KPI’s: o que são e como escolher os melhores para a sua empresa

KPI’s: o que são e como escolher os melhores para a sua empresa

Os KPI's, sigla para Key Performance Indicator (Indicadores Chave de Desempenho) são ferramentas de gestão que tem o objetivo de analisar os principais indicadores de um negócio ou empresa.

Uma empresa que produz chave canivete para moto pode utilizar as ferramentas dos KPI’s para identificar quais objetivos deseja atingir e tentar utilizar novas ações rumo a esses resultados.

São os KPI's que permitem o acompanhamento dos números de indicadores que mostram os resultados de todas as atribuições de seu negócio. Empresas que acompanham suas estratégias costumam ter muito mais sucesso que aquelas que não se preocupam com isso.

Os indicadores são fundamentais para que as equipes responsáveis pelo marketing e vendas de sua empresa compreendam que estratégias estão de fato funcionando. 

Assim, é possível estabelecer os pontos positivos e quais elementos da estratégia devem ser repensados e reutilizados.

Essas análises precisam de uma série de dados, que podem ser conseguidos com a utilização correta de um KPI. 

Por isso, as ferramentas têm a função de avaliar se as iniciativas, atitudes e ações que a empresa está tomando têm rendido bons resultados e se estão alcançando mais ou menos do público esperado para cada uma destas ações.

Existe uma série de possibilidades de análise através dos muitos indicadores possíveis. 

Reconhecer aqueles mais relevantes para a sua empresa permitirá uma avaliação mais adequada e completa. Para compreender melhor, é mais fácil identificar os elementos-chave dessas análises.

Os índices são os números que representam os resultados alcançados em uma determinada campanha de marketing e dizem, de uma forma simples, se o investimento de tempo e dinheiro teve o resultado esperado. 

Um colégio particular ensino médio que precise aumentar suas matrículas precisa fazer uma análise de suas ações de marketing para identificar quais pontos estão funcionando e o que deve ser modificado, para assim conquistar um maior número de clientes.

Já as metas são limites pré-estabelecidos de resultados, que devem ser alcançados em um determinado período, de acordo com o estipulado anteriormente. 

Quando uma meta não é alcançada, entra em vigor a tolerância, que mostra a situação atual da ação, permitindo que novos planejamentos tomem forma para recuperar a situação. 

Porque utilizar análises com KPI?

Como os KPI’s lidam com uma série de elementos para diversas análises, sendo importante identificar qual elemento você precisa para ser capaz de realizar sua avaliação com consciência.

Para conseguir planejar a forma correta de utilizar a ferramenta, você pode identificar alguns elementos específicos para distinguir sua necessidade, como:

  • Identificar seus objetivos;

  • Medir o caminho para ele;

  • Determinar a meta;

  • Definir investimento.

Com esses padrões, é possível identificar quais fatores são mais adequados para melhorar os resultados esperados pela empresa de forma simples, considerando as análises corretas de informações através do KPI.

Por isso, uma empresa de motoboy expresso pode realizar uma série de análises para conseguir identificar os principais elementos que geram bons resultados e criar uma plataforma de estratégias para melhorar pontos negativos.

Um ponto importante para conseguir fazer uma análise correta é a disponibilidade das informações. Não é possível fazer uma análise antes dos eventos acontecerem, uma vez que não existirá uma métrica para isso. 

Avalie também a necessidade da análise para a base do empreendimento. Muitas mensurações na internet hoje em dia são o que chamamos de análises de vaidade, pois elas conseguem acertar o ego dos envolvidos e deixam as pessoas felizes. 

Entretanto, esse tipo de mensuração têm pouca ou nenhuma aplicação prática ao negócio, não trazendo resultados relevantes para a empresa como um todo. 

Procure análises que de fato sejam de conteúdos importantes para a empresa, permitindo identificar os pontos positivos e negativos de suas estratégias de marketing.

Outro ponto fundamental é a periodicidade das análises. É essencial definir este limite para conseguir identificar as melhorias ou obstáculos das ações tomadas. 

Uma escola particular mais próxima de zonas residenciais pode realizar análises semestrais para verificar quantos alunos seguem matriculados, quais são os novos clientes e qual a taxa de rejeição do lugar.

Assim, é possível criar um planejamento de ações para tentar converter a maior parte do público interessado e gerar um aumento expressivo nas vendas.

Procure realizar as análises em períodos de tempo específicos, assim você poderá ir aos poucos tornando seu planejamento mais adequado e conseguindo uma evolução maior da empresa.

Tipos de KPI

Dentre os tipos de KPI existentes, é importante identificar quais deles devem ser utilizados em sua análise. Isso porque as ferramentas podem ajudar em diversos momentos, com elementos importantes durante todo o processo da empresa. 

