Por que anunciar dentro de uma web rádio?

Por que anunciar dentro de uma web rádio?

Anunciar os produtos e serviços de sua empresa é sempre uma ótima escolha para aumentar a carteira de clientes e ao mesmo tempo prover parcerias para o seu negócio, que podem ser altamente significativas se ambas estiverem atuando com o mesmo público.

 

No caso de uma web rádio, por exemplo, os anúncios podem ser ainda mais benéficos.

 

Visto que esse tipo de mídia possui uma segmentação de clientes interessante, provendo uma maior audiência que vá se tornar consumidora de contrato motoboy empresa.

 

Assim, seu negócio pode ter em mãos uma chance de chegar ao seu público e ainda prover vantagens financeiras ao investir em uma publicidade, algo positivo para qualquer negócio.

 

Portanto, no artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre as vantagens de anunciar em uma web rádio.

 

Além de entender mais sobre esse tipo de mídia e também as melhores formas de colocar essa ideia em prática, favorecendo sua empresa de estampagem.

Afinal, o que é uma rádio web?

A rádio web, assim como uma rádio tradicional, promove um tipo de conteúdo midiático que envolve o som como principal meio de comunicação. 

 

No entanto, a principal diferença desse tipo de veículo é a potencialidade do ambiente onde está atuando: o digital.

 

O rádio em si é um dos maiores e mais potentes instrumentos de comunicação, ainda que outros tenham uma relevância interessante para empresas e também para o público que deseja ou se informar ou buscar entretenimento, como o caso da televisão e da internet.

 

Dentro do ambiente online a rádio consegue chegar a uma distância ainda maior, em questão da cobertura necessária para se ter ouvintes, o que vêm colocando essa mídia cada vez mais em alta, aliando ainda as vantagens de colocar no ar uma rádio web.

 

O mais interessante é a facilidade de um ouvinte acessar a programação da mídia. Basta ter acesso a um computador ou um celular que a conexão com a rádio está feita.

 

Outro ponto de atenção para a web rádio é a quantidade de programas segmentados que ela possui. 

 

Diferente de uma rádio tradicional, onde o foco são as notícias regionais, a rádio online pode prover maiores informações e conteúdos para diferentes públicos.

Por que anunciar neste local é vantajoso?

Abaixo vamos mostrar algumas das vantagens em apostar nos anúncios em rádios na web, enfatizando o quanto essa opção pode ser vantajosa para os mais variados tipos de negócios, conseguindo alcançar clientes nos lugares onde outras mídias não chegam.

Público segmentado

O público de uma web rádio é altamente segmentado, afinal, além de manter ouvintes que amam uma rádio, ele acontece por meio da web, o que fecha ainda mais o cerco para as pessoas que de fato acompanham aquela mídia, sendo interessante para empresas.

 

Por exemplo, se os clientes de uma empresa de aula de musica gaita para iniciantes se encaixarem em um segmento online que gosta de rádios, certamente eles serão conquistados pelos anúncios e pela comunicação que a empresa fizer naquele espaço.

Preços em conta

Os preços de anúncios dentro das rádios são com certeza bem menores dos feitos em uma mídia televisiva, o que agrega maior vantagem para as empresas. 

 

Além disso, em um ambiente digital essa porcentagem cai ainda mais, sendo mais fácil colocar no orçamento.

 

Outro ponto interessante é que isso pode ajudar a empresa de automacao industrial a focar em outras produções a serem veiculadas no canal, como a contratação de atores e narradores para formar um comercial de qualidade dentro da mídia, para seus ouvintes.

Tem alta abrangência

Por estar presente em todos os espaços onde é possível ter acesso à internet, um anúncio em uma rádio web pode chegar a lugares que vão além dos espaços de abrangência de uma rádio tradicional, o que é interessante para empresas que focam em públicos assim.

 

Pode ser mais interessante, então, anunciar em uma rádio na web do que em uma rádio tradicional que só pega uma cidade dentro de um estado.

 

Assim, uma assistencia tecnica em relogio de ponto analogico pode chegar a lugares cada vez mais distantes.

Proporciona interação

Algo interessante tanto das rádios convencionais quanto daquelas que atuam em ambiente online é a possibilidade de interação com o público, principalmente no formato ao vivo. 

 

A empresa pode, por exemplo, colocar um sorteio de produtos e serviços que oferece.

 

E quanto mais o ouvinte faz essa interação, mais possibilidades de que ele se torne um cliente assíduo surgem. 

