O que é Web Rádio e como utilizá-la em seu negócio?

O que é Web Rádio e como utilizá-la em seu negócio?

Com o passar das décadas e o desenvolvimento de novas tecnologias o rádio foi sendo deixado de lado e substituído pelas músicas no formato MP3 ou podcasts. Mas, atualmente tem voltado sob um novo formato, o web rádio.

 

No web rádio os quais podem realizar transmissões de áudio por meio de dados da internet, possibilitando que as pessoas escutem em seus celulares e computadores. 

O web rádio além de ser uma nova ferramenta para propagar informações, pode ser utilizado no marketing de conteúdo e em diversas outras ocasiões.

Esse novo meio de comunicação surge retomando os preceitos do rádio antigo, que perdeu popularidade ao longo dos anos. 

O rádio é um meio democrático de propagar informações, pois todos tendo um aparelho adequado conseguem acessá-lo. 

Apesar desses benefícios a audiência tem sido reduzida devido ao surgimento de diversas plataformas de streaming e pela mudança dos celulares, que passaram a ser smartphones. 

Em um mundo tão globalizado e tecnológico, o que não falta são opções para receber informações. Portanto, houve uma migração dos fãs de rádio para todo esse universo de podcasts, televisão, canais no Youtube e outras redes sociais. 

Diante de todos esses impeditivos de continuidade do sucesso das rádios, surge a ideia de utilizar a internet para captar novamente esses ouvintes, cria-se o web rádio. Uma nova plataforma potente, assim como a impermeabilização de box banheiro.

 

No decorrer deste texto será apresentado o conceito de Web rádio e como ele funciona, quais são suas vantagens, dicas para criar um e como aumentar a interação do seu canal e os ouvintes.

O que é web rádio? 

Existem dois tipos de radiofonia, a analógica, aqueles rádios comuns de antigamente com transmissões através de ondas eletromagnéticas e a digital, com emissoras transmitindo digitalmente ou com web rádios, com sua existência exclusiva na internet.

Sendo assim, ele é caracterizado por transmissões de emissoras por meio de streaming pela internet, ou seja, para ter acesso a essa web rádio é obrigatoriamente necessário ter acesso a internet, assim como um robô carga industrial.

O web rádio foi criado em 1995 nos Estados Unidos, onde uma emissora comercial teve a ideia de transmitir de maneira contínua e ao vivo por meio da internet. No Brasil, chegou 3 anos depois, em 1998. 

A transmissão sonora desse tipo de canal é semelhante à que estamos acostumados, há música, notícias, promoções, narração de jogos, tudo o que sempre foi ofertado pelas emissoras analógicas. 

Porém, um dos desafios dessa plataforma digital é se adequar a linguagem da internet, ao novo conceito. Ainda é um desafio promover e alcançar a aderência dos ouvintes para esse tipo de tecnologia. 

Com o web radio funciona? 

A web rádio possui uma homepage na internet, onde é possível acessar diversas emissoras online, geralmente com o slogan em resumo da programação e do objetivo daquele canal.

Agora é possível ter acesso a uma emissora por meio de hyperlinks, portanto, o compartilhamento e o acesso ficaram mais simples.

Ainda é possível escutar no rádio do carro, basta conectar seu celular no bluetooth e acessar o canal de interesse através da internet.  

Vantagens da web rádio 

Criar o seu próprio web rádio ou começar a optar por esse tipo de plataforma traz diversos benefícios às pessoas, como: 

  • Maior alcance; 

  • Fácil acesso;

  • Maior compartilhamento de informações;

  • Novo canal de marketing; 

  • Baixo custo. 

Diante dessas vantagens em relação ao rádio analógico, não tem porque não aderir ao hábito de começar a ouvir um canal de rádio online ou iniciar o seu próprio canal. 

Os próximos tópicos apresentam informações detalhadas a respeito desses benefícios. 

Maior alcance

As estações de rádio tradicionais possuem limitações quanto ao alcance de seu sinal, pois depende da potência do transmissor e das opções de transmissões disponíveis, ou seja, existe um alcance máximo para a chegada do sinal analógico. 

Dificuldade essa que a internet dificilmente possui, pois o sinal de internet alcança mais locais hoje em dia, não importa a onde seja a emissora. 

Portanto, se você for fazer um acampamento no meio da selva, graças a um plano diretor mobilidade urbana, provavelmente, ainda terá sinal para ouvir seu web rádio favorito, basta estar online. 

Inclusive, o alcance de um web rádio pode ser global, algo que as emissoras tradicionais não conseguiram durante todos os anos de existência da radiofonia analógica. 