1 - KPI Primário

O KPI primário não tem esse nome por ser um primeiro passo ou um elemento básico da análise. Trata-se de um conjunto de ferramentas que são encontradas primeiramente ao fazermos uma análise.  

Quando pensamos em marketing digital, os KPI’s primários tem o objetivo de avaliar os resultados, indicando diretamente o quanto uma abordagem de propaganda da empresa gerou resultados positivos ou negativos.

Através do uso de um flyer digital, você acabará alcançando uma série de pessoas. Essas pessoas acabam se tornando possíveis leads, que você pode trabalhar para converter em clientes.

Os elementos que compõem a métrica de análise do KPI rimário são diretos, como os leads e o custo para adquirir um deles. Leads são potenciais clientes que têm interesse em sua empresa, mas ainda não estão em uma etapa de finalização de compras.

Compreender o custo para um lead inclui os valores gastos pela empresa para conseguir se engajar com o potencial cliente, através de ações de marketing diretas e indiretas, como criação de conteúdo, publicidade paga nas redes sociais, entre outros elementos.

Da mesma maneira, o tráfego de seu site é um elemento importante do KPI, uma vez que ele verifica a quantidade de pessoas que teve acesso a seu material. 

Isso é importante para gerar o cálculo da taxa de conversão, isto é, as pessoas que além de frequentarem seu site, de fato efetuaram uma transação nele.

As receitas total e por compra também podem ser verificadas para uma análise primária de resultados.

2 - KPI Secundário

Os KPI secundários são aqueles que têm como objetivo monitorar os resultados apresentados pelos primários. Eles estão à frente de abordagens adotadas pelas empresas para engajar melhor o público em seu conteúdo.

Uma empresa de avaliação de ativos pode utilizar os KPI’s secundários para identificar quais elementos estão funcionando de sua ação inicial.

Assim, podemos identificar como um KPI Secundário o quanto o número de visitas em uma rede social está subindo, a origem desse público e uma análise mais detalhada do engajamento.

Além disso, é possível identificar o custo detalhado de cada lead em diversas etapas do funil de vendas, uma vez que o contato inicial já passou e ele já avançou nessa escala.

Os KPI’s secundários também englobam métricas de resultados de ação de engajamento.

Isso com pessoas que se interessaram em seu conteúdo e assinaram o site, interagiram com seus chamados à ação (CTAs) e, de alguma forma, se interessaram em conhecer mais seus produtos ou serviços.

3 - KPI Prático

Nesta terceira etapa, conseguimos identificar os elementos das duas anteriores e organizar ações de engajamento mais assertivas.

Isso inclui o número de visualizações durante todo o período de uma ação, identificando o sucesso ou fracasso da atividade, além de identificar o alcance dessas publicações.

As vendas de camiseta dry fit branca masculina podem estar em alta de acordo com sua análise, permitindo uma maior atenção para esse tipo de produto.

Você também conseguirá avaliar, dentre todas as opções que foram usadas na campanha, quais delas tiveram um sucesso maior e ampliaram seu engajamento.

Além disso, as pessoas que compartilharem seu conteúdo usarão palavras-chave que podem ser reutilizadas em campanhas futuras.

Por isso, identificar os indicadores que serão utilizados acabarão trazendo uma série de resultados efetivos para a análise. O primeiro e mais importante passo para identificar uma boa análise é definir qual KPI você irá utilizar.

Com isso, comece a buscar e identificar os dados adequados para conseguir realizar uma avaliação mais completa e identificar os resultados que precisam ser alcançados.

Dentre os KPI’s que você pode utilizar, alguns dos mais comuns são os:

  • KPI de eficiência;

  • KPI de eficácia;

  • KPI de capacidade;

  • KPI de produtividade;

  • KPI de qualidade;

  • KPI de lucratividade.

Existem análises que podem ser direcionadas para praticamente qualquer setor empresarial, dependendo unicamente de você para identificar suas necessidades e conquistar melhores objetivos.

Considerações finais

São tantas as possibilidades, que é comum você se sentir um pouco perdido na hora de escolher quais ferramentas utilizará para fazer as análises de sua empresa. Entretanto, é fundamental que os KPI's passem uma sensação de segurança para a empresa.

Assim, seu contrato motoboy pode acabar valendo muito mais para sua empresa quando as ações corretas estão sendo avaliadas.

Isso porque as análises devem ser feitas buscando melhores resultados sendo imprescindível para qualquer setor empresarial. Então, identifique seu objetivo e selecione os KPI’s relevantes para ele, iniciando, assim, uma caminhada de sucesso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.