Por que desenvolver um aplicativo para uma web rádio?

Por que desenvolver um aplicativo para uma web rádio?

Ter um aplicativo próprio para as empresas pode ser uma alternativa muito benéfica para elas, uma vez que ele disponibiliza um espaço exclusivo para personalização e otimização do conteúdo. 

 

Ele pode ser implementado como uma versão própria para aparelhos tecnológicos portáteis, os tipos mobile ou destinada a sites, sendo uma versão para desktop. 

Em ambas as formas o aplicativo consegue facilitar a experiência do usuário.

Por exemplo, uma loja de móveis corporativos que tem um aplicativo destinado a mostrar os seus produtos disponíveis ao cliente consegue criar um ambiente próprio para os seus produtos, permitindo ao usuário ser notificado facilmente sobre promoções de seu interesse. 

Nesse contexto, entra também a importância de criar um aplicativo para as empresas de web rádio, sendo a variante de seu site, mas garantindo ao usuário acesso ao seu conteúdo mesmo quando ele estiver offline e informações exclusivas da empresa. 

Essas empresas precisam realizar transmissões com qualidade para conseguir obter sucesso e entregar conteúdos que despertem o desejo do ouvinte de consumi-lo, fatores que podem ser resolvidos através da instalação de um aplicativo próprio. 

Com o crescimento da internet, o mundo do rádio já teve que incorporá-lo ao seu dia a dia, objetivando manter as tendências e continuar a agradar o usuário das formas que consegue. 

Isso também foi visto em outras áreas fora dos rádios, como com a instalação de câmeras pelos serviços de portaria e controle de acesso biométrico ou softwares para otimizar o trabalho nas empresas, garantindo maior comodidade e facilidade.

Assim, as web rádios surgiram como uma forma de digitalizar um conteúdo, permitindo que mais pessoas conhecessem o serviço e que se tornasse mais fácil e prático para os ouvintes o acesso ao seu material. 

Porém, com a constante evolução das tecnologias, os aplicativos se tornaram mais uma oportunidade para essas empresas agradarem os seus consumidores e continuarem aumentando a sua influência e resultados. 

Importância para essas empresas

Portanto, é possível entender que os aplicativos para as empresas de web rádio se tornam muito importantes, devido a suas disponibilidades e possibilidades de utilização. 

Primeiramente, verifica-se que ao utilizar um aplicativo, elas conseguem atingir um número muito maior de pessoas.

Uma vez que ter uma área própria permite que mais pessoas o conheçam do que possuir apenas um site. 

Assim, quando uma pessoa entra na página de instalação de aplicativos, ela encontra diversas opções que poderia nunca ter conhecido, passando a saber de uma empresa que não teria o mesmo resultado se possuísse apenas um site, muito mais difícil de encontrá-lo. 

Além disso, devido a todas as funcionalidades específicas de possuir um aplicativo, ele se torna um diferencial competitivo frente à concorrência do mercado, pois os clientes irão optar por consumir um conteúdo mais fácil e com diversas opções que o ajude.

Ter esse recurso atrelado à empresa de web rádio aumenta a fidelização dos seus clientes, porque permite a transmissão de um conteúdo de qualidade e oportunidades de facilitar a sua experiência. 

Com isso, os ouvintes sentem que a sua experiência como consumidores de conteúdo vale para a empresa produtora, o que aumenta o seu agrado por aquela marca, fidelizando-os e permitindo acesso a diversas outras vantagens. 

Assim, um cliente que se sente satisfeito com uma empresa de motoboy, além de continuar consumindo seus serviços, irá indicar a loja para os seus conhecidos, aumentando o alcance da empresa. O mesmo acontece com as web rádios.

Fora isso, ter clientes fidelizados faz com que ele deixe boas avaliações dela pela internet, o que garante que mais pessoas se sentirão seguras para consumir seus serviços, além de se tornar um promotor de publicidade gratuito dela. 

Vantagens de ter um aplicativo

Dessa maneira, é possível compreender que possuir um aplicativo destinado ao uso das web rádios pode ser uma ação muito vantajosa. 

Por esse motivo, serão analisadas as causas para essa situação a seguir.

Rapidez de acesso

Do mesmo jeito que para os serviços comuns, nos quais os clientes exigiram por velocidade em sua realização, como na entrega expressa de documentos, as web rádios foram vítimas dessa necessidade de rapidez para acesso. 

Sendo assim, o aplicativo permite agilidade aos usuários para encontrar o que desejam e escutar o conteúdo que mais os agrada.

