Podcast: conheça os diferentes formatos deste tipo de programa

Podcast: conheça os diferentes formatos deste tipo de programa

O podcast se tornou um dos formatos mais apreciados pelos internautas no mundo todo. Não à toa, um estudo realizado em 2019 mostra que o consumo desse tipo de mídia cresceu 67%.

Por conta disso, plataformas como Spotify, Apple Music e Google Podcast tiveram um aumento considerável em sua demanda nos últimos anos.

Isso tem feito com que muitas empresas, dos mais diferentes tamanhos e segmentos começassem a adotar esse formato para a veiculação de seus conteúdos.

O podcast não é novidade, mas ele vem mudando e amadurecendo ao longo do tempo, e se tornou uma das principais oportunidades de relacionamento entre marca e público-alvo.

A criação de conteúdo é uma necessidade hoje em dia, tendo em vista que estamos inseridos na era da comunicação, o que acabou por mudar o comportamento de consumo das pessoas.

O consumidor moderno não quer apenas qualidade e preço baixo, ele quer saber mais a respeito das soluções disponíveis no mercado.

Os conteúdos podem assumir diferentes formatos, dentre eles o podcast. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é podcast, seus principais tipos e as vantagens que ele traz para as empresas.

O que é podcast?

Podemos dizer que o podcast é um tipo de programa de rádio que o ouvinte pode escutar quando for mais conveniente. 

Mas, ele não precisa sintonizar uma emissora, bastando apenas acessar um serviço de streaming ou um site e fazer o download.

Por meio dele, é possível criar conteúdos sobre qualquer assunto, e de maneira acessível. 

Por exemplo, uma empresa de cenografia arquitetura pode dar dicas sobre seu mercado, em um formato mais agradável para seu público.

Em linhas gerais, estamos falando sobre um formato de mídia que dialoga com um público específico e segmentado.

O número de ouvintes não é tão expressivo quanto o de uma rádio ou de um programa de TV, porém, conta com um público mais fiel, o que traz resultados melhores para as estratégias de conteúdo.

Agora que você já sabe o que é podcast, no próximo tópico, vamos mostrar alguns tipos diferentes desse formato de mídia. Continue a leitura.

Tipos de podcast mais comuns

O podcast pode falar sobre diversos assuntos, e é por essa razão que ele também pode ser criado de diferentes formas. E dentre seus tipos mais comuns estão:

Podcast informativo

Estamos na era da informação, em que as pessoas estão ávidas pelo saber e dispostas a compreender diferentes assuntos.

O objetivo deste tipo, como o próprio nome já diz, é dar informações. Por exemplo, uma imobiliária pode falar sobre as principais notícias do mercado de construcao comercial, mantendo seus ouvintes informados sobre ele.

O importante, aqui, é falar sobre assuntos contemporâneos e que se encaixem nos interesses do seu público-alvo.

Podcast de entretenimento

Esse tipo de podcast é o que mais faz sucesso entre os usuários, e no Brasil nós temos vários exemplos dele.

O objetivo é entreter as pessoas, mas isso não significa que você é obrigado a fazer uma programação cômica. É possível falar, por exemplo, sobre assuntos como:

  • Cinema;

  • Música;

  • Literatura;

  • Moda;

  • Turismo.

Existem subtipos nessa categoria também, como o bate-papo, onde uma assessoria esportiva em hotéis conversa com seus ouvintes, de maneira espontânea, criando um verdadeiro bate-papo.

Também existe o storytelling, um podcast de narrativa em que uma história é contada de forma ensaiada, e existem vários projetos desse tipo disponíveis na web.

Podcast de formação

Aqui, a ideia é ensinar alguma coisa aos ouvintes, portanto, é um formato bastante didático, que foca em um assunto que contribui para a formação do usuário.

Entretanto, se você pretende trabalhar com esse tipo, precisa saber que ensinar não é falar sobre um tema incansavelmente.

Pelo contrário, ele deve ser estruturado de maneira especializada, com o intuito de estimular o aprendizado do público.

Geralmente, este formato é pago e disponibiliza outros materiais e exercícios que testam os conhecimentos dos ouvintes, o que permite saber o quanto eles absorveram do conteúdo.

O podcast como marketing de conteúdo

Dentro do contexto de marketing digital, o podcast é usado pelas organizações, como uma empresa de jardinagem e paisagismo, para veicular seus conteúdos. E qualquer um dos formatos que mostramos aqui pode ser usado.

