Publicidade na web: Por que investir nessa prática?

Publicidade na web: Por que investir nessa prática?

A publicidade na web pode ser considerada hoje um dos melhores meios existentes para adquirir um aumento expressivo de vendas, dependendo do produto ou serviço que você oferece para o público.

 

É inegável a necessidade de todas as empresas investirem forte no ramo digital, justamente por ser um método de venda que funciona independente da situação econômica. Isso se fez muito forte nos últimos tempos, e a tendência é que aumente cada vez mais.

 

O meio digital é muito forte no quesito comodidade, variedade e preço. As pessoas conseguem comprar sem sair de casa, encontrar exatamente o que procuram e, na maioria das vezes, com um preço bem melhor do que em lojas físicas.

 

No entanto, o artigo de hoje não irá discorrer sobre vendas na internet, isso já está bem claro para muitas pessoas. Aqui, falaremos sobre uma tendência ainda mais forte que pode gerar vendas para o seu negócio como um todo: estamos falando da publicidade na web.

 

Existem segmentos, serviços e alguns produtos que não necessariamente precisam ser comercializados na internet, mas precisam ser divulgados, e pensando no que milhares de empresas acreditam sobre as diversas maneiras de divulgação. 

 

Veremos nesse artigo por que começar a praticar e principalmente investir em publicidade na internet, os benefícios de se fazer isso e as melhores formas para engajar as vendas de uma empresa com um grande painel de publicidade feito na internet. Continue a leitura! 

Vantagens da publicidade na web

A publicidade já tomou conta do meio digital, não sendo nenhuma surpresa para as pessoas saberem que diversas empresas estão tentando divulgar seus produtos por onde elas acessam, e justamente por isso é que deve-se investir.

 

Pense no número de pessoas que compram algo após verem uma publicidade sobre um produto ou serviço na internet. Agora, imagine o número de pessoas que só utilizam da internet justamente para realizar suas compras. 

 

Por fim, pense no número de pessoas que podem passar sem nunca verem o produto ou serviço de uma empresa séria que trabalha com um excelente produto ou serviço, mas que não investe no ramo digital. Vejamos alguns pontos:

 

  • Diversos meios para realizar a divulgação;

  • O marketing é feito pelos próprios usuários após cativados;

  • Não depende de nada além da internet;

  • Tráfego pago precisa ser visto.

 

Esses tópicos mostram que a internet é um canal eclético, com amplo espaço para que todas as empresas divulguem seus produtos e serviços. 

 

Quando um negócio paga para uma rede social realizar a divulgação, por meio da publicidade paga, esta obrigatoriamente será vista. É como comprar um produto de limpeza e levar a sacola supermercado para casa.

 

Dessa forma, após a criação de uma campanha de publicidade, basta a internet para que ele seja divulgado. Não é como em campanhas feitas em eventos, por exemplo, onde existe a necessidade de toda uma estrutura física; basta apenas um computador ou celular. 

 

Por fim, um produto que é divulgado na internet é facilmente compartilhado por inúmeras pessoas, seja por meio da divulgação de um link em aplicativos de mensagens, ou do compartilhamento de um banner nas redes sociais. 

 

Assim, o alcance dessas campanhas torna-se enorme quando combinado com uma forte campanha de marketing digital e meios para venda na internet. Assim, é muito possível que nem exista mais tanta a necessidade de campanhas em lojas físicas.

 

Ademais, fale sobre a avaliação de ativos e passivos gerados após uma campanha publicitária na web e veja quão vantajoso é investir nesse tipo de divulgação que tem um potencial infinito.

Anúncios nas redes sociais 

Quem nunca divulgou alguma apresentação nas redes sociais? Já pensou no motivo que faz as pessoas quererem divulgar um momento nessas redes, ou o que elas ganham com isso e qual o real motivo por trás dessas realizações?

 

Muitos estudos apontam que é a sensação de ser visto, uma necessidade humana que ocorre desde os tempos pré-históricos. Isso torna as redes sociais um excelente local para realização de campanhas publicitárias estratégias para cativar os clientes.

 

Com o investimento certeiro em uma única publicação, seja uma postagem ou vídeo que pode viralizar e gerar resultados incríveis, as redes sociais trabalham com o engajamento, e diferente de um marketing nas redes sociais, a publicidade tende a ser mais direta.

 

Então, tentar fugir um pouco da criação de um banner colorido e buscar por algum influencer famoso que possa divulgar uma roupa ou uma bebida e até mesmo um curso que está sendo vendido por alguma empresa é uma alternativa. 

