Como uma rádio web pode lucrar com propaganda?

Como uma rádio web pode lucrar com propaganda?

Uma das formas de anunciar que tem chamado a atenção de muitas empresas é a propaganda na web rádio, afinal, esse recurso oferece uma intimidade maior com o ouvinte, e pode ser muito mais dinâmico do que outros tipos de publicidade.

Além disso, os anúncios em web rádios costumam ser muito mais em conta do que meios de comunicação mais tradicionais, como televisão, revistas e jornais, entre outros. 

Por esse motivo, é uma excelente maneira de engajar-se com um novo público e anunciar produtos de seus parceiros, como uma placa de sinalização vertical.

A rádio, tanto a analógica quanto a digital, ainda tem um forte impacto no dia a dia dos ouvintes, por ser um dos métodos preferidos de conseguir informações de notícias e entretenimento por muitas pessoas, e a internet potencializou isso.

O alcance que as web rádios possuem é enorme. Isso porque com o avanço da tecnologia móvel, as pessoas podem acessar a programação ao vivo de qualquer lugar do mundo, usando apenas seu smartphone.

Indivíduos que moram em outros países acabam utilizando a ferramenta da web rádio para matar a saudade de seu país e manter-se atualizado com relação às notícias locais. Este tipo de rádio também acaba conquistando um público muito cativo.

Então, se você pretende fazer uma promoção de letra caixa iluminada para suas placas de sinalização, investir em propagandas de rádio na web pode aumentar suas vendas.

Afinal,  a web rádio costuma utilizar-se muito mais de programas de opinião e conteúdo do que simplesmente passar músicas. Portanto, pessoas que gostam da dinâmica de mesa redonda e bate-papo se tornam grandes consumidores desse tipo de material.

Por que anunciar em uma rádio web?

A rádio é um veículo de comunicação bastante direto, que desde o seu surgimento já era capaz de atingir diretamente o público, principalmente por sua facilidade de acesso, uma vez que não é necessário nenhum equipamento especial ou diferente.

O conteúdo da web rádio pode ser consumido por qualquer pessoa com acesso a internet, independente da potência do dispositivo que está usando. Dessa forma, acaba se tornando um método de comunicação muito democrático, que pode ser ouvido em qualquer lugar.

As web rádios tem tido tanta força que hoje competem até mesmo com suas contrapartes analógicas. Isso porque uma boa parte dos ouvintes da rádio são pessoas que estão no trânsito.

No caso da rádio web, a possibilidade de ouvir enquanto dirige surge da possibilidade de você vincular seu smartphone ao aparelho de som automotivo, o que permite que você ouça o que quiser utilizando sua conexão móvel.

As duas principais vantagens de um anúncio em rádios e web rádios são a segmentação e o valor de investimento para realizar uma ação de marketing.

O primeiro diz respeito a encontrar o público certo para você. Embora o público de rádio seja significativamente menor que o de outras mídias, como a televisão, é muito comum encontrar pessoas que se encaixem em um mesmo público-alvo.

Para conseguir vender convites personalizados, por exemplo, é preciso saber o horário em que pessoas interessadas estarão ouvindo a rádio para conquistar uma quantidade maior de potenciais clientes.

Uma vez que eles buscam determinadas informações que podem ser encontradas em programas específicos da web rádio. Um dos maiores exemplos disso são os programas de esportes.

Esse tipo de programa acaba atraindo muito a atenção de fãs de um determinado esporte, principalmente por passar informações de qualidade de forma divertida e instigando a rivalidade de torcidas de forma benéfica.

Portanto, para empresas que tenham produtos neste segmento, anunciar no horário de um programa esportivo é uma excelente forma de aumentar seus acessos.

O preço, por outro lado, é um dos benefícios desse tipo de propaganda, e normalmente é o que faz as pessoas baterem o martelo ao escolher anunciar em uma rádio web.

O custo de investimento para uma gráfica anunciar seu cartão de visita nutricionista e de outras especialidades é muito menor do que o de outras mídias mais tradicionais, por exemplo, principalmente pela capacidade de segmentação que este modelo oferece. 

Além disso, nenhuma rádio está no escuro com relação a seus ouvintes. Quando você for negociar a publicidade com a empresa, ela poderá expor todos os detalhes relacionados ao público da rádio.

Com estas informações em mãos, é possível identificar se o anúncio está de acordo com o que a empresa precisa, além de alguns outros detalhes muito importantes como:

  • Horário;

  • Tempo de propaganda;

  • Tipo de programação;

  • Quantidade de vezes exibidas.

