Por que investir em programas radiojornalísticos online?

Por que investir em programas radiojornalísticos online?

A necessidade de se manter informado cresceu no decorrer dos anos, ainda mais com o bombardeamento de notícias que chegam de diferentes veículos de comunicação. Um dos mais famosos e consumidos até hoje é o tradicional programa radialista

 

Diferente do que muitos previam, o rádio não morreu, pelo contrário ele se reinventou e evoluiu. 

 

Hoje, milhões de pessoas escutam e até mesmo assistem transmissões de rádio na internet, carros, redes sociais e pasme em rádios. 

 

A questão que torna o rádio tão forte é a forma diferente como ele cativa as pessoas e transmite as informações. Sem pressa e com características especiais de cada programa é umas das fontes de comunicação mais confiáveis no mundo todo.

Vantagem na criação de programas radiojornalísticos

Com a chegada da era digital surgiram as rádios onlines que são nada mais do que programas radiojornalísticos ou não, que atuam no ambiente online e transmitem as informações de seu modo sem precisar estar em uma sala comercial pequena.

 

O interessante é que cada pessoa gosta de consumir um tipo de informação, então as rádios podem engajar diferentes tipos de públicos e muitas vezes público mais nichados para cada ramo. 

 

Um programa radiojornalístico online pode transmitir as notícias da maneira que quiser, seja mais tradicional e séria, focando nos vozeirões graves com textos bem montados onde a informação sem opinião deve ser exposta ao público.

 

Até uma maneira mais descontraída com um vocabulário mais acessível e até gírias dependendo do público que escuta a rádio. Também não dá pra descartar os programas que gostam de dar a opinião dependendo do assunto. 

 

Assim, investir em um programa radiojornalístico torna-se uma excelente opção por ser um canal democrático de informação. 

 

As pessoas ouvem se quiserem e conseguem ficar informadas por meio desses canais de comunicação seja qual a for a forma.

 

Um empresário que tem uma empresa de maquiagem que costuma divulgar seus produtos de forma tradicional e positiva como em um banner com ilhos, pode investir em um programa radiojornalístico online feito unicamente por mulheres.

 

Desta maneira ele tem um canal de divulgação de sua marca, para um público que consome muito os seus produtos. E porque não futuramente abrir seu próprio programa radiojornalístico? Tudo vai depender de como for feito. 

 

Fato é que esses tipos de programas online estão cada vez mais ganhando o apreço do público e se destacando pela sua maneira de fazer notícia e contar a história das pessoas. Independente da maneira que é feito, o importante é dar a voz a elas. 

 

Portanto, vejamos como fazer um programa radiojornalístico online. 

Montando um programa radiojornalístico online 

Todo o programa jornalístico passa por algumas etapas para efetivar sua criação. São necessários alguns cuidados e métodos para organizar como tudo será feito.

 

Contudo, se o objetivo é fazer de forma online é interessante evitar reuniões longas e extensas presencialmente, tenha em mente que tudo o que será preciso pode caber em uma mesa grande para escritório.

 

Vejamos o passo a passo de um programa radiojornalístico online:

 

  1. Apuração;

  2. Pauta;

  3. Edição e montagem;

  4. Apresentação;

  5. Infraestrutura.

 

Todo o programa jornalístico precisa seguir uma estrutura parecida para que seja possível sua implementação. 

 

Sobre a forma como será divulgada essa rádio, existem plataformas pagas e gratuitas que permitem a hospedagem da sua rádio.

 

Assim é possível que as pessoas tenham acesso a rádio de qualquer lugar, basta baixar o aplicativo ou acessar o site em que a rádio estará hospedada. 

 

Portanto, é importante ter uma equipe, não precisa ser muito grande dependendo da sua realidade, mas sozinho será difícil. 

Apuração 

A equipe de apuração é onde tudo se inicia. Essa equipe é responsável por olhar as notícias de maior relevância e notícias que podem vir a ocorrer no decorrer do programa e montar um texto base para que seja divulgado ou não no ar.

 

Essa equipe ficará atenta ao site dos bombeiros e da polícia, anúncio de governantes com o objetivo de verificar se pode ou não virar uma notícia para o jornal. 

 

A equipe de apuração também é responsável por solicitar os posicionamentos oficiais desses órgãos, fazendo-os tirar a informação do gaveteiro com chave para entregar aos ouvintes.

 

Normalmente, todo esse material é organizado e enviado para os editores e pauteiros para que o texto final seja escrito e divulgado pelos apresentadores quando o jornal estiver no ar. 

