Qual a importância dos Jingles?

Qual a importância dos Jingles?

Um jingle é aquela musiquinha que ouvimos nas propagandas pelo rádio ou pela TV, e que grudam na nossa cabeça. Com certeza você conhece, pelo menos, um exemplo dessas músicas.

 

Elas podem ser usadas para a divulgação de diferentes marcas, produtos e serviços, e são um verdadeiro sucesso para quem deseja promover a empresa e fixá-la na mente dos consumidores.

 

Esses hits são muito criativos e contagiantes, e levam o nome do seu negócio a uma grande quantidade de pessoas. 

 

Mais do que isso, o jingle coloca uma marca na boca do povo e pode fortalecer ainda mais suas campanhas publicitárias.

 

Se pararmos para pensar, vamos nos lembrar de muitos que fizeram sucesso e até mesmo fizeram história na publicidade.

 

Essa estratégia, usada por empresas do mundo todo, tem um poder indiscutível e eleva a organização a outro nível em seu mercado de atuação.

 

Se você criar um jingle de sucesso, pode ter certeza de que verá resultados que antes nunca imaginou, ou que parecem muito distantes.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são jingles, a importância deles para os anúncios e quais são as suas vantagens. Acompanhe a leitura.

O que é jingle

Jingle é uma canção criada para campanhas publicitárias, com o objetivo de divulgar uma empresa, seus produtos e serviços. Só que não se trata de uma música comum ou que já exista.

 

Trata-se de uma composição contagiante, repetitiva e com letras fáceis de serem memorizadas. 

 

A primeira música desse tipo foi lançada nos Estados Unidos, no ano de 1926, para a propaganda de um cereal.

 

Contudo, essa estratégia só alcançou o seu auge por lá, fazendo parte de diversos tipos de empresa, como uma escola de aula de canto iniciante, a partir de 1950.

 

No Brasil, ele também não demorou muito tempo a ser usado, tendo sua primeira aplicação ocorrida em 1932, feita por uma padaria do Rio de Janeiro.

 

Para produzir o hit, alguns cuidados são necessários. Assim como diversas outras estratégias de marketing, o criador precisa conhecer bem o público e definir a mensagem que será passada.

 

Feito isso, ele pesquisa boas referências que serão inseridas na canção, além de escolher a voz e o ritmo mais apropriado. Se ele for mais descontraído, podemos usar uma voz e um ritmo mais animados. 

 

Independentemente disso, durante o processo de criação é essencial usar toda a sua criatividade.

 

Isso porque apenas os jingles que trazem uma proposta criativa conseguem atrair o público e divulgar a marca de maneira mais eficiente.

 

Para se ter uma ideia da versatilidade dessa estratégia, ela pode ser usada desde a divulgação de uma escola de aula particular piano até os mais variados produtos e serviços, como:

 

  • Refrigerantes;

  • Lanchonetes;

  • Marcas de cosmético;

  • Fabricantes de material escolar.

 

A partir dessa enorme variedade, podemos começar a entender a importância dessa estratégia para os anúncios. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Importância dos jingles para os anúncios

Os jingles são muito úteis para os anúncios porque ajuda a levar a marca ao topo dos assuntos mais falados, fazer com que um produto ou serviço esteja em pauta e devolver o destaque a uma empresa.

 

O público absorve bem a mensagem da música, e esse processo é feito de forma leve. 

 

Além disso, toca o lado emocional das pessoas e permite que o indivíduo assimile tudo com mais facilidade e rapidez.

 

Os riscos de a audiência não captar a mensagem ou se cansar dela são bem menores, se comparados aos de outras estratégias.

 

Esses são os resultados de uma gravação feita com mesa de som profissional, baseando-se no perfil do público-alvo e adaptada ao veículo de comunicação ao qual será transmitida.

 

Possui um bom texto e traz mais animação e movimentação ao produto e serviço que pretende divulgar. 

 

Como resultado, o assunto (marca, produto, serviço), aparece com facilidade na mente dos receptores, e dessa forma consegue cumprir seu papel.

 

Se a melodia é bem trabalhada, consegue otimizar a mensagem. Exemplos disso são as melodias que destacam o nome da empresa, fazendo com que ela seja lembrada com facilidade pela audiência.

 

Essa ação traz mais personalidade para o que está sendo divulgado. E pelo fato de transmitir a mensagem com mais força e poder, o assunto começa a fazer parte do dia a dia das pessoas.

