Qual a função de um JavaScript?

Qual a função de um JavaScript?

O JavaScript (ou JS) é uma linguagem de programação importante utilizada, em sua maioria, em páginas da web, que permite que os usuários tenham uma experiência mais interativa.

Para a maioria das pessoas que usam a internet hoje em dia, é normal que as páginas dos sites que acessam por meio dos navegadores consigam fornecer informações dinâmicas.

Elas contam com gráficos interativos e executam ações que antigamente pareciam impossíveis, como exibir um mapa, enviar informações de um formulário, entre outras inúmeras possibilidades.

Só que nem sempre foi essa maravilha, pois até meados dos anos 1990, as páginas da web eram estáticas. Em outras palavras, nenhuma informação podia ser enviada ou respondida.

Isso acontecia porque todas as solicitações dadas aos navegadores precisavam ser enviadas a um servidor externo para que pudessem ser executadas, e então voltarem ao ponto de partida.

Isso significa que, quando uma informação podia ser enviada (o que não era comum), ela demorava alguns minutos.

Mas em 1995 isso mudou, quando a linguagem de programação JavaScript foi criada. Pensando em todas as mudanças que ela trouxe, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, para quê serve, bem como quais são suas vantagens. Confira!

O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, que originalmente foi criada para ser executada nos navegadores, com vistas a manipular o comportamento das páginas da internet.

A responsável por essa criação foi um especialista do Mozilla Foundation chamado Brendan Eich, que antigamente era conhecido como Netscape Communications Corporation.

Sua intenção era criar uma linguagem de computação leve, que permitisse incluir em uma página estática elementos dinâmicos, como:

  • Mapas;

  • Formulários;

  • Operações numéricas;

  • Animações;

  • Infográficos interativos.

Então, quando você acessa o site de uma empresa de higienização interna automotiva ou um e-commerce de roupas femininas e tem uma boa experiência de navegação, isso se deve ao JavaScript.

Ele é considerado uma das tecnologias mais importantes voltadas ao front-end, juntamente com o HTML, CSS e PHP, que são grupos de linguagem que abrangem tudo o que envolve o desenvolvimento de uma página com boa performance.

Entre o final da década de 1990 até meados dos anos 2000, essa programação se tornou mais popular porque começou a ser usada por grandes companhias para que pudessem construir o seu site.

Atualmente, entre as plataformas mais famosas que usam essa tecnologia estão Facebook, LinkedIn e Yahoo.

Contudo, é importante dizer que o Java não se restringe apenas à construção de páginas para sites de empresas, como uma de instalação de internet.

Por conta do surgimento de diversos frameworks, APIs, melhorias e criação de centenas de funções, é possível usar essa linguagem de programação em aplicativos mobile, softwares para desktop, dentre outras possibilidades.

A partir disso, podemos começar a entender sua utilidade.

Para que serve o JavaScript?

Além das aplicações que mencionamos anteriormente, devido à criação de bibliotecas de terceiros, o JS pode ser aplicado para muitas outras finalidades, que podemos citar:

Desenvolvimento web

O desenvolvimento web é a utilidade mais básica do Java. Ele foi criado para rodar no antigo navegador Netscape, mas se tornou popular apenas 1 ano depois de sua criação, quando a Microsoft rodou o Java em seu browser.

Atualmente, seus códigos são implantados diretamente em HTML, o que permite que todos os navegadores e sistemas operacionais utilizem essa tecnologia sem maiores problemas.

Então, se você precisa acessar o site de uma empresa de projeto data center, pode fazer isso por meio de qualquer navegador.

Desenvolvimento mobile

Existem diversas bibliotecas dentro do ecossistema de expansão das utilizações do JavaScript. Isso inclui frameworks que permitem sua aplicação no desenvolvimento de aplicativos mobile.

Essas ferramentas conseguem simular o ambiente de um navegador para simular o Java ou transpirá-lo para uma linguagem nativa, usada pelos dispositivos móveis para os quais o aplicativo será disponibilizado.

Depois da criação dos frameworks, a utilização  se tornou muito mais acessível, e existem muitas que são bastante populares.

Games

O Java também pode ser usado, por meio de um notebook novo, para a criação de jogos. Isso porque esta linguagem de programação é bastante versátil, o que fez com que sua utilização se tornasse comum nos últimos anos.

Para isso, é necessário o uso de alguns frameworks que ajudam na criação de jogos completos apenas com o uso de uma linguagem.

