O que são hotsites?

O que são hotsites?

Os hotsites representam uma forma de organizar o conteúdo na web, que é uma das prioridades atuais das empresas.

 

Isto no segmento do comércio, indústria e serviços que pretendem se posicionar fortemente nas plataformas online. 

O desenvolvimento e consolidação das ferramentas de busca modificou, de modo irreversível, a maneira como se publica, encontra e digere informação. 

Seus algoritmos estimulam a difusão de conteúdo em plataformas e formatos distintos. Tais transformações foram impulsionadas, sem dúvida, pelo novo modelo de concorrência gerado pela reunião entre mercados do mundo inteiro. 

Atualmente, qualquer loja compete com milhares do mesmo segmento, para o mesmo público-alvo. 

Estas ferramentas permitiram a expansão de acesso para além das fronteiras geográficas, fornecendo ao pequeno empreendedor um espaço de alcance equivalente, e em certos casos, maior que os veículos de mídia tradicionais. 

Por outro lado, produtores maiores e mais consolidados também acessaram as novas ferramentas, criando, rapidamente, modos de explorar lacunas de mercado causadas por demandas ainda não encontradas. 

Gerando todo o cenário que se inicia nos anos 2000 e culmina na intrincada rede atual, a comunicação remota, via web, sedimentou as bases para um modo de fazer publicidade e gerenciamento voltado para a experiência do usuário, sob a forma de marketing digital. 

Os hotsites são plataformas exclusivas que funcionam para atender o cliente, seja por meio da oferta de um catálogo, a assinatura de uma newsletter ou uma promoção por tempo limitado, seu foco é o direcionamento de público-alvo.

Funções dos hotsites

Os hotsites podem ser considerados colunas de classificação de conteúdo, criados para executar tarefas específicas e temporárias. 

A estrutura é aplicada em cenários como campanhas, sorteios e locais de conversão de leads. 

Converter uma visita, mesmo que recorrente, em um lead exige o fornecimento, de maneira orgânica, de uma informação de contato, seja um e-mail, telefone ou cadastro em plataforma gratuita. Desta forma, é construído um banco de dados para a empresa. 

Este banco de dados é a matéria-prima por onde o empreendedor adquire uma percepção mais nítida de seu público. 

Preferências e necessidades mais urgentes se destacam, contribuindo com a criação de produtos melhores, além de otimizar o atendimento. 

Os hotsites são muito utilizados com a finalidade de concretizar leads, o primeiro pilar do funil de vendas, técnicas amplamente implementadas nas empresas, de todos os tipos, desde cosméticos até transporte de cargas, para potencializar a aquisição de clientes. 

Por estar restrito a uma campanha específica, composto, assim, por um prazo de validade, os hotsites possuem as seguintes funções: 

Efetuar o número máximo de vendas

Afastando-se de outros conceitos de plataforma online, como os blogs e as landing pages, os hotsites servem ao propósito fundamental de gerar vendas. Por isso, sua composição mais comum é a exibição de um catálogo. 

Os blogs são modelos de sites caracterizados pelo conteúdo periódico, geralmente sob o formato de artigos informativos, como a composição de uma bateria para automóveis, apresentados em uma estrutura permanente, com um endereço web fixo. 

Seu objetivo é estabelecer-se como um canal oficial de contato com a marca, aplicando técnicas de posicionamento em motores de busca para manter um alto fluxo de visitantes na página. As publicações mantém a relevância do site, apesar do tempo. 

Por outro lado, as landing pages são páginas de abertura, desenvolvidas de modo a recolher leads e direcionar o visitante. 

Compostas por comandos específicos, sua principal diferença dos hotsites é a objetividade da comunicação. 

Em nenhum dos casos supracitados, o objetivo principal é efetuar uma venda, apesar de este ser o resultado final de uma estratégia que utiliza todos estes elementos. 

Enquanto os blogs são um modo de apresentar a marca, as landing pages geram leads. 

Os hotsites, porém, são construídos para converter leads ou visitantes em vendas concretas. 

Um exemplo de aplicação de hotsites pode ser traçado a partir da projeção de uma campanha de serviços de laudo veicular ECV.

Criando uma promoção de duas semanas, onde o primeiro pedido pelo serviço é gratuito, a empresa constrói um hotsite com as seguintes informações: 

  • Logotipo da empresa e arte de campanha; 

  • Informações técnicas sobre a promoção (habilitados, duração); 

  • O catálogo sujeito à promoção; 

  • Local de cadastro; 

  • Solução de dúvidas e acesso ao suporte.

Contendo mais elementos que uma landing page e menos que um blog empresarial. 

A natureza destas informações é também distinta; todas estão relacionadas exclusivamente à venda ou oferta daquele serviço em promoção. 

Apesar de não ser o foco principal dos hotsites, a geração de leads é inevitável nestes mecanismos.

Visto que o cadastro para a promoção já se configura como um novo lead, caso seja esta a primeira interação do usuário com a marca. 

Delimitar o período de campanha

Construir um hotsite é uma alternativa de infraestrutura mais personalizável, se comparada a outras formas, como a exibição de um catálogo na página matriz da empresa. É possível restringir o conteúdo à campanha específica e apagá-lo após seu final. 

Por isso, os hotsites funcionam como métodos que delimitam o período de campanha, facilitando a eliminação das informações referentes a ela no momento de seu término. Para compreender isso, considere uma distribuição de kit GNV 5

Em condições que excluem a confecção de um hotsite, a distribuição excepcional do item nas plataformas permanentes será dispersa, onde os canais de atendimento para vendas comuns e vendas relacionadas à campanha se misturam. 

Além de potencializar os riscos de falhas no suporte ao cliente, o uso dos canais fixos da marca dificulta o monitoramento dos resultados da estratégia, acrescenta ruídos na comunicação com o cliente e pode causar prejuízos comerciais para a empresa. 

Portanto, os hotsites são excelentes mecanismos de organização da informação, separando um canal completo para a campanha desenvolvida pelo marketing da marca, como uma chave codificada. A prática é uma facilidade até para as estratégias de SEO. 

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de práticas de otimização de palavras-chave, focando no funcionamento dos algoritmos que indexam endereços nos resultados de busca. Uma busca pela promoção pode levar o usuário direto para o hotsite.

Quando o hotsite é indispensável 

Explicadas as funcionalidades de um hotsite, é necessário delimitar quando seu uso é indispensável. 

O grau de impacto desta opção em uma estratégia de marketing depende do tipo de campanha, bem como da infraestrutura disponível para a empresa. 

Lançamento de produtos e coleções novas

Empresas que trabalham com lançamento de coleções e anúncios de troca de estoque, podem utilizar um hotsite para intensificar o pré-lançamento, ou os primeiros dias de venda dos produtos mais recentes de uma loja. 

Para o setor de serviços, os hotsites são também uma chance de comercializar ingressos para o lançamento de uma nova técnica ou pacote em seu empreendimento. 

Fortes no segmento de moda e cosméticos, os hotsites potencializam o efeito dos lançamentos. 

Quando um setor organiza a confecção de um novo produto ou coleção, as equipes de marketing se esforçam para encontrar o momento perfeito para lançá-lo. 

Seu sucesso depende do fluxo de vendas nos primeiros dias ou no primeiro mês de lançamento. 

Brindes e sorteios

Os brindes e sorteios ainda são, até os dias atuais, maneiras eficientes de aumentar o volume de acessos e leads para uma empresa, utilizados por empreendimentos que desejam debutar no intenso mercado da web.

O foco principal deste tipo de ação é alavancar tráfego, consequentemente, convertendo estas visitas em leads e posteriormente, vendas. 

Atraem o público desde a oferta de uma caixa de martelinho de ouro pequenos amassados até um pacote de serviços gratuito. 

A função de um hotsite é semelhante aos brindes e sorteios, alcançar volumes incomuns de acordo com as expectativas diárias da organização. 

Por isso, o dispositivo é ideal para este tipo de promoção, tornando o processo mais efetivo. 

Festas e eventos de temporada

Muitos segmentos de comércio são profundamente afetados por fatores sazonais, como a estação do ano. 

Portanto, a maior parcela de suas receitas é adquirida em temporada alta, ao invés de períodos distribuídos durante todo o ano. 

Os eventos de temporada são perfeitos para a aplicação de um hotsite, especialmente se os produtos disponibilizados no período se distinguem do catálogo anual de produtos. 

Mesmo empresas que não são afetadas pelas ondas sazonais podem utilizar datas comemorativas e festas para alavancar vendas. 

Uma oficina de bateria 60 amp pode criar um hotsite na semana de Natal, com descontos diversos, por exemplo. 

Reformulação de marca

Em alguns casos, uma empresa precisa transformar toda a sua imagem de marca para permanecer no mercado, provocando uma reação drástica nos clientes que estavam habituados à identidade antiga. 

Para manter o cliente informado, os hotsites são usados como um infográfico, uma página separada para lançar as informações mais importantes sobre o que mudou, porque mudou e como a empresa procederá dali em diante. 

Além de reduzir os riscos de evasão de clientes fidelizados pela antiga identidade, um hotsite voltado para esse fim pode conter uma central de atendimento, permitindo a solução de dúvidas maiores, como modificações de catálogo. 

A página pode ser removida do ar no momento em que a nova marca estiver consolidada na opinião pública. 

Assim, é possível tocar o repaginamento de outros canais, como um blog oficial com artigos sobre carteira de motorista categoria B

Conclusão

Sendo assim, os hotsites são ferramentas versáteis para a organização de conteúdo publicitário e empresarial na web, fundamentais para comunicados ou promoções com tempo determinado de expiração. 

Sua estrutura permite o livre desenvolvimento de layout, a configuração das informações exibidas e dos produtos, potencializando o comércio online e melhorando a experiência do usuário, a quem é oferecido um único local, de fácil acesso a todos os dados que precisa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.