SaaS: saiba mais sobre o tema

SaaS: saiba mais sobre o tema

O SaaS, sigla para Software as a Service, é um conceito de disponibilização de solução tecnológica por meio da internet. Trata-se de utilizar o programa como um serviço, ao invés de utilizá-lo como um produto.

Dessa forma, você recebe benefícios diversos, como a atualização e manutenção remota desse tipo de aplicação, embora seja fundamental ter uma boa instalação de internet para o funcionamento correto do SaaS.

Suas aplicações também costumam receber as denominações de software sob demanda ou hospedado, uma vez que a ferramenta fica hospedada em um provedor responsável pelo seu funcionamento.

Estes provedores têm a responsabilidade de manter o acesso e gerar a conectividade necessária para o funcionamento integral do serviço. Além disso, são encarregados pela segurança dos dados movimentados, dando uma maior tranquilidade para sua empresa.

O conceito do SaaS surgiu da reclamação que muitos empresários faziam a respeito da quantidade de programas necessários para conseguir efetuar todas as funções necessárias de seu empreendimento.

Muitas vezes, os valores de licenciamento dos softwares eram bastante elevados e não havia qualificação de operação, além de haver investimento com o equipamento para o funcionamento adequado e os custos de atualização e manutenção dos mesmos. 

Os softwares mais comuns eram para realizar tarefas como:

  • Controle de estoque;

  • Fluxo de caixa;

  • Armazenamento de dados;

  • Emissão de nota fiscal.

Ademais, em alguns casos, era necessário haver um servidor para fazer as ligações entre todos estes serviços, além de especialistas para manter o funcionamento em ordem, o que eleva as despesas da organização.

Tudo isso ainda não impedia que um problema acontecesse e acabasse gerando transtorno para os empreendedores. Pensando nisso, um novo conceito de solução básica surgiu, que foi a ideia de criar um software como serviço.

Características e benefícios do SaaS

Os avanços tecnológicos, principalmente na área da internet, transportaram todos os dados importantes utilizados na computação para um conceito abstrato conhecido como cloud computing, ou “armazenamento na nuvem”.

Na nuvem, os dados ficam em suspensão virtual até que sejam solicitados, através de simples comandos realizados na interface da operação. Para conseguir acessar, basta ter uma conexão com a internet e dados básicos de segurança, como login e senha.

Por exemplo, uma empresa de controle de bens patrimoniais pode ser beneficiada ao ter suas operações concentradas na internet.

Com isso, muitos negócios começaram a olhar para o SaaS como uma opção viável para a estrutura do negócio, mesmo que ainda haja resistência por esse novo tipo de tecnologia.

Entretanto, as vantagens se fazem cada vez mais presentes, atingindo um público considerável dentro das empresas para a utilização dos serviços. Entre elas:

1 - Não requer maquinário local

Uma das grandes vantagens do software hospedado é que ele não precisa de um equipamento físico para o funcionamento. Isso acaba gerando muito mais mobilidade e usabilidade para quem precisa acessar as informações.

Uma vez que não é necessário uma máquina ligada para o SaaS funcionar, você acaba ganhando espaço para outros itens importantes no dia a dia de sua empresa, evitando a utilização desnecessária de espaço físico.

Você pode até pensar em um espaço de confraternização para melhorar o clima organizacional, com um café da manhã na empresa, uma vez que terá um espaço livre.

2 - Possibilidade de customização e integração com sistemas

Um benefício dos softwares como serviço é que, muitas vezes, as plataformas são extremamente modulares, permitindo que você escolha os elementos que mais se encaixam a sua necessidade.

Nesse caso, além de um serviço altamente funcional, você ainda consegue torná-lo personalizado, atendendo suas demandas, sem pagar a mais por isso.

Se sua empresa requer um sistema de ponto online, você pode incluir isso nos serviços solicitados.

Em contrapartida a softwares comuns, que você pode precisar comprar diversas licenças para atender todas suas necessidades, no SaaS existem grandes chances de se conseguir tudo o que precisa em um só lugar.

Ainda, existe a facilidade com a qual eles se integram com outros tipos de sistemas. Isso já acontece desde sua concepção, o que permite uma integração muito maior com os elementos que você utiliza.

3 - Baixo investimento

Um dos principais diferenciais que o SaaS tem a oferecer para as empresas é o custo altamente reduzido. Isso porque, ao invés de gastar com toda a estrutura necessária para seu funcionamento, o único gasto necessário é o de manutenção do provedor.

Assim, uma confecção de uniformes pode designar o valor que seria gasto para maquinário de produção e outros elementos mais importantes.

