Por que é importante medir a audiência de sua rádio web?

Por que é importante medir a audiência de sua rádio web?

Medir a Audiência de rádio web é importante, assim como para as rádios comuns. Isso porque esse mercado tem crescido muito, e os ouvintes têm acesso a diversos modos de consumir esses conteúdos.

Com isso, a concorrência torna-se acirrada e é preciso lançar mão da medição para sobreviver neste território. O comportamento das pessoas também mudou por conta da internet, mas o hábito de ouvir rádio se intensificou com a tecnologia.

Tanto que as rádios tradicionais adotaram esse modelo para não ficar para trás, e observam atentamente como anda a sua audiência.

Quem está entrando nesse ramo agora precisa observar o comportamento das gigantes do mercado, para assim, conseguir crescer e atrair cada vez mais ouvintes.

Seja por hobby ou por sobrevivência, ter uma rádio é um trabalho que requer conhecimentos, assim como qualquer outra atividade.

Oferecer conteúdos do agrado do público, entender suas preferências e quais diferenciais sua estação online por oferecer, são alguns dos pontos que podem ser observados medindo a audiência.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como fazer isso, por que medir a frequência, o que fazer em casos de queda ou alta de audiência, além dos benefícios trazidos por essa prática. Acompanhe!

Como medir audiência de uma rádio online?

A primeira etapa consiste em traçar um perfil de público. Quando se planeja a criação de uma rádio, é necessário pensar no tipo de ouvinte a quem a programação será oferecida.

Para saber se atingiu esse público, podem ser adotadas medidas de incentivo, como oferecer programas em que o ouvinte peça suas músicas por WhatsApp ou redes sociais.

Estando a rádio situada em um estúdio musical profissional ou não, o Google Analytics também pode ser usado como ferramenta para medir a audiência da sua rádio online.

Isso porque a plataforma expõe dados como: quantos acessos o site da emissora teve e quanto tempo essas pessoas permaneceram na página.

Quando trata-se de emissoras transmitidas por meio de aplicativos, o número de downloads também pode integrar as informações referentes ao público.

Também é possível usar formulários do Google para fazer pesquisas. Além disso, pode-se criar enquetes e compartilhá-las em grupos de redes sociais onde o público-alvo esteja presente.

Dessa forma, é possível saber o quanto a rádio é conhecida e como ela está perante a concorrência.

Também existem ferramentas que analisam o tráfego de consumo de transmissões ao vivo em sites players na internet. Por meio delas, é possível acompanhar métricas como:

  • Acessos ao player;

  • Visitantes recebidos por dia;

  • Período de maior audiência;

  • Tempo médio que o ouvinte escuta a rádio;

  • País de origem.

Também contém gráficos comparativos de outras emissoras, para saber se aquela rádio localizada ou não em um estúdio para ensaio está acima ou abaixo da média.

Os dados são coletados por meio de tags geradas pela ferramenta, colocadas no player das emissoras. As informações são coletadas diariamente e de rádios por todo o mundo.

Por que medir a audiência?

Antes das rádios marcarem presença na internet, as emissoras escolhiam a pluralidade, por meio de conteúdos ecléticos ou de um nicho específico.

Portanto, dependendo do estilo musical que a pessoa queria ouvir, ela já sabia em qual rádio deveria sintonizar.

Com o surgimento da internet, esse cenário mudou; os aparelhos até continuaram nos carros, mas saíram das casas e dos escritórios.

Elas conquistaram um grande espaço na web e boa parte dos jovens, cansados das programações comuns, começaram a acompanhar tutoriais que popularizaram a programação online.

Por conta disso, rádios de todo o mundo perceberam que, para continuar crescendo, precisavam estar também nesse ambiente.

Contar com equipamentos adequados como microfone sennheiser e904 é importante, assim como medir a audiência garante a sustentabilidade de uma emissora web.

Por meio dela, é possível saber se o público-alvo está satisfeito, possibilitando oferecer uma programação adequada, conquistar novos ouvintes e anunciantes e fidelizar as pessoas.

Aqueles que pensam no futuro e desejam ver sua rádio crescer, saber como anda a sua popularidade pode transformá-la em uma das mais ouvidas no mercado.

Ademais, conservar todo o histórico desses dados ajuda a conquistar anunciantes e parcerias, além de patrocinadores.

O que fazer em casos de queda de audiência?