 

Afinal, o que mais os consumidores querem de empresas é a proximidade e a comunicação, que nesse caso, será intermediada por um comunicador.

Formas de iniciar a negociação de um anúncio

Agora que entendemos as vantagens de investir em uma web rádio para anunciar os produtos, serviços ou até mesmo a própria empresa, é preciso entender os passos de negociação, que são:

 

  1. Utilizar a linguagem certa;

  2. Escolher os melhores horários;

  3. Usar formas interessantes de comunicação;

  4. Pensar no seu público-alvo;

  5. Pense em parcerias como troca de serviço.

 

Sendo assim, vamos conhecer mais a fundo essas questões que valem a pena ser enfatizadas no início do trabalho entre a marca e a mídia escolhida.

  1. Utilizar a linguagem certa

Antes de mais nada, é importante que você ou os profissionais da sua empresa que vão trabalhar no intermédio com a rádio, pensem em formas de se comunicar com o público daquele lugar da melhor forma possível, começando pela forma de linguagem do anúncio.

 

Isso porque, como abordamos acima, o público de uma web rádio é extremamente segmentado, e dependendo do programa onde vai ser a comunicação, isso acaba sendo ainda mais enfático. 

 

Por isso, lembre-se de propor uma comunicação adequada com eles.

  1. Escolher os melhores horários

No início do contrato com a rádio é possível que sua empresa de conserto de fechadura de carros possa escolher os programas ou os melhores horários para atingir seu público, o que é importante, já que em cada espaço existem clientes específicos do negócio.

 

Por exemplo, no horário da manhã é possível ter contato com pessoas que estão no trabalho ou até mesmo em casa cuidando de crianças. 

 

Para ter maior certeza sobre isso procure saber o público de cada horário e escolha aquele que melhor satisfaz sua empresa.

  1. Usar formas interessantes de comunicação

É importante saber de que maneira a comunicação feita com o público por meio da rádio web será concretizada. 

 

Por exemplo, sua empresa pode vender um aparelho auditivo de surdez por meio de jingles, enfatizando o produto e o negócio de forma divertida.

 

Também é possível fazer isso dentro de um programa, por meio de uma entrevista ou perguntas e respostas com o público seguido de um sorteio. 

 

De qualquer que seja a maneira escolhida, pensar no diálogo e nas formas de enfatizar o serviço são essenciais.

  1. Pensar no seu público-alvo

O público-alvo certo é sempre aquele que vai comprar o seu produto, e saber onde você pode encaixar uma comunicação dentro da rádio web é importante para que seus investimentos valham a pena, é de fato haja resultados que sustentem o anúncio.

 

Por isso, procure entrar em contato com a empresa de mídia para saber em quais horários o seu público mais está engajado, sabendo fazer uma conexão com os conteúdos que seus clientes mais gostam de receber na rádio, sendo uma ênfase para divulgar seu negócio.

 

Além disso, é essencial escolher a mídia correta, tentando entender em qual segmento ela atua, quais são suas frentes de conteúdos e de que forma ela é conhecida no mercado. 

 

Só assim sua ideia de comunicação na rádio em um anúncio poderá ser satisfatória.

  1. Pense em parcerias como troca de serviço

Já pontuamos ao longo deste artigo que algumas rádios na web tem possibilidades de anúncios com preços mais baixos do que em comparação com mídias como televisão e a própria rádio tradicional, sendo algo interessante para que você gaste menos na divulgação.

 

Ainda assim, é possível pensar em parcerias com a mídia, para que ambas saiam ganhando e sem gastar tanto. 

 

Procure saber se sua empresa pode patrocinar alguns programas e em troca ter uma comunicação intensa ao longo de um programa.

 

Outro ponto importante é pensar em um estudo de impacto de vizinhanca EIV que mostra a potencialidade de um festival de música na rádio, por exemplo, trazendo artistas que os clientes se sentem representados e colocando em ênfase os produtos da sua empresa.

Considerações finais

A rádio web vem sendo vista, a cada ano que passa, como uma grande e potente mídia de comunicação, tanto por sua vantagem de chegar a públicos que nem sempre conseguem acessar uma programação na rádio tradicional, quanto pelo benefício de sua segmentação.

 

Para empresas essa vem sendo uma escolha fácil de ser feita, porque pode agregar uma melhor comunicação com clientes específicos, preços mais em conta de anúncios e também uma conexão por meio do ambiente online, um dos mais populares hoje em dia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.