 

Olhando por esse lado, temos a liberdade de criar jingles que compõem uma boa história. Isso não está relacionado apenas à sua essência musical, uma vez que também traz um contexto claro para os ouvintes.

 

Estamos falando de uma estratégia usada pelos mais diferentes tipos de empresa, como uma loja de computador novo, que se consolidou pelos rádios como um dos meios padrões de publicidade.

 

Pense nos programas de rádio de antigamente. Neles, os textos de propagandas eram cantados de maneira improvisada.

 

Só que eles fizeram tanto sucesso que, com o passar do tempo, se transformaram nos jingles que conhecemos hoje, sendo verdadeiras ferramentas de comunicação.

 

Seus elementos, como texto, ritmo, efeitos sonoros, ruídos e música de fundo são incorporados de acordo com quem transmite a mensagem, trazendo um novo significado e até um novo significado para a marca em seus anúncios.

 

Esses hits são projetados para que se infiltrem na memória e a audiência possa guardá-los por anos. Pense, por exemplo, naqueles que você se lembra desde a infância.

 

Para entender melhor o poder dessa estratégia, psicólogos e neurologistas que estudam os efeitos da música no cérebro humano concluíram que aquelas que estabelecem ligação emocional são mais difíceis de esquecer.

 

Se um DJ para festa tocar em uma festa a música de uma propaganda que você assistia na infância, imediatamente você vai se lembrar de momentos da sua vida.

 

Vai relacionar essas lembranças a pessoas importantes, como irmãos, pais, avós, vizinhos, entre outros, criando um sentimento único provocado por uma marca.

 

Foi exatamente por isso que muitas empresas e profissionais de marketing começaram a licenciar músicas para anúncios e propagandas.

 

As músicas pop, por exemplo, têm ganchos melódicos agradáveis e fáceis de serem lembrados, que ajudam na criação de um jingle.

 

Essa ação de publicidade é muito fácil de ser criada, pois quanto mais simples e curta for a melodia, mais ela “gruda” na cabeça da audiência.

 

Em vista de toda essa importância para as marcas e seus anúncios, como as empresas de instalação elétrica.

 

No próximo tópico vamos mostrar suas vantagens, confira.

Vantagens dos jingles

Existem muitas vantagens de investir nessa estratégia para a divulgação de marcas, produtos e serviços. 

 

Dentre as principais, temos:

Desperta sentimentos

O jingle tem o poder de despertar os sentimentos das pessoas. A música por si só traz esse efeito, mas unida a um produto ou serviço que tem como objetivo solucionar um problema, desperta sensações ainda mais positivas.

 

Marcas famosas oferecem produtos desejados pelos consumidores. Quando eles ouvem um hit associado a elas, imediatamente são tocados por sensações positivas e o desejo de compra.

Maior alcance de público

De que forma uma empresa de cabeamento estruturado de redes alcança um grande número de pessoas, por meio de um texto ou com uma música? Não tenha dúvidas de que a segunda opção é muito mais abrangente. 

 

Os consumidores podem se esquecer rapidamente do que leram em um texto, mas jamais se esquecem da letra de uma melodia.

 

É exatamente por isso que o jingle tem um alcance de público muito maior, o que consequentemente nos leva à próxima vantagem.

Aumento das vendas

Se o alcance da estratégia é maior, então mais pessoas vão conhecer a marca e o que ela tem a oferecer. Sendo assim, mais pessoas vão procurá-la para adquirir a solução.

 

Quando a equipe de marketing se reúne em uma sala comercial pequena, pensa em várias estratégias voltadas a um único objetivo: vender mais.

 

O jingle leva o seu negócio a esse propósito porque ele é altamente vendável e feito justamente para colocar a sua solução em pauta, como a melhor opção do mercado.

Conclusão

Todo mundo gosta de música. As canções embalam nosso dia a dia, em vários momentos e marcam épocas que trazem grandes recordações.

 

Muitas empresas souberam usar esses efeitos a seu favor, e por meio de hits simples, mas muito bem elaborados, se consolidaram em seu mercado de atuação.

 

Neste artigo, você entendeu o poder do jingle e a importância dele na construção da imagem e até mesmo da identidade de uma marca.

 

Investir nesses hits é levar uma publicidade inteligente e bem elaborada ao público, fazendo com que o seu negócio fique gravado na mente e no coração da audiência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.