Cabe à empresa usar o tipo escolhido como um template para abordar suas pautas, de modo relevante para seu público-alvo.

Isso também depende um pouco da estratégia de comunicação do negócio. Por exemplo, se a intenção é se aproximar do cliente, o podcast de entretenimento pode ser uma boa escolha.

Por outro lado, se a marca deseja comunicar as mudanças relacionadas ao seu mercado, pode optar pelo formato informativo.

Contudo, não se deve usar esse tipo o tempo todo, visto que ele cria uma atmosfera mais séria e distante do público. Mesmo assim, ele é importante para informar o público e auxiliá-lo em suas tomadas de decisão.

Agora, se uma empresa de equipamentos de proteção contra incêndios quiser ensinar os seus clientes a fazer a instalação de uma linha contra incendio, pode usar ele para formação.

Dessa forma, ela pode ensinar as pessoas quanto à instalação, manutenção e outros assuntos pertinentes, e ainda testar se elas compreenderam os conteúdos.

Independentemente do formato que você escolher, o podcast é uma excelente ferramenta para gerar leads e está entre os formatos mais promissores para veicular suas estratégias de marketing de conteúdo.

Agora que você já tem uma ideia de como os diferentes tipos de podcast podem ser aplicados, vamos mostrar quais são as vantagens dessa mídia. 

Vantagens do podcast para empresas

Se você quer entregar conteúdo de alta qualidade, o podcast é o formato ideal para o seu negócio. O marketing de conteúdo é uma estratégia necessária e ele pode ser veiculado em vários canais.

Mas, tendo em vista que as pessoas não têm tempo de ler um texto ou assistir a um vídeo, esse tipo de mídia vem como uma alternativa interessante e mais adequada para o público.

Educar o público acerca dos produtos e serviços que você oferece é uma necessidade para qualquer empresa, como uma de aluguel de projetor de imagens, e com o podcast é possível informar as pessoas sobre o que você tem a oferecer.

Uma boa dica para nutrir os leads é entrevistar especialistas da sua área ou até mesmo outros clientes para formar um compilado de cases de sucesso.

Conteúdos ricos e relevantes fazem as pessoas prestarem atenção na sua marca, e quando a empresa faz isso, aumenta sua relevância no mercado.

A relevância traz autoridade de marca, e isso é importante porque os consumidores entendem que a sua companhia sabe o que faz e oferece as melhores soluções.

Outra vantagem desse formato é que ele possui um valor acessível, o que é especialmente vantajoso para as empresas que estão começando agora.

Um consultório de fisioterapia para AVC precisa apenas de um local com boa acústica, microfones e plataformas adequadas para edição e publicação.

Em comparação com outros formatos, como de vídeo, o podcast é muito mais vantajoso. 

Para gravar um vídeo simples para o seu canal no YouTube, por exemplo, é necessário câmera profissional, equipamentos de iluminação e editor de imagem.

Esses componentes, muitas vezes, custam caro e um vídeo que não transmite profissionalismo acaba prejudicando a imagem da marca ao invés de ajudar.

O podcast também ajuda a aproximar mais a marca de seu público-alvo. Isso porque o material fica disponível para que a pessoa possa ouvir no momento mais conveniente para ela. Portanto, sua empresa vai se encaixar à rotina da audiência.

Por fim, esse formato de mídia é ideal para as estratégias de áudio marketing, que ajudam a destacar o branding do negócio e entregar mais personalidade para o público-alvo.

Uma marca bem trabalhada conquista a confiança dos consumidores e exerce um grande poder de influência em suas decisões de compra.

Conclusão

Se você pesquisar um podcast que fala sobre servico de usinagem de grande porte com certeza vai encontrar algum que traga informações completas sobre o assunto.

Esse formato de mídia ganhou o coração dos ouvintes e a confiança de empresas dos mais variados portes e segmentos. 

Ele ajuda nas estratégias de marketing e entrega para o público um material rico e valioso.

E pelo fato de poder ser desenvolvido em diferentes formatos, ele se encaixa ainda mais nas pautas que você deseja falar.

Neste artigo, pudemos entender um pouco mais sobre o conceito dessa mídia, seus tipos e suas vantagens. Ao trabalhar com ela, você entregará um formato agradável para seus clientes e prospects, aumentando as chances de sucesso do negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.