Data Center Virtual: conheça as vantagens e benefícios

Data Center Virtual: conheça as vantagens e benefícios

A virtualização das empresas, de qualquer setor que seja, é cada vez mais uma realidade, e em grande parte isso se deve ao avanço de tecnologias como o Data Center Virtual (DCV).

Essa ferramenta é fundamental para pensar na virtualização de toda a estrutura de TI de uma companhia. Isso porque no cenário atual, a maioria dos empresários e responsáveis por empresas optaram por evoluir seus processos com o auxílio da tecnologia.

A possibilidade de explorar todo o seu conteúdo com um simples notebook escritório é cada vez mais real com a vantagem da nuvem, da qual todo o armazenamento fica na rede.

Utilizando benefícios do cloud computing (ou a computação em nuvem propriamente dita), o Data Center Virtual é uma virtualização da infraestrutura tecnológica de uma empresa, incluindo todos os recursos necessários para as operações dentro do sistema.

Essa tecnologia tem o objetivo de unificar uma série de serviços, como:

  • Manutenção;

  • Segurança;

  • Disponibilidade;

  • Atualização.

Isso significa que uma série de servidores ficarão interligados e, com uma gestão adequada, podem ter controle sobre a estrutura do TI como um todo, uma vez que o acesso ficará disponível na nuvem.

Para isso, basta uma senha de acesso para uma conexão ser estabelecida por qualquer navegador web.

Esse centro de processamentos é uma solução muito útil para substituir os servidores físicos, mesmo porque há uma grande economia de espaço.

Assim, ele possui um potencial muito mais avançado de melhorias, sendo um excelente investimento em cloud computing por parte da empresa.

A composição do Data Center Virtual é composta de três elementos: computação para o processamento, rede de internet e uma rede privada.

Além disso, o DCV ainda consegue utilizar diversos softwares integrados, que são capazes de simular toda a estrutura física de um servidor, mantendo-o inteiramente na nuvem.

Por isso, quando for realizar seu projeto data center, certifique-se de estudar todos os detalhes para decidir qual é o melhor formato para sua empresa.

Afinal, isso será bastante útil para manter o gerenciamento do Data Center Virtual mais ágil, fácil e eficiente, com acesso de literalmente qualquer equipamento em qualquer lugar, sendo necessário apenas uma conexão com a internet.

Por que optar por um Data Center Virtual?

Dentre os diversos benefícios deste formato de armazenamento, alguns se destacam nas questões mais importantes para uma empresa. A seguir, falaremos um pouco das principais vantagens de utilizar um serviço como este.

1 - Escalabilidade operacional

O primeiro e um dos mais importantes pontos de vantagem de um DCV é a escalabilidade. Isso significa que, caso você precise de mais espaço de armazenamento, basta ligar na empresa fornecedora do recurso e solicitar mais espaço e recursos.

No caso de antigos Data Centers físicos, não só é preciso reorganizar o espaço onde os servidores se encontram, mas também se faz necessário analisar a infraestrutura do lugar.

Uma companhia de refeição para empresas não precisa de um servidor completo para seu Data Center, por exemplo. Neste caso, a contratação de um serviço em nuvem acaba sendo muito mais funcional.

Nem todas as empresas possuem um espaço capaz de armazenar mais um servidor sem prejudicar os que ali já estão ou as instalações elétricas, fundamentais para o funcionamento deste tipo de Data Center.

Por isso, muitas vezes a utilização de um Data Center Virtual torna-se essencial para o bom andamento da empresa.

Em contrapartida, se a demanda pela utilização do serviço diminuir, você pode entrar em contato novamente com o fornecedor e reduzir o pedido. 

Ao se tratar de um Data Center físico, acabará tendo que lidar com um computador que ficará encostado, apenas ocupando espaço.

2 - Menos gastos com a manutenção

Qualquer equipamento digital está propício a passar por algum tipo de erro, e pode precisar de reparo. Os custos de manutenção de um Data Center podem ser altíssimos, tanto em hardware quanto para a contratação de uma equipe qualificada de TI.

Você pode manter seus relatórios impressos em sua impressora digital roland, mas a necessidade de manutenção fica por conta da empresa fornecedora do serviço.

Entretanto, no caso dos Data Center Virtuais, é comum que o serviço de manutenção já esteja incluído no valor que um fornecedor cobra pela utilização da ferramenta.

Com isso, você tem pouca preocupação com manutenções preventivas, que normalmente são realizadas automaticamente, além de backups periódicos que a empresa responsável realiza para evitar qualquer tipo de problema.

