Comunicação dentro de uma rádio web: Qual a importância de desenvolver uma?

Comunicação dentro de uma rádio web: Qual a importância de desenvolver uma?

A rádio é o meio de comunicação mais volátil de todos, uma vez que nele existem diferentes maneiras de contar a mesma história e diversas formas de fazer um programa. A comunicação dentro de uma rádio é única e espetacular.

 

Toda pessoa deveria ter a experiência de vivenciar um dia em um programa de rádio e entender como a comunicação entre os radialistas é feita, para observar como é extremamente importante que os apresentadores se comuniquem bem.

 

Porém, um profissional de rádio e TV deve estudar por quatro anos para entender os diversos trâmites de diversos veículos de comunicação. 

 

Com a chegada das rádio web, diversas pessoas se aventuraram nesse meio e tentam fazer suas vozes ecoarem pelos microfones digitais.

 

Uma web rádio é acompanhada diariamente por milhões de pessoas que gostam desse tipo de entretenimento, mas não tem mais um aparelho por perto. Tiveram de se render ao método digital, mas que ainda preserva toda a mágica que somente o rádio tem. 

 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a comunicação dentro de uma rádio web e a importância de desenvolver um sistema que funcione entre a equipe e os apresentadores. 

 

No geral, os processos e equipes que envolvem a estruturação de um programa de rádio são:

 

  1. Apuração;

  2. Elaboração da pauta;

  3. Gravação;

  4. Edição;

  5. Apresentação. 

 

O objetivo é criar meios como se fossem rótulos adesivos personalizados, que auxiliam na identificação de uma mensagem só de as pessoas baterem o olho, ou, neste caso, só de escutarem. Para ficar ainda mais claro, acompanhe o artigo. 

A importância da apuração 

Nenhuma rádio funciona sem um bom departamento de apuração. As notícias surgem em uma equipe muitas vezes esquecida, conhecida no meio jornalístico como "rádio escuta”, que trata-se de uma equipe responsável por verificar todas as informações factuais.

 

Essas informações são apuradas quando esses profissionais entram em contato com os órgãos oficiais, como a Polícia Militar ou Secretaria governamentais. Além disso, mais informações podem vir de fontes via redes sociais ou aplicativos de mensagens.

 

O fato é que os apresentadores não conseguem manter uma audiência no ar precisando apurar informações que ocorrem 24 horas por dia, e para isso, é preciso ter uma equipe. No caso das rádios web, que são mais reduzidas, pelo menos uma pessoa é necessária.

 

Esse profissional deve ficar responsável por acompanhar acidentes na cidade, trânsito e acontecimentos afins que atendam ao objetivo do programa, que não necessariamente precisa ser jornalístico, mas é preciso ter pessoas checando se a informação é verdadeira.

 

Vivemos em um mundo de fake news, e para que isso não seja divulgado por canais profissionais, é preciso que a informação seja checada, apurada e escrita. Nenhuma fonte precisa de uma entrega de documentos apenas confirmar a fonte.

 

A apuração é o primeiro passo de toda a notícia ou pauta que será formulada pela equipe da rádio web. Sem apuração, não há a possibilidade de colocar algo no ar, então a comunicação entre a equipe de apuração deve ser um alerta para as novidades.

Montagem das pautas 

As pautas dão vida ao programa, ou seja, a sustentação para que o programa ocorra e exista as discussões e entrevistas. Novamente, dependendo do programa, a equipe pode ser reduzida, mas existe o que se chama no meio jornalístico de “reunião de pauta”.

 

É quando todos os responsáveis pelo jornal se reúnem e montam os assuntos que serão falados no programa, e essa comunicação entre quem faz as pautas, quem as aprova e quem faz a apuração das notícias seja eficiente igual uma impressora crachá.

 

Isso porque, em uma rádio, muitas vezes é preciso improvisar pela falta de conteúdo e até mesmo comunicação entre as pessoas sobre assuntos técnicos. 

 

Tenha uma boa relação com a equipe de pauta e os incentive a trazer convidados e assuntos relevantes para a web rádio. Ninguém coloca um programa no ar sozinho, então é preciso ter uma comunicação e entendimento sobre as ideias dos colegas. 

Gravação de matérias 

A gravação de matérias é importantíssima para a geração do conteúdo que será exposto na rádio. Aqui, é necessário ter um contato com os repórteres ou quem irá gravar o chamado off (ou “voz de fundo”) dos conteúdos.

 

A pauta montou toda a estrutura de como que o conteúdo será montado, seja por entrevista ou visita a um local que será narrado na matéria, de acordo com a realidade do programa que será apresentado.

 

Então, pensando que é um programa de cozinha, não adianta mostrar o panfleto para hamburgueria, mas narrar o que está acontecendo. Para isso, os apresentadores precisam assistir com antecedência, ou ler o texto que será dito na matéria.

