Live streaming: uma tendência que chegou para ficar

Live streaming: uma tendência que chegou para ficar

A internet possibilitou inúmeras novidades para a comunicação da espécie humana, a modalidade de live streaming tomou conta do momento, se mostrando uma maneira eficaz não só de comunicação informal, mas também de aquisição de lucro.

 

Não se pode negligenciar o fato de que a gama de vantagens que esse tipo de plataforma responsável por esse conteúdo serviu para desbancar a audiência de diversas redes de mídia tradicional que, por sua vez, introduziram assinaturas online para essa demanda.

Ademais, todo lançamento online ou campanha de vendas digital dos dias de hoje estão aptos a fazer uso das lives como canal de marketing para os seus produtos e serviços. 

Uma live após um banner para aniversário personalizado, por exemplo, é útil para promover os serviços do fotógrafo.

O método de transmissão é tão simples e útil, que por sua enorme praticidade, tem sido preferido no lugar dos principais programas ordinários que dominavam uniformemente a audiência antigamente. As lives são, em resumo, um programa de TV na palma da mão.

Por isso, esse texto fará uma ligeira abordagem do tema dos serviços de live streaming no cenário do mercado digital atual, trazendo dicas práticas para fazer uma boa transmissão em qualquer negócio, desde lojas de roupa até escola particular de educação infantil.

Ao final, serão abordadas também as principais vantagens do uso dessa ferramenta, mostrando como que um negócios profissionais de todos os portes também são compatíveis com a espontaneidade das transmissões ao vivo das diversas redes sociais.

O que são lives streamings?

Como já foi dito, o serviço de live streaming é uma grande tendência do momento e, ao que tudo indica, veio para ficar.

Antes de compreender o que são, é preciso para início de conversa, saber o que é streaming e ter em mente a gama de praticidades que essa forma de consumo de conteúdo audiovisual trouxe à população.

Conceito de streaming

Para aqueles que acessaram a internet do início dos anos 2000, talvez seja possível lembrar-se daquela experiência clássica de baixar arquivos de vídeo e de áudio. 

Aguardar pelo funcionamento da internet discada geralmente fazia com que o usuário esperasse dias.

Durante muito tempo, essa foi a única maneira possível de consumir conteúdo audiovisual na web.

Foi quando o avanço das redes de banda larga possibilitou a expansão de um tipo de tecnologia que já existia, mas que não era tão usada justamente por conta da velocidade extremamente baixa da internet. Era a tecnologia de streaming.

Por streaming se compreende um tipo de transmissão de imagem e som que é feito por meio de qualquer rede de computadores.

Essa modalidade de transmissão foi criada para que não seja necessário realizar downloads de arquivos para consumo de áudio e vídeo na máquina.

Graças a essa tecnologia, a máquina pode receber as informações e repassá-las ao usuário ao mesmo tempo.

É por isso que com as procuras cada vez maiores por lives streamings, profissionais das mais diversas áreas conseguem transmitir a sua comunicação ao público sem ter que se preocupar com o armazenamento do arquivo, pelo menos no primeiro momento.

Quando um vendedor resolve abrir uma live na internet para apresentar uma oferta de moveis planejados para banheiro de apartamento, ele age como se estivesse, literalmente, em um programa de TV ao vivo.

Para que seja mais fácil a compreensão, pode-se dizer que, ao invés do usuário ter que aguardar o arquivo ser enviado por completo à web para poder proporcionar aos seus seguidores assisti-lo ou escutá-lo, os dados serão upados instantaneamente.

Conforme o arquivo vai sendo executado, a imagem e o áudio são baixados pelo telespectador. Esses dados serão armazenados durante um tempo e, logo depois, excluídos do equipamento.

Em português, a palavra streaming pode ser compreendida como fluxo de mídia, inclusive por conta do desenvolvimento do seu funcionamento. 

Trata-se de uma tecnologia que possibilitou a abertura de portas para o surgimento de diversas plataformas audiovisuais.

O maior benefício dessas ferramentas, amplamente disseminadas na internet hoje, é o fato de possibilitar que o visitante assista os vídeos ou escute os áudios a hora que quiser, no canal que preferir, a partir de qualquer lugar do mundo.

Compreendendo a origem e o conceito dos serviços de streaming, é possível dar mais um passo em direção às ferramentas que se tornarão seus descendentes.

A live streaming

Uma vez que o streaming faz o download imediato de dados para que seja possível assistir ou ouvir um arquivo sem que seja  preciso baixá-lo, a live streaming é a aplicação desta tecnologia para transmissões ao vivo online.

O predominante uso da ferramenta em redes sociais públicas não deve enganar quanto a aplicação do termo, uma vez que a live streaming também é usada nas reuniões privadas dos aplicativos corporativos.

