Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

O Link Building é uma das principais estratégias de marketing digital aplicadas atualmente, e tem ajudado todos os dias empresas e marcas a conquistarem sua relevância na web, ao mesmo tempo em que aumentam sua cartela de clientes.

 

Embora pareça uma técnica fácil, o Link Building exige atenção e cautela, além de um profundo conhecimento sobre o seu público, mercado e área de atuação, afinal, por meio dessa percepção é possível mesclar conteúdos comerciais com informacionais.

 

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos o conceito de Link Building, seus benefícios e como a estratégia pode ser aplicada da melhor forma na sua empresa. Venha conhecer mais sobre essa estratégia a seguir!

Afinal, o que é o Link Building?

O Link Building consiste em uma estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO, ou Search Engine Optimization).

 

Essa é uma técnica presente no marketing digital cujo objetivo principal é facilitar e aumentar as chances de localização de uma plataforma online por pessoas via buscadores, como o Google.

 

Tal maneira estratégica de visibilidade online permite, por meio da estruturação de uma rede de links dentro de um site, a construção de valor e autoridade de uma marca, uma vez que o tráfego da página acaba aumentando, e o conteúdo, sendo cada vez mais consumido.

 

Nessa estratégia, os links são dispostos em botões clicáveis específicos ao longo do site, podendo estar:

 

  • Nos títulos de textos;

  • No corpo dos conteúdos;

  • Na legenda de fotos;

  • Anúncios;

  • Banners;

  • Vídeos.

 

A direção desses links podem levar o internauta tanto para páginas internas quanto para externas, de modo a complementar um conteúdo de qualidade. Por exemplo, se você tem uma loja de auto peças de moto, você pode linkar conteúdos sobre a Fórmula 1.

 

Mesmo que existam essas duas possibilidades de direcionamento dentro da construção de links de um site, é utilizando links externos que se constrói um tráfego de extrema qualidade, afinal, geralmente são incorporados à página sites com boas audiências.

 

Esses tipos de links são chamados de backlinks, e funcionam agregando sites relevantes dentro do site de uma marca ou empresa.

 

Por exemplo, no site de um veterinário dermatologista, existem conteúdos que guiam o leitor até conteúdos do próprio site, falando sobre produtos, serviços ou informações, e também aqueles que mostram dados de órgãos oficiais de veterinária.

 

Geralmente, é por meio desses links de sites externos com bastante relevância que os buscadores na internet interpretam o site da empresa como uma plataforma relevante. 

 

Logo, a página apresenta tendência a ser mostrada em mais resultados, quase sempre nas primeiras colocações, também conhecidas como as mais acessadas por potenciais clientes.

 

Ou seja, quanto mais links de sites confiáveis e populares uma plataforma online disponibilizar, mais ela será mostrada como relevante e referencial em seu determinado setor de atuação comercial.

 

No entanto, é preciso entender que o Link Building não é uma estratégia baseada em uma sobreposição exagerada e inconsequente de links de páginas. Pelo contrário: quanto mais o processo é robotizado, mais os buscadores vão entender como conteúdo irrelevante.

 

Por exemplo, você não pode fazer um conteúdo para um restaurante e encher a página com links que levam entregas rápidas de outros negócios. Além de estar produzindo um conteúdo falso, é possível que você perca a credibilidade com seus clientes.

 

Faça o uso dos links apenas onde realmente for necessário, ou na parte do seu site que você acha que vai acrescentar um conteúdo rico e relevante para o usuário, criando assim, tráfego verdadeiro para sua empresa online. 

Quais os benefícios dessa estratégia?

Depois de entender o que é Link Building, bem como a sua vantagem de promover o ranqueamento e encontro da plataforma com uma pessoa que está procurando por um produto, serviço ou até informação, fica mais fácil usufruir de suas vantagens. 

 

Para entender os benefícios frutos de uma boa posição em resultados de pesquisas, bem como a criação de autoridade no mercado, seja também no físico ou apenas online, é preciso conhecer a interligação ocorrida no ambiente online.

 

No início da popularização da internet, eram poucas as plataformas disponíveis e presentes, algo que facilitava o filtro feito pelos buscadores como forma de responder às demandas de pesquisas de internautas.

 

Porém, com o passar do tempo, inúmeros sites foram sendo criados, o que fortaleceu a discussão sobre modos de viver e trabalhar na internet, mas que por outro lado, dificultou a entrega de um serviço totalmente certeiro de pesquisas.