 

Além disso, olhe os equipamentos com antecedência e comunique se apresentar avarias, informe os responsáveis a todo momento se algo durante a gravação der errado para que o problema seja rapidamente solucionado. 

Edição dos conteúdos 

Esse é o penúltimo passo até chegar a apresentação do conteúdo, onde normalmente é realizado pelos editores sob supervisão de quem criou a pauta ou aprovou o texto. Nesta etapa, é extremamente necessário que o que foi pedido na pauta tenha sido cumprido.

 

Para que a comunicação entre os setores, por meio de aplicativos de mensagens e até mesmo um sistema interno da empresa seja realizado de maneira eficaz, a edição precisa ser rápida. Normalmente, é feita momentos antes do programa ir para o ar.

 

Portanto, a comunicação é essencial para que não haja problemas, pois caso tenha, é a última hora para resolvê-los. 

Por fim, a apresentação 

Passamos por diversas etapas até chegar a apresentação do conteúdo. Perceba que em todos esses processos, dissemos como é importante que as equipes estejam integradas e unidas para a apresentação do programa.

 

Uma web rádio não se resume em falar o que pensamos e colocar uma música legal, pelo contrário: exige muita disciplina e trabalho, além de uma comunicação interna.

 

Na hora da apresentação, é fundamental que todos os conteúdos estejam dispostos em ordem em uma tela para que os apresentadores saibam o que irá para o ar e o texto que será lido.  

 

Independente se será feito de maneira digital ou manual, o importante é ter uma algo de apoio para que não se esqueça o que será falado. 


 

O conteúdo precisa ser apresentado, mas existe um show a ser cumprido no ar, então se você for apresentar ou coordenar um programa, é preciso ser sensível a brincadeiras que podem ser incrementadas em momentos certos, além de cortar frases comprometedoras. 

 

É preciso manter o profissionalismo, pois no final todos vão fazer uma refeição coletiva no mesmo lugar.

 

Ademais, ter um cronograma para cada programa apresentado, discussão e preparo de conteúdos extra caso algum dê errado, são maneiras de se prevenir de riscos. 

Vantagens de uma boa comunicação

Vimos que, além do necessário, é preciso que exista uma boa comunicação entre todos os responsáveis pela criação de um programa. Às vezes, as empresas não têm uma equipe de radialistas, podendo ser uma web rádio interna ou até mesmo caseira.

 

Se esse for o caso, tente se ater à comunicação, preparar os programas de forma mais coesa e sem se apegar a funções, deixando que todos incorporem ao menos uma vez em funções diferentes. Esse é um ponto positivo do meio digital. 

 

Com uma boa comunicação, você garante que todos os processos sejam realizados da melhor maneira possível, sempre com agilidade e principalmente produtividade. 

 

Lembra das anotações que falamos que podem ser feitas em um folheto a3 ou pelo computador? Pois bem, se necessário, use-a.

 

Principalmente no mundo das rádios, demorar para dar uma notícia faz com que todo um conteúdo seja descartado e todo um trabalho feito em vão. 

 

Priorize matérias que tem esse prazo mais curto e comunique os apresentadores com antecedência. Afinal, entrar no ar sem comunicação pode ser um problema.

 

Existem diversas maneiras de comunicar as equipes sobre as ações que estão sendo realizadas. Uma ideia é implementar isso na comunicação interna da web rádio para mostrar a todos o que está sendo feito.

 

Em locais mais com maior nível profissional, existe um local chamado de “espelho”, e trata-se de um sistema integrado que mostra tudo o que está ocorrendo, que ocorrerá e que já ocorreu no momento e que o programa está no ar.

 

Mas caso não seja a realidade da sua web rádio, monte planilhas interativas ou aplicativos que possibilitem uma comunicação com os apresentadores no ar e até com equipes responsáveis por manter a web rádio operando.

 

Se preciso, alugue salas para treinamento e mostre para os colabores como utilizar cada um desses softwares. Se possível, pode ser interessante investir nesse tipo de comunicação, uma vez que as vantagens são claras.

Considerações finais

Uma web rádio é um excelente local para divulgação de um produto ou marca. Nele, as empresas podem falar à vontade e até construir um programa interessante que gere um engajamento nas redes sociais. Mas, para isso, é preciso pensar em como será feito.

 

Não há como trabalhar com comunicação sem se comunicar, e acredite: isso é mais comum do que pensamos. Uma rádio web precisa de profissionalismo da mesma maneira que precisa ser interativa e divertida.

 

Um programa sem comunicação não serve para ser stand promocional da sua voz, do seu trabalho, então invista nisso. Esperamos que você tenha gostado das dicas, agora é com você!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.