Pauta 

A equipe da pauta é responsável por preencher o jornal de notícias não factuais ou seja que não tem um prazo tão curto. Normalmente, os pauteiros ficam observando acontecimentos que outros canais divulgam ou buscam por histórias relevantes. 

 

Além disso, é importante que diariamente ocorra a tradicional “reunião de pauta” onde todos os responsáveis pelo radiojornal se juntam para discutir o que será montado para o jornal daquele dia.

 

Nessa reunião a equipe de apuração e da pauta devem apresentar todo o material acolhido. 

 

Portanto, se existe uma notícia sobre a mudança do crachá de identificação do Governo Federal não necessariamente é relevante para o jornal.

 

É nessa reunião que assuntos menos importantes tendem a ser descartados. A equipe da pauta então é responsável por entrar em contato com os personagens das matérias, marcar o local em que será feito as entrevistas e gravados os áudios e ou vídeos.

 

Lembre-se: a pauta é responsável por sugerir assuntos de relevância para o jornal. Não necessariamente precisa ser de acordo com o que todos os jornais concorrentes estão noticiando. Tudo irá se basear no tipo de informação que o programa irá divulgar.

Edição e montagem 

Note que edição e montagem foram colocados juntos, justamente por dependerem um do outro. 

É aqui que toda a mágica será feita, após a apuração e a pauta terem feito suas partes cabe aos editores organizar todo o material e montar as matérias.

 

Em grandes emissoras de rádio e televisão é certeza que terá uma estrutura super elaborada com uma mesa de som profissional onde os editores poderão fazer diversas invenções e estratégias para deixar as matérias o mais lindo possível.

 

Contudo, não se acanhe se for trabalhar em um programa radiojornalístico online tente se ater a qualidade do conteúdo que será obtido pela pauta. 

 

Na hora de realizar a edição e a montagem um bom software e um colaboradores que saiba editar, dará conta. 

 

Mais importante que uma super edição é um conteúdo de qualidade e essa é a maior característica de uma rádio online. 

 

Essa etapa é importante, pois é a última que antecede a apresentação. Todo e qualquer erro deve ser corrigido nesse momento, justamente por não haver mais tempo. O mundo ideal é que tudo esteja pronto ao menos 1 hora antes do programa estar pronto.

 

Assim os apresentadores terão tempo para ler todas as matérias e saber do que irão falar durante o programa, porém nem sempre é assim. 

 

Não há como ter controle do que pode vir a ocorrer, por isso existe a equipe de apuração que pode passar uma notícia de última hora.

 

Apesar desse tipo de coisa ocorrer as matérias “frias”, ou seja, que não tem um prazo curto para serem noticiadas devem estar prontas e de acordo com o que foi discutido e combinado na reunião de pauta. 

 

Por fim, divirta-se é aqui e na pauta que tudo é montado. Se a equipe gravou a entrevista com um microfone sennheiser E904, então é certeza de que terá qualidade no áudio, então não se preocupe, você precisa dar identidade ao seu rádio jornal.

Apresentação

Deixamos a apresentação por último para que se tenha noção de todo o processo que é feito para a realização de um programa radiojornalístico. 

 

Só que é aqui que está a alma do negócio. De nada adianta ter todo um programa pronto se não for bem apresentado.

 

Normalmente, os apresentadores são o destaque e os que serão relembrados. Quem for apresentar deve ver e ler tudo o que será apresentado no jornal para saber do que estará falando. E caso precise complementar ou reduzir algo enquanto o programa estiver “no ar”.

 

A apresentação deve ser realizada de acordo com o objetivo do programa, como já foi dito, não existe regra para a apresentar e essa é uma das vantagens de uma rádio online. A possibilidade de fazer da maneira que for mais adequada para o você e seu público.

 

Dê a eles um calendário com espaço para escrever algo importante além de um relógio e fácil acesso à equipe de apuração caso algo mais urgente ocorra. Será aqui que a identidade deverá ser montada e transpassada para o ouvinte da rádio. 

Considerações finais 

Vimos ao longo do artigo o porque investir em programas radiojornalísticos e como montar um. Só que mais do que isso é nítido as diversas vantagens de ser um programa forte como uma rádio em uma plataforma online.

 

Isso pela fácil divulgação e assimilaridade ao conteúdo que os ouvintes costumam ter ao escutar um programa radiojornalístico, isso ocorre por toda a “mística” que envolve uma rádio e todo o potencial de cativar as pessoas. 

 

Além de ser um ótimo local para investir seu tempo, dinheiro e vontade de contar a história das pessoas, é super vantajoso saber que qualquer pessoa pode acessar o programa. Isso torna muito mais incentivador e fácil de ser escutado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.