 

Essa divulgação será paga e publicada nas redes sociais com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possíveis para gerar compras por meio da identificação que o público teve com o influenciador que fez a campanha.

 

Atualmente, as redes sociais são muito poderosas por serem utilizadas diariamente por milhões de pessoas, o que possibilita com que a empresa que faz a divulgação seja vista frequentemente pelos usuários que consumirem as publicações feitas.

 

Então, foque na qualidade e não na quantidade dos conteúdos, e lembre-se que o objetivo é gerar engajamento. Poste fotos e vídeos interessantes que o público da empresa goste de ver e, com isso, atinja os objetivos propostos.

Publicidade em jogos  

Diversas empresas de jogos estão investindo nas plataformas mobile e consoles justamente pelo número crescente de pessoas que consomem games. Por ser um meio bastante diferenciado, que atinge quase todas as faixas etárias, os jogos são excelentes vitrines.

 

Um jogo simples mas bem montado, funciona desde em um notebook para escritório super desenvolvido até em um celular de preço comum. Por isso, uma maneira de divulgar a empresa pode ser patrocinando esses jogos ou colocando a empresa dentro deles.

 

Também se tornou comum as pessoas verem diversos anúncios em jogos mobile. Normalmente, são colocados como forma  de ganhar um prêmio, ou seja, a pessoa que assistir ao anúncio conseguirá uma vida extra ou o dobro de prêmio dentro do jogo.

 

Essa forma de publicidade é interessante, pois você pode ganhar pela insistência, dependendo de como for feito o anúncio pode gerar curiosidade nas pessoas gerando interatividade. 

Propaganda footer ad

Um footer ad é um tipo de anúncio que pode ser colocado em sites e páginas na internet, que mostram um pouco de um produto por meio de uma imagem ou vídeo. Se ocorrer uma interação do usuário, um anúncio automaticamente será aberto com mais informações.

 

É normal enxergarmos isso nos celulares que pedem para que façamos uma interação com os anúncios e somos redirecionados ou nos é mostrado algo além do que foi apresentado inicialmente.

 

Pense como flyers academia que fazem uma propaganda mostrando apenas pessoas com físicos esculpidos e, ao interagir com o anúncio, vemos toda a propaganda e informações adicionais.

Publicidade em anúncios eXcroll

Anúncios eXcroll são uma maneira de interagir com o usuário enviando-lhe uma mensagem que gere impacto. No geral, assim que ele entra no site em busca de uma oferta, esse tipo de mensagem pode ser enviada com o objetivo de gerar um impacto positivo.

 

A abordagem precisa ser bem clara e assertiva, e o consumidor não pode pensar que está passando por um golpe ou coisa do estilo. Precisa ser feito de uma maneira natural até mesmo como um filtro para levá-lo até o local desejado.

 

A pior coisa é quando alguém faz a compra sem saber que existe uma oferta que não foi aproveitada, e esse tipo de publicidade na web ajuda justamente para que essas situações não ocorram.

 

Logo, se estamos falando de uma empresa de motoboy, por exemplo, a mensagem pode informar que na primeira compra realizada 24h após o cadastro no site, a entrega será cortesia da casa.

 

Essa mensagem pode ser posta de forma direta assim que o canal for acessado, junto do objetivo de mostrar ao consumidor que ele deve obter essa vantagem a todo o custo.

Considerações finais 

Vimos ao longo deste artigo diversos motivos para investir em publicidade na web. Notamos que o alcance da internet é incrível e pode atingir um número de pessoas muito maior do que qualquer outra campanha física realizada, a depender do seu tipo de negócio.

 

A vantagem de ser um ambiente abrangente e democrático onde um mecânico para bicicleta pode ser tão visto como uma startup, mostra que tudo vai depender da força do produto ou serviço e do conteúdo que for disponibilizado nas redes sociais e outros canais.

 

Cada canal com suas vantagens e desvantagens, mas todos com grande possibilidades de gerar um engajamento positivo para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas investimento na publicidade no meio digital. 

 

Por fim, é importante aliar a publicidade feita na web com sites bem elaborados, onde se torna possível realizar a compra neles. Assim, o cliente é cativado pelas campanhas e consegue fechar a compra de forma rápida e tranquila.

 

Os usuários estão cada vez mais com menos tempo para perder em compras, então, aproveite-se disso para aumentar suas vendas e crescer no ambiente online, em seu mercado de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.