Como medir a audiência de uma web rádio?

Como medir a audiência de uma web rádio?

Assim como qualquer outro veículo de mídia, é essencial que as emissoras de rádio conheçam seu público alvo e melhorem sua audiência regularmente. 

 

O crescimento da popularidade da Internet mudou a maneira como as pessoas agem e acessam diferentes tipos de serviços, é o mesmo caso da rádio, que atualmente é também vinculada à internet. 

O que é rádio online?

O sinal de rádio não é mais transmitido apenas via AM ou FM, atualmente pode ser transmitido via internet.

Isso significa que seu dispositivo, celular, computador, conserto de computadores ou até mesmo o próprio rádio, precisa estar conectado à internet para receber a estação de rádio. 

Atualmente já existem diversos aplicativos que são canais de transmissões de emissoras de rádio, além disso, existem diversas vantagens em adotar esse novo meio de comunicação. 

Quais as vantagens de um rádio online? 

Segue uma pequena lista com as vantagens de ter ou escutar rádios online: 

  • O número de canais é maior; 

  • O sinal é mais amplo; 

  • Você não precisa de um rádio para ouvir; 

  • Menor custo para montar um web rádio;

  • Baixo consumo de dados; 

  • Alta qualidade do som. 

Por estar acostumado ao rádio tradicional, que é limitado pela variação de frequência e também pela distância da antena de transmissão, é possível que você tenha experimentado o desvanecimento do sinal até que não seja mais possível acompanhar seu conteúdo.

Isso ocorre porque você possivelmente se afastou muito da transmissão, deixando a área de cobertura das estações.

A vantagem de ouvir rádios online é que você tem muito mais canais disponíveis para ouvir, pois recebe estações de rádios digitais de vários outros países e não precisa ficar na área de cobertura. 

Você pode até mesmo iniciar alguns cursos de cabeleleiros em um Estado X, ouvindo em outro Estado Y, as possibilidades são extensas. 

A Internet proporcionou uma nova forma de fazer e ouvir rádio, que chamamos de rádio online. 

Ele permite que o ouvinte tenha acesso à música e programação com um simples clique de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a Internet.

Você também pode ouvir rádio online em seu smartphone enquanto estiver fora de casa e ainda ter a opção de pausar e continuar de onde parou. 

Ouvir rádio online geralmente é gratuito, mas você precisa aturar os anúncios de rádio usuais, então também há opções pagas. 

Além disso, os web rádios possuem um baixo consumo de dados, principalmente, se for realizado uma comparação com o consumo de dados de serviços de streaming de vídeo.

Assim, os ouvintes poderão desfrutar da sua estação favorita onde quer que estejam através de dados móveis sem gastar muito.  

Além do mais, produzir web rádios é algo menos custoso do que as emissoras tradicionais, pois basta usar um computador e fazer streaming para obter um resultado surpreendente. 

Nas emissoras tradicionais é necessário ter diversos equipamentos, um espaço alugado,  uniformes profissionais para os funcionários, entre outros itens. 

No entanto, isso não significa que o sistema utilizado em uma emissora online seja completamente diferente das emissoras tradicionais.

Mesmo que existam algumas diferenças em equipamentos e formas de transmissões, elas não são totalmente opostas.

É possível unir uma estação tradicional e uma online, ambas ocupando o mesmo espaço físico, sendo necessário ainda contratar empresa de portaria para garantir a segurança do local.

Uma estação de rádio tradicional não pode se dar ao luxo de não ter uma presença online nos dias de hoje, é necessário aliar as duas.

As emissoras online podem atrair mais ouvintes para uma rádio tradicional, já que a programação que antes era restrita apenas a uma região específica pode não ter limites se for online também. Uma audiência maior significa mais lucro.

Por fim, a qualidade do som de uma web rádio é impecável, porque o sinal é 100% digital. 

Isso significa que o streaming não será afetado por problemas de sintonia e outras limitações inerentes à frequência, como temporais, grandes construções fruto de projeto comercial e residencial, entre outras adversidades. 

O resultado é um som mais limpo, sendo possível até mesmo priorizar uma transmissão específica que exija menos conexão com o ouvinte, ou mesmo uma transmissão com maior qualidade de som.

Como mensurar a audiência de uma web rádio? 

Ser um ouvinte de uma web rádio possui diversas vantagens, mas e se você for sócio ou fizer parte da equipe de marketing, como mensurar a audiência e promover esse tipo de programa? 

Não há absolutamente nenhuma maneira de medir a audiência de rádio analógico com precisão, mas nos web rádios o contexto é diferente, sendo completamente possível utilizar ferramentas atuais para realizar estatísticas. 

