Como montar programas para uma web rádio?

Como montar programas para uma web rádio?

As rádios web ganharam grande repercussão nos últimos anos e se tornaram uma grande opção para quem sempre desejou ter um programa de rádio, mas nunca teve a oportunidade, mas você sabe montar uma grade de programação de uma web rádio?

 

Com o desejo de se aventurar nesse novo universo e o avanço tecnológico, o rádio evoluiu e diferente do que muitos diziam, está muito longe de morrer. Pelo contrário, o rádio está cada vez mais forte graças à internet.

 

Isso tudo é totalmente visível quando notamos o investimento dos grandes meios de comunicação em modernizar suas plataformas de rádio. Estendendo suas atuações para a internet, onde muitas delas até conseguem transmitir visualmente os estúdios.

 

Essa expansão nas rádios despertou a curiosidade das pessoas em ouvir as programações pela internet. 

 

Muitos dos celulares mais modernos pararam de fabricar a captação de frequência em AM e FM, pois viram que com a internet tudo fica mais acessível.

 

Expomos para você todo o cenário criado graças a internet, mas fazer um programa para uma rádio não é nada fácil e com o acréscimo de ser uma plataforma totalmente web cria-se uma forma um tanto única de montar o seu programa. 

 

Para muitos, perdeu-se a necessidade de investir em uma cabine primaria devido a possibilidade de fazer tudo apenas com um celular em mãos. Isso é o que eles dizem, fazer um programa de rádio exigirá muito mais.

 

Sendo assim, neste artigo abordaremos os principais pontos necessários para criar um programa de web rádio que obtenha sucesso e longevidade.  

Decida em qual área irá atuar

Antes de tudo, será preciso definir muito bem a sua área de atuação. Você está querendo fazer um programa de rádio web e isso abre diversas possibilidades. 

 

Sejam elas para programas esportivos, jornalísticos, entretenimento como música ou cômicos e até artes.

 

Em geral, um programa aborda temas que seguem o panorama  escolhido. Lembre-se que você não poderá trocar o estilo do programa, porque sua audiência não entenderá mudanças súbitas. 

 

Se você é um engenheiro civil e quer montar um programa sobre o assunto. Provavelmente, falará sobre construcao em estrutura metalica, desafios que um engenheiro recém formado precisa passar e notícias sobre o mercado do trabalho. 

 

Veja que os assuntos tratam diretamente sobre o tema principal do programa. O legal do rádio é que existe a possibilidade para ser criativo, então você poderá expandir um pouco além desses temas.

 

Ainda utilizando o exemplo da construção civil. Por que não fazer uma matéria curta falando sobre os tipos de comida que um engenheiro come dentro da obra? Assim você consegue sair um pouco dos temas técnicos e colocar um pouco de entretenimento no meio.

 

Apesar disso, o tema principal ainda deverá ser mantido para que sua audiência não se sinta “traída”.  

 

Portanto, se você abusar um pouco em um dia, retorne no próximo programa com o modelo tradicional como falar de como fazer a assistencia compressor de ar.

Toda a base da apuração

No momento em que você deseja criar um conteúdo para área da comunicação de rádio e TV será necessário se ater a forma como tudo o que for exposto dentro do programa. 

 

Existe a ética sobre a veracidade dos conteúdos que deve ser preservada por todas as pessoas.

 

A notícia não se inventa e em toda a redação, desde o menor até o maior dos programas existem pessoas para realizar a apuração de todas as informações. 

 

Essas pessoas são responsáveis por checar tudo o que ocorre dentro do segmento específico. 

 

Além disso, entram em contato com as chamadas “fontes primárias” que são informações retiradas de um local amplamente seguro. Por exemplo, os sites do Governo. 

 

Existe uma lei que obriga todos os sites que têm a terminologia, “.gov” de publicarem somente informações confirmadas e dados amplamente oficiais, por isso, podem ser utilizados sem medo algum. 

 

Todo o segmento tem suas fontes primárias, mas encontrá-las pode ser um tanto difícil, mas isso deve ser feito para que seu programa mantenha o compromisso de responsabilidade com a audiência dele. 

 

É como contratar uma grafica de producao de impressao digital para fazer algo específico para sua empresa e ela divulgar para sua concorrente, ou seja, falta de ética.

 

Devemos destacar também as informações e histórias que um programa de web rádio pode contar que são exclusivas deles. 

 

O jornalismo investigativo, por exemplo, muitas vezes busca por furos que não estão mencionados em nenhum lugar. 

 

Seu programa pode ter tudo isso e não há a necessidade de relevar quais são as suas fontes, mas o processo de apuração permanece o mesmo. 

 

Antes de publicar é preciso checar sobre a veracidade e dar o direito de resposta aos acusados caso solicitado. 

