O que é um moderador de site?

O que é um moderador de site?

Para manter um site em movimento, é necessário peneiragem contínua de fontes, sendo este o serviço de um moderador. 

 

A produção de conteúdo é um trabalho que vai além da criação das publicações ou diagramação de infográficos.

O conceito de moderadores em canais de publicação e comunicação com o público não é estranho. Para redes sociais, por exemplo, os moderadores de páginas são aqueles com poderes de publicar, autorizar e monitorar todas as atividades do espaço. 

No caso dos sites, um moderador é importante por facilitar a delegação de funções estratégicas para o sucesso do canal. 

O moderador é uma espécie de garimpeiro, buscando as melhores oportunidades de atuação e mitigando ameaças. 

Um conceito presente em todas as plataformas de interação ou venda de fresadoras verticais, a ideia de moderar um site pode parecer turva para as pessoas, especialmente quando o moderador não é o proprietário da ideia e por isso, não é detentor do negócio. 

Esclarecer dúvidas acerca do trabalho de moderadores de sites é um dos objetivos deste artigo, de maneira a facilitar a escolha de um moderador ou a atuação diária para aqueles que já assumem esta posição na criação de conteúdo. 

Para que um moderador serve?

A demanda por um moderador surge, em geral, quando os proprietários não dispõem de tempo suficiente para monitorar todas as atividades de sua página. 

O fluxo de atualizações nos espaços online é intenso o bastante para delegar uma função exclusiva. 

Por isso, a função do moderador é manter-se atento aos desdobramentos do tráfego em uma página. 

Isso pode manifestar-se em fóruns de discussão, a partir da abertura ou autorização de abertura de tópicos distintos ou da análise de comentários. 

Considere um fórum de médio a grande porte, no qual dezenas de tópicos podem ser abertos a qualquer momento, e a depender da obrigatoriedade de cadastros.

Isto é, a facilidade de acesso, as chances de conteúdo inadequado são grandes. 

Controlar o tipo de conteúdo que é publicado por terceiros em seu site, seja ele de qualquer tipo, é de extrema importância, gerando impactos sobre o aproveitamento de estratégias de marketing digital em conexão de ferro e sobre a reputação da marca. 

Um site que apresenta maus critérios de moderação ou baixa capacidade de implementá-los, pode sofrer sanções por meio de algoritmos de busca, que podem considerar o site de baixa qualidade ou mesmo, malicioso. 

Portanto, a inserção de um moderador em um site representa a compreensão da responsabilidade da plataforma sobre o que é veiculado por meio dela. 

Assim, a importância de um moderador pode ser definida em suas ações. 

Estabelecer e manter a cultura da comunidade

Estabelecer uma cultura saudável estimula a participação de visitantes nas discussões do site. 

Construir espaços de interação pública é uma estratégia que ganha maior adesão pelas empresas, diante dos promissores resultados na prospecção e retenção do cliente. 

A criação de um fórum de discussão, por exemplo, pode se manifestar no contexto empresarial como um modo dinâmico de estabelecer um canal de suporte, onde os usuários podem sanar dúvidas sobre o produto ou contar sua experiência de compra. 

Os moderadores são responsáveis por estabelecer uma cultura comunitária naquele espaço, uma vez que a produção de conteúdo é realizada por terceiros, de maneira semi-irrestrita, como uma bancada didática

Empregando o exemplo do canal de suporte, a moderação atua no monitoramento do teor das publicações, respondendo dúvidas e problemas com rapidez e eficiência, além de auxiliar a experiência do usuário com a página, elucidando funcionalidades. 

A manutenção de um clima comunitário saudável acontece pela definição, comunicação e aplicação de regras de comunidade, proibindo, por exemplo, o uso de linguagem ofensiva contra membros do fórum ou visitantes do site, e aplicando sanções compatíveis. 

Segmentação do conteúdo 

Outro papel importante do moderador é a organização do conteúdo publicado na página, melhorando a experiência do usuário e a leitura de algoritmos de busca. Um canal de discussão pode levantar múltiplos assuntos.

Um serviço de câmera de monitoramento com áudio, por exemplo, pode abrir tópicos de discussão relacionados à logística de entrega ou as especificações técnicas do produto, com desdobramentos muito distintos. 

A segmentação de conteúdo é fundamental para a navegabilidade do site e o estabelecimento de técnicas de otimização para motores de busca. 

Uma interface confusa é a principal causa de altas taxas de rejeição em um site. 

Taxa de rejeição é o termo empregado para definir todo acesso que é finalizado na página de entrada.

