O que é SEO (Search Engine Optimization): O guia completo para você conquistar o topo do Google

O que é SEO (Search Engine Optimization): O guia completo para você conquistar o topo do Google

A plataforma do Google é uma das mais utilizadas dentro da internet, principalmente, ao que está relacionado com pesquisas sobre os mais diversos assuntos, sendo essas movidas pelas técnicas de SEO.

 

O SEO é uma tradução de Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca, já que com eles se engloba várias técnicas de otimização das páginas que podem ser sites ou blogs, dentro dos mecanismos de busca que compõem o Google.

Essas técnicas podem ser usadas tanto em páginas com viés casual como um blog de viagens, até mesmo para algo mais profissional, como o site oficial de uma escola particular de ensino fundamental.

As estratégias para se estar no topo das páginas de busca do Google é uma das mais populares dentro do marketing, isso porque a plataforma acaba sendo um ponto de referências para realizar buscas, bem como, suprir as curiosidades de algum tema.

E pelas buscas e o resultado em ranking serem feitos em questões de segundos, diversas estratégias em torno de como aparecer no topo acaba sendo um dos principais objetivos das empresas.

Isto porque a tendência dos usuários clicarem nos links que aparecem no topo são maiores do que em outras páginas.

Portanto, destacar-se no topo do Google acaba sendo um privilégio e uma forma de mostrar a relevância em relação ao termo pesquisado. 

Google e seus motores de busca

Por ser uma plataforma de busca que cresceu ao longo dos anos e acabaram surgindo várias áreas dentro dela, o Google utiliza motores de busca cada vez mais tecnológicos e velozes para auxiliar na demanda de pesquisa que se tem.

Por ser uma plataforma global, os sistemas acabam sendo avançados para se encontrar não somente o que há em um país, como muitas vezes, em outros que não estão perto do território do usuário. 

Os motores de buscas são os sistemas que, por meio de algoritmos e os critérios dentro do que o Google oferece, fazem o ranking do site pelos resultados que conseguiram indexar de acordo com o que o usuário digitou. 

E para se ter uma boa posição dentro desse ranking gerado pelos motores, as práticas de SEO se tornaram cada vez mais populares, abrangendo negócios e até mesmo anúncios de sorteio de vaga de garagem

Os motores de busca muitas vezes, podem estar ligados não somente ao Google como também, outras plataformas de busca.

As etapas e bases de como os motores de busca funcionam são divididos em três etapas, sendo elas o rastreamento, a indexação e o ranqueamento. 

Após serem rastreadas, a indexação está ligada à etapa de serem agrupadas e colocadas à disposição do usuário por meio de uma organização em relação ao SEO de cada uma delas, o que acaba gerando o seu ranking. 

Posições mais altas e posições mais baixas, em boa parte dos casos, pode estar diretamente ligado a como é o tráfego das páginas e seu investimento financeiro para se estar no topo do Google. 

Que, com o passar dos anos e notando a necessidade das empresas de persiana romana quarto, por exemplo, de quererem se posicionar bem na plataforma, acabou separando o que era buscas e tráfegos orgânicos dos pagos. 

O que são buscas orgânicas e como funcionam?

Para uma empresa que está no início ou não possui investimentos suficientes para transformar a página em um formato de busca paga, a opção cada vez mais utilizada no mercado está em torno das buscas orgânicas.

A parte de busca orgânica no Google é quando as empresas ou outros empreendimentos como uma clínica que realiza endoscopia tubo digestivo superior, por exemplo, são posicionadas sem pagar por click dos usuários que são atraídos para a página.

Podendo ser um dos meios preferíveis de usuários devido a confiança que a página transmite por ter algum destaque de forma natural, o formato orgânico de buscas também contribui com o crescimento do negócio, bem como, uma relevância no mercado. 

Isso porque há uma demonstração de como a página alcançou bons resultados, e com isso, as vendas podem se tornar crescentes de uma forma mais natural, sem a chance de parecer que houve manipulação ou gerar desconfiança ao usuário. 

Os atributos em torno do que é caracterizado como buscas orgânicas e o que pode auxiliar a ter bom posicionamento no Google são pontos como:

  • Qualidade e originalidade dos conteúdos;

  • A colocação das palavras-chaves;

  • A existência de links internos e externos;

  • Imagens otimizadas;

  • Autoridade dentro do domínio.

