Qual a importância do UX design?

Qual a importância do UX design?

UX é uma sigla para User Experience, que em português podemos traduzir como Experiência do Usuário. 

 

Além disso, é uma estratégia que tem como objetivo oferecer o melhor conteúdo para o usuário e possibilitar que ele seja consumido da melhor maneira.

Dentro do site, ele se aplica a diferentes estratégias, como design responsivo, itens bem organizados e navegação intuitiva. Por essa razão, o UX design é um assunto em pauta atualmente.

Quando garantimos uma boa experiência aos visitantes, melhoramos a imagem da marca e aumentamos o nível de satisfação dessas pessoas em relação à empresa.

Mas, é necessário conhecer tudo o que abrange o design responsivo, pois isso ajuda a enriquecer a jornada do cliente muito além do acesso ao site, já que pode impactar a maneira como ele interage com o produto ou serviço.

Por meio dessa estratégia, é possível reduzir os obstáculos entre o cliente e a companhia, o que faz com que ele se sinta mais feliz. Por conta disso, sua marca precisa estar por dentro do assunto.

Neste artigo, vamos explicar o que é UX design, sua importância e as vantagens que ele pode trazer para as empresas.

Tenha ciência do conceito de UX design

UX design é uma estratégia focada em garantir a melhor experiência ao consumidor quando ele visita o site de uma empresa. Para isso, investe-se em um design:

  • Responsivo;

  • Intuitivo;

  • Agradável;

  • Organizado.

No dia a dia, utilizamos várias plataformas que trabalham o UX design, como no caso do Facebook. Se você observar, vai perceber o quanto é fácil manuseá-lo. Tanto que parece ser capaz de adivinhar o que queremos.

Essa é a ideia do UX design e se um fabricante de caixa de bolo surpresa trabalhar essa estratégia, vai conseguir os mesmos resultados que o Facebook e tantas outras empresas.

Por outro lado, é muito difícil e até desagradável para o cliente ter de lidar com uma interface que trava o tempo todo ou com uma plataforma que dificulta a compra. Mas, são situações que podemos evitar investindo em um bom design.

Para se ter uma ideia do potencial dessa prática, ela não é usada apenas no ambiente virtual, como também em espaços físicos para despertar sentimentos positivos nos clientes.

Aliás, a estratégia também se aplica quando vamos usar um produto novo, como um celular ou computador. 

Alguns fabricantes desses produtos possuem uma legião de fãs porque investem em um design intuitivo e que desperta sensações positivas e únicas.

Em linhas gerais, se você quer fidelizar os seus clientes, deve investir em UX design, pois isso vai fazer com que eles voltem sempre que precisarem das soluções que você tem a oferecer.

Agora que você já sabe como o UX design pode ser usado por uma empresa especializada em diferencial para caminhão, fica um pouco mais fácil compreender a importância desse recurso.

Entendendo a importância do UX design

Vamos supor que uma pessoa recebeu uma oferta de um produto por e-mail e se sentiu interessada. 

Esse consumidor já conhece a loja física e já fez compras com ela antes, entretanto, a oferta que recebeu é apenas para os produtos do site.

Quando ele tenta acessar a plataforma para comprar o produto, se sente frustrado porque as páginas demoram muito para carregar. Mas, a promoção é muito boa, então, vale a pena esperar um pouco.

Quando a página carrega, o consumidor se vê diante do desafio de entender como deve prosseguir para aproveitar a promoção e realizar a compra.

Ele não visualizou a oferta na página inicial e não sabe como fazer para localizar o produto. 

A partir disso, esse potencial cliente percebe que o site não é organizado, por isso está perdido e não sabe o que fazer.

Para piorar a situação, não existe nem mesmo um telefone de contato para o qual essa pessoa possa ligar e esclarecer suas dúvidas. O que você acha que vai acontecer? Na certa, a empresa perdeu uma oportunidade de venda.

Por outro lado, um fabricante de bateria 60 ap que utiliza UX design garante uma boa velocidade de carregamento para as suas páginas e ainda permite que suas páginas sejam visualizadas por qualquer tipo de dispositivo.

Os visitantes também conseguem encontrar tudo o que precisam sem precisar procurar por horas. Tendo como base todas essas afirmações, o que se conclui é que a experiência do usuário vai impactar em seu número de conversões.

