Como medir a audiência online de uma Web rádio?

Como medir a audiência online de uma Web rádio?

Conhecer e interpretar os dados da audiência de um programa em uma rádio online é uma das principais maneiras de saber exatamente por qual caminho seguir na busca de melhores soluções e aproveitamento de oportunidades de conteúdos do gênero.

 

Isso acontece porque, além de altamente específico, o público-alvo de programas neste canal de comunicação considera pautas e criações interessantes por parte dos profissionais que comandam a rádio, reagindo positivamente ou negativamente em cada caso.

 

Por essas e outras, saber exatamente como eles se comportam e de que forma é possível trazer novas ideias, como parceiras com stand para evento, se torna uma saída ideal para a resolução de uma baixa participação, voltando as forças para algo novo.

 

No artigo a seguir vamos entender mais sobre a importância de medir a audiência de um programa, entendendo de fato como é possível fazer isso dentro de uma programação online. Por fim, serão abordadas formas de analisar dados buscando resultados.

A importância de medir a audiência de um programa?

A audiência de um programa, muitas vezes, é um quesito essencial para a sobrevivência desses canais, e também do mantimento de empregos de todas as pessoas envolvidas, assim, mostrando ser um fato unânime para toda a estrutura dessa comunicação.

 

Primeiramente, é importante ressaltar que o entendimento e a diferenciação entre público-alvo e  audiência é bastante diferente, ainda que elas possam envolver, por meio de um flyer digital, um mesmo perfil ou grupo de pessoas simultaneamente.

 

Por exemplo, podemos compreender como público todas as pessoas que de fato são colocadas, por meio de pesquisas e levantamentos constantes, dentro de um nicho de segmento, como no caso dos espectadores de um programa matinal de televisão.

 

É compreensível que essas pessoas sejam aquelas ideais para consumir o tipo de conteúdo que está sendo produzido pelos profissionais, e essa especificação é importante para que todo o processo seja pensado de maneira cada vez mais próxima da realidade.

 

Além dos conteúdos que vão ser produzidos, é possível que parcerias com empresas também façam parte desse levantamento baseado no entendimento de pessoas dentro de um segmento, como promoções pilates solo para ouvintes de uma rádio, por exemplo.

 

Já a audiência, é aquela centrada nas pessoas que de fato chegam a consumir aquele produto de comunicação, algo diferente do público-alvo. 

 

É como se um fosse aquilo que deseja ser alcançado, e o outro, o caso da audiência, é o resultado do trabalho feito.

 

E assim como em qualquer outra empresa, entender o segmento com o qual se trabalha e entender de fato quem são aquelas pessoas vistas como clientes da empresa, neste caso, consumidoras do material, pode auxiliar na manutenção do trabalho feito diariamente.

 

Isso porque, sempre que uma empresa consegue vender aquilo que faz para uma ou duas pessoas, ela pode começar a traçar um padrão que, de certa forma, se encaixe como princípio de suas produções, como notícias de uma rádio para uma empresa de motoboy.

 

No entanto, a audiência muitas vezes ultrapassa um número mínimo, podendo então ser uma forma concreta de visualização sobre todas as estratégias utilizadas por um programa para que ele alcance altos níveis de sucesso, dali em diante, com análise feita.

 

Por exemplo, a audiência de um programa em uma rádio online pode ser de pelo menos mil pessoas, e dentre elas podem existir comportamentos parecidos, que assim que descobertos passam a trazer um significado importante para a rádio.

Como medir o desempenho em um programa de web rádio?

Para de fato entender como analisar uma audiência e saber exatamente o que pode ser incorporado à realidade de uma rádio online, em questão de conteúdo relevante que de fato interessem a audiência, é necessário medir o desempenho.

 

Como não existe nenhum aparelho como o Ibope, que é utilizado por televisões para verificar a incidência de espectadores de um canal ou de um programa, uma rádio online pode utilizar três maneiras básicas para achar esses dados.

 

A primeira delas é por meio de um programa instalado junto à página na internet que agrega o endereço da rádio. Por ali é possível encontrar o número de pessoas que entraram na página e de que local elas partiram.

