Qual a diferença entre Stream e Live?

Qual a diferença entre Stream e Live?

Mais recentemente, é notável o crescimento do mercado de vídeos na internet ainda mais quente, visto que a tendência foi a procura por esse tipo de serviço para entretenimento em casa, como filmes, músicas e vídeos via stream.

 

Com isso, levantou-se muitas dúvidas sobre cada modelo existente de vídeo, como por exemplo, stream ou live? Qual é a grande diferença e por que é importante saber isso? É exatamente isso que vamos responder no decorrer deste conteúdo. Continue a leitura!

Entenda a diferença dos conceitos de stream e live

Quem presenciou a internet em suas versões mais rudimentares, com páginas muito simples e sem muitas funcionalidades, hoje pode se espantar com o que pode ser feito no ambiente online. 

 

Basta ter uma boa ou até razoável conexão com a internet para conseguir ver filmes ou realizar videoconferências. A tecnologia criada para facilitar o uso desses recursos se chama streaming

 

Lembra quando você precisava esperar horas para fazer o download de arquivos de mídia, como filmes e músicas? O streaming derrubou definitivamente essa barreira, tornando o processo muito mais simples para os usuários. 

 

Afinal, essa tecnologia faz a transmissão dos arquivos, seja em áudio ou vídeo, de forma contínua e não estática como nos downloads, e enquanto o conteúdo é baixado, já pode ser consumido de forma simultânea. 

 

É isso o que acontece com plataformas como o Netflix ou Spotify, entre outras. Ao escolher o conteúdo, você está baixando, mas sem ter o arquivo propriamente dito. 

 

O download é feito apenas na hora, rapidamente, para assistir naquele momento e não para armazenar, o que acaba sendo uma diferença gritante no consumo desses conteúdos que, via streaming, encontraram uma rapidez nunca antes alcançada em nenhum outro formato. 

 

Em outras palavras, por ser em tempo real, o streaming é muito mais eficiente do que as antigas formas de fazer download de banco de ensaio para automacao. Vamos a um exemplo mais prático e com uma analogia que certamente caberá aqui.

 

Pense em uma lagoa e um rio com o mesmo volume de água. Quando ocorre um download inteiro de um arquivo, como se fazia antigamente, isso é mais parecido com uma lagoa, pois o arquivo ocuparia todo o espaço de forma estática, assim como a água fica parada. 

 

Já o streaming de vídeo é mais parecido com um rio, uma vez que os dados do vídeo são baixados em tempo real de forma contínua, assim como o fluxo contínuo de um rio.

 

Agora que você já sabe o que é streaming, que é um conceito mais amplo, está na hora de saber sobre um tipo de conteúdo em vídeo que está bombando entre praticamente todas as pessoas que usam a internet, seja promovendo uma ou assistindo. São as famosas lives

 

Elas usam a tecnologia de stream para transmissão do conteúdo, porém, a única diferença das lives para o streaming, de uma maneira geral, é que o vídeo é transmitido em tempo real. 

 

Ou seja, as pessoas que apresentam o conteúdo sobre a produção de uma caixa de madeira quadrada estão ao vivo, sem nenhuma gravação prévia, diferentemente de um filme ou uma música, que são gravados. 

 

Vamos a outra analogia para entender melhor essa diferença. Pense em dois atores: um que faz um monólogo memorizado e ensaiado e outro que improvisa o seu discurso. 

 

Ambos irão para a plateia, mas no primeiro caso, o ator apenas reproduz algo que já havia sido criado, o que seria o streaming

 

No outro caso, em referência às lives, o ator improvisa ali na hora um conteúdo que só quem está naquele momento pode ver, porque é inédito e feito sem nenhum tipo de ensaio ou gravação anterior.     

Por que investir em streamings ou lives?

Os vídeos se tornaram um dos principais conteúdos para as empresas divulgarem suas ações na internet. 

 

É, sem dúvida, uma das melhores maneiras para as companhias de adesivacao de veiculos de propaganda, não importa o seu tamanho ou ramo de negócio, alcançar potenciais clientes.

 

Os vídeos são reconhecidamente catalisadores de conteúdo e acabam chamando muito mais atenção, a depender do público, até mais do que conteúdos em texto. As taxas de clique e visualizações tendem a ser maiores.

 

As pessoas passam muito tempo em seus celulares e nas redes sociais, sendo muito comum elas se programarem para assistir lives sobre os assuntos que mais gostam de saber, de aprender ou apenas para se entreter. 

