Por que investir em podcasts nichados?

Por que investir em podcasts nichados?

O podcast é um formato de conteúdo que está em alta ultimamente e traz muitas vantagens para quem ouve e para quem produz.

 

Trata-se de um material entregue em formato de áudio e que se assemelha a um programa de rádio. 

Entretanto, ele é disponibilizado de modo que a pessoa possa ouvi-lo quando quiser, ou seja, não é transmitido ao vivo.

Seus conteúdos são criados sob demanda e podemos dizer que sua base é o áudio marketing, visto que proporciona uma maneira que as empresas têm de se comunicar com seu público.

Por meio dele, é possível levar informação, educar as pessoas e investir em criações que ajudam a entreter o público, usando materiais em formato de áudio.

Ele se popularizou muito e, atualmente, é muito fácil encontrar podcasts em diferentes plataformas, com as mais variadas finalidades e de fácil acesso a todos.

Podemos falar sobre os mais variados assuntos usando esse formato de conteúdo, por essa razão, é possível criar os podcasts nichados, ou seja, que atendem a uma demanda específica de um público.

Por isso, neste artigo, vamos explicar por que criar um podcast nichado, como fazer isso e as vantagens dele.

Por que criar um podcast de nicho?

Existem muitas razões para criar um podcast nichado, uma delas é que podemos falar sobre variados temas e disponibilizá-los gratuitamente. 

Por ter uma temática bem extensa, qualquer pessoa ou empresa pode lançar o seu programa.

Por essa razão, um asilo para idosos não precisa de um grande aparato ou contratar uma emissora para transmitir seus programas. 

Mesmo assim, a instituição consegue alcançar diferentes públicos e atender aos interesses das pessoas.

Por exemplo, podemos atender a um nicho de ouvintes que precisa de dicas alimentares, com receitas deliciosas mesmo para quem tem alguma restrição.

Também é possível criar podcasts para quem se interessa por um esporte específico e que não se ouve falar muito no Brasil, como rugby. 

Para se ter uma ideia, é possível falar sobre absolutamente todo tipo de assunto, como:

  • Música;

  • Cinema;

  • Culinária;

  • Turismo;

  • Moda;

  • Profissões;

  • Idiomas.

Sendo assim, não importa qual seja sua especialidade ou interesse, é possível selecionar um tema e escolher um nicho específico dentro dele.

O podcast nichado também ajuda a desmonopolizar a informação, ou seja, qualquer um pode se tornar fonte de informações ricas, sobre pautas variadas.

É normal pensar que as fontes de informação e comunicação se detêm nos jornais, revistas, rádio e TV, mas depois do podcast, isso vem mudando radicalmente.

Existem temas inovadores e conteúdos específicos que só podem ser trabalhados por quem os domina. 

Por conta disso, os ouvintes podem descobrir mais sobre qualquer assunto, como diferencial de caminhão, sem depender da grande mídia.

Cada vez mais pessoas estão interessadas nos programas de áudio, por conta disso, além das transmissões amadoras, também temos as transmissões profissionais criadas por emissoras de rádio e TV conhecidas no país e no mundo.

Todavia, para impactar as pessoas certas e levar informação de qualidade, você precisa saber como criar o seu podcast.

Dicas para criar um bom podcast

Para criar um podcast dentro de um nicho específico, existem algumas estratégias fundamentais que precisamos colocar em prática. 

Escolher o nicho

Você já sabe que é possível abordar temas dos mais variados tipos e impactar pessoas com interesses distintos, mas isso não quer dizer que basta gravar o programa e esperar os resultados.

Primeiro é necessário definir o nicho, ou seja, o tema que você vai abordar em suas transmissões e para isso, nada melhor do que avaliar suas especialidades ou as características do público que você pretende atingir.

Por exemplo, se vai falar sobre carros, pode especificar ainda mais esse assunto e abordar assuntos sobre a parte mecânica, dando dicas sobre bateria 60 amperes, dentre outros.

Estudar o seu nicho

Agora que você já determinou o nicho que vai abordar em seu podcast, é o momento de começar a estudá-lo. Mas, veja, não basta apenas estudar o assunto do nicho, mas tudo o que o envolve.

Por exemplo, é fundamental saber mais sobre os seus concorrentes e de que maneira eles falam sobre o assunto, definir seus objetivos e traçar um plano e escolher uma estrutura para trabalhar, como transmitir ao vivo ou com alguém.

