Conheça mais sobre o Outbound Marketing e como utilizá-lo

Conheça mais sobre o Outbound Marketing e como utilizá-lo

O Outbound Marketing é uma ação essencial para qualquer negócio atrair potenciais clientes, sendo essa aquisição fundamental para qualquer negócio, uma vez que é sabido que os consumidores são os geradores de lucros para as empresas.

Ou seja, sem eles, nenhuma organização consegue se sustentar no mercado.

Prospectar clientes é sinônimo de pré-vendas, algo importante para aumentar a receita da companhia, e essa prospecção começa quando conquistamos um consumidor.

A estratégia escolhida para alcançar esse objetivo vai definir todo o caminho que o lead vai percorrer em sua jornada de compra, desde o momento em que ele conhece a marca até a efetivação da venda.

Existem dois caminhos que ajudam nesse processo, sendo o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

As estratégias orgânicas, ou seja, o Inbound, são importantes para as empresas por diversas razões, no entanto, elas podem levar tempo para trazer resultados.

Até que um relacionamento seja concretizado, é preciso ganhar tempo e, quando esses resultados começarem a surgir, é necessário continuar reforçando-os e aparecendo para o cliente o que, em outras palavras, significa manter a marca na sua mente.

O Outbound é a receita para todo esse processo e não deve ser descartado. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é essa estratégia, seus objetivos, vantagens e as principais técnicas que compõem esse jeito de fazer marketing. Acompanhe!

Afinal, o que é o Outbound Marketing?

De forma resumida, o Outbound é uma prospecção ativa de clientes que correspondem ao perfil da persona da marca. A persona é definida com base em características predominantes do público-alvo e que se aplicam às soluções oferecidas pela empresa.

A diferença entre ele e o Inbound é que este atrai os consumidores, enquanto o Outbound vai em busca deles. Essa prospecção ativa pode ser feita de várias maneiras, como:

  • Telemarketing;

  • Outdoors;

  • Banners em sites;

  • Propagandas em rádio, TV e YouTube;

  • Google AdWords;

  • Facebook Ads;

  • Entre outros.

O objetivo dessa estratégia, por fim, é ir em busca dos clientes que se interessem pelo produto ou serviço oferecido, como no caso de aula de dança forró, por exemplo.

Importância do Outbound Marketing

A importância do Outbound Marketing pode ser definida por meio dos benefícios que ele leva para as empresas.

Um exemplo disso é o retorno sobre investimentos (ROI) que acontece muito mais rápido, visto que ele vai atingir o público-alvo da companhia assim que for colocado em prática, tornando o Outbound facilmente mensurável.

Enquanto o Inbound busca atrair as pessoas para a marca em médio e longo prazos, o Outbound faz isso em questão de dias. Por isso, o ROI é bastante ágil, e isso facilita realizar uma análise de seus resultados em menos tempo.

Da mesma maneira, pode ser um tanto mais fácil encontrar profissionais capacitados para trabalhar com essa modalidade. Portanto, os negócios conseguem com muito mais facilidades especialistas em Outbound do que em Inbound.

A identificação de um personagem semi fictício, a persona, também é facilitada, isto porque se um veterinário dermatologista fizer contato com diversos leads em um único mês, por exemplo, saberá como adaptar o seu discurso.

Se esse mesmo estabelecimento usar apenas estratégias orgânicas, esse prazo pode chegar até um ano, que é a média de validação de campanhas desse tipo.

Portanto, para colocar em prática boas estratégias, é preciso se posicionar no mercado de maneira ativa, sem precisar ficar alterando o posicionamento da marca no mercado até encontrar uma prática ideal.

Ademais, no Outbound, é a empresa que escolhe com quem vai falar e essa personalização ajuda a aumentar a conversão, uma vez que o cliente consegue falar diretamente com outra pessoa.

No caso de vendas mais complexas, como as realizadas pelas empresas B2B (Business to Business), o Outbound é mais assertivo, uma vez que as pessoas estão mais propensas a comprar quando tudo é feito de maneira consultiva.

O vendedor de uma fabricante de lembrancinha maternidade menina, por exemplo, precisa apenas se portar como um especialista do mercado.

Para isso, deve estar ciente das dores e objetivos dos prospects, colocando tudo isso em seu discurso de vendas.

Tendo todas as informações necessárias em mãos, fica mais fácil tomar decisões mais assertivas com base em dados quantitativos e qualitativos.

Agora que você já sabe o que é Outbound e qual a sua importância, no tópico a seguir, mostraremos quais são as suas principais estratégias.