Criar sistemas back-end

Desde que o principal ambiente de execução server-side Node.js chegou, o Java desenvolveu a possibilidade de ser utilizado no back-end. Com isso, é possível criar sistemas por meio dele.

Exemplo disso é a criação de plataformas e sistemas que armazenam informações para plataformas como redes sociais, sites de notícia, dentre outras aplicações que se tornaram bastante populares.

Agora que você já sabe para quê a linguagem JS, na sequência, vamos abordar alguns de seus benefícios.

Vantagens do JavaScript

Usar essa linguagem de programação traz muitas vantagens, afinal, como pudemos ver, ela é usada por importantes plataformas em todo o mundo. Entre os principais motivos, podemos citar:

1 - Comunidade consolidada

O Java é a linguagem mais conhecida do mundo, por isso, ele é empregado na construção das páginas de muitas organizações, como uma especializada em gestão patrimonial.

Devido a isso, sua comunidade se torna outro ponto forte, e quando ela é grande, consegue ajudar mutuamente por meio de diversos canais de comunicação, códigos ponto, bibliotecas e frameworks que contribuem para a evolução da linguagem.

O JavaScript possui uma grande comunidade, em que boa parte das dúvidas dos usuários já foi esclarecida em algum canal, o que é algo muito útil para o dia a dia deles.

2 - Linguagem leve

Os navegadores possuem um interpretador nativo da linguagem e também interpretam o Java rapidamente. Dessa forma, o código é executado naturalmente, sem que seja necessário usar um compilador ou interpretador externo.

Com isso, é possível fazer alterações no código ou identificar erros que deem tempo para que possam ser corrigidos.

3 - Flexibilidade e versatilidade

Estamos falando de uma linguagem interpretada e de um padrão no desenvolvimento web, que permite sua execução em diferentes navegadores.

Por isso, o Java está presente na construção dos sites, como no caso de uma indústria de cosméticos que produz progressiva orgânica e demais produtos relacionados.

Isso simplifica o processo de desenvolvimento, evitando que seja necessário criar várias versões para uma mesma aplicação.

Os usuários ainda conseguem executar o JS no lado do servidor, para que com isso possam criar outras aplicações, como criação de jogos, aplicativos para desktop e também para os dispositivos móveis.

É essa possibilidade que faz com que essa tecnologia seja, praticamente, onipresente nos sistemas.

4 - Tecnologia de alto nível

Não podemos nos esquecer do fato de que essa tecnologia é considerada uma linguagem de alto nível. Isso significa que ela apresenta comandos em um idioma comum (no caso, o inglês), o que facilita seu desenvolvimento.

Ao aplicarmos seu uso na construção de um aplicativo para empresas de entregas, é possível notar a grande diferença entre o Java e as linguagens de baixo nível.

Nelas, os comandos são complexos e com muitos termos desconhecidos ou abreviados. Em uma linguagem de alto nível como a do JS, por sua vez, os códigos são compreensíveis.

Também há a possibilidade de contar com termos autoexplicativos e, dessa forma, a curva de aprendizado se torna um pouco menor.

Saber como programar nessa linguagem dentro de um site traz inúmeras vantagens, além das que mencionamos aqui.

Tanto o desenvolvedor do site de uma fabricante de placa de sinalização vertical, quanto o visitante, ambos terão acesso a alta compatibilidade com plataformas, navegadores e sistemas da web.

Do mesmo modo, trata-se de uma linguagem mais rápida do que as demais, o que faz com que as páginas sejam mais dinâmicas e interativas. Para qualquer dono de site, isso é importante para que seus visitantes tenham a melhor experiência.

Com o JavaScript, os navegadores interpretam a linguagem por conta própria, sem que precisem usar um compilador. Os erros de programação são facilmente identificados e corrigidos e esta é a linguagem mais fácil de aprender entre as populares.

Por fim, o JS é capaz de executar comportamentos específicos em uma página, como no caso de efeitos personalizados e cliques.

Conclusão

O JavaScript é uma ferramenta essencial para criar páginas na internet, que permitem a interação entre os usuários, por meio de diversos recursos tecnológicos.

Hoje em dia, nós podemos comprar por meio de uma loja virtual, visitar diversas páginas na internet, instalar sistemas e aplicativos em nossos celulares e computadores graças à linguagem de programação Java.

É exatamente por possibilitar tudo isso que ela está entre as mais usadas no mundo todo. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele, sua utilidade e vantagens, e agora já sabe por que deve escolhê-lo para a construção de uma página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.