Hospedagem em nuvem. 6 informações que todo usuário precisa conhecer

Hospedagem em nuvem. 6 informações que todo usuário precisa conhecer

O armazenamento em nuvem, diferente das formas tradicionais para hospedagem de documentos e informações, é uma das formas mais atuais e seguras de gerenciar dados e arquivos.

 

Além de trazer excelentes benefícios, como uma maior facilidade de gerenciamento e mais proteção contra ataques e vírus, é uma escolha econômica, que agrega proteção e modernidade para empresas de todos os segmentos, que buscam pela facilidade.

 

Acompanhe, ao longo deste artigo, de que forma o armazenamento em nuvem acontece, e quais as principais informações sobre essa forma de gerenciamento de dados que devem ser compreendidas tanto por empresas quanto por pessoas físicas.

O que é armazenamento em nuvem?

Para entender como funciona um armazenamento em nuvem, ou cloud computing, é preciso, primeiramente, buscar a melhor compreensão possível sobre aparelhos eletrônicos, documentos e outros arquivos que diariamente entramos em contato em nosso dia a dia.

 

Por exemplo, em um sentido comercial, em uma empresa de motoboys, profissionais do setor financeiro costumam arquivar em pastas dentro dos computadores as informações sobre contratos e outras questões que envolvem o pagamento dos colaboradores.

 

Todos esses dados digitalizados ficam em um acesso rápido por parte dos funcionários, podendo ser constantemente encontrados, transformados, editados e modificados, o que aos poucos passa a consumir o espaço de armazenamento disponível nos computadores.

 

Se há falta de espaço dentro de cada dispositivo, pode ser que seja necessário adquirir equipamentos e hardwares como pen drives, HDs externos e até mesmo outros computadores com maior capacidade de armazenamento.

 

Quanto maiores forem as formas de armazenamento de grandes quantidades de dados, mais a empresa estará providenciando mudanças na estrutura e investindo em soluções custosas, o que pode acabar não sendo prático e sustentável para os negócios.

 

É neste momento que entra a hospedagem em nuvem, uma solução de armazenamento de dados e informações online, que permite com que empresas passem a guardar e acessar seus materiais em um servidor na internet sem maiores problemas.

 

Essa prática passou a ser utilizada por pessoas físicas, que buscam empresas como o Google, para guardar fotos, documentos em Word e vídeos, como forma de proteção e melhor administração dos seus dados, funcionando como um gaveteiro para arquivo.

 

A partir daí, ficou mais fácil acessar esses dados, e não somente isso: os computadores que antes serviam como administradores físicos de grandes quantidades de informações, passaram a trabalhar em outros lugares, o que favoreceu a parte financeira.

Como funciona a hospedagem na prática?

De forma mais didática, podemos entender que o armazenamento em nuvem segue algumas regras básicas de utilização, que acompanha uma mesma estrutura, seja para dados, informações, arquivos e até mesmo sistemas, utilizados dentro de empresas, sendo:

 

  • Criação do arquivo;

  • Incorporação à nuvem;

  • Gerenciamento;

  • Pesquisa posterior.

 

Basicamente, inicialmente ocorre algo como uma entrega de documentos, onde um arquivo de fotos é incorporado à nuvem, por exemplo. Em seguida, é possível estabelecer o gerenciamento por parte da empresa responsável, que cuida do arquivo do cliente.

 

No momento em que já se encontra em rede, ou no caso, em nuvem, todos os dados e informações que foram guardadas estão presentes nesse sistema, uma espécie de controle do qual o gerenciamento e a pesquisa pode ser devidamente feita.

 

Por conta dessa maior facilidade em guardar e encontrar um arquivo, danos, erros, riscos de perda e até mesmo o gerenciamento de informações confidenciais, como vistorias de contratos, podem ser melhor executadas, facilitando trabalhos internos.

Principais benefícios do armazenamento em nuvem

Agora que você já entendeu como funciona o sistema de hospedagem em nuvem, a seguir, conheça as vantagens de adotar esse tipo de armazenamento para sua empresa.

1 - Redução de custos

Grandes negócios são, em sua maioria, clientes de empresas de armazenamento de informações em grandes computadores, já que arquivos e dados acabam sendo movimentados e criados com maior frequência, diferente de um computador pessoal.

 

Dessa maneira, é bem provável que esses negócios gastam uma grande quantidade de dinheiro com os serviços de empresas de tecnologia.

 

Uma vez que estas guardam e cuidam das informações internas, muitas vezes instalando cabeamento furukawa e grandes GPDs (Gerenciamento por Diretrizes).

 

Com o serviço de armazenamento em nuvem, por exemplo, tudo se torna mais econômico, pois as informações e dados não ficam somente na empresa, o que diminui a necessidade de grandes armazenadores e, consequentemente, de sua manutenção.