Principais estratégias de Outbound Marketing

Existem muitas estratégias de Outbound que podem ser colocadas em prática por qualquer tipo de negócio, como no caso de uma fabricante de painel de led outdoor. Dentre algumas delas, podemos mencionar:

1 - Links patrocinados

Dentro do ambiente online, os links patrocinados são uma das melhores estratégias de Outbound que existem hoje.

Isso porque eles permitem que as marcas fujam das caras e tradicionais propagandas na TV e no rádio, além dos anúncios em jornais e revistas. Essas mesmas ações são, então, migradas do offline para os canais online.

Aqueles que têm apresentado os melhores resultados são redes sociais como o Facebook e o Instagram, bem como os motores de busca, como o Google.

Além de serem mais adequados atualmente, visto que o consumidor moderno está cada vez mais conectado, os links patrocinados permitem um maior controle financeiro dos anúncios.

Sem contar que possibilita uma segmentação mais completa do público-alvo, o que facilita para que as pessoas realmente interessadas na sua solução cheguem até você.

Os resultados podem ser medidos em tempo real, ajudando a corrigir erros e falhas mais rapidamente, otimizando os investimentos.

2 - E-mail marketing

Muitas empresas, como uma clínica geral particular, têm utilizado o e-mail marketing para alcançar diversos objetivos.

Ele pode servir para distribuir newsletters, conteúdos exclusivos, ofertas, promoções, entre muitos outros, comportando-se como uma versão moderna da famosa mala direta. Inclusive, muitas marcas obtêm diversos benefícios com essa prática.

Se a companhia monta uma boa estratégia de e-mail marketing, consegue espalhar conteúdo, atraindo a atenção dos consumidores para as suas soluções, e fidelizando aqueles clientes que ela já tem.

Só que para conseguir tais resultados, é preciso fazer com que os e-mails cheguem até as pessoas certas, usando-se de conteúdos personalizados e ofertas que agradem o público-alvo da organização.

É dessa forma que as empresas conseguem aumentar a taxa de vendas e a taxa de conversões. Outro exemplo de boa prática de e-mail marketing é refinar os e-mails para que eles cheguem até os prospects na hora certa e com uma frequência adequada.

3 - Eventos offline

Se uma fabricante de cordão para caneca, por exemplo, organiza e participa de eventos, ela está investindo em uma estratégia de Outbound que funciona muito bem, afinal, as relações humanas continuam sendo importantes.

Isso porque poder olhar e falar pessoalmente com seu cliente ainda facilita muito mais as vendas, mesmo tendo em vista o crescimento do ambiente online e seus canais, como as redes sociais, por exemplo.

É por isso que as marcas precisam usar sua criatividade e criar eventos para atrair aquelas pessoas interessadas no que o negócio tem a oferecer.  

Isso também ajuda a se aproximar dos clientes e aumentar o engajamento do público com a marca.

Um exemplo de bom evento para participar são as feiras de exposição. Esses acontecimentos costumam ser focados em um único segmento, como por exemplo, equipamentos para gravação de áudio, rádio online, instrumentos musicais, etc.

Se a sua empresa marcar presença em uma feira do seu segmento, terá contato com pessoas que vão lá porque se interessam pelo assunto e pelos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, elas estarão mais propensas a comprar do que qualquer outra. Afinal, ninguém vai, por exemplo, numa feira de livros se não se interessa pelo assunto.

4 - Panfletagem

Outra estratégia bastante conhecida de Outbound é a panfletagem, e ela ajuda a angariar clientes para qualquer empresa, principalmente as do tipo B2C (Business to Consumer).

A panfletagem é uma maneira ativa de prospecção, sendo também muito comum. Mais do que apenas distribuir um papel com o endereço e contato da organização, ainda é possível incluir imagens e informações sobre os produtos e serviços.

Por exemplo, uma loja de materiais elétricos pode fazer a inclusão da fotografia de uma tomada de rede e outros itens de seu estabelecimento, para que as pessoas que receberem o panfleto possam ver um pouco sobre o que é oferecido.

Conclusão

Se você não quer cruzar os braços e esperar as coisas acontecerem, precisa investir em Outbound Marketing. Essa estratégia, tanto online quanto offline, te dão total autonomia para ir atrás de seus clientes e conquistá-los.

Você não precisa esperar que suas ações orgânicas deem resultado para conquistar seus objetivos, pois você chegará aos seus prospects de um jeito mais rápido e eficiente.

Com base neste conteúdo, você saberá como investir em boas campanhas de Outbound para tornar o seu negócio mais competitivo no mercado, ganhando mais espaço e, claro, vendendo muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.