Isto é, o visitante não se sentiu interessado em explorar os conteúdos do site, essa métrica é essencial para avaliar a eficácia real de uma estratégia de SEO. 

Cabe ao moderador definir os espaços onde cada assunto será discutido e remanejar publicações fora de sessão, além de informar as guidelines para todo novo visitante. O processo pode incluir a programação de alertas automáticos. 

No contexto dos blogs, uma modalidade de produção de conteúdo que parte da publicação de artigos em um site, o papel do moderador se concentra na sessão de comentários e nas páginas de organização do arquivo do blog. 

Um serviço de aluguel retroescavadeira pode contratar moderadores multi-plataforma, responsáveis por gerenciar o conteúdo e a comunicação em todos os canais da marca, o que inclui centrais de avaliação em ferramentas de pesquisa. 

Gerenciamento de atendimento e suporte

Outra influência de moderadores é gerenciar toda a estrutura de atendimento e suporte em ambientes virtuais. 

Isso inclui remanejar visitantes para canais específicos em casos de dúvidas mais complexas ou operações de venda e solucionar questões simples. 

A adição de um moderador nas equipes de atendimento é um ganho em termos de rapidez e dinamismo, fator que melhora a satisfação do cliente e sua percepção de profissionalismo e confiabilidade, como um uniforme industrial atesta a procedência da empresa. 

No caso de criadores independentes, o moderador atua como um intermediário entre o proprietário da página, que por vezes é o produtor de conteúdo principal e seu público, um auxiliar que comunica a variação de interesse e os principais pontos de melhoria. 

Quem trabalha diretamente com o público deseja manter-se relevante pelo máximo tempo possível. 

Para alcançar este objetivo, é necessário compreender quais são os interesses e necessidades de sua audiência. Um moderador contribui das formas: 

  • Pesquisas de opinião na comunidade; 

  • Análise dos principais tópicos discutidos; 

  • Seleção das dúvidas mais comuns; 

  • Estudo dos temas que mais mobilizam o público. 

Assim, o moderador de um site se torna uma peça versátil na administração de sites, um serviço de grande importância para o planejamento dos temas que serão abordados pelo site e de possíveis melhorias no produto que se propõe a oferecer. 

Atividades executadas por um moderador

Reconhecendo sua importância, é importante definir, de maneira objetiva, quais são as atividades exercidas por um moderador, no contexto diário de diferentes tipos de plataforma. 

Tais funções são visíveis nos tipos de sites: 

  • Fóruns de discussão; 

  • Páginas em redes sociais; 

  • Blogs; 

  • Chatbots e aplicações. 

As prerrogativas concedidas para este tipo de cargo podem variar de acordo com o tipo de site, sua finalidade em uma estratégia de marketing, o volume de acessos e interações que recebe, bem como a dinâmica inserida em sua estrutura. 

Uma empresa de serviços que oferece instalação de piso elevado com ardosia, por exemplo, pode definir moderadores para um fórum de suporte ao cliente, por exemplo, integrando-o a um chatbot. 

De todo modo, as principais atividades executadas pelos moderadores costumam ser iguais para diferentes sites, contando com algumas adaptações e mudanças de influência secundária. 

Autorizar e excluir publicações

Aplicáveis em postagens de fóruns e comentários de páginas, blogs e aplicações, os moderadores recebem a liberdade de autorizar e excluir publicações, desde que sigam regras pré-estabelecidas de moderação pelo proprietário do site. 

Votar pela expulsão de membro da comunidade

Válido em casos de múltiplos moderadores, esta prerrogativa prevê o direito de votar em decisões que estão relacionadas à punição por comportamento inadequado, sendo o desligamento de membro da comunidade um dos exemplos. 

Realizar publicações 

Muitas vezes, os moderadores destas páginas são autorizados a realizar publicações em nome do site. 

Na maior parte dos casos, tais publicações são avisos gerais, listas de regras ou votações para pesquisa de opinião sobre produtos, como jaleco branco feminino

Fechar e abrir sessões

As sessões podem ser consideradas novas páginas de um site, blog ou novos espaços de discussão em fóruns. 

A restrição de abertura e fechamento serve para inibir o comprometimento da navegabilidade do site e manter sua estética. 

Conclusão

Os moderadores representam um segmento da produção de conteúdo responsável pela manutenção do bom estado de espaços na web, em especial aqueles que envolvem um grande número de comentários e publicações de terceiros. 

Investir neste tipo de cargo, de maneira profissional, é uma decisão que valoriza a praticidade do proprietário da página e um controle mais assertivo de seus canais, de modo a aproximar-se da audiência com eficiência e segurança. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmen.