Landing pages: Qual a importância deste recurso?

Landing pages: Qual a importância deste recurso?

A terminologia landing pages é dada às páginas usadas para converter visitantes em leads. 

 

Por essa razão, elas contam com menos elementos do que uma página tradicional e são focadas totalmente em uma oferta central.

Uma das principais estratégias usadas pelas empresas atualmente é conhecida como inbound marketing, e seu objetivo é atrair os consumidores, usando diferentes canais da web, como os blogs.

Tudo o que publicamos no blog, no perfil das redes sociais e em qualquer outro lugar deve ter como objetivo fazer com que as pessoas queiram consumir esses conteúdos. Com isso, podemos atravessá-las pelo funil de vendas.

No entanto, isso só vai acontecer se a companhia conseguir fazer a conversão de um visitante em lead (potencial cliente), e é exatamente aqui que entra a landing page.

É nessa página que o visitante vai ser induzido a realizar uma ação simples, mas que faz toda a diferença para o negócio. Com isso, ele se torna um contato promissor e que pode, um dia, ser um cliente.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é landing page, por que devemos usar esse recurso e quais são as melhores práticas para elaborar essa ferramenta.

Você sabe o que é landing page?

Landing pages, que também podemos chamar como páginas de destino, são páginas que têm o objetivo de converter os visitantes em leads (potenciais clientes).

Elas contam com poucos elementos e seu foco está no CTA (Call to Action/Chamada para Ação). 

Por conta disso, são capazes de evitar distrações e aumentar o número de conversões da empresa.

Mais do que atrair milhares de visitas diárias para o seu site, uma empresa que faz contrato de manutenção preventiva de ar condicionado precisa levar esses visitantes para o próximo passo dentro do funil de vendas, até que compre alguma coisa.

É claro que ter um tráfego alto é importante, mas apenas receber visitas e parar por aí não vai trazer resultados para a sua empresa.

Por essa razão, podemos criar página específicas que não se valem de elementos que distraiam a atenção do usuário, como:

  • Imagens em excesso;

  • Menu;

  • Grande quantidade de texto;

  • Informações desnecessárias.

O objetivo da página de destino é apenas fazer com que o seu visitante realize uma ação, que pode ser preencher um formulário. 

Todavia, as pessoas só vão fazer isso se você oferecer algo de valor em troca, como um e-book, por exemplo.

Para ficar ainda mais claro o conceito dessa página, é interessante saber diferenciá-la de um site. 

Na verdade, muitas pessoas acreditam que se trata da mesma coisa, mas isso não é verdade.

O papel da landing page é converter os visitantes em leads, ao passo que o site procura oferecer conteúdo relevante para o público-alvo e outras informações importantes sobre a empresa, como o processo para tirar carteira de motorista tipo B.

O site do seu negócio precisa contar com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), pois é dessa forma que ele será encontrado pelos motores de busca.

Exatamente por essa razão, uma boa dica é divulgar a sua landing page por meio de CTA dentro do seu site, assim, fica mais fácil transformar seus visitantes em potenciais clientes.

Por que criar uma landing page?

A landing page é importante por diversas razões, por isso, não é difícil compreender a importância dela para as companhias.

Essa página facilita o lead scoring, que nada mais é do que uma estratégia usada pelas marcas para priorizar os contatos que são mais propensos a comprar um produto ou serviço.

Essa tática é trabalhada por meio de um esquema de pontos que varia de acordo com as ações realizadas pelos clientes.

Por exemplo, se o visitante do site de um fabricante de bateria de carro 60 amp é convertido com um material de fundo de funil, é bem provável que ele tenha mais chances de comprar.

Trata-se de um processo que facilita as ações do time de vendas e possibilita que a organização aproveite melhor as oportunidades. 

Também é uma forma de construir um bom histórico dos contatos e entregar aos seus vendedores informações valiosas sobre eles.

Essa página também é importante para segmentar melhor os seus contatos, visto que dependendo do material usado ou da informação solicitada, temos boas informações para o processo de segmentação.