Dessa maneira, esses serviços podem ser utilizados tanto para a transmissão online de shows musicais quanto para realizar a avaliação de imoveis para inventario

Essa ferramenta é muito importante para o mercado atual, em todos os segmentos.

Assim, a live streaming consiste em nada mais que uma transmissão de dados em tempo real, através da internet ou de uma rede de computadores. Neste caso, trata-se ou de dados apenas de áudio ou audiovisual.

Por meio de uma live streaming, os dados retidos são transmitidos ao vivo às máquinas conectadas. 

Dessa maneira, uma ótima conexão com a internet é ainda mais essencial do que nos casos das outras atividades realizadas na web.

Quando se trata de streaming, caso a conexão seja interrompida durante algum tempo, o vídeo ou áudio ainda assim pode ser recarregado e reproduzido novamente logo em seguida.

Já quando se trata de uma live streaming, caso a conexão seja interrompida, não será mais possível conseguir retornar ao trecho em que parou, salvo os casos em que a gravação da live é disponibilizada após o término da transmissão.

Supondo que uma profissional de design feminino esteja realizando uma live sobre o seu novo lançamento de micropigmentação sobrancelha grossa, caso haja uma ruptura na conexão do seu celular com a internet, a transmissão ainda poderá voltar rapidamente.

Porém, essa falha na conexão não pode demorar mais do que alguns segundos. Caso contrário, a live será encerrada por falta de conexão com a internet e, nesses casos, geralmente as plataformas não possibilitam que a gravação fique salva.

Basta que a queda de internet não dure o bastante para derrubar o programa ao vivo. Caso haja um retorno rápido, a programação poderá seguir normalmente, tendo-se perdido apenas a gravação dos momentos da oscilação.

6 dicas para a produção das lives

A partir do momento em que se conhece a importância do uso da ferramenta de streaming, mediante a explosão das lives nas redes sociais, o lançador ou empreendedor do mercado digital precisará se atentar para os padrões por trás das melhores transmissões online.

Se o intuito é vender ou passar a imagem de profissionalismo que uma empresa possui, a pessoa responsável pela gravação da live não pode deixar de se atentar para: 

  1. A escolha de um local iluminado;

  2. A aquisição de bons microfones;

  3. O investimento na qualidade dos conteúdos;

  4. O cumprimento do roteiro;

  5. A divulgação da transmissão;

  6. O investimento em plataformas profissionais.

Até mesmo uma empresa de zeladoria e portaria que deseja realizar um programa para apresentar os seus serviços e a sua posição no mercado precisa se atentar quanto a escolha do local.

Além de bem iluminado, o ambiente precisa estar equipado com os microfones e corretamente sincronizado no que diz respeito à acústica. É preciso que haja um bom investimento na aparelhagem para as transmissões.

Junto a isso, apostar em conteúdos de qualidade e observar sempre o cumprimento dos roteiros também é essencial para que haja coerência entre aquilo que se oferece e aquilo que se quer vender no final. É necessário também divulgar bastante a data das lives.

Por fim, nem sempre se faz necessário, porém, quanto mais uma empresa cresce, mais se torna conveniente a contratação de plataformas profissionais de streaming.

Pois, até mesmo os consumidores de uma loja de materiais de construção irão gostar de assistir uma apresentação de qualidade no momento em que entrarem em uma live sobre impermeabilização piscina elevada.

Será de boa serventia avaliar o caixa da empresa e averiguar se é possível investir neste serviço agora e, caso a resposta seja positiva, não exitar em aplicá-lo ao planejamento da live.

Vantagens da live streaming

Finalmente, se ainda houver margem para dúvidas a respeito da importância da ferramenta de live streaming para um negócio, será possível citar alguns pontos em formato de lista.

Entre muitas outras vantagens, fazer transmissões ao vivo na internet pode agregar a um profissional ou empresa evolução em critérios como:

  • Aumento no alcance de público;

  • Maior visibilidade na rede social;

  • Humanização das relações comerciais;

  • Economia com eventos presenciais;

  • Conexão com os clientes.

Por esta razão, fazer parte da tendência do momento com as lives corporativas pode dar um grau de destaque a empresa jamais imaginado anteriormente.

Considerações finais

Sendo assim, nas grandes empresas do momento, não se vende nem mesmo um box de vidro sem pensar antes no posicionamento digital da loja.

Neste contexto, foi possível informar o conceito de live streaming, ressaltou a sua importância e as principais orientações práticas para quem deseja utilizar a estratégia da maneira correta.

Assim, a revolução do marketing digital pode proporcionar aos negócios crescimentos formidáveis e o batimento das metas estabelecidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.