Elaborando suas pautas 

Todo grande radialista diz que o tempo do rádio dura, por isso, as equipes que montam as pautas dos programas de rádio são bem atarefadas. É preciso ser criativo na elaboração das pautas de qualquer que seja o segmento do programa.

 

Sempre busque ir além e contar as histórias das pessoas que tem algo interessante a dizer. O filtro vai de cada pessoa e fica cada vez melhor conforme o tempo passa. É a pauta que monta o corpo de todo o programa, por isso faz dela uma das atividades mais essenciais. 

 

Os blocos dos programas são montados baseando-se na necessidade da população e no que dá certo entre os concorrentes, se possível, inove utilizando esses dois aspectos.

 

 Outro ponto é a busca por fontes que são especialistas no assunto, pois são elas que darão autoridade à informação. 

 

Por exemplo, se o programa é de inovações tecnológicas e o tema a ser abordado será digitalizacao 3D, busque alguém que tenha conhecimento do assunto. 

 

Você como apresentador, ou não, do programa pode ser o especialista, mas é bom buscar pessoas influentes e opiniões diferentes. 

 

Se o tema do programa foi bem definido, você deve seguir aquilo que foi planejado. 

 

Veja, um programa de entrevistas que será utilizado posteriormente como um podcast, deve se ater a pessoas cada vez mais interessantes e relevantes no cenário.

 

Agora, se você deseja criar algo mais voltado para o entretenimento e dar mais oportunidades para pessoas que estão começando, faça isso. As pautas irão surgindo conforme o seu segmento for de atualizando no dia a dia.

 

Terão temas mais simples de fazer como a impressao banner lona, e outros mais difíceis. Portanto, o importante é ir incrementando conteúdos cada vez mais sem medo de ser feliz.

Edição e infraestrutura 

Todo o conteúdo montado na pauta, produzido pela equipe e apurado deve ser editado. Mesmo que o programa seja feito ao vivo existe a necessidade de ter feito todos os testes antes para não ser surpreso quando o programa estiver no ar.

 

Sabemos que muitos que desejam criar um programa para web rádio, não dispõe de uma infraestrutura de primeiro mundo, mas felizmente os softwares de edição são de acesso livre para qualquer pessoa. 

 

Em geral, usa-se:

 

  • Um bom microfone (pode ser do celular);

  • Um computador ou notebook para edição do conteúdo;

  • Alguma maneira de tentar isolar ao máximo o aúdio;

  • Caneta e papel na mesa para anotações.

 

Na falta de uma estrutura adequada foque em produzir conteúdos de qualidade que gerem mais impacto. 

 

Não podemos negar que ter o melhor microfone e um computador completo de última geração não se fazem necessários, mas a internet democratizou tudo.

 

Tão fato é isso que a maioria dos programas web rádios que surgiram e hoje são grandes excelências no assunto, expandindo-se para o mundo de podcasts surgiram de locais simples e comuns. 

 

Apenas por se tratar de uma rádio o microfone apenas não pode apresentar chiados, de resto, tudo pode ser melhorado em um bom programa de edição de áudio. 

 

O mais importante é a qualidade do conteúdo e a geração de boas impressões em seu público. 

Cuidado com o tempo 

É muito comum nas casas brasileiras o seguinte ditado: é melhor sobrar do que faltar. E realmente podemos estender essa lógica para os programas de rádio. Atenha-se a quantidade do conteúdo gerado para transmissão e se preciso, improvise.

 

A arte do rádio é algo que se pega com a prática. Ater-se a um bom vocabulário que só será possível a prática constante da leitura, ajudará aos apresentadores a improvisarem nos momentos em que algo der pane ou faltar conteúdo no meio do ar.

 

O tempo é preciso e pode ser muito utilizado se tudo for preparado para isso. Nas grandes redações existe um termo que se refere a conteúdos prontos que ficam de standby, chamam-se: matérias de gaveta. 

 

Em dias fracos sem muita notícia onde o tempo for um problema, elas são incrivelmente úteis. 

 

No rádio ocorre dos apresentadores usarem muito mais tempo para passar uma informação relativamente simples. 

Propagandas são úteis 

Todo mundo precisa pagar as contas e no caso de uma web rádio, não é diferente. É claro que no começo tudo é mais complicado, mas conforme os programas forem se consolidando e atrair um certo público, parceiros podem aparecer e ajudar a rádio. 

 

Quebra o clima do programa pode ser utilizado de maneira  interessante nos programas de rádio. Isso foi estendido para a internet.

 

Essa estratégia se baseia em colocar uma propaganda como de uma assistencia tecnica de chiller agua gelada 15000 kcal, logo após o término de uma entrevista tensa ou uma matéria de um assunto mais delicado. 

 

Faz o telespectador retirar o sentimento que ficou oriundo do último conteúdo e prepará-lo para o próximo, afinal, o rádio é dinâmico e tudo ocorre muito rápido. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.