 

Além disso, para quem produz, no caso as marcas, as transmissões via streaming e, principalmente, as lives, são relativamente fáceis de fazer. 

 

Tudo o que você precisa é de uma câmera de vídeo (como a do seu smartphone ou computador) e de uma boa conexão com a internet para transmitir seu vídeo para a plataforma que seu público terá maior aderência. 

 

Os influenciadores, que são perfeitos para uma estratégia de marketing em vídeo, costumam aparecer nas principais plataformas, sendo algumas delas:

 

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter;

  • LinkedIn;

  • Twitch;

  • YouTube.

 

A versatilidade é umas das principais razões para investir em streamings e live stream

 

O conteúdo pode incluir, por exemplo, enquetes com perguntas e respostas, tutoriais de produtos e de serviços, como assistencia técnica da weg, realizações de eventos e qualquer outro conteúdo que você queira compartilhar para quem segue sua marca. 

 

A transmissão ao vivo também tem o poder de humanizar sua empresa, levando os espectadores aos bastidores dos corredores de onde sua marca é construída. Isso traz muita proximidade e confiança no que você traz para agregar à vida das pessoas. 

 

Optar por usar mais os vídeos nas redes sociais não é apenas uma estratégia de engajamento do público que você já conhece. É uma maneira de expandir e conhecer novas pessoas que gostam do seu conteúdo, de forma que você nem imaginaria. 

 

Esse é o poder real de diversificar formatos, afinal, assim você consegue ter a visão completa de quem vê sua empresa de automacao eletrica industrial com bons olhos, quem valoriza o seu trabalho e em quem você realmente deve focar suas comunicações.

 

Aproveite isso para interagir com os usuários que entram nas lives e em seus vídeos, chamando-os para participar, comentar e qualquer forma de interação. 

 

Quanto mais o conteúdo for visto, mais pessoas podem referenciar seu trabalho e mais clientes podem chegar à sua marca e aos seus produtos. 

Garantindo uma boa transmissão

A transmissão ao vivo pode ser uma forma eficaz de gerar envolvimento autêntico com seu público, mas se você não planejar com antecedência, os espectadores perceberão a falta de profissionalismo. 

 

Em uma transmissão ao vivo, você só tem uma chance de executar, porque os erros ficarão visíveis para todos que sintonizarem. Se a live atrasar ou for difícil de ouvir devido a diversos problemas técnicos, seus vídeos não terão aderência.

 

Para garantir uma boa transmissão de, por exemplo, uma explicação de exame laboratorial covid 19, siga alguns passos para não ter problemas e correr tudo bem.

1 - Estabeleça um propósito para os seus vídeos

Tenha em mente o objetivo de cada live que você for fazer. Apenas chegar ao seu público e fazer uma transmissão sem nenhum roteiro ou mínimo planejamento não funciona nem se você tiver milhões de seguidores. 

 

Então, faça sua lição de casa antes de tudo e divulgue essa breve programação para o seu público já se preparar.  

 

Para isso, dê um título preciso ao seu stream para não haver nenhum tipo de divergência ou confusão.  

 

Se os espectadores costumam acessar as redes sociais da sua grafica de impressao digital para ver as lives, eles precisam saber do que se trata. Portanto, certifique-se de que seus títulos e descrições estejam claros e contextualizados.

2 - Tente controlar a transmissão

O ideal é que haja uma separação bem nítida entre quem faz as lives e quem controla a transmissão de forma mais técnica. 

 

Quando há uma empresa por trás disso ou profissionais de confiança, que sabem o que estão fazendo, a chance de erros diminui muito.

Considerações finais

Hoje em dia, é praticamente mandatório estar na internet como marca e fazer lives e vídeos por streaming para o público conhecer seu trabalho e se engajar com seus produtos e serviços, seja um reparo do iphone ou para apresentar o lançamento de um novo item. 

 

Isso acontece porque é um dos formatos que as pessoas mais buscam atualmente, sendo muito importante para as companhias se conectarem com seus públicos através do vídeo, seja ao vivo ou gravado por stream.

 

Por fim, tente incorporar as dicas que demos ao longo do texto para conseguir cada vez mais clientes e levantar seu negócio de vez, com uma presença massiva nas plataformas sociais a partir dos conteúdos em vídeo. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.