamar atenção para sua rádio web, é planejar cada item da criação da página.

Um dos principais pontos para qualquer empresa, principalmente aquelas que lidam com entretenimento como rádios, é a identidade visual.

É preciso criar uma identidade marcante, que faça seus ouvintes se lembrarem de você simplesmente ao observarem um jogo de cores específico, um logotipo estilizado ou qualquer outro elemento que seja a marca de sua empresa.

O próximo elemento a observar é seu público. Defina seu público-alvo e comece a buscar seus interesses e costumes, principalmente para conseguir um bom engajamento quando a página estiver pronta.

Por exemplo, criar um banner informativo com todas as informações necessárias para seu trabalho pode ser uma excelente forma de compreender melhor o que precisa alcançar. Bem como, uma excelente forma de compreender o público é com a criação da persona.

Uma persona de marketing é a criação de um indivíduo fictício que representa seu consumidor ideal. É preciso detalhar o quanto for possível, principalmente para que você consiga ter uma ideia mais assertiva quanto aos seus desejos e necessidades.

É a persona que definirá toda sua base de produção de conteúdo, por exemplo, as músicas que serão escolhidas para tocar na rádio, como serão os programas da grade e quais horários são essenciais para cada parte da programação.

Na criação da persona, você deve identificá-la como um usuário do Facebook, e criar uma rotina de uso para conseguir compreender quais serão as melhores e mais eficazes estratégias para divulgar sua rádio.

Neste momento, você deve pensar em como usar sua página no Facebook para alavancar seu alcance com a produção de conteúdo. Uma das formas é com a contratação de impulsionamento de publicações, através de ferramentas próprias da rede.

Esses impulsionamentos são muito úteis para levar seu nome a novos públicos, uma vez que sua rádio se tornará prioridade nas propagandas da plataforma, alcançando muito mais seguidores.

Dessa forma, você poderá ofertar serviços, como um de DJ para festa, ou apenas manter a sua programação normal, afinal a sua rede de consumidores será ampla, porém certeira. 

Embora tenha um resultado rápido e visível, os impulsionamentos são pagos, e muitas vezes estão fora do orçamento de marketing de uma rádio digital, principalmente se o negócio estiver no começo.

Por isso, o engajamento orgânico é tão importante. Existem diversas formas de criar esse tipo de ação, por exemplo, através de conteúdos que atraiam pessoas para conhecerem seu material, engajando em conversas e se mostrando sempre presente.

Dentre as opções de engajamento orgânico que você pode utilizar no Facebook, podemos destacar:

  • Criação de base de fãs;

  • Campanhas de divulgação;

  • Criação de relevância;

  • Produção de conteúdo.

Todas estas ferramentas podem auxiliar a criar uma fan page sólida e forte para conseguir resultados positivos na sua rádio online.

Por que utilizar o Facebook?

Todas as redes sociais permitem uma série de ações para engajar sua rádio online. Então, entender o motivo para escolher especificamente o Facebook é um questionamento válido. Pensando nisso, separamos algumas das melhores razões.

1.    Grande variedade de público

A quantidade de usuários do Facebook cresce a cada dia. Só no Brasil, ela é a rede mais utilizada pela população, com mais de 99 milhões de contas ativas, de acordo com o site.

Destas pessoas, grande parte ainda é adepta a ouvir rádios. Dessa forma, é possível alcançar esse público nos anúncios, por exemplo, durante a divulgação de um espaço de coworking ou, até mesmo, na programação comum da rádio

A maioria das empresas que estão no Facebook têm um aumento de conversão logo nos primeiros dias, isso porque quanto mais a rede cresce, mais oportunidades se formam.

2.    Feedback mais assertivo

O Facebook é uma rede social que permite uma interação muito mais direta com seus consumidores.

Isso permitirá que você consiga receber feedbacks constantemente, podendo avaliar quais elementos da sua programação estão funcionando e quais precisam ser modificados.

Esse tipo de contato direto torna a rádio digital uma alternativa muito mais interessante para as rádios tradicionais, principalmente pelo fato de que é muito mais difícil contactar uma rádio pelo telefone do que através de uma publicação online.

Por exemplo, um professor que dá aula de violão para crianças pode usar uma rádio online para divulgar seu trabalho do Facebook, recebendo diretamente as interações e os feedbacks de seus clientes.

Além disso, você pode receber elogios e sugestões em tempo real, conseguindo identificar muito melhor todas suas possibilidades quanto ao trabalho na rádio online, através da rede social.

3.    Anúncios e sorteios

Conforme mencionamos anteriormente, o Facebook possui uma ferramenta de impulsionamento que permite um alcance muito maior em suas publicações. É possível escolher a região que você deseja afetar e o quanto você quer gastar.

Esse tipo de transação é extremamente simples e pode ser completada inteiramente dentro da plataforma, não apresentando qualquer tipo de trabalho adicional.

Além disso, é possível separar o público-alvo de seu anúncio na hora de contratá-lo, então se sua rádio já tem uma persona, é possível identificar dentro das categorias disponíveis de divulgação aquelas que melhor se adaptam.

Ademais, pensar em sorteios e brindes também pode ser uma boa estratégia. Inclusive, você pode sortear um flying v dean para conquistar mais ouvintes para sua rádio. Lembre-se, aposte em divulgar o sorteio na sua página virtual.

4.    Promoção gera interação

Por ser uma rede social, o Facebook consegue explorar de forma muito útil a interação entre as pessoas. Qualquer um que goste de um determinado conteúdo pode compartilhar esse conhecimento com toda sua rede de contatos com apenas um clique.

Esse tipo de estratégia acaba transformando seus ouvintes em promotores do seu trabalho. Quanto mais eles optarem por compartilhar seu conteúdo, mais estarão espalhando seu nome para a rede social.

A viralização é um elemento importante na hora de divulgar seu trabalho, e esse fator depende inteiramente da vontade do público em passar adiante as informações que você decide divulgar.

 

5.    Multiplicação das informações

O Facebook é uma ferramenta de expansão para sua rádio. Nesta rede, você pode aproveitar para fazer uma live transmitindo o programa, usar a página como centralizadora das informações e usar ferramentas para que o programa rode na plataforma.

Utilizar a ferramenta corretamente, permite uma extrapolação do serviço, saindo da rádio online e se tornando um mecanismo completo, unindo um fator de grande importância, que é a rede social.

Considerações finais

Depois das dicas dadas neste conteúdo, ficou muito mais fácil entender como uma rádio web pode melhorar a sua divulgação e visualização apostando no Facebook. Afinal, a cada dia a rede cresce mais, bem como o número total de usuários.

 

Claro que qualquer empresa, como uma que ofereça aula inglês infantil pode apostar na utilização das redes sociais. Inclusive, isso vem se tornando uma tendência, principalmente quando a concorrência é observada e entendida. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.