 

Dessa forma, com o sistema de armazenamento online, também é possível escolher a necessidade da empresa, voltando a compra para espaços pré-determinados e ideais para o tipo de negócio e necessidade, podendo ser mais econômico que instalação de internet.

2 - Dispositivos mais rápidos

Um serviço de armazenamento em nuvem permite menor utilização de dados dentro de computadores, o que facilita o acesso e o gerenciamento de dados e permite menor esforço dos computadores, já que internamente ele estará mais vazio.

 

Essa é uma excelente vantagem para setores onde o trabalho com dados é constante, e os profissionais necessitam de maior rapidez de suas máquinas, podendo melhorar sua produtividade acessando informações e documentos apenas pela nuvem.

 

Além disso, a rapidez acontece, ainda, pelo acesso mais rápido de informações em documentos e arquivos, que se dá por dispositivos móveis, algo que implementa maior facilidade para quem trabalha com essas ferramentas.

3 - Maior segurança

Arquivos armazenados dentro de computadores podem, quase sempre, ser alvos de roubos e até mesmo modificações causadas por vírus, situações comuns ainda mais em sistemas de empresas, onde muitas pessoas possuem acesso ao mesmo tempo.

 

Isso faz com que a questão da segurança seja sempre uma preocupação, e mesmo que seja assegurada pelas equipes cabíveis, nem sempre é possível identificar ameaças a tempo de resolver o problema, causando prejuízos em dados e informações.

 

Com o armazenamento em nuvem toda a segurança é feita pelo servidor da empresa que oferece o produto, de forma online e praticamente automática, o que melhora as chances de verificar um erro antes que algo grave aconteça.

 

Essa segurança fica ainda mais nítida quando pensamos em uma realidade onde aparelhos de computadores podem sofrer danos e acidentes, já que quase sempre estão em ambientes suscetíveis a transtornos físicos.

4 - Melhor usabilidade

Utilizar a hospedagem em nuvem faz com que as pessoas que necessitam diariamente de informações e dados alcancem documentos e arquivos com maior facilidade, ainda mais em empresas de grande porte, como uma fabricante de dispositivo de usinagem.

 

Ou seja, quanto maior a empresa e as informações armazenadas em pastas e arquivos, ou até mesmo na memória interna dos computadores, mais difícil fica para localizar o que se deseja, dificultando os serviços e até mesmo a atualização de dados.

 

Geralmente, empresas que apresentam soluções de armazenamento em nuvem dispõem de sistemas com uma maior usabilidade, com comandos fáceis de serem compreendidos por todos, seguindo um caminho lógico e intuitivo, algo comum em novas tecnologias.

5 - Possibilidade de customização

Da mesma forma que podemos pesquisar um aluguel de painel de led para um espaço específico existente dentro de uma empresa, é possível contratar serviços de armazenamento focados na realidade de empresas, e em cada necessidade de dados.

 

Por exemplo, uma rede de escolas pode ter uma necessidade maior de armazenamento de dados e informações dos estudantes, dentre todas as unidades onde oferecem serviço, algo que pode não ser uma prioridade em uma loja de roupas, com apenas uma filial.

 

É interessante entender que, dentro das escolhas de cada empresa, pode existir um plano e uma proteção específica em nuvem, bem como a disposição e organização de arquivos ou sistemas a serem conectados de forma online.

6 - Redução de erros

Quanto maior for a possibilidade de encontrar arquivos e dados dentro do armazenamento na nuvem, mais rápidos possíveis danos podem ser corrigidos. Além disso, todo acesso à correção fica à mercê da empresa responsável, o que facilita por parte das companhias.

 

Dessa maneira, uma grande rede de supermercados que coloca seus sistemas de funcionamento de caixa em nuvem com cabo flexível de 8mm, podem se preocupar apenas no funcionamento interno, como a ligação de computadores.

 

Além disso, a empresa que fica responsável pela correção de possíveis erros, também é aquela que acompanha constantemente o funcionamento do material, impedindo os sistemas de parar ou entrar em manutenção em horários de trabalho.

Conclusão

Armazenar informações em nuvem se tornou, além de uma maneira moderna de se proteger, um costume dentro de empresas e no dia a dia de pessoas físicas, que não querem colocar informações e arquivos importantes em risco.

 

O sucesso desse serviço foi tanto que a cada ano mais empresas surgem no mercado considerando o cloud computing e implementando novas rotinas de gerenciamento de dados, que focam na proteção e na melhor usabilidade do usuário.

 

Desta forma, adotar a hospedagem em nuvem é uma ótima opção para qualquer pessoa ou companhia, agregando maior segurança e acesso às melhores inovações, por meio de simples dispositivos, acessíveis a todos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.