Quedas de audiência não são um bom sinal e podem ser desanimadoras, não é mesmo? Para garantir anúncios como de aula de guitarra particular e que cada vez mais pessoas escutem a programação, é preciso pensar em estratégias.

A internet é o principal meio de garantir audiência, afinal, estamos falando de rádios web, portanto, ter presença online é fundamental.

É por meio disso que se garante o sucesso, engaja mais ouvintes e garante a interação daqueles que já acompanham a programação.

No entanto, não basta apenas estar na internet, é preciso interagir com o público, fazendo com que as pessoas se sintam parte do programa, das programações e escolhas das músicas, por exemplo. Aliás, essa prática é um verdadeiro diferencial.

É dessa forma que devem ser usadas as métricas e todos os dados da audiência, além de investir em boas ideias, trazer novidades e acompanhar os indicadores de desenvolvimento, tudo dentro do perfil da rádio.

Ademais, é importante olhar para “dentro” da rádio, observando como está seu equipamento, como mini gravador dvr e outros itens.   

Isso significa que a modernização não deve vir apenas da programação em si, mas também dos equipamentos utilizados para lidar da melhor maneira com as quedas de audiência.

Quando houver aumento na audiência?

No lado oposto dessa história, está o aumento da audiência, que deve ser bem aproveitada. Um dos primeiros passos é procurar por anunciantes, pois dessa forma é possível aumentar os lucros da rádio.

Uma boa estratégia para isso é o marketing digital, afinal, suas estratégias podem potencializar uma rádio online.

Isso porque ele atrai mais público, mostra a autoridade da rádio e a sua qualificação para os anunciantes, uma vez que, quanto mais ouvintes você tiver e mais mostrar sua competência, mais marcas vão se aproximar de você.

Um dos principais canais para trabalhar as estratégias de marketing digital é a criação de um site da rádio, onde você possa falar um pouco mais sobre o projeto.

Os conteúdos postados podem ter formato de texto, áudio, vídeos e até imagens de onde está a rádio, seu ambiente de estudo adequado da audiência, dentre outros itens.

Depois de conquistar os seus anunciantes, é o momento de avaliar o que tem feito a audiência da rádio crescer. Uma boa dica é criar uma enquete sobre programações que os ouvintes mais gostam.

Por exemplo, se a programação mais votada for aquela com uma hora só de músicas, sem interrupções, invista em programações semelhantes em horários diferentes. Por exemplo, das 12:00 às 13:00 e das 18:00 às 19:00.

O horário dessas boas programações precisa coincidir com aqueles em que o pico de audiência é maior, pois garante que mais pessoas sejam impactadas positivamente e acompanhem a programação até o final.

Benefícios em medir a audiência da sua rádio

Existem diversos benefícios que a medição de audiência pode trazer. Dentre os principais, podemos destacar:

1 - Entender o perfil de público

Assim como entender o público-alvo é fundamental para o sucesso de uma gráfica que faz impressão de cartazes grandes, para uma rádio web é mais importante ainda.

Isso porque, dessa forma, a rádio consegue oferecer uma programação mais adequada, que fidelize os ouvintes e conquiste novos.

Também fica mais fácil para criar os conteúdos que serão veiculados nas redes sociais, sites, blogs e outros canais que a rádio use para divulgação própria.

2 - Melhorar pontos negativos

A medição de audiência, por meio de algumas ferramentas, coleta informações valiosas sobre os ouvintes, mas também sobre a própria rádio.

Com isso, ela consegue identificar seus pontos fracos e melhorá-los. Por exemplo, consegue saber o tipo de música que não agrada, uma programação que esteja em horário inadequado e até promoções que não impactam bem as pessoas.

Melhorando esses pontos negativos, a rádio leva até seus ouvintes aquilo que realmente é relevante para eles, e que os faz querer ficar mais tempo conectados.

3 - Identificar bons anunciantes

Ao conhecer o público, é possível saber qual tipo de anúncio pode ser interessante para ele. Isso atrai boas parcerias tanto para a rádio, quanto para quem anuncia.

O que significa ser mais atrativo para marcas que procuram na sua rádio o público-alvo dela mesma.

Conclusão

Os cuidados com a audiência são determinantes para conquistar um espaço melhor em meio ao mercado concorrido das rádios web.

Ela é um fator interessante que pode levantar hipóteses reais sobre mudanças e aspectos positivos que atraiam mais pessoas.

Com base nessas informações, é possível lançar mão de programações, promoções e brindes como calendário com espaço para escrever, para agradar a audiência, além de valorizar o seu sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.