Dicas para começar o seu site

Dicas para começar o seu site

Hoje em dia, ter um site não é mais uma questão de escolha, mas uma obrigação para quem deseja estabelecer e solidificar uma presença online. Se todos pararmos para observar, vai perceber que as marcas de sucesso possuem seu próprio canal institucional.

 

Essas marcas têm utilizado a internet como uma maneira de aumentar o alcance do público e gerar novas oportunidades de vendas. Aliás, não são apenas as empresas que possuem seu próprio site, mas também profissionais autônomos.

Só que para alcançar o sucesso, é necessário saber criar essa plataforma, pois por meio dela é possível eliminar as barreiras geográficas e levar a marca ao conhecimento de pessoas do mundo todo.

É válido dizer que o site institucional reforça a autoridade do negócio e facilita para que ele seja encontrado por meio dos principais buscadores, como o Google.

Criar perfis nas redes sociais, ter um blog e se comunicar com as pessoas por e-mail é muito importante, mas essas ações não eliminam a necessidade de criar o portal da empresa.

Ele serve como base para as estratégias de marketing digital, além de ser o canal oficial da companhia. Por isso, neste artigo vamos mostrar a importância de criar um site, além de dar algumas dicas para fazer isso. Confira!

Importância de ter o próprio site

Construir o site do seu negócio é fundamental por diversas razões. Em primeiro lugar, porque é com ele que a empresa será encontrada pelos mecanismos de busca, além de ser uma forma de mostrar em detalhes os produtos e serviços.

Os consumidores tendem a confiar muito mais em uma empresa que possui um site institucional, e essa necessidade é ainda maior quando pensamos no fato de que as pessoas compram cada vez mais em meios digitais.

Além de produtos tangíveis, os serviços também podem ser vendidos dessa forma, como aluguel de sala por hora. Outras vantagens que merecem destaque são:

  • Mais credibilidade;

  • Ganho de autoridade;

  • Canal de vendas exclusivo;

  • Funcionamento 24 horas por dia.

Gerar leads é um processo que acontece dentro desse canal, ou seja, para atrair pessoas realmente interessadas no que você vende. Antes, elas precisam encontrar sua marca em uma plataforma segura e profissional.

Embora os leads não sejam clientes de fato, gerá-los é uma necessidade na hora de se relacionar com quem realmente pode comprar suas soluções. Isso acontece por meio de conteúdos ricos e pelo envio de materiais por e-mail.

Quando a empresa fortalece seu relacionamento com os leads, pode transformá-los em clientes futuramente, além de que a plataforma também serve como canal para fidelizar quem já compra com seu negócio.

Só que, para reforçar a marca nesse nível e aproveitar todos os benefícios do site institucional, antes é necessário saber como criá-lo.

Como criar o site da empresa?

Uma escola de curso de técnicas de culinária com pré assada aula pizza ou qualquer outro tipo de negócio pode criar seu próprio site por meio de algumas estratégias simples. São elas:

1. Definir um objetivo

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, na hora de criar o site da empresa, é fundamental determinar a função dele no planejamento.

O canal pode ser usado para divulgar a marca, conquistar novos clientes, auxiliar a equipe de vendas, dentre outros. O objetivo depende da necessidade do negócio e vai definir a estrutura da plataforma.

2. Conhecer seus concorrentes

Ao criar o primeiro site da companhia, é muito importante verificar o que o concorrente tem feito. No entanto, as estratégias alheias devem servir apenas como inspiração para a sua plataforma.

Verifique o que as demais organizações fazem para atrair o público e o que você pode fazer, adaptando as ações para a sua empresa.

Veja como as páginas são estruturadas, os recursos usados e quais são os aspectos que atraem a atenção do consumidor. Também procure referências no seu setor, participe de feiras e eventos, entre outras estratégias.

3. Registrar o domínio

Assim como uma empresa de serviço de torno e fresa, seu negócio precisa de um bom nome para o site. Trata-se do domínio e é por meio dele que as pessoas vão encontrar a companhia na internet.

Uma dica é escolher um nome curto, fácil de ser lembrado e que tenha aderência com o negócio, de preferência, utilizando o nome da empresa.

Outro ponto essencial é escolher uma boa extensão, como no caso dos domínios nacionais (.com.br) ou internacionais (.com), lembrando que a extensão precisa estar de acordo com o projeto.

Ou seja, no caso de uma ONG, o ideal é utilizar .org. Para saber qual usar verifique algumas opções na página de registro do domínio e pesquise o nome escolhido.

4. Estabelecer uma estratégia

Para ter um bom site, primeiro defina o que você espera, sempre considerando o que foi observado em seu setor, buscando uma forma de estabelecer uma identidade definitiva.

No caso de uma empresa de baixa de veículo irrecuperável, ela pode montar um projeto definindo tudo o que ele precisa ter, como aumentar as vendas, divulgar a marca e assim por diante.

5. Contratar um desenvolvedor

Hoje em dia, é possível encontrar ferramentas e plataformas que ajudam a criar o portal do negócio por valores baixos, mas alguns recursos de design e desenvolvimento costumam ser muito limitados.

Por outro lado, plataformas criadas por agências especializadas são trabalhadas por profissionais experientes, que consideram as características do público e da marca e criam algo personalizado e de acordo com todos os interessados.

Em contrapartida, se o canal não tiver um bom layout e contar com vários outros aspectos importantes, pode se tornar prejudicial para a empresa, além de ser um risco.

Os negócios que estão chegando agora na internet precisam de um início tranquilo, e contratar um desenvolvedor é uma forma de iniciar as ações digitais do jeito certo e sem preocupações.

6. Monitorar o desempenho do portal

Um fabricante de placa em acm adesivada pode monitorar o site por meio do Google Analytics. A plataforma mostra o número de visitantes mensais, taxa de rejeição, taxa de conversão, tempo de permanência em cada página, quais são mais populares, entre outros.

É necessário conhecer esses números para descobrir as ações que funcionam e aquilo que precisa de algum tipo de ajuste.

7. Fazer as devidas atualizações

O site nunca pode ser abandonado, pelo contrário: deve ser atualizado frequentemente para mostrar que a empresa é ativa e se preocupa em manter o público informado.

Além disso, o Google e demais buscadores consideram a atualização fundamental para que as páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Consequentemente, uma loja de baterias de moto baratas vai atrair um número maior de visitantes e conquistar credibilidade.

8. Atrair tráfego

O trabalho com o portal do seu negócio é constante, visto que é necessário atrair visitantes. Existem várias maneiras de fazer isso, como divulgar conteúdos nas redes sociais e investir em SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e com isso recebam mais visitas.

9. Criar conteúdo de valor

Todos os dias surgem centenas ou até milhares de páginas novas na internet, o que torna o ambiente online extremamente competitivo, mas é necessário saber se destacar.

Um pet shop de laço banho e tosa deve criar conteúdos relevantes e ricos em informação para o seu público, em diferentes formatos, como textos, imagens, vídeos, infográficos, áudios, dentre outros.

É dessa forma que o visitante vai conhecer um pouco mais sobre a empresa e se interessar por seus produtos e serviços.

10. Cuidar das imagens

As imagens são parte fundamental de um site bem estruturado, mas elas precisam ser trabalhadas para que não dificultem o carregamento das páginas.

Outro aspecto indiscutível é tratá-las para que transmitam profissionalismo, e as estratégias de SEO também devem ser aplicadas nesse tipo de conteúdo.

Tenha em mente que os consumidores são muito visuais e vão se sentir mais atraídos para o que você vende, caso as imagens tiverem boa qualidade.

Lembre-se de inserir um título condizente com o que ela representa, além de incluir legendas para que os buscadores possam identificá-la.

11. Considerar a jornada do usuário

Por fim, um fabricante de medalha de honra ao mérito militar deve considerar a trajetória de navegação dos usuários, ou a jornada do usuário dentro das páginas.

Em outras palavras, verifique a melhor forma de construir menus, criar conteúdo e fazer lincagens internas e externas.

Considerações finais

Ter um site institucional é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e de suas estratégias de marketing digital. Quando a companhia faz um anúncio nas redes sociais ou envia um e-mail, precisa direcionar seus potenciais clientes para uma página.

O site é o local onde o cliente se encontra com a empresa, se comunica com ela, compra seus produtos ou serviços, além de se sentir mais confiante para fazer negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.