Conheça as estratégias que levam o site a alcançar muitas visitas mensais

Conheça as estratégias que levam o site a alcançar muitas visitas mensais

A migração do mercado físico para o mercado digital totalmente online já é uma realidade. Se antes as empresas investiam em outdoors, banners, vitrines e eventos para receber mais pessoas na loja, agora elas precisam investir em estratégias de tráfego.

 

Garantir um alto fluxo interno no site se transformou em uma peça-chave para o sucesso a curto e longo prazo de qualquer marca. Investir no próprio site é uma excelente iniciativa para construir uma estrutura de marketing consistente.

Quando uma empresa pode basear sua estratégia de marketing em um site eficiente, ela sai na frente de toda a concorrência. Com um ambiente próprio para expor a proposta de valor mais eficiente da marca, a empresa se valoriza e se destaca no mercado.

Enquanto no investimento nas redes sociais e na mídia tradicional a empresa está colocando recursos em uma plataforma de terceiros, com o seu site próprio todo o investimento pode ser calculado a curto e longo prazo.

A questão mais sensível quando o assunto é alavancar uma estratégia baseada em fortalecer um site é o tráfego. Existem diferentes formas de levar mais pessoas para o domínio virtual da empresa, seja de forma orgânica ou paga.

Apesar de fundamental, apenas o aumento do tráfego não vai gerar um aumento das conversões de forma concreta. É preciso estar sempre analisando e revisando toda a jornada de compra dos visitantes do site para gerar o interesse e concluir a venda.

Pode parecer um processo complexo, mas o investimento em tráfego é uma das possibilidades mais acessíveis do marketing digital atual. Independente do porte da empresa, do segmento ou da função do site, o tráfego é um ponto de atenção decisivo.

Com um bom trabalho de tráfego orgânico as grandes empresas e até profissionais autônomos como um acompanhante a internação pessoa com deficiência podem colher um custo benefício positivo em sua estratégia.

Quais são as estratégias de tráfego mais eficientes?

Dentro do leque de estratégias do marketing digital existem diversas formas de alavancar os resultados do tráfego de um site. Esse ponto é um dos mais importantes para que o domínio garanta o fluxo de vendas necessário para as empresas chegarem aos seus objetivos.

Boa parte das ações que reforçam um bom tráfego de um site é a implementação e manutenção de boas práticas que valorizam os endereços da marca.

Além disso, levam mais visitantes para terem um primeiro contato com a proposta de valor da empresa especializada em alugar plataformas. Alguns processos fundamentais para criar um bom tráfego são:

  • Utilização de ferramentas dos motores de busca; 

  • Criação de uma estratégia de marketing de conteúdo; 

  • Investir de forma consistente em SEO; 

  • Ter presença digital em outros meios como redes sociais; 

  • Investir em email marketing.

Quando se fala de aumentar o tráfego do site de uma empresa de caldeira flamotubular vertical três letras surgem automaticamente no debate: SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou seja, ferramenta de otimização para mecanismos de busca.

Essa sigla representa o pilar das estratégias de marketing digital focada em tráfego e baseada em marketing de conteúdo. Com esse conjunto de técnicas, o site ganha mais acessos de forma orgânica a partir das buscas espontâneas.

Além de trazer mais pessoas para o domínio da empresa, essa estratégia adiciona conteúdos de valor que esclarecem dúvidas, apresentam produtos e geram um relacionamento entre a marca e o consumidor que visita o site.

O link building é outro conceito fundamental, a partir da construção de uma rede de endereços internos e externos ao site a empresa cria uma relação de maior credibilidade para a marca o que destaca também nos resultados de busca, gerando mais tráfego.

Mesmo que o site seja o pilar da estratégia de marketing é importante que a presença digital da marca não esteja resumida ao domínio próprio. Para que mais pessoas entrem em contato com o site da empresa, é necessário aparecer nas redes sociais e nos e-mails.

Cada rede social tem as suas peculiaridades e um público-alvo específico, a presença pode ser modulada a partir dessas diferenças. Contudo, com mais canais de contato levando para o endereço do site, maior será o tráfego.