É muito importante fornecer para o público aquilo que eles desejam ouvir, desse modo, sua audiência tende a aumentar. 

Para isso, é necessário utilizar ferramentas de pesquisa de mercado, como o Google Analytics. 

O Analytics é uma plataforma gratuita do Google, que possui sua versão 360 paga, mas que oferece diversas ferramentas de análise de dados. 

Por exemplo, programas que avaliam os clientes que interagem em seu site, aplicação de pesquisas de mercado, gerenciamento de tags, desenvolvimento de gráficos e tabelas de demonstração de performance, realização de testes A/B e vários outros. 

Quais as vantagens de utilizar essas ferramentas? 

Essas ferramentas quando utilizadas conjuntamente possibilitam o empreendedor a conhecer o seu público-alvo, entendendo suas preferências. 

Em uma emissora de rádio essa estratégia é muito válida, pois a partir dessas pesquisas, você descobre quantos ouvintes estiveram online em cada programa, quanto tempo eles passaram ouvindo, de quais regiões e países eles se encontram. 

Além, é claro, de poder realizar pesquisas de satisfação e opinião dos ouvintes. Para produzir conteúdos cada vez mais específicos e de interesse deles. 

A mensuração de ouvintes é essencial para que uma emissora se mantenha competitiva no mercado. 

Além disso, é também possível realizar uma análise de resultados, verificando se a empresa atingiu ou não suas metas estipuladas no começo da temporada. 

Uma coisa que todos concordam, é que o número de ouvintes de web rádio continuam a crescer ao longo dos anos, podendo se tornar um potencial fenômeno no futuro. 

Dicas para aumentar a audiência de seu web rádio

Segue uma lista de dicas para tornar o seu web rádio um veículo de informações de sucesso:

  • Interaja com o público;

  • Faça entrevistas com pessoas famosas e renomadas; 

  • Proporcione brindes e prêmios; 

  • Realize pequenas competições com os ouvintes; 

  • Trazer assuntos e músicas atuais.

Um dos pontos mais atraentes de escutar rádio, é a interação entre ouvinte e locutor, que é algo buscado pelas emissoras ou programas, pois aumenta a audiência e traz uma visão positiva da emissora. 

Quem nunca quis ficar famoso por um curto período de tempo? Quem liga ou entra em contato com emissoras de rádio acabam se sentindo assim, um pouco famosos.

Portanto, abrir para o público dar sua opinião, pedir músicas ou contar suas histórias é uma ótima estratégia utilizada por esse tipo de meio de comunicação. 

Além de promover pequenas competições entre os ouvintes, e proporcionar a distribuição de prêmios e brindes, como ingressos para shows, bateria estacionária de gel, roupas e sapatos.

Estimule as pessoas a serem fãs da sua emissora de rádio, dessa forma, sua audiência será sempre alta, devido aos seus seguidores fiéis. 

Trazer convidados para falar em seu rádio é também outra tática boa para aumentar a audiência, pois existem diversos famosos com muitos fãs atentos às participações especiais nos programas. 

Outro ponto importante para aumentar a audiência é sempre tratar de assuntos e músicas atuais. 

Busque informar as pessoas devidamente, sempre trazendo curiosidades e produzindo um conteúdo enriquecedor e que agregue. 

Para isso, é fundamental a utilização das ferramentas já descritas nesse texto, por exemplo, o Google Analytics, que analisa os dados de tráfego e possibilita um melhor planejamento de conteúdo para o seu canal. 

Inclusive, planejamento é o cerne para o sucesso de qualquer empreendimento, principalmente aqueles que envolvem divulgação de informações. 

Se você possui uma verba livre, invista em uma equipe de marketing especializada em marketing digital, que irá te auxiliar na criação de conteúdo e estratégias de divulgação. 

Por exemplo, se você quer divulgar em seu rádio um patrocinador que realiza conserto de compressor de ar  comprimido, é necessário ter boas metas e estratégias para atingir os resultados esperados pelo contratante. 

Estabelecer objetivos é o primeiro passo do sucesso, sendo o momento em que as empresas determinam as metas e os resultados finais que estão tentando alcançar durante um período estipulado. 

Conclusão 

Portanto, os web rádios trazem diversas vantagens em relação às rádios tradicionais, sendo necessário apenas a conexão do seu dispositivo móvel com uma rede de internet para ter acesso a conteúdos do mundo inteiro. 

Se você tem uma emissora, saiba que mensurar os seus dados de ouvintes é essencial para planejar de forma eficaz os próximos passos que serão tomados e para produzir conteúdo de qualidade. 

Não perca tempo e fique por dentro das ferramentas de mensuração de audiência e dados analíticos, seja rápido e eficaz, assim como uma empresa de entrega expressa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.