Link dofollow e nofollow: saiba a diferença entre eles

Link dofollow e nofollow: saiba a diferença entre eles

Elaborar uma boa estratégia de link building é fundamental para os sites que desejam alcançar um bom rankeamento no Google. Entretanto, é preciso conhecer sobre o link dofollow e nofollow, pois eles fazem toda a diferença no seu planejamento.

 

De forma resumida, esses elementos referem-se às páginas que são interessantes de mencionar, bem como às que prejudicaram a indexação pelo Google. Afinal de contas, nem todos os sites na internet são confiáveis.

 

No artigo de hoje, conheça o que é o link dofollow e nofollow e saiba a diferença entre eles. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que são os links dofollow e nofollow?

Para entendermos as diferenças entre os links dofollow e nofollow, é importante compreender como a estratégia de link building funciona.

 

De maneira geral, ela refere-se à quantidade de menções ou hiperlinks que a sua página recebe de outros sites ou vice-versa (quantos sites você citou no seu conteúdo).

 

Por exemplo, se o seu artigo com dicas de aula de violão para crianças teve um grande número de menções, o Google passa a considerá-lo como mais relevante e, com isso, melhorar a classificação do seu site.

 

Portanto, o link building refere-se ao relacionamento da sua página com o restante da web. Entretanto, é preciso considerar as particularidades de cada menção ou hiperlink recebido.

O que é o link dofollow?

Os links dofollow são as menções que permitem ao Google e outros buscadores apontarem de volta para o seu site. Isso significa que eles ajudam a construir a autoridade do seu conteúdo na internet, sendo positivos para a sua classificação.

 

Por esse motivo, ao inserir links externos na sua página, tenha certeza de que eles são de sites com boa autoridade e de confiança.

O que é link nofollow?

Ao contrário dos links dofollow, os nofollows são as páginas que não apontam de volta, isto é, não impulsionam o PageRank e não ajudam a melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca.

 

Os links nofollow apresentam com a seguinte tag HTML: <ahref=”http://www.nomedosite.com/” rel=”nofollow”> Link Text </a>. Isso já serve como um aviso para o Google não considerar o rankeamento.

 

Importante ressaltar que alguns sites optam por deixar seus links como nofollow, justamente para não correr o risco de ter seu conteúdo citado em páginas não confiáveis.

 

Por exemplo, imagine que o seu artigo sobre confecção de uniformes está aparecendo em vários sites não confiáveis, suspeitos de spam. Isso é muito prejudicial para a imagem do seu conteúdo, portanto, é melhor optar pelo nofollow.

 

Inclusive, muitos sites que são populares na internet acabam optando pelo nofollow.

Passo a passo para criar um link dofollow

Para quem deseja alcançar melhor posicionamento e melhorar o relacionamento com outros sites, a recomendação é criar links dofollow. Para te ajudar nesse processo, separamos um passo a passo abaixo. Confira!

1 - Insira a palavra-chave do link

Para criar um link dofollow, seja ele interno ou externo, é importante colocar a palavra-chave principal no endereço, para que os buscadores consigam indexá-los mais facilmente.

 

Sendo assim, se a palavra-chave principal é “motoboy delivery”, por exemplo, esse termo deve aparecer na extensão do link.

2 - Crie um link relacionado com o tema

Os mecanismos de busca tendem a considerar os sites com conteúdo relativamente parecidos como pertencentes ao mesmo nicho. Isso quer dizer que se você tem um blog de marketing digital, o recomendável é que você mencione conteúdos sobre a mesa temática.

3 - Conheça a origem do link

Os links de sites mais antigos têm maior relevância para o Google. Por esse motivo, o ideal é mencionar páginas mais conhecidas, para melhorar a autoridade do seu conteúdo.

 

Assim, se você quer divulgar o site para a compra de uma ibanez signature no seu blog de música, verifique qual página é conhecida por sua relevância, credibilidade e presença no mundo digital.

 

Essa pesquisa fará toda a diferença para a qualidade do seu link.

4 - Escreva corretamente a estrutura do link

Os links dofollow possuem uma estrutura específica que deve ser seguida. Para linkagem externa o código é: <a href="http://www.nomedosite.com" target="_blank" rel= "dofollow"></a>.

 

Outra opção: <a href="http://www.nomedosite.com" target="_blank">NomedoSite</a>.