Além disso, muitos fornecedores mantêm uma opção de suporte técnico 24 horas, para que você consiga solucionar qualquer tipo de problema independente do dia ou horário.

Essas facilidades acabam valendo muito mais a pena do que pagar uma equipe de TI que esteja disponível da mesma forma.

3 - Rentabilidade e redução de custos

Por se tratar de uma prestação de serviços, é muito comum que você só pague pelo espaço utilizado dentro dos DCVs. Com isso, você acaba tendo uma solução muito mais rentável do que arcar com toda a estrutura de manutenção de um servidor sozinho.

Uma empresa de laudo técnico veicular pode ter períodos em que precisa de mais armazenamento. Essa alteração acaba sendo bem simples no Data Center Virtual.

Esse tipo de investimento acaba permitindo que o empresário se foque em outros elementos importantes da empresa, com a tranquilidade de estar protegido e garantido com relação ao Data Center.

A utilização de uma ferramenta fornecida por uma empresa profissional permite que você saiba exatamente o quanto de seu orçamento está disposto a despender, garantindo que você tenha o que necessita sem precisar se prejudicar financeiramente.

Além da infraestrutura, equipamento e energia elétrica, existem uma série de outros recursos importantes que devem ser colocados na conta de um Data Center. Isso porque o funcionamento de uma estrutura como essa exige uma série de detalhes.

Além de softwares para o funcionamento correto da área, é preciso pensar também em salários e benefícios dos profissionais que lidarão com o equipamento, refrigeração para que os servidores não tenham nenhum tipo de problema, entre outros.

Por isso, a solução de contratar um Data Center Virtual e pagar apenas o custo de contratação acaba sendo um excelente meio de reduzir os custos.

4 - Avanços de tecnologia

A tendência de um Data Center físico é que, com o tempo, ele precise trocar algumas peças e até mesmo de servidores inteiros para se adequar às suas necessidades enquanto empresa.

Isso porque a tecnologia avança muito rapidamente, e é comum equipamentos antigos tornarem-se obsoletos.

Com isso, os gastos de manutenção acabam subindo ainda mais, além de você precisar ficar o tempo todo investindo em treinamentos adequados para seus profissionais de TI.

Hoje em dia, até um cartão de ponto digital registra dados que vão ser armazenados direto em seu Data Center. Por isso, é importante manter-se em dia com a tecnologia.

Entretanto, no caso de um Data Center Virtual, você deixa todas essas preocupações na mão do fornecedor, que por trabalhar diretamente com esse tipo de serviço, saberá o que fazer para manter sempre um alto padrão de qualidade no serviço.

Dessa forma, você sempre poderá contar com uma estrutura moderna e atualizada, com respostas rápidas e diretas.

Outro ponto importante que diz respeito a tecnologia e envolve os DCVs é a questão de segurança.

Diferentemente de um servidor privado, onde você deve se responsabilizar pela segurança dos dados, ao contratar os serviços de um fornecedor você terá acesso a uma série de benefícios com relação a segurança.

Além do firewall e do antivírus, elementos fundamentais na proteção de qualquer dispositivo que utiliza a internet, ainda existem alguns scripts mais avançados que possibilitam a proteção contra ataques e invasões de hackers de uma empresa de pintura predial.

A segurança das informações apresentadas é uma prioridade para qualquer empresa que cuida do armazenamento de dados, sob uma grande responsabilidade civil, com o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), regulamento que protege tais dados.

5 - Fácil acesso à estrutura

O trabalho de gestão pode contar com esses dados no momento em que decidir. Isso porque bastando apenas ter acesso a internet em um dispositivo como notebook ou smartphone, você consegue acessar seu Data Center Virtual.

Ou seja, você poderá obter os dados de sua empresa terceirizada de motoboy de qualquer lugar do mundo.

Essa facilidade, sem limite de horário ou de dia, é fundamental para manter um controle mais rígido sobre as operações e sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa, possibilitando à equipe de gestão pensar em alternativas de funcionamento.

Considerações finais

As vantagens de se optar pelo Data Center Virtual são inúmeras, e vale a pena cotar o preço em fornecedores de confiança para escolher o melhor negócio.

Hoje em dia, os custos e a manutenção de um Data Center físico podem não valer muito a pena, uma vez que há o trabalho de manutenção. Então, sempre que puder opte pela opção digital.

Assim, você conseguirá manter-se ativo economicamente, além de iniciar uma transformação digital que é tão necessária para qualquer empresa hoje em dia. 

Isso acaba se tornando ainda mais importante quando você opta por utilizar a tecnologia a seu favor de forma natural.

Assim, todos os benefícios de um Data Center Virtual acabam se provando valiosos em qualquer empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.