Pense: se uma pessoa tem boas experiências em um site, além de concluir uma compra ela pode se interessar em conhecer outros produtos.

Lembre-se de que esse consumidor está diante de um canal eficiente, que pode fazer com que ele fique por mais tempo.

Para uma loja de kit GNV 5 essa questão é tão importante que chega a ser mais relevante do que o preço cobrado pelos produtos.

Um bom exemplo disso são as próprias lojas físicas, onde boa parte dos clientes prefere pagar mais caro, mas se ver diante de um ambiente bem planejado, confortável e personalizado.

Ou seja, são coisas que, quando bem trabalhadas, são percebidas pelos clientes e os convencem a comprar e a voltar a comprar. Dentro de um site, a premissa é exatamente a mesma.

Com base nisso, já dá para imaginar as vantagens que o UX design pode trazer para os negócios, desde uma loja de vinho Halberth até uma oficina mecânica. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso.

Vantagens do UX Design para os negócios

O uso de UX design em um site traz uma série de vantagens para os negócios, e dentre as principais estão:

Amplia o reconhecimento de marca

Por meio da interface de usuário é possível aumentar o reconhecimento de marca da empresa. Você pode usar o design para pegar diferentes aspectos da identidade da marca e implementar no site todo.

Com isso, os visitantes vão perceber a autoridade de marca da sua organização. Essa prática também ajuda a reter os clientes e quanto mais você souber o que eles procuram, mais fácil de fazer com que voltem ou indiquem o seu negócio.

Aumenta a interação

Toda empresa, como um atacado de carne, precisa investir em criação de conteúdo, entretanto, esta não é uma tarefa fácil, principalmente se quisermos garantir sua qualidade e incentivar a interação das pessoas.

Esse trabalho envolve muita criatividade e a capacidade de adaptar os materiais a diferentes formatos, como:

  • Fotos;

  • Vídeos;

  • Áudios;

  • Imagens;

  • Infográficos.

Além disso, eles devem contar com recursos personalizados, que têm como base as características comportamentais do consumidor.

Por meio do UX design, seus conteúdos atingem a consistência necessária e possibilitam uma interação muito maior entre a empresa e os consumidores.

Ajuda a fidelizar os clientes

Uma empresa que garante experiências positivas aos seus clientes tem muito mais chances de fidelizá-los. 

Isso porque o site tem uma funcionalidade fácil e oferece um serviço simples e intuitivo aos visitantes.

Com isso, uma organização de conserto de fechaduras também consegue acompanhar melhor a jornada de compra de seus clientes, o que melhora suas estratégias de marketing.

No entanto, para garantir uma boa experiência ao usuário, a jornada dele dentro do site precisa ser testada, o que também é uma maneira de proporcionar uma boa experiência entre o produto e o consumidor.

Reduz os custos internos

O UX é uma abordagem com foco no usuário e que tem como base o design e o desenvolvimento do site. Para construí-lo, a companhia deve ter em mente o que essas pessoas desejam.

Consequentemente, a organização vai economizar recursos e aplicar melhor seu dinheiro em todos os processos de otimização do site. 

Ela pode até mesmo descobrir quais são os produtos mais desejados pelos visitantes.

Dessa maneira, as equipes de vendas e marketing também podem concentrar melhor seus esforços em estratégias mais eficientes e rentáveis.

Melhora a propaganda boca a boca

Se o site de um fabricante de chave canivete codificada oferece uma experiência agradável aos seus visitantes, as chances de eles recomendarem a marca para outras pessoas são muito maiores.

No entanto, o site precisa ter como foco a facilidade de uso e contar com todos os recursos necessários, pois isso faz com que se torne útil e altamente recomendável.

Conclusão

Em resumo, todo mundo sabe que as empresas precisam ter um site institucional, pois ele funciona como o cartão de visitas da companhia na web, um ponto de referência para os consumidores e a base para as estratégias de marketing digital.

Todavia, ele não deve apenas existir e oferecer as funcionalidades básicas, muito além disso, ele deve ser um ambiente agradável e fácil para os visitantes. E para alcançar esses objetivos, é imprescindível investir em UX design.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.