Conheça as principais ferramentas para o crescimento seu site

Conheça as principais ferramentas para o crescimento seu site

Fazer um site crescer é uma tarefa que exige atenção em todos os detalhes, como as ferramentas escolhidas para isso e as estratégias que serão aplicadas dentro da plataforma. Produção de conteúdos, monitoramento, entre outras são primordiais.

 

O crescimento e bom desempenho de uma página da web estão atrelados à dedicação dos profissionais de marketing responsáveis por ela, em transformá-la em referência no mercado de atuação e, principalmente, no amplo e completo ambiente cibernético.

Em um país como o Brasil, onde há mais de 4 milhões de domínios registrados na internet, de acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), torna-se imprescindível buscar se destacar em meio à alta concorrência digital.

Todo site é criado para comunicar algo a alguém, logo, a audiência é algo esperado pelos seus criadores. Entretanto, para que haja um percentual considerável de visitas diárias em uma página, uma série de ferramentas e técnicas devem ser aplicadas no espaço virtual.

Para conquistar diariamente o público-alvo, é essencial que um site, primeiramente, seja facilmente encontrado pelas pessoas. Um bom ranqueamento nas plataformas de busca pode ocorrer com o uso de estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Com essa ferramenta, é mais fácil alcançar visibilidade e atender rapidamente às necessidades de um determinado grupo. Nessa etapa, o profissional de marketing deve estar atento ao uso das palavras-chave acrescentadas na página da web.

São esses termos que guiarão alguém a encontrá-la no momento em que iniciar uma série de pesquisas online. Outro fator importante que também ajuda nessa questão é a qualidade e veracidade dos conteúdos oferecidos a todos os visitantes do site.

As produções precisam ser compatíveis com o público, de forma a educá-lo a respeito de um determinado assunto. Para conquistar o interesse e audiência dele, é primordial considerar algumas dicas, como as mencionadas a seguir:

  • Discutir assuntos populares do mercado;

  • Discorrer sobre os produtos oferecidos;

  • Posicionar-se como uma empresa inovadora;

  • Apresentar diversos formatos de mídia.

Além da preocupação com a qualidade das informações produzidas e publicadas, é indispensável que um site, independentemente do seu segmento, opte por ferramentas que contribuam para o seu bom funcionamento técnico e usabilidade dos internautas.

Desde a criação de um domínio, escolha da hospedagem e até as metodologias de posicionamento, que são importantes para determinar o crescimento de uma plataforma virtual. O conhecimento sobre isso é uma das premissas básicas para o sucesso.

Um site em perfeito funcionamento precisa ser leve, ou seja, deve ser carregado facilmente para ser explorado pelas pessoas. Dessa forma, será mais simples conseguir manter a sua atenção aos conteúdos estratégicos publicados e disponíveis na página.

Hoje, existe uma vasta oferta de ferramentas específicas, pagas e gratuitas, que são capazes de ajudar os profissionais que buscam crescer no ambiente digital, sem precisar de conhecimentos complexos a respeito de Tecnologia da Informação.

Como melhorar o desempenho de sites?

Como mencionado anteriormente, atualmente, para conseguir desenvolver um site com bom desempenho já não é preciso contar com uma equipe especializada em tecnologia da informação. Basta estar por dentro das opções disponíveis.

Para conseguir um maior tráfego, monitorar o perfil e comportamento dos clientes, conseguir traçar estratégias que os alcance com mais facilidade, é recomendável que se utilize algumas das alternativas de ferramentas a seguir:

1 - Google Analytics

Esse recurso é ideal para quem deseja obter informações sobre um site, como aspectos demográficos e até mesmo as páginas mais acessadas dentro do ambiente digital. 

A partir disso, será mais fácil compreender o comportamento do internauta, como quantos clientes clicaram no anúncio promocional de chapa de madeirite de uma loja de materiais de construção e onde eles moram.

Ou, ainda, se esses consumidores realizaram alguma compra ou apenas deixaram um item abandonado do carrinho e saíram da página de vendas.

Esses e mais outros dados são proporcionados pelo Google Analytics e são imprescindíveis para que com o conhecimento a respeito do público e as suas preferências, sejam traçadas boas e assertivas estratégias de marketing.

2 - Xenu Link Sleuth

Controlar um site com poucas páginas é um processo que pode ser feito manualmente, porém, ao passar dos meses e anos, as páginas e conteúdos dele se multiplicam, até que se torne impossível monitorá-los um a um, de forma manual.