Também é interessante se informar sobre edições, programas que você pode usar e equipamentos que ajudam a melhorar a qualidade da transmissão.

Planejar sua transmissão

Escolha as pautas que serão abordadas a cada nova transmissão, lembrando de que ela deve se ater ao nicho que você escolheu. 

Em outras palavras, se vai falar sobre estética veicular, pode dar dicas sobre Bateria automotiva 60a.

Só que antes de começar a gravar, procure planejar os temas que você pretende abordar, pois é uma maneira de manter sua audiência interessada nas próximas gravações.

Também é importante criar um roteiro para o seu programa, e por não ser transmitido ao vivo, é possível corrigir os erros e ajustar todos os pontos necessários.

Feito isso, reúna todas as informações necessárias e organize todas elas, pois isso ajuda a fluir o assunto e nenhum dado relevante passa despercebido.

Revisar o programa

Se você gravou um programa dando dicas para festas e falou, por exemplo, sobre as vantagens do copo para casamento personalizado, precisa revisar o conteúdo para se certificar de que todo o áudio foi captado.

Veja se o material não está corrompido e faça a decupagem do conteúdo de seu podcast e você pode contar com alguns softwares para editar o seu programa.

Publicar o podcast

Enfim, chegou o momento de publicar o seu material e existem inúmeras plataformas que você pode escolher. 

Todavia, é importante investir no máximo de canais possível, assim, pode alcançar um público maior.

Também não se esqueça de divulgar o seu trabalho e uma das melhores formas de fazer isso é por meio das redes sociais, incluindo o link para que o usuário possa clicar e acessar seu conteúdo.

Vantagens de criar um podcast de nicho

O podcast é um formato de conteúdo livre que permite falar sobre qualquer coisa, até mesmo sobre chave canivete codificada. Mas, quando investimentos em um material de nicho, as vantagens são muitas.

Em primeiro lugar, se você for uma empresa, pode conquistar tráfego orgânico para o seu site, isso significa que seu portal vai receber mais visitas, sem que você precise pagar por isso.

Uma pessoa que se interessou pelo seu material vai visitar o site, e juntamente com algumas campanhas publicitárias, é possível alavancar ainda mais a sua audiência.

Entretanto, podemos dizer que a maior vantagem desse material é a flexibilidade de conteúdo. Podemos falar sobre qualquer coisa do nosso interesse, independentemente do nicho que escolhermos.

Tudo o que você precisa fazer é dominar o assunto em pauta e se aprofundar em seu material, pois é dessa forma que o seu ouvinte vai perceber o diferencial do seu podcast.

Além disso, quando produzimos algo específico, como dicas sobre cobertura de garagem, fica mais fácil impactar um público adequado e que certamente vai ouvir o conteúdo.

Todavia, para ser assertivo nesse sentido, é primordial conhecer a sua audiência e falar sobre o que interessa para ela.

Outra vantagem indiscutível é a acessibilidade desse tipo de conteúdo. Tudo o que o seu ouvinte precisa é de uma conexão com a internet, pois ele pode ouvir assim que você lançar ou baixar para ouvir depois.

Esse material também é acessível porque o ouvinte pode consumi-lo enquanto realiza outras atividades, como dirigir, trabalhar, cuidar da casa, se exercitar e por aí vai.

Ademais, os arquivos de áudio são menores do que os de vídeo, o que permite ao ouvinte baixar uma quantidade maior de conteúdos.

Também estamos falando de um recurso de baixo investimento, ou seja, para dar dicas de decoração com persiana de alumínio ou falar sobre qualquer outro assunto, você só precisa dominar a pauta e oferecer materiais de qualidade.

Todavia, não podemos descartar a necessidade de investir em divulgação, por meio de estratégias de marketing digital. 

Com isso, seus conteúdos vão chegar a um número maior de pessoas e serão um grande sucesso.

Conclusão

Portanto, um podcast de nicho é uma excelente estratégia para quem quer atender a uma necessidade específica e para empresas que desejam conquistar um público mais selecionado.

Por meio dele, você aborda temas que domina e leva informação de qualidade para as pessoas, onde quer que elas estejam.

Independentemente de qual seja o assunto que você queira falar, é possível criar um podcast de qualidade e se tornar referência em seu nicho de atuação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.