Confira passo a passo para oferecer conteúdos relevantes para o seu público

Confira passo a passo para oferecer conteúdos relevantes para o seu público

Hoje em dia, há muito com o que uma empresa precisa se preocupar, caso queira marcar presença na internet de modo efetivo. A geração de conteúdos relevantes e originais é apenas um desses aspectos que mais importam.

 

Na verdade, ela acaba se tornando uma das frentes mais importantes, por várias razões diferentes e ao mesmo tempo convergentes. Por exemplo, pelo fato de que esse é um dos primeiros passos que uma marca de sucesso pode dar.

Ou seja, assim que a empresa cumpre aquele papel mínimo no universo digital que é o de criar um website institucional, na sequência ela já pode criar um blog atrelado a ele. De fato, foi-se o tempo em que o site sozinho bastava, pois não basta mais.

Assim, uma firma que vende elevador upgrill com grelha argentina flex para churrasqueira pode até utilizar o site como se fosse uma espécie de cartão de visita digitalizado, ou mesmo um portfólio dos seus produtos.

Mas ela também precisará ir muito além, fundando uma verdadeira plataforma digital, cada vez mais completa e mais dinâmica, como algo capaz de atrair cada vez mais pessoas interessadas, ou potencialmente interessadas em sua solução.

É aí que entra o papel do blog, como o primeiro grande passo na geração de conteúdo, que é o que hoje se chama marketing de conteúdo ou inbound marketing. No fundo, escrever se tornou tão importante que há estratégias voltadas só para isso.

Basicamente, depois de fundar um blog como centro do material que a marca pode gerar, será possível escolher outros passos ainda mais ousados e abrangentes. Como aparecer com destaque nos próprios motores de busca, hoje tão importantes.

Assim, a marca que tiver os melhores conteúdos de determinado segmento, acabará aparecendo melhor no ranking de artigos do Google, do Bing, do Yahoo ou mesmo do Ask Brasil. Isso mudará consideravelmente seus resultados gerais.

Ou ainda, as próprias redes sociais, hoje tão importantes quanto os buscadores. Na verdade, se uma empresa de acompanhante de idoso hospitalar derivar suas postagens de artigos escritos no blog, isso vai garantir uma qualidade muito maior.

Lembrando que, nas mídias sociais, é possível fazer posts pequenos, mas também uma variação bem maior de materiais, a depender da proposta de cada plataforma, como e-books, slides, infográficos, miniaulas, workshops e até lives e podcasts.

Tudo isso podendo variar de artigos completos que o blog recebeu como primeiro passo estratégico. Até porque, no blog também é possível que o seu público leitor deixe sua opinião e comentários que ajudam na curadoria daquele conteúdo.

Daí que acima tenhamos falado sobre publicações “relevantes” e “originais”. Relevantes porque elas precisam estar alinhadas com assuntos e pautas que realmente despertem o interesse do seu público-alvo.

Para isso é preciso, literalmente, estudar quais os interesses desse mesmo público, de maneira sistemática e frequente. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, enquetes e até quizzes que interagem dinamicamente com as pessoas.

Um exemplo que se dissemina cada vez mais é a criação de conteúdos do tipo “x motivos para fazer uma restauração de carros maverick”. Sendo que este é apenas um caso, de dezenas ou mesmo centenas de possibilidades distintas.

Seja como for, além de relevantes os conteúdos precisam ser originais, como também referimos. Neste sentido, trata-se do fato de que não basta copiar o conteúdo de outros sites, o que aliás pode até dar problema de direitos autorais.

É preciso que sua empresa realmente tenha conteúdos originais e de qualidade, assim você se resguarda em termos legais e também cria algo sustentável perante o público, sem correr o risco de vir a perder os resultados que já estava conquistando.

Mais do que sustentáveis, são essas medidas que podem trazer resultados sérios e sólidos, não apenas no curto prazo, mas também no médio e longo prazo. Por isso decidimos desenvolver este próprio conteúdo ensinando a fazer isto.

Esses pequenos detalhes, quando somados, é que vão ajudar o seu blog e as suas redes sociais a se tornarem referência na área e criarem engajamento real. Em vez de você perder tempo e energia criando materiais sem muito horizonte.

Além disso, com esse espírito de trabalho e desenvolvimento, uma marca de chapa compensado osb ainda consegue criar um funil de vendas mais eficiente, gerando leads cada vez mais qualificados e mais interessados em comprar dela.