Isso porque, primeiramente, ele não precisa digitar o endereço da web rádio que deseja ouvir, necessitando apenas um clique para acessar o conteúdo de seu desejo, pois sua conta já está logada e há um caminho pronto e rápido para acesso.

Além disso, o aplicativo deixa disponível todas as informações relacionadas aquela conta prontas para serem consultadas ou continuadas, fora o fato de conseguir disponibilizar recomendações sobre conteúdos relacionados ao gosto de cada consumidor.

Por exemplo, uma empresa que troca tela iPhone, quando um cliente desejar contratar o serviço, ele pode preencher todas as suas informações e gostos, e quando voltar ao app, estará tudo salvo, o que não há garantia com o uso de páginas na web.

Permite o uso contínuo

Quando uma pessoa escuta alguma coisa em um site da internet, ela não consegue fechar a página e continuar escutando. 

Isto é, se um usuário estiver acompanhando uma transmissão pelo site no celular, ele não conseguirá acessar outra página ao mesmo tempo. 

O aplicativo surge, então, como uma maneira de permitir ao usuário realizar diversas ações enquanto consegue continuar consumindo o seu conteúdo, o que, hoje em dia, agrada muito os consumidores de conteúdo. 

Assim, uma pessoa deseja ouvir uma transmissão de uma web rádio, mas, no meio, lembra que precisava alugar uma sala de reunião pequena para uma apresentação. 

Ela não precisa interromper o conteúdo, conseguindo sair da página e continuar ouvindo.

Além disso, por ser um conteúdo mais voltado ao entretenimento dos ouvintes, permitir o bloqueio de tela do celular dá a eles a oportunidade de fazer uma atividade chata, como andar de ônibus, enquanto se divertem com o conteúdo escutado nos fones de ouvido. 

Conserto de erros de qualquer lugar

Essa vantagem surge voltada para os próprios gestores da web rádio, pois é comum para os donos, em alguns casos, passarem por situações de problemas de última hora e que exigem uma intervenção rápida para diminuir os danos. 

Nesse contexto, surge a oportunidade da instalação de um aplicativo, uma vez que ele permite o acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, dispensando a necessidade de acessar um computador para consertar o problema. 

Isso porque:

  • Permite que o gestor esteja em qualquer lugar;

  • Não necessita de um acesso complexo e demorado;

  • Não fica preso ao horário de funcionamento do local;

  • Garante acesso através do celular.

Por exemplo, uma empresa que vende placa de homenagem acrílico percebe que um produto muito solicitado não está aparecendo como disponível para seus clientes. 

Visando a diminuição da perda de consumidores, ele consegue entrar no seu app e mudar isso. 

O mesmo benefício conta para as web rádios, uma vez que, se um conteúdo não foi postado por falha na programação ou algum cliente não está sendo respondido, o responsável consegue acessar o aplicativo e resolver rapidamente o empecilho.

Surge, então, uma forma de diminuir os prejuízos em momentos de necessidade momentânea ou críticos, fazendo com que um número menor de clientes seja afetado, assim como a própria empresa. 

Acesso a conteúdos exclusivos

Ter um app destinado para uma web rádio permite que ela disponibilize conteúdos exclusivos dentro deste recurso, aumentando o acesso dos ouvintes à sua instalação e a popularidade em frente ao mercado.

Isso acontece porque permite que a empresa disponibilize o seu ponto forte para os consumidores, aumentando o desejo deles em instalar o aplicativo para ter acesso a todas essas funcionalidades.

Explicando, se uma web rádio tem um programa de músicas eletrônicas que faz muito sucesso, mas só funciona em determinados horários, ter um aplicativo permite que ela disponibilize-o a qualquer momento, surgindo como um atrativo para os novos clientes. 

Canal de comunicação direto

Para as web rádios, é essencial estabelecer uma comunicação com o público, fator que, muitas vezes, os sites não conseguem oferecer. 

Além disso, ele permite o envio de notificações, o que permite um aumento da taxa de acesso ao app e atração de interesse. 

Um exemplo fora das rádios, uma empresa de móveis consegue enviar uma notificação pelo aplicativo para os usuários quando um produto, como a divisória de madeira para escritório entrar em promoção, chamando a atenção e atraindo-os para compra. 

Conclusão 

Portanto, ter um aplicativo para as empresas tornou-se um recurso essencial para o seu crescimento e alcance de resultados desejados, sendo o mesmo cenário para as web rádios. 

A criação dessa ferramenta disponibiliza diversas vantagens para as rádios, uma vez que permite um conteúdo exclusivo, de qualidade e entregue de maneira otimizada para os ouvintes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.