Desenvolvimento de personas para uma rádio: Como realizar?

Desenvolvimento de personas para uma rádio: Como realizar?

Chamamos de persona um personagem semi fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Suas características se baseiam em dados de clientes reais.

 

Portanto elas levam em conta, dentre outros pontos, seu:

  • Comportamento;

  • Objetivos;

  • Problemas;

  • Dados demográficos.

Utilizamos a persona como uma ferramenta para segmentar o mercado e embasar as estratégias de marketing digital. É dessa forma que uma empresa alcança o público que ela deseja.

Para uma rádio, também é importante conhecer informações mais profundas sobre sua audiência, pois com isso fica mais fácil produzir os conteúdos, se comunicar com as pessoas certas e educar quem se pretende.

Se você quer que as estratégias de marketing da sua rádio sejam bem-sucedidas, é fundamental criar a persona dela. 

Portanto, isso pode ser feito mesmo que a sua base de ouvintes possua uma grande variedade de características, formando mais de uma persona.

A partir disso, tudo o que sua rádio fizer será direcionado para essas pessoas, tornando seus planos e estratégias muito mais certeiros.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é persona, por que você deve criar uma para a rádio e dar algumas dicas de como criar essa ferramenta.

Entendendo o conceito de persona

Chamamos de persona um personagem semi fictício que se baseia em informações reais dos clientes mais fiéis de uma empresa, como no caso de uma rádio.

Também chamamos esse personagem de buyer persona ou de avatar, e ele vai nos orientar quanto à produção de conteúdo e outras estratégias de marketing digital.

No caso de uma rádio, a persona também importa para a criação de programações e até mesmo para escolher o gênero musical mais adequado para os ouvintes.

Quando um pequeno estabelecimento de salgados para festas de aniversário cria uma persona, suas estratégias estão mais alinhadas com o público e a empresa consegue atender melhor às suas demandas.

Entretanto, para desenvolver a persona, precisamos fazer um levantamento das características dos clientes, relacionadas à:

  • Profissão;

  • Canais de informação que utilizam;

  • Necessidades;

  • Problemas.

Esses e outros dados serão o ponto de partida para o desenvolvimento das estratégias do negócio. E para se ter uma ideia de sua importância, atualmente, a persona é uma das principais ferramentas de planejamento de marketing.

Essa prática é usada por todo tipo de empresa, independentemente de seu porte ou seu segmento e ela pode ajudar uma rádio de várias maneiras.

Por que criar uma persona para a rádio?

Você já entendeu que a persona é um personagem que vai orientar as estratégias de marketing de uma empresa, desde o momento em que a pessoa pesquisa sobre primeira habilitação preço até o pós-venda dessa autoescola.

Todavia, no caso de uma rádio, ela pode ser útil por diversas razões, e dentre os principais motivos são:

Melhorar a experiência no site da rádio

A persona também pode servir para orientar o design do site e melhorar suas práticas de UX Design (User Experience).

Além de entender o perfil comportamental dos ouvintes, a rádio compreende de que maneira essas pessoas utilizam seu site, por onde elas chegam e o tipo de conteúdo que desejam consumir.

Por essa razão, as organizações contratam designers e desenvolvedores capazes de oferecer a melhor experiência em navegação e assim atender às demandas dos usuários.

Conhecer melhor o seu público-alvo

O público-alvo é uma referência importante para determinar o tipo de pessoas com a qual a rádio deseja se comunicar. 

E é justamente quando nos aprofundamos nas características do público-alvo que criamos a persona.

A rádio vai compreender quais são as dúvidas das pessoas que compõem sua audiência, seus sonhos, dentre outros aspectos mais complexos da formação da personalidade.

Usar tom de voz e linguagem adequados

Uma autoescola precisa saber quais pautas abordar e qual deve ser a linguagem e o tom de voz utilizados nos conteúdos destinados a quem procura CNH tipo B. É assim que ela vai se comunicar da melhor maneira com seu público.

Aliás, isso é algo importante em qualquer ponto de contato que a sua rádio tenha com o ouvinte. É exatamente por isso que quando investimos em mídia paga conseguimos filtrar o público-alvo para impactar as pessoas certas.