Diante disto, se o seu grande interesse agora é justamente mergulhar de cabeça em soluções que realmente possam ajudar a criar conteúdos relevantes e promissores para o seu público-alvo, então basta seguir adiante na leitura.

O que é e por que importa?

Outro passo realmente importante na oferta de conteúdos relevantes para o seu público é você compreender muito seriamente o que é o conteúdo digital e por qual motivo ele tem uma importância tão grande nos dias de hoje.

Na verdade, uma importância crescente, no sentido de que a tendência é que ele se torne cada dia mais relevante e mais indispensável. Tudo isso porque o marketing de conteúdo existe há um bom tempo, mas passou por uma revolução recente.

Ele está aí desde a primeira metade do século passado, quando algumas empresas decidiram mandar newsletters impressas para seus clientes. Como revistas e jornais que tratavam, justamente, das novidades daquele segmento.

Qual era o intuito de fazer isso? Certamente, não era apenas informar o cliente, mas também mantê-lo engajado pela marca e, claro, disposto a comprar cada vez mais.

A grande revolução nisso veio com o marketing digital e a internet como um todo. Agora uma marca da área de closet casal planejado podia fazer tudo isso não somente por impressos, que eram lentos e caros, mas digitalmente.

Ou seja, ela podia divulgar marketing de conteúdo com:

  • E-mail marketing;

  • Newsletters digitais;

  • Artigos de blog;

  • Posts de redes sociais;

  • Multimídia dinâmica.

Isto é, todos aqueles formatos que mencionamos lá no começo, entre outros que não param de surgir quase que diariamente dentro da realidade da internet.

Por isso é que os conteúdos importam. Lembrando que, embora existam desde a época dos recursos impressos, a internet também ajudou a aproximá-los das novas gerações, que também são pessoas cada vez mais conectadas e exigentes.

Neste sentido, ele supre uma demanda que os compradores de hoje fazem por qualidade. No fundo, eles querem se relacionar mais com as marcas, em vez de falarem apenas sobre preços, prazos e promoções.

Ou seja, antes de dar o voto de confiança e comprar algo, eles ficam muito satisfeitos de poderem ler mais sobre aquele produto ou serviço em blogs e redes sociais.

Conheça o seu público-alvo

Mais um passo fundamental para sua geração de conteúdo, esse é outro ponto que já existia antes da internet, mas que foi transformado por ela.

Até porque, antigamente, uma empresa de cremação com velório precisava pagar para firmas como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) oferecerem subsídios sobre o seu público.

Como faixa etária e poder aquisitivo, mas hoje é possível ir muito mais fundo, entendendo quais os sonhos e expectativas do público, sem ter de gastar.

Basta fazer as enquetes e quizzes, que isso vai ajudar na criação de conteúdos que engajam bem mais e fazem mais sentido.

Crie o seu funil de vendas

Também não é plausível a ideia de desenvolver conteúdos com relevância para o seu público-alvo sem desenhar seu funil de modo estratégico.

Isso ajuda no sentido de que você vai escrever artigos e postagens para cada etapa do funil, sendo que as mais importantes são o topo, o meio e o fundo.

Se o contato ainda entende pouco sobre sua torre naja completa, que são aquelas chopeiras elétricas, ele está no começo do funil. Então, gere artigos introdutórios e bem posicionados nos buscadores e nas redes.

Mas se a pessoa já entende melhor e quer apenas compreender os diferenciais da sua marca, então é preciso ser mais técnico, talvez por e-mail. Só depois vem o fundo do funil e as negociações propriamente ditas.

Invista sempre em otimização

Por fim, além de compreender a origem do marketing de conteúdo e sua relação com as novas gerações, ou mesmo o papel do perfil do público-alvo e do funil de vendas nisso tudo, é preciso saber otimizar tudo o que você cria.

No caso dos motores de busca isso é muito claro, pois quando o cliente pesquisar por algo como caldeiraria, o seu site só vai aparecer com destaque se você fizer SEO, que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Já nas redes sociais isso não é tão claro, mas também existem recursos como aplicação de hashtags, tamanho da postagem e até qualidade das fotos utilizadas. O que serve como fator de otimização, garantindo mais destaque geral para você.

Considerações finais

Com isso, conseguimos ressaltar a importância da produção de conteúdo, que é algo cada vez mais urgente para qualquer marca.

Também falamos sobre estratégias de captação e de relacionamento com os leads, junto mostrando o passo a passo sobre como desenvolver conteúdos com relevância para o seu público-alvo, trazendo resultados cada vez mais sérios, sólidos e sustentáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.