Entenda a importância dos serviços de streaming para web rádio

Entenda a importância dos serviços de streaming para web rádio

Os serviços de streaming para rádio web são nada mais que um meio de se conectar com as emissoras quando e onde quiser.

 

Para não ficarem para trás, as emissoras de rádio buscaram uma forma de se integrarem à atualidade sem perder a sua essência.

Elas migraram para as redes porque viram ali uma oportunidade de se reinventar, e a partir desse ponto elas poderiam ser transmitidas ao vivo ou por meios que fossem compatíveis com diversos dispositivos como, computadores, tablets e celulares.

Além das rádios que migraram para o ambiente online, o número de empresas de web audio criadas exclusivamente com essas finalidade cresceu consideravelmente.

Com ele é possível ter acesso a inúmeras estações de rádio que em um contexto normal não seria possível ouvir.

A vantagem desse serviço é que para que ele entre em funcionamento, é preciso de poucos passos e que permitem uma ótima qualidade na transmissão.

Qual a diferença para uma rádio comum?

Como já dito anteriormente, a rádio web não precisa de sinais de ondas eletromagnéticas para sintonizar com as estações. 

Por ser um serviço de streaming conectado a Internet, qualquer pessoa com acesso a ela se conecta às várias estações de qualquer ponto que esteja.

Sendo assim, não precisa mais se preocupar com o sinal caindo quando você está ouvindo sua música favorita ou pegando informações para a compra de uma cuba esculpida de porcelanato.

Portanto, é possível ter acesso a web rádio por meio de muitos formatos, os mais famosos são:

  • MP3 (MPEG Audio Layer-3);

  • OGG (Ogging, da plataforma Netrek);

  • VMA (Windows Media audio);

  • RCA (Radio Corporation of America).

Assim como canais no YouTube e páginas nas redes sociais, é possível criar uma web rádio de diversos temas. O vantajoso é que não importa sobre o que você decida falar, as pessoas buscam de tudo hoje em dia.

Tipos de web rádios 

Portanto, caso queira falar sobre fofocas de famosos, serviços de marketing digital ou até mesmo, papel acoplado para lanches personalizado

Outros temas também podem ser:

  • Musicais;

  • Esportivos;

  • Jornalísticos;

  • Educativos;

  • Fofocas; 

  • Infantil;

  • Adulto;

  • Jovial;

  • Tendências atuais.

Esses são apenas alguns dos muitos outros exemplos que temos de tipos de rádios.

Importância do streaming

O mundo da rádio web, está se tornando mais acessível e comunicativo a cada dia. Portanto, para quem tem uma rádio tradicional é essencial migrar para esse novo modelo de transmissão. 

Por meio dele novos meios de formação, ensino, aprendizagem e discussão de ideias estão sendo criados.

Uma estação de web rádio com o objetivo de ensinar sobre instrumentos musicais, aumentou consideravelmente sua audiência em tempos de pandemia.

Alguém que esteja interessado em aula de violão de 7 cordas, por exemplo, ou qualquer outro instrumento, buscaria esse tipo de conteúdo. 

Como a tendência mundial é que a busca de conteúdo tenha um crescimento exponencial, as pessoas que navegam pela internet, amam ver esse tipo de novidade. 

Para a maioria das pessoas, consumir informações em áudio é muito melhor do que pegar alho para ler sobre o assunto.

Sem falar da liberdade que não é possível ter em rádios comuns. Na rádio web seus conteúdos não serão censurados sem um motivo extremamente plausível.

Portanto, se quiser falar sobre a plotagem A1 desde redes sociais e suas vantagens, terá total liberdade para isso.

As web rádios ajudam muito a fomentar o mercado musical, com o brasileiro perdendo o medo de comprar pela Internet, os lucros dessa ferramenta só tendem a aumentar.

Do ano de 2020 pra cá, isso se alterou bastante e os números de compra crescem cada dia mais, e isso se dá ao início da pandemia. 

Muitas pessoas procuraram formas novas de se entreter estando em casa, eis que os empresários, acharam essa oportunidade, para aumentar seu negócio. 

Por fim, além de como já dito a extrema melhora da qualidade, outra percepção importante é o baixo custo para se manter uma rádio online.

Vantagens da web rádio

Apesar de brevemente abordado anteriormente, as web rádios tem inúmeras vantagens, e dentre elas as que mais se destacam são:

  1. Monetização

Graças aos anúncios de áudio é possível monetizar um podcast ou rádio online. Os anúncios devem ser preferencialmente de temas que possam interessar seu ouvinte, se for uma rádio infantil ou até mesmo para geeks.