Tanto as imagens quanto o domínio de uma página podem colaborar com as buscas orgânicas, tudo por conta do avanço da tecnologia em poder utilizar até mesmo recursos visuais como uma forma de busca orgânica.  

Por exemplo, se um plano de manutenção de ar condicionado possuir algum conteúdo em forma de imagens, nas configurações da página é possível destacar palavras-chaves ou links que levem a essa imagem, e com isso, torna possível de ir para o ranking do Google. 

A importância das palavras-chaves

Também podendo ser conhecida como keywords, as palavras-chaves são uma forma importante de dar um destaque ao conteúdo que está disponível em uma página, sendo site ou blog.

Usada no ramo empresarial como uma ferramenta para atrair o foco, as palavras-chaves acabam sendo um resumo do conteúdo de forma que, por meio delas, possam atrair os usuários para a página. 

Por exemplo, um expositor de acrílico para alimentos pode utilizar as palavras-chaves referente ao que pode ser colocado nele, bem como, termos relacionados à venda ou empreendedorismo. 

Por isso, a importância das palavras-chaves está ligada ao fato de por meio delas que o usuário acha a página e também, que será impulsionada pelos motores de busca quando houver uma pesquisa sobre ela ou termos interligados. 

Quais são os tipos de buscas que existem no Google?

Por sua amplitude, a plataforma do Google acaba proporcionando os mais diferentes tipos de buscas que podem até mesmo se distinguir do formato de estratégias de conteúdo, moldando até mesmo o foco do SEO.

As buscas navegacionais são aquelas que o usuário sabe qual site irá entrar, e pesquisa apenas para ter a intenção de encontrar apenas ele.

O Google acaba sendo utilizado como um atalho para encontrar o site ou então, alguma área que está dentro dele. 

O formato de busca transacional é ligado a compra, por exemplo, se um profissional está em busca da autoclave de dentista, a pesquisa no formato transacional pode ajudá-lo a comparar os preços do produto, bem como, achar o endereço de alguma loja.

As buscas do estilo transacional estão ligadas ao fato de que, o usuário já está com o desejo de compra e planeja concretizá-lo, por isso, acaba sendo importante que as estratégias de SEO da página favoreçam ainda mais esse desejo.

Pesquisas com teor informativo também são uma das mais pesquisadas no Google, independentemente se é sobre determinado assunto, produto ou como funciona um serviço.

Sendo caracterizada como um dos princípios para o que é conhecido como jornada de compra, as pesquisas de informação devem sempre apresentar bons conteúdos para que o processo possa continuar e a empresa possa ser beneficiada com aquele usuário. 

Já as pesquisas locais acabam sendo restringidas para um determinado local, sendo uma cidade, estado ou até mesmo, um país. 

Dentro dessas pesquisas, o foco é os estabelecimentos e o que podem ser encontrados na região de acordo com o que o usuário procura, sendo essa pesquisa feita após a localização no dispositivo estar ativada, para contribuir com os melhores resultados.  

Considerações finais 

Sendo assim, a prática e as estratégias do SEO são um meio bastante usado quando se trata de querer se destacar na plataforma do Google, principalmente para se ter em uma boa posição da qual atraia a atenção do usuário. 

O Google acabou ganhando destaque ao longo dos anos como uma plataforma que proporciona uma maior visibilidade por meio de suas buscas.

Portanto, por conta disso, desde pequenos empreendimentos de calibrador de pneu automático até mesmo multinacionais, buscam ter um foco no topo da lista de buscas da plataforma para atrair mais cliques e um aumento de tráfego em suas páginas. 

Possuindo vários formatos de buscas, cabem aos empreendimentos estudarem quais são os tipos de busca mais realizados no Google para conseguirem moldar suas estratégias em torno deles e assim, captar consumidores em diversos momentos e intenções. 

Podendo ser uma forma de consolidar-se e demonstrar relevância dentro do segmento que atua, o Google acaba atraindo milhares de usuários e de empresas todos os dias, fazendo com que as estratégias dos negócios devam ser boas para terem uma boa visibilidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.