Por que investir em web rádio?

Por que investir em web rádio?

O rádio foi um dos primeiros meios de comunicação de massas a alcançar uma grande abrangência entre as pessoas. Com a evolução da internet, o formato de transmissões de áudio se mantém vivo com as web rádio. 

 

A tecnologia necessária para a criação deste formato de conteúdo é bastante simples, com uma conexão e equipamentos básicos já é possível criar uma programação de rádio para internet. 

Por mais que vídeos e publicações de redes sociais sejam os grandes chamarizes das redes sociais atualmente, as rádios disponíveis a partir da internet estão em franco crescimento, segundo estudos já existem mais de três mil rádios disponíveis na internet. 

O cenário no Brasil ainda é bastante novo, são cerca de 200 opções de web rádio no território nacional, boa parte desse número parte da transmissão repetidas online de rádios que já atuam com a conexão tradicional AM, FM ou a partir de ondas curtas. 

Contudo, apesar de iniciante, as plataformas de transmissão presentes apenas na internet estão crescendo e tendem a tomar uma fatia maior desse mercado. 

Além de depender de uma estrutura simples, é um empreendimento com pouca burocracia e que gera resultados. 

Muitos se lembram das rádios tradicionais que reproduzem músicas e distribuem brindes corporativos diferenciados nos intervalos, mas em algum momento por conta da facilidade de acesso dos streamings deixou de consumir esse conteúdo.

As web rádios conservam boa parte da dinâmica da rádio tradicional, porém, com uma conexão mais simples e estável e com a lógica da internet conectada tanto em seu formato como em seu conteúdo.  

Além da perda considerável de ouvintes com o advento de novas formas de conteúdo, as rádios tradicionais sempre estiveram diante de um problema de logística. A Web rádio, no entanto, utiliza a tecnologia para resolver ambas fraquezas desse formato. 

Com uma transmissão feita a partir de um sinal transmitido de uma fonte, quanto mais longe o ouvinte estivesse, pior seria a qualidade. 

Como a transmissão é feita pela internet, as Web radios estão disponíveis em todo o mundo e estão a um clique do ouvinte. 

A Web rádio oferece a possibilidade de alcançar mais pessoas com a sua programação mais dinâmica, com mais qualidade e bem menos investimentos necessários. Para que esse projeto seja bem executado é preciso dominar alguns pontos, inclusive legais. 

Por que utilizar uma web rádio para o seu empreendimento

Existem muitos motivos que podem levar ao investimento em uma Web rádio. Isso porque essa se apresenta como uma possibilidade com pouca burocracia em um mercado que está em expansão no Brasil e no mundo, além de ter um ótimo retorno do valor investido. 

Por muito tempo ter uma emissora de rádio era tão distante da maioria das pessoas quanto uma aeronave leve esportiva voo com instrutor

A internet tem o alto potencial de utilizar a tecnologia para minimizar a barreira de estrada nos mais diversos mercados, inclusive no de radiotransmissão. 

Era necessário uma grande quantia investida antes mesmo da primeira transmissão. A compra da antena com alcance amplo, a localização ideal para a instalação, os transmissores e outros equipamentos de infraestrutura. 

As autorizações legais dos órgãos públicos para utilizar tanto o espaço para instalação quanto uma frequência de ondas eletromagnéticas também era um fator restritivo e extremamente demorado para criar uma rádio própria. 

Além da infraestrutura externa e das questões de certificação e legalização da transmissora de rádio, também é necessário um estúdio preparado com mesas de som, microfones, computadores, softwares e mão de obra qualificada. 

Deu para entender como fundar uma rádio era um processo caro, demorado e trabalhoso. Graças aos novos softwares e aplicações para criar sua primeira web rádio é preciso apenas de um provedor do serviço de streaming, um aparelho conectado a internet e voz.

Com esse investimento base reduzido, o comunicador pode investir tanto em mais divulgação de sua rádio como em uma película jateada decorativa para o estúdio ou qualquer melhoria em sua estrutura para aos poucos aumentar a qualidade da transmissão. 

O que você precisa saber sobre web rádio 

A internet como um vetor de inovação possibilita que muitos processos que há tempos atrás seriam complexos e demorados pudessem ser executados com mais facilidade e também com uma maior variedade de opções disponíveis. 

Ao ligar um rádio convencional o ouvinte tem acesso a algumas estações conectadas por ondas que alcançam o território de uma cidade ou no máximo da sua região metropolitana. 

A rádio web abre persiana painel sob medida para um horizonte totalmente novo. 

Por meio da internet uma transmissão de áudio feita do outro lado do país e até do mundo está a um clique de distância do ouvinte com muito mais qualidade de áudio e com um sinal a prova de intermitências ou interferências. 

As limitações logísticas das rádios tradicionais reduz muito as possibilidades de programação. Com muito mais facilidade de criação, o cenário de web rádio tem se multiplicado com diferentes programações tanto de música quanto de conteúdos próprios. 

Muitas das web rádios que surgem atualmente começam com um investimento mínimo. Um computador com boa conexão com a internet, em especial com uma taxa de upload alta, microfones e fones básicos, já é possível realizar a primeira transmissão. 

Com uma boa comunicação em redes sociais e um conteúdo relevante é possível atrair atenção de empresas de limpeza de sofá de couro para um primeiro patrocínio. 

Depois disso esse valor pode ser investido para melhorar a estrutura ou a divulgação da rádio

Apesar de ser uma missão muito mais simples que estruturar uma rádio tradicional, esse processo também demanda organização, seja para manter a frequência e a qualidade das transmissões ou para utilizar essa atividade para gerar recursos com patrocínios. 

Uma rádio convencional precisa seguir uma série de regulamentações legais para operar, é necessário ter um CNPJ e garantir as documentações necessárias no órgão regulador que no caso brasileiro é a ANATEL, entre outras burocracias. 

Já a Web rádio ainda não é uma atividade regulamentada e não possui uma legislação definida. Isso significa que não é necessário seguir nenhum processo legal para começar a transmitir, contudo é necessário estar atento para algumas leis durante a atividade. 

A Lei nº 2965 de 2014 é uma legislação federal que dita os direitos de todos, incluindo pessoas físicas e jurídicas que fazem uso de conexões via internet.

Ela também estabelece os regramentos sobre liberdade de expressão e disseminação de conhecimento nesse meio.

O que você precisa é seguir a Lei 2965 de 2014 que rege os direitos de todos (pessoas e empresas) perante a utilização da internet, e estabelece a liberdade de expressão e disseminação de conhecimento.

As vantagens de uma web rádio

Existem diversos motivos que levam investidores a colocar recursos na criação de uma web rádio e para que comunicadores se especializam em formatos específicos para esse meio de comunicação, entre eles estão: 

  • Baixo custo de investimento inicial; 

  • Facilidade de acesso e difusão mundial; 

  • Processos com pouca burocracia; 

  • Potencial de crescimento do mercado. 

Uma web rádio pode ser atrativa para anúncios comerciais como o de uma tela proteção piscina. Essa é só uma das formas que uma web rádio pode se tornar rentável com pouco tempo de atividade. 

Graças às ferramentas de streaming disponíveis atualmente é possível disponibilizar transmissões completas ao vivo e também programas gravados com baixo consumo de dados e alta qualidade de aúdio e até imagem. 

As web rádios surgiram impulsionadas por grandes organizações presentes na radiodifusão tradicional, em um segundo momento surgem outras fontes de conteúdos como seleções de música, jornalismo e transmissão de eventos como partidas de futebol.

Um terceiro momento é o que vivemos hoje permite um acesso tão facilitado que a variedade de modelos de conteúdo cresce todos os dias. 

Novelas em áudio, programas de debates e até interativos surgem diariamente aquecendo esse mercado. 

As web rádios ainda oferecem espaço para os serviços tradicionalmente associados ao rádio tradicional como a inserção de campanhas na linha de combate a incêndio  e outras iniciativas para a conscientização da população. 

Considerações finais

Sendo assim, mesmo que a televisão, a internet e outros formatos de consumo de conteúdo apareçam no dia a dia da população, uma coisa é certeza, haverá um espaço para transmissões de rádio. Isso não quer dizer que esse meio de comunicação não se inova. 

As web rádios são meios de comunicação cada vez mais difundidos e consumidos pelos internautas. A grande vantagem desse novo formato é a facilidade operacional e a difusão global do conteúdo produzido. 

Antes mesmo de instalar a divisória para escritório com porta no estúdio é possível realizar transmissões de largo alcance com toda a qualidade necessária. 

Esse meio cresce tanto em formatos como audiência, se tornando uma boa possibilidade de divulgação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.