Fácil acesso 

Atualmente quase toda a população mundial possui acesso a internet, isso democratiza o acesso à informação e a diversas plataformas online, com o web rádio. 

Com essa democratização, ficou fácil encontrar um canal que o agrade, assim como bater o ponto em um relógio de ponto digital com comprovante.

Para acessar o rádio, basta ter acesso a internet e ao link que conduz até a homepage do canal de web rádio, com apenas alguns cliques em qualquer lugar do mundo. 

Maior compartilhamento de informações 

O web rádio transmite seus conteúdos através de páginas na internet, portanto, existe a possibilidade de compartilhamento de imagens, vídeos, links e diversos outros formatos na homepage dos canais. 

Sendo assim, um material complementar às transmissões de locução pode ser disponibilizado. 

Não visando perder a essência do formato que é o de áudio, mas complementá-lo por meio do compartilhamento do material que o locutor utilizou para produzir o conteúdo.  

Novo canal de marketing

O marketing por meio do rádio analógico perdurou por décadas, mas com o declínio do público ouvinte, já não é mais tão vantajoso anunciar produtos e serviços através desses canais. 

Com a volta do rádio no formato online, esse cenário mudou, o público voltou a ouvir os canais e colocar uma propaganda entre a programação se tornou algo vantajoso. É possível divulgar um ensaio fotográfico em família e muito mais. 

Lembrando que nessas plataformas existam locutores influenciadores de opiniões, portanto, ter uma marca divulgada por essas pessoas aumenta as chances de venda, pois as pessoas hoje em dia prezam muito por indicações.   

Até mesmo mais vantajoso que o rádio analógico, pois como dito anteriormente, é possível disponibilizar imagens, links e vídeos para os ouvintes, sem um cabo de alumínio isolado.

Sendo assim, se você deseja disponibilizar um material complementar na divulgação de seu produto, essa é uma grande vantagem. 

As propagandas são ferramentas boas para os locutores, pois eles monetizam o seu conteúdo e ganham um valor para estar ali trabalhando, podendo investir esse dinheiro em melhorias tecnológicas para o canal. 

Baixo custo

Antigamente, para possuir a sua própria emissora de rádio analógica, era necessário uma série de equipamentos de transmissão, incluindo um espaço adequado para comportar esses equipamentos. 

Atualmente, basta ter acesso a internet e um eletrônico com microfone. Pode ser um canal mais precário, utilizando um celular, ou algo mais rebuscado, com computadores ou notebooks equipados com bons microfones. 

Sem contar que hoje em dia a maior parte dos eletrônicos são portáteis, então não é necessário um grande espaço que comporte esses equipamentos. 

É possível desenvolver um web rádio em um quarto ou na sala da sua casa, basta ter força de vontade para ter acesso a internet. 

Dicas para iniciar o seu próprio canal de web rádio 

Abaixo segue um pequeno compilado de dicas para desenvolver o seu próprio web rádio e começar um serviço com locutor: 

  • Estude sobre tecnologia; 

  • Desenvolva um planejamento para o canal; 

  • Hospede seu canal em host streaming de terceiros; 

  • Tenha convidados.

Para iniciar um canal de web rádio é necessário entender um pouco de tecnologia, não precisa saber sobre como realizar o conserto placa iPhone, mas noções básicas de tecnologia. 

Pois, para fazer um bom serviço é importante ter um microfone adequado e entender sobre streaming. 

No início, você pode hospedar seu canal em streaming de terceiros, por meio de pacotes gratuitos ou assinaturas mensais. É importante iniciar dessa forma, porque assim seu canal terá mais visibilidade estando em um painel de canais já consolidados. 

Depois de criar o seu público fiel, faça uma limpeza estofados no seu canal, transforme seu computador em um servidor ou compre um servidor de alguma empresa, isso se tiver condições financeiras.

Além de todo o aparato e conhecimento de tecnologia necessário, é preciso desenvolver um planejamento para o canal, delimitando bem o conteúdo que deseja abordar e como fará isso, como serão as narrativas do canal. 

Para enriquecer esse conteúdo traga convidados para conversar em seu canal, certificando-se sempre de fazer uma lista interessante de perguntas. 

Considerações finais

Sendo assim, o web rádio surgiu para substituir o rádio analógico, que fez muito sucesso nas décadas passadas mas que atualmente vem sendo deixado de lado. 

Com essa nova plataforma digital ficou mais acessível e simples criar o seu próprio canal de rádio ou acessar um como ouvinte, pois só precisa de um equipamento eletrônico com saída de som e acesso a internet. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.