Com estes detalhes, você consegue criar toda uma estrutura de engajamento e ainda explora as vantagens de um anúncio em web rádio.

Vantagens de anunciar na rádio

Existem diversas vantagens na utilização de web rádios como meio de anunciar produtos ou serviços, como plotagem de projetos. Esse tipo de mídia pode render excelentes resultados se você souber usar com sabedoria em suas estratégias de marketing digital.

1 - É um formato que prende a atenção do ouvinte

As propagandas em geral tem como principal objetivo atrair a atenção do cliente. Em uma ação publicitária de web rádio, você pode ter entre quinze e sessenta segundos para apresentar sua empresa, seu conteúdo e instigar o cliente a consumir.

Por isso, é importante criar um material de qualidade, que promova a sensação de curiosidade no ouvinte e gere uma imagem mental sobre o seu conteúdo enquanto o anúncio passa. Quanto mais você conseguir atrair a atenção dele, melhor.

Qualquer empresa pode vender um porta papel de acrílico. O diferencial estará no conteúdo que você produzir para conseguir divulgar.

Entretanto, chamar a atenção do cliente pode facilmente se tornar maçante e inconveniente, o que acaba tirando o objetivo da propaganda e afastando os clientes. Por isso, deve-se tomar muito cuidado com o tipo de material que será transmitido.

2 - Atinge um grande número de pessoas

A rádio possui uma presença muito marcante no dia a dia. Pessoas ouvem seus programas favoritos em suas casas, veículos, no trabalho e até mesmo nos momentos de lazer. Por isso, é muito comum encontrar ouvintes acompanhando o conteúdo o tempo todo.

Além disso, a rádio é um meio muito democrático de comunicação. Pessoas de todas as classes, idades e regiões do país e do mundo têm acesso a esse tipo de conteúdo, e milhões de brasileiros ouvem o rádio com frequência.

Assim, ao vender a produção de crachá de identificação, por exemplo, sua empresa tem grandes chances de conseguir muito mais clientes.

Vale lembrar que o perfil desse tipo de público é o de fidelidade. Normalmente, quando uma pessoa encontra uma rádio que se comunica com ela, seja através do conteúdo musical ou dos programas, ela permanece ouvindo aquela estação.

O mesmo ocorre com essa pessoa quando ela encontra um conteúdo do qual se identifica.  É muito possível que você conquiste um cliente fiel e duradouro se conseguir utilizar corretamente suas estratégias, aliadas ao conteúdo da web rádio.

3 - Os resultados obtidos são imediatos

A agilidade de uma propaganda em web rádio é uma das grandes vantagens desse modelo de publicação. Nestes casos, o conteúdo é exposto de maneira muito mais rápida, gerando resultados imediatos.

Além disso, a produção de um conteúdo em áudio requer muito menos tempo do que a produção de um vídeo ou outro formato de divulgação, o que torna muito mais agradável para empresas que desejam explorar esse tipo de ação de marketing.

Quanto mais urgência você tiver na produção da ação publicitária, mas o anúncio de serviço de limpeza para eventos na web rádio acaba fazendo sentido para a empresa.

Quais são os tipos de publicidade em rádio?

Alguns tipos de publicidade são realizados especificamente para a rádio, e saber qual deles utilizar pode ser um importante passo na escolha do mais adequado:

Spot

O spot é similar aos tradicionais anúncios. Trata-se de um período limitado de tempo onde você pode expor sua marca e seus produtos, e normalmente é utilizado quando há muita informação que precisa ser transmitida nesse curto período de tempo.

Jingle

Similar ao spot, o grande diferencial do jingle é que trata-se de uma obra musicada, normalmente com um refrão simples e marcante.

A ideia do jingle é que todos aqueles que ouvirem gravem a mensagem na memória, o que acabou gerando alguns jingles icônicos, dos quais as pessoas ainda se lembram mesmo após décadas de sua exibição.

Vinheta

A vinheta é uma espécie de amálgama das ações anteriores. Trata-se de um conteúdo que mistura a narrativa e as informações com algum efeito sonoro ou musical curto, e pode ser usado em diversos momentos, identificando emissoras, blocos ou programas.

Considerações finais

Os anúncios de rádio são ainda uma força a se considerar quando você está pensando em estratégias de marketing, e com o avanço da tecnologia, as web rádios se tornaram os principais meios de interação para esse tipo de estratégia.

Criar conteúdo de qualidade pode ser uma excelente maneira de engajar-se com um público muito maior para a sua empresa, gerando resultados altamente positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.