Propagandas sobre locação de PS4 farão muito sucesso, pois chamarão atenção para algo que já se sabe que os ouvintes gostam. 

Existem alguns formatos que permitem monetizar os conteúdos, por exemplo, como os de rádio ainda vivo.

A hora em que o apresentador faz um intervalo para ir ao banheiro ou beber água, é a ideal para colocar esses anúncios.

  1. Recursos otimizados

Ter uma rádio não exige exatamente que você tenha toda uma equipe para atuar nas suas áreas de manter, criar e administrar.

Existem soluções online que podem ajudar no gerenciamento de todas as necessidades para o bom funcionamento do seu streaming.

Elas otimizam seus recursos em níveis de investimentos, manutenção de tempo e criação de conteúdo.

  1. Maior alcance

Não existe mais aquela antiga dificuldade de se esforçar para ouvir programas de outros países

Se o ouvinte gosta de um programa de rádio norte americano que fala sobre envelopamento de carro branco. Ele pode ter acesso aos seus conteúdos em questão de segundos.

Em decorrência da criação dos streamings de rádio, qualquer ouvinte tem acesso aos programas de rádio pelo mundo, e melhor ainda, sem pagar nada por isso. Basta ter um aparelho smartphone e conectá-lo à Internet.

  1. Custo inicial baixo

Colocar uma estação de rádio no ar é uma tarefa muito fácil, mesmo para um novato no assunto. É preciso um estúdio, ou seja uma sala fechada que capte o menos de som possível da rua.

Também é necessário computador, microfone simples, mesa e acessórios como fones de ouvido, entre outros.

Esses itens têm um custo muito baixo em relação a montar uma estação de TV, por exemplo.

  1. Publicidade eficaz

Como já visto, adicionar publicidade aos programas de áudio streamings é extremamente vantajoso para as empresas.

Se uma estação tem um programa para donas de casa, por exemplo, seria vantajoso trabalhar em publicidade sobre marcas e etiquetas para produtos de limpeza.

Sendo assim, os anúncios podem ser personalizados para aquele tipo de público, tendo uma melhor recepção por parte dos ouvintes. Além de que a criação de conteúdos personalizados aumenta a fidelidade do público. 

  1. Custo operacional baixo

Levando em conta a possibilidade do espaço usado para montagem do estúdio, ser da pessoa que está montando iniciando a rádio, o único custo operacional que irá se preocupar será com o da Internet. 

Não é preciso de muito pessoal também. Uma pequena equipe de duas ou três pessoas é capaz de gerar conteúdos incríveis para um canal de transmissão de áudio.

  1. Acesso fácil

Vale ressaltar novamente, como o acesso aos programas se tornaram mais fáceis como criação dos streamings de rádio web.

Eles proporcionam acesso a diversos canais pelos quais podem ouvir o que desejam, sem precisar estar perto de um determinado território. 

Em apenas alguns cliques é possível ter acesso rápido a qualquer rádio online que você desejar.

Desvantagens da web rádio 

Assim como tudo, apesar de terem muitas vantagens as web rádios tem algumas desvantagens. São elas:

  1. Dificuldade de atrair anunciantes

Para uma pequena empresa, conseguir anunciantes é uma das partes mais difíceis do negócio.

  1. Depender da disponibilidade da Internet

Não ter uma boa conexão de Internet pode atrapalhar grandemente a transmissão de conteúdos.

  1. Cobrança de royalties

Apesar de não ser necessário uma licença para iniciar uma web rádio, é necessário pagar royalties para tocar músicas comerciais nas web rádios. 

Royalties são pagos pela execução de músicas com direitos autorais. Mas, não é uma grande dor de cabeça, para o empreendedor, os custos não costumam ser altos.

  1. Luta para atrair ouvintes 

A maioria dos carros por exemplo possuem aparelhos FM/AM que são mais práticos para alguns ouvintes do que ter que ir atrás de uma conexão de Internet em alguma viagem.

Entretanto as formas de não sofrer com nenhum desses problemas é adquirir um bom planejamento estratégico. Onde você analisará os ricos e poderá saber em qual área é preciso mais atenção e dedicação.

Considerações finais

Sendo assim, como a maioria das pessoas achava há algum tempo, falar sobre rádios não é mais algo antiquado, pois as web rádios crescem cada dia mais.

Elas recebem mais acessos por dia do que muitas outras ferramentas online, o que consolida sua colocação no mercado digital.

Graças aos seus programas e dicas tão variadas, que vão desde onde comprar as melhores conexões em pead termofusão, até o melhor tipo de computador para sua necessidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.