É nessa missão que a ferramenta Xenu Link Sleuth atua. Ela é capaz de verificar as dezenas e centenas de links de uma página da web, com o objetivo de identificar se, dentro delas, há algum link quebrado que impossibilite o seu funcionamento.

Acessar uma aba sobre conserto de gerador a diesel em um site especializado e conseguir navegar por ela perfeitamente, sem nenhuma falha, é um êxito concluído por esse tipo de recurso tecnológico, que visa a velocidade e eficiência.

3 - SEOmoz

Conquistar visibilidade em um cenário onde existem milhares e até milhões de páginas na internet parece uma missão quase impossível. Porém, com o SEOmoz, é mais simples conquistar um bom posicionamento nas ferramentas de pesquisa da web.

Essa solução é recomendada para profissionais que trabalham especificamente com marketing de conteúdo e buscam bom desempenho. Com ela, é possível ter acesso a aos termos desejados, relevância do segmento e informações sobre o desempenho.

Vender uma persiana rolô para quarto se torna um objetivo palpável quando há uma compreensão de quais são as melhores técnicas para uma loja virtual ser encontrada com facilidade pelos prospects interessados em um produto como esse.

4 - Google Pagespeed

Produzir conteúdo de qualidade, revisá-lo e traçar o perfil correto da sua persona não é o suficiente para manter um internauta ativo em um site. Um dos motivos que mantém alguém em uma plataforma é a velocidade de carregamento de uma ou mais páginas.

É com esse objetivo que a ferramenta Google Pagespeed Insights atua para proporcionar o melhor desempenho de um site. Além de separá-lo em dispositivos móveis e desktop, ela ainda oferece sugestões práticas de como otimizar a velocidade.

Com a junção dessa e das outras plataformas utilizadas para acelerar o crescimento de um site, é possível que qualquer serviço, até mesmo o de aluguel de caçamba basculante seja encontrado na internet e contratado facilmente pelas pessoas.

5 - WebPagetest

Essa ferramenta visa analisar a performance, métricas de carregamento e renderização de um site. Ela possibilita testes em território nacional e internacional, além de averiguar o desempenho dos formatos mobile e desktop.

Antes de decidir vender produtos de qualquer segmento, como uma caixa de papelão reciclado, é primordial que o profissional responsável pela página da web faça testes prévios do seu funcionamento para uma boa navegabilidade ao usuário.

Assim, é possível que o criador se passe por um internauta e entenda quais os pontos positivos e os pontos a serem aprimorados, para que assim a experiência final seja a melhor possível, comparada à concorrência.

6 - Google Search Console

Anos atrás, para conseguir ter acesso a determinados serviços, como os prestados por fisioterapeutas, era necessário um cartão de visita fisioterapia para que o tratamento médico fosse divulgado entre as pessoas de um determinado grupo.

Hoje, com a evolução da internet e a possibilidade de divulgar trabalhos online, é possível que um site seja encontrado com facilidade por internautas de diversas localidades. Para um bom ranqueamento, deve-se usar as ferramentas certas.

O Google Search Console é fundamental na etapa de traçar estratégias de crescimento para uma página da web. A plataforma permite a identificação das palavras-chave que levaram os usuários até ele, por meio dos mecanismos de buscas.

7 - SEMrush

Montar estratégias de marketing que sejam eficientes para o crescimento de um negócio online pode parecer difícil e, dependendo do que for feito, é até mesmo impossível de ser executado manualmente. O SEMrush tem como meta mudar essa realidade.

Estar ciente de quais palavras estão relacionadas a churrasqueira de alvenaria pequena e qualquer outro produto, compreender o custo por clique dos anúncios pagos, além dos dados de tráfego e conversão dos concorrentes se mostra possível.

Com o auxílio dessa ferramenta, as plataformas virtuais de venda podem ter um crescimento muito maior e mais rápido. Automatizar processos de análise desse tipo é primordial para acelerar o sucesso de uma empresa.

Considerações finais

Independentemente do segmento de um site, é fundamental que o seu criador esteja atento às diversas possibilidades que o auxiliem na trajetória rumo ao sucesso, crescimento e visibilidade no ambiente digital.

Com o uso das ferramentas certas, um serviço de lavagem tapetes ou qualquer outro pode ser facilmente encontrado e explorado pelas pessoas na internet o que, consequentemente, aumenta o tráfego e audiência online de uma companhia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.