Com isso, você acaba economizando em diversos pontos, além de não precisar se preocupar especificamente com equipamentos e eventuais falhas mecânicas, que necessitam de reparo urgente para a empresa manter seu desempenho.

4 - Acesso em qualquer lugar

Empresas que utilizam ferramentas de SaaS possuem uma grande vantagem contra os softwares físicos. Uma vez que tudo que é necessário é uma conexão com a internet, você pode acessar de qualquer lugar.

Isso acaba favorecendo o serviço em home office, uma excelente estratégia para conseguir reduzir ainda mais os custos da empresa enquanto, consideravelmente, melhora a qualidade de vida de sua equipe.

Logo, um colaborador que precisa trabalhar em uma cabine de estudo individual pode ter acesso ao sistema quando necessário.

Além disso, qualquer gestor pode fazer a avaliação, de onde precisar. Em casos de viagens de negócio ou de precisar estar ausente do escritório, você ainda pode acessar todas as informações necessárias em questão de segundos.

Algumas empresas até mesmo já se adaptaram para os serviços móveis, permitindo que o acesso seja feito diretamente de seu smartphone, para maior comodidade.

5 - Atualização e manutenção facilitada

Empresas que utilizam softwares tradicionais, é comum que a empresa contrate uma equipe de TI terceirizada, ou mesmo uma equipe interna, que fica presa ao serviço de manutenção destes softwares e do funcionamento correto dos equipamentos da empresa.

No caso de um SaaS, você tem a possibilidade de contratar serviços que já vêm com atualizações e manutenções automáticas, e o provedor de serviços é que fica responsável por oferecer suporte em caso de qualquer problema.

Inclusive, muitas dessas empresas oferecem suporte 24 horas, para evitar que você tenha problemas, independente da hora que ele aconteça. 

Assim, seu negócio de serviço de motoboy fica muito mais protegido para eventuais falhas de sistema que possam acontecer.

Esse tipo de recurso é fundamental para empresas com pessoas leigas, que não conhecem esse tipo de conceitos de tecnologia para fazer vistorias de qualidade do serviço.

Isso porque os próprios provedores buscam a excelência e, normalmente, têm certificados e relatórios que apresentam seus resultados, oferecendo um serviço de qualidade e, em alguns casos, não cobrando um adicional por essa proteção.

Como conseguir resultados com o SaaS

É importante pensar não só nas aplicações que você consegue utilizar de forma remota, mas também nos resultados que pode alcançar com eles. Para isso, é preciso estruturar sua empresa para conseguir bons resultados utilizando estas ferramentas.

Um dos primeiros pontos é acompanhar a utilização do produto. Isso porque as ferramentas de SaaS normalmente possuem uma série de relatórios e análises de funcionamento, com dados e estatísticas importantes para o monitoramento.

Por isso, é fundamental identificar quais ferramentas estão funcionando para sua empresa e o que deve ser repensado em sua estrutura. Assim, será possível usar muito mais conscientemente um serviço de SaaS.

Entretanto, é essencial evitar ficar preso a um serviço em específico. Isso porque a internet está em constante mudança e melhoria, e novas plataformas podem surgir, com soluções mais adequadas para sua empresa.

Por isso, pensar em soluções a curto prazo é o ideal quando se utiliza o SaaS, podendo migrar para outro provedor de serviços sempre que julgar necessário.

Com o SaaS, aproveite que você não precisará gastar um valor tão alto para investir em equipamentos e softwares de sua empresa para redirecionar esse investimento em ações que gerem resultados, como ações de marketing.

Quanto mais for possível utilizar seus recursos para a evolução de sua empresa, maiores serão as oportunidades de negócios que você conseguirá usufruir. Esse tipo de situação acaba sendo muito mais favorável para a empresa.

Para garantir o funcionamento de tudo, é muito importante acompanhar se as ferramentas utilizadas estão surtindo efeito. A melhor forma de realizar isso é através do feedback, tanto interno quanto externo.

Seus clientes podem dizer o que estão achando das melhorias apresentadas pela empresa, enquanto os colaboradores definem se o funcionamento das operações está de acordo com o adequado.

Considerações finais

O mercado hoje exige que o uso de tecnologia seja integrado em qualquer função empresarial. Para evitar gastos desnecessários, muitas empresas vêm criando cada vez mais soluções para facilitar a automatização dos processos.

O SaaS é uma das principais movimentações nesse setor, uma vez que oferece um serviço de qualidade sem precisar de preocupação com equipamentos de suporte, uma vez que o provedor é responsável por todos esses elementos.

Assim, é possível pensar em modernizar sua empresa mesmo sem a estrutura física para um data center ou recursos altos para equipamentos e softwares, contando apenas com uma boa estrutura digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.