Entretanto, para alcançar esses resultados, precisamos estudar e acompanhar as orientações dadas pela persona.

Compreender o valor da rádio

A persona nos mostra como é a rotina do público, por isso, passamos a compreender suas dores, desejos, necessidades, dentre outras informações que ajudam a moldar a proposta de valor da rádio.

Uma pessoa que precisa dirigir por mais de uma hora todos os dias até chegar ao trabalho se sente muito só durante esse trajeto, ouvir uma rádio pode afastar a solidão e melhorar a rotina. Esta é a proposta de valor da sua rádio.

Em outras palavras, estamos falando do espaço que, por exemplo, os serviços de conserto de parachoque ocupam na vida de seus clientes, assim como a sua rádio ocupa na vida dos ouvintes.

Determinar as pautas abordadas

Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é o marketing de conteúdo, e ele é utilizado para atrair pessoas para o negócio e fidelizá-las. Uma rádio também precisa desses materiais para agradar o seu público.

A persona mostra quais são as principais dúvidas e necessidades do público e todas elas podem se transformar em pautas abordadas nas publicações do blog ou das redes sociais.

É assim que vamos resolver as dores dessas pessoas e fazer com que elas permaneçam com a sua rádio por mais tempo.

Escolher bons canais de comunicação

A persona também mostra quais canais de comunicação sua audiência usa para se informar, interagir com outras pessoas e assim por diante.

Assim sendo, sua rádio também deve estar presente neles para que possa chegar aos ouvintes por outras vias.

Dicas para criar uma persona

As vantagens de ter uma persona mostram o valor dessa estratégia para qualquer tipo de negócio, desde o chaveiro mais próximo da sua casa até a rádio com o maior número de ouvintes.

Mas para ter acesso a todos esses benefícios é necessário saber como definir a sua persona, e para isso as principais práticas são:

Entender sua audiência

Em primeiro lugar, procure entender por que a sua audiência se interessa por aquilo que você oferece, se essas pessoas procuram alguma solução, o que é importante para elas, dentre outras questões.

Para obter respostas mais concretas nesse aspecto, você pode organizar entrevistas e questionários para os seus ouvintes.

Levantar os dados demográficos

Você sabe por que uma rádio toca determinado tipo de música ou concorda em transmitir alguns anúncios, como de uma clínica de harmonização facial em homens? Porque ela conhece pontos importantes de seu público.

É muito importante saber quais são os hábitos, estilo de vida e como sua persona se comporta. Para levantar essas informações, você pode usar o Google Analytics.

Por meio dele, é possível saber sobre a origem, a idade e até o estado civil dos visitantes do site da sua rádio ou das pessoas que interagem com você nas redes sociais.

Alinhar os objetivos

Procure entender o que a sua persona busca em sua rádio. Se elas querem ouvir determinado tipo de música, se buscam alguma informação, dentre outros aspectos que ajudam a moldar o desenvolvimento da sua estação.

Um fabricante de letra caixa em ACM, por exemplo, identifica essas informações para que possa oferecer o melhor produto.

Tenha em mente que os objetivos que as pessoas procuram podem ser mais abstratos ou estar relacionados diretamente com suas emoções e experiências.

Outra coisa que você pode fazer é avaliar seus concorrentes para descobrir quais são os objetivos dos ouvintes deles e como essas rádios se encaixam nessas questões.

Compreenda as motivações da sua persona

O que leva esse personagem a agir? É importante entender o tipo de sentimento que leva essa pessoa a agir e o que ela vem buscando.

Quando definimos as motivações conseguimos enxergar outras estratégias. Por exemplo, no caso de um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante é dessa forma que ele sabe se o momento é propício para lançar um novo produto.

Também é assim que a sua rádio vai descobrir se é o momento de lançar um novo programa, tirar outro do ar, anunciar alguma coisa, mudar os horários, dentre outras tarefas.

Conclusão

Resumindo, as estratégias de marketing digital são necessárias para todo tipo de empresa, inclusive para uma rádio, mas elas só vão funcionar se você souber quem é a sua persona.

É esse personagem que vai determinar todas as suas ações daqui para frente, tornando seus esforços e investimentos muito mais assertivos e econômicos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.