Entendendo o tráfego e suas variações

O tráfego, em linhas gerais, é um conceito simples de ser explicado. Dentro do cenário de marketing digital, o tráfego online é a métrica que analisa a movimentação de usuários que passaram por um site.

Existem duas métricas abaixo do tráfego que são importantes, o número de visitantes e as visitas totais. Apesar de parecidas, é preciso entender as diferenças para mensurar os resultados.

Todo primeiro acesso de um usuário no site de uma empresa de painel luminoso personalizado é contabilizado na métrica de visitas, ou também chamado de impressões. Se esse visitante voltar a visitar o site, esse segundo acesso é registrado como visitas totais.

Essas métricas são fundamentais para analisar a performance de cada página em um site, isso é ainda mais relevante para uma empresa que conta com um comércio virtual. É a partir dessas informações que as decisões mais relevantes são tomadas.

Para que o tráfego de uma empresa evolua de forma consistente e acompanhado da taxa de conversão de vendas, é fundamental que os gestores e operadores do marketing digital tenham domínio das ferramentas e das estratégias de SEO.

Os buscadores são responsáveis por segmentar e entregar de acordo com as pesquisas uma relação de sites e recursos a partir das buscas de palavras-chave. Esse mecanismo opera com algoritmos que estabelecem uma hierarquia de relevância.

Para se posicionar melhor nessas listas, é preciso focar no SEO e realizar mudanças que reforcem a credibilidade dos domínios da empresa. Quando uma marca de fralda geriátrica GG vai para os primeiros resultados, o tráfego cresce muito, o que alavanca junto as vendas.

Junto com o investimento em SEO para reforçar o tráfego orgânico a empresa pode realizar investimentos em tráfego pago, ou seja, impulsionando seu site através de anúncios. Com isso a empresa adota o SEM, sigla para Search Engine Marketing.

Com essa estratégia se analisa o perfil de anúncios para sites, “furando a fila” dos endereços não patrocinados e se destacando com uma maior prioridade. SEO e SEM não são antagônicos, muito pelo contrário, um impulsiona o outro e se complementam. 

Por que utilizar o conteúdo evergreen para o seu negócio

Para valorizar o tráfego de um site focado em exame toxicológico admissional clt, muitas vezes a estratégia escolhida é o marketing de conteúdo, que visa criar materiais relevantes que se destacam nas buscas, apresentam um valor e atraem novos visitantes.

Um cuidado relevante para essa estratégia é que, conforme as páginas do site perdem visitas individualmente, a pontuação do site também é reduzida, o que pode minar aos poucos o ranqueamento do domínio.

Em geral, a técnica utilizada para mitigar esse problema em um site de aluguel de impressora laser colorida é o arquivamento de posts que perdem sua eficiência, mas existe outra técnica que valoriza mais cada conteúdo feito sem prejudicar o SEO do domínio.

Essa opção mais eficiente é apelidada como evergreen, em tradução direta, sempre verde. De forma resumida, o conteúdo evergreen é aquele que não está relacionado a uma data nem corre o risco de perder a relevância ao longo do tempo.

O conteúdo mais duradouro pode exigir um pouco mais do setor de criação, que ao elaborar precisa desenvolver conteúdos mais ricos e abrangentes para que o interesse nele não seja reduzido até não ter mais acessos.

Mesmo que a postagem de blog esteja relacionada com a data, pode haver uma contextualização mais global sobre o tema ou mais geral sobre informações para que essa página não seja uma resposta relevante apenas para pesquisas nesse momento específico. 

Considerações finais

O marketing digital, ou o chamado marketing 4.0, foi responsável pela maior democratização que já foi vista nesse setor. Uma variedade imensa de possibilidades de investimento com um custo mais baixo e com resultados mais rápidos, uma dessas opções é o tráfego.

Uma clínica de orientação psicológica que investe em seu site se destaca diante da concorrência atraindo mais pessoas para conhecer o trabalho, os serviços oferecidos e a proposta de valor oferecida.

São diversas as possibilidades que fazem com que um site tenha mais acessos no período de tempo de um mês.

O mais importante de se entender é que além de garantir o tráfego, é necessário analisar quais fatores ampliam a chance de conversão desses novos visitantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.