 

Para isso, por meio de sistemas dentro da própria página do buscador, inúmeros mecanismos foram sendo criados, o que originou na forma atual de filtro por palavras-chaves e links relevantes, como explicado anteriormente.

 

Com essa facilidade de encontro de um site na internet, um dos maiores benefícios, além da criação de valor, é a possibilidade superior de fechamento de negócios, visto que a rapidez de como um site é achado prioriza a ação de compra por parte do cliente.

 

Por exemplo, ao utilizar a estratégia de Link Building, uma escola particular infantil pode acabar se tornando a instituição do bairro com mais visitas em uma plataforma online, o que potencializa a procura por visitas e matrículas.

 

Embora a decisão de um cliente em investir na empresa encontrada nos buscadores ainda dependa de fatores externos, como o atendimento, qualidade do serviço ou produto e até experiência pessoal, é nítido que a empresa se torna uma referência na web.

Como aplicar o Link Building na sua empresa

Agora que você entendeu melhor sobre o que é o Link Building e sua importância para uma empresa que vende ou divulga um serviço online, aprenda como implementar essa estratégia da forma mais certeira possível.

1 - Foque em todo o marketing digital

Antes de começar a construir links dentro da sua plataforma, é preciso disponibilizar conteúdos relevantes e necessários para os seus clientes. 

 

Afinal, um dos maiores erros dentro dessa técnica é a perda de leads por conta de materiais irrelevantes.

 

Por isso, antes mesmo de qualquer outra coisa, aproveite para conhecer previamente seu público, montar um planejamento de atividades e entregar um material de máxima qualidade, que pode ser acessado a qualquer hora, em qualquer momento.

 

Digamos que você tenha um site de um espaço de coworking, e será essencialmente necessário uma construção de links. 

 

Antes disso, aproveite para informar melhor sobre as empresas que trabalham com você, pense em um design cativante e também em um conteúdo descontraído, que possa engatar uma comunicação com uma pessoa, independente de estar no topo das pesquisas.

2 - Encontre parceiros e faça co-marketing

É sabido que a construção de links utilizando direcionamentos para sites relevantes é uma das principais formas de alcançar os melhores resultados de relevância e posicionamento online.

 

Por isso, já que você irá utilizar os links de alguma outra página, pense em fazer, pelo menos, algum tipo de conteúdo com sites que se mostram parceiros, como por exemplo, um buffet de churrasco que fecha parceria com uma loja de porcelanato.

3 - Invista em participações na imprensa

Para os buscadores online, páginas relacionadas à notícias, ou seja, meios de comunicação online, são mais valiosas do que outros tipos de plataformas, justamente por trazerem conteúdos mais relevantes para usuários na web em geral.

 

Desse modo, é interessante investir em serviços de assessoria de imprensa, já que os profissionais que trabalham com isso podem ser responsáveis por veiculações em portais, algo que trará ainda mais resultados para o site do seu negócio.

 

Digamos que você tem uma loja de mini hambúrguer artesanal. Uma pauta interessante seria algo relacionado com inovações na cozinha, concursos autorais ou até mesmo histórias peculiares, que podem ser compartilhadas com o máximo de público possível.

 

Além de conseguir um ótimo ranqueamento no Google, você poderá ganhar ainda mais clientes, já que grande parte dos veículos de comunicação possui um público grande, que acompanha matérias com fidelidade.

4 - Mencione sua página no Google

Alguma vez você deve ter reparado que, em pesquisas na internet sobre negócios ou marcas, além dos conteúdos filtrados pelos buscadores, aparecem informações relacionadas à contato, endereço e também mídias do local.

 

Sempre que puder, pesquise online sobre a sua marca e veja quais os resultados aparecem, se são positivos, negativos, se citam integralmente a sua empresa ou se podem ter conteúdos melhorados.

Conclusão

Agora que você entendeu mais sobre a construção de links dentro de um site, seus mecanismos e suas vantagens, comece já a reproduzir essa estratégia com maestria, seja em uma loja de roupas ou em um estúdio de aula de canto iniciante.

 

Inicie estudando melhor seu público, sua empresa, as palavras-chaves ideais para seu tipo de negócio ou produto, investigando ainda os links que podem complementar as informações ou conteúdos que você apresentará no site.

 

Por fim, não esqueça de tornar cada vez mais participativo o seu conteúdo, aproveitando para trocar estratégias com outras marcas ou veículos de comunicação, buscando uma construção relevante de Link Building na sua plataforma.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.