 

Quase sempre essa ferramenta trabalha atrelada ao Google, que consegue contabilizar as pessoas que acessaram a página com maior precisão, justamente porque grande parte delas partiu dos principais resultados dentro do próprio buscador.

 

Assim, é possível encontrar, por exemplo, uma grande incidência de público por meio da página de uma empresa de plotagem de projetos, que trabalha em parceria com a rádio, atendendo seus clientes e fazendo uma grande divulgação para seu público.

 

Outra maneira de chegar a um resultado sobre a audiência de um programa é por meio de suas páginas de interação, onde existe um contato direto com apresentadores do programa, seja para solicitar ou contribuir com informações, ou até mesmo para pedir pautas.

 

Grande parte dos programas de rádio utilizam redes como:

 

  • WhatsApp;

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter.

 

Em cada uma dessas redes pode ser captado o número de mensagens trocadas dentro de um mês, por exemplo, trazendo informações concretas sobre quem de fato acessa os conteúdos que são produzidos, como uma pauta sobre adesivação de carros.

 

No caso de conversas do WhatsApp, por exemplo, onde o contato é cada vez mais próximo com apresentadores, é possível entender em que período a comunicação com a audiência foi maior ou mais concentrada, pensando no que contribuiu para isso.

 

Por fim, programas em rádio web podem fazer pesquisas focadas para que o público em geral de uma localidade ou de um nicho faça observações e de fato mostre se o programa é escutado e, em um caso afirmativo, se ele apresenta conteúdos bons.

 

Muitas empresas do ramo comunicacional utilizam pesquisas de maneira constante, para ter um maior e melhor entendimento sobre um público que muitas vezes pode não interagir, ou até mesmo fazer participações e até mesmo consumos cada vez mais pontuais.

Analisando dados em busca de melhores desempenhos

Depois da obtenção dos dados sobre a audiência de um programa, chega o momento de recolher os dados, armazená-los e colocar a análise como prioridade, voltando todas as atenções para os pontos positivos e negativos que ela pode trazer.

 

À princípio, é importante pontuar de que maneira essa audiência vem sendo verificada, por exemplo, em um período de tempo, entendendo se aumentos ou diminuições no número de pessoas que consumiam o programa veio apresentando um significado.

 

Por exemplo, é possível que inúmeros motivos tenham levado o acompanhamento de um programa de rádio online, com foco em parceria com empresas de placas informativas personalizadas, a aumentar em determinados horários e dias.

 

Em um outro viés, esse programa pode ter apresentado uma grande diminuição, visto que os conteúdos se tornaram repetitivos, focando em apenas um assunto específico, algo que trouxe uma monotonia para os ouvintes diários.

 

Na verificação por meio das redes sociais, é possível que a companhia que produz determinado programa de rádio online tenha encontrado uma maior incidência de hashtags vindas do público, abordando um assunto interessante para eles.

 

Ainda que não esteja dentro das estatísticas, fazer uma análise da quantidade de engajamento nas redes sociais, em uma comparação com assuntos mais falados no momento, pode ser uma boa opção para criar soluções criativas e importantes.

 

É possível que a rádio passe então a pautar seus assuntos a partir do que o público diz, e pensar ainda em parcerias com empresas que possuem a audiência certa que a rádio quer alcançar, como no caso de uma loja de credencial de PVC.

 

Dessa forma, entendemos que sempre que há um descobrimento e uma análise própria de todos os dados da audiência, existe uma melhor preparação para que a rádio possa entender para quem está produzindo e de que forma podem engajar essas pessoas.

 

Além disso, é importante que essas empresas saibam fazer com que essa audiência trabalhe compartilhando seus conteúdos, dentre pessoas conhecidas que podem se encaixar no mesmo nicho, assim, aumentando a visibilidade da marca no mercado.

Considerações finais

O nicho da audiência de uma rádio online é tão específica quanto poderosa, sempre que bem analisada e estrategicamente utilizada na construção de novos conteúdos. 

 

Por isso é tão importante investir na compreensão dos dados do público ouvinte.

 

Assim, é possível não apenas criar novas possibilidades, mas também verificar erros e pensar em soluções que aproximem um público e faça com que eles tragam o máximo de pessoas para um programa, aumentando seus níveis de sucesso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.