 

Onde está escrito “nome do site”, você deve substituir pelo seu domínio e/ou pela palavra-chave principal.

 

Para a linkagem interna, a estrutura é: <a href="https://www.nomedosite.com/palavra-chave" target="_blank">Nome do Site</a>.

 

Caso tenha dúvidas de como elaborar os códigos, recomendamos consultar um programador ou profissional especializado.

O que considerar na prática de link building?

Seja para links dofollow ou nofollow, é importante levar em consideração alguns aspectos na hora de construir a sua estratégia de link building. Os principais pontos são:

 

  • Considere a relevância da página;

  • Verifique se o conteúdo tem relação com o seu nicho;

  • Veja se o site não tem materiais tipo spam;

  • Acompanha a atualização do algoritmo do Google.

 

Caso você tenha dúvidas sobre os sites que estão citando com frequência o seu artigo sobre uniforme escolar para professor, o melhor é optar pelo nofollow.

 

Mas, se você tiver um link para outra página e deseja obter reconhecimento do Google, é preciso usar o dofollow. Até porque mencionar outros conteúdos é algo natural em um material de qualidade.

 

Quando inserimos outros sites, os leitores têm uma experiência melhor com a sua página e, como consequência, o seu site passa a ser bem visto não só pelo Google, mas pelo público.

 

Afinal de contas, é interessante quando estamos lendo sobre um determinado produto e nos deparamos com um hiperlink que nos leva ao serviço de entrega motoboy para adquirir a mercadoria. É um jeito criativo de nos convencer à compra.

 

Mas, lembre-se: apesar de uma boa quantidade de links ter impacto direto nas classificações dos buscadores, as menções oriundas de sites com pouca autoridade e credibilidade podem ter o efeito contrário.

 

Sendo assim, não os siga de volta - mesmo que o seu material sobre papel timbrado empresa, por exemplo, tenha recebido uma grande quantidade de menções.

Como conseguir bons links para o seu site?

Essa é uma dúvida bastante comum quando se investe na estratégia de link building. 

 

Afinal de contas, nem sempre é fácil conseguir menções de qualidade, ainda mais para quem está começando agora a investir no marketing digital e na otimização para os mecanismos de busca.

 

No entanto, há algumas técnicas que podem te ajudar nisso. O primeiro passo é ter uma produção de conteúdo de qualidade. Afinal de contas, o seu material deve merecer ser citado e compartilhado por outras páginas.

 

Portanto, se você quer tratar sobre letra caixa fachada, crie um artigo que incite a curiosidade dos usuários e tenha informações relevantes. Quanto mais pertinente e útil for o conteúdo, maiores são as chances de alcançar um bom posicionamento.

 

Outra dica é desenvolver ações ativas, com a criação de conteúdo para blogs de terceiros. Essa é uma prática conhecida como guest post (ou artigo de convidado).

 

Hoje em dia, alguns blogs permitem que outras pessoas produzam conteúdo, o que ajuda a aumentar o número de materiais publicados e colabora com a atualização da página. Em troca, você pode inserir links que apontam para o seu próprio site.

 

Vale ressaltar que o guest post precisa ter alta qualidade também e não ser um mero artigo de propaganda. Aliás, as publicidades invasivas prejudicam a classificação da sua página, já que os usuários contemporâneos estão em busca de informação, não propaganda.

 

Por fim, tente rejeitar as menções negativas. É claro que nem sempre temos total controle sobre isso, mas busque instalar ferramentas de rastreamento para identificar quem está falando ou citando o seu conteúdo.

 

Atualmente, é possível encontrar uma série de softwares completos, que colaboram para essa identificação e oferecem mais segurança na sua estratégia de link building. Com isso, você alcançará uma boa classificação e vai melhorar o reconhecimento da sua marca.

Conclusão

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, mais do que produzir conteúdo e usar palavras-chave, também é preciso investir na estratégia conhecida como link building.

 

De modo resumido, ela consiste no relacionamento do seu site com o restante da web, tendo como base a troca de menções e hiperlinks. Porém, é preciso ter cuidado, pois aparecer em páginas sem credibilidade é mais prejudicial do que benéfico.

 

No artigo de hoje falamos um pouco sobre os links dofollow e nofollow, que fazem parte do link building. 

 

Dessa maneira, você pode ter mais assertividade ao investir na estratégia e, consequentemente, conquistar um bom rankeamento nos buscadores, principalmente o Google.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.