Isso é ainda mais importante para os negócios que trabalham com produtos diferentes e por isso possuem mais de uma persona.

Ademais, podemos identificar o tipo de pessoas que está interagindo com a companhia, algo fundamental para as corporações que não atendem a um porte definido.

Por exemplo, uma oficina de balanceamento carros que atende outras empresas consegue determinar qual colaborador dentro dela tem autoridade para decidir pela contratação dos serviços.

Por fim, mas não menos importante, a construção de uma landing page é essencial para reduzir o custo de aquisição de clientes.

Se fôssemos utilizar outras estratégias para obter informações relevantes sobre os consumidores, teríamos de investir mais tempo em dinheiro. Exemplos disso são pesquisas e ligações telefônicas.

Por outro lado, se você fizer uma boa divulgação de sua página de conversões, ela pode atuar como o principal método para atrair vendas. Com isso, uma loja de kit gás GNV consegue nutrir toda a sua equipe de vendas.

No entanto, para ter acesso a bons resultados, é essencial saber como elaborar uma boa landing page.

Como criar uma boa página de conversões?

Para criar uma landing page que traga bons resultados para o seu negócio, existem algumas estratégias que devem ser colocadas em prática. São elas:

Conhecer o seu mercado

A organização precisa saber quem, de fato, é o seu público e o seu mercado, aliás, essas informações também ajudam a estruturar a comunicação, as estratégias de marketing e os processos internos da companhia.

Procure levantar dados aprofundados sobre seus clientes e entender quais são suas dores e necessidades. Também é necessário saber de que maneira ele procura as soluções e de que maneira consome as soluções de outras marcas.

São características que vão te ajudar a desenvolver uma página de conversões que esteja de acordo com as expectativas do seu público-alvo. 

Mais do que isso, ela será capaz de criar uma conexão imediata que vai facilitar a conversão.

Entregar o que promete

Uma empresa de película espelhada para vidro deve anunciar sua página de conversões para impactar um número maior de pessoas.

Entretanto, o visitante pode se sentir muito frustrado se clicar em seu anúncio e não encontrar o que você prometeu. 

Isso pode ser ainda mais desconcertante se ele precisar sair do ambiente em que está para acessar um site que não entrega o que ele quer.

Assim sendo, certifique-se de que o anúncio corresponde ao elemento oferecido pela sua landing page e procure empregar uma linguagem que desperte o interesse do seu público.

Criar uma mensagem clara

Você terá poucos segundos para prender a atenção do usuário, por isso, sua oferta deve ser clara. 

Em outras palavras, o visitante do site de um buffet de festa infantil menina deve entender rapidamente o que está sendo oferecido.

Nesse contexto, a mensagem deve ser clara e persuasiva, então, evite títulos sem fundamento e leve em consideração quem é o seu consumidor.

Também tenha em mente o produto ou serviço que seu negócio oferece, o valor da sua solução, por que ela é a melhor opção do mercado e os benefícios que oferece para os clientes.

Ao inserir essas informações de maneira clara, o visitante vai entender as vantagens de prosseguir em sua página.

Usar imagens compatíveis com a mensagem

Mostre para o seu público o foco central da comunicação, por meio de imagens que atendam aos objetivos da sua página. 

Lembre-se de que elas são notadas antes dos elementos textuais e interferem diretamente na taxa de conversão.

Por essa razão, uma loja de cortinas e persianas vai adaptar as imagens de modo que a audiência se identifique com elas. 

Com base nisso, entendemos um pouco mais sobre a importância de saber com quem você está falando.

Você pode aproveitar as imagens para explorar valores emocionais e atrair a atenção dos visitantes para pontos específicos da landing page, o que facilita a conversão.

Conclusão

Para, a relação de consumo entre marcas e consumidores mudou muito nos últimos anos, e com um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental investir em estratégias compatíveis com essas mudanças.

As landing pages acompanham essa realidade e elas ajudam a atrair e a trabalhar a relação do seu negócio com os visitantes do site. 

Se for bem trabalhada, desperta o interesse dessas pessoas e as transforma em potenciais clientes da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.