Como medir a audiência de uma emissora de rádio?

Como medir a audiência de uma emissora de rádio?

Em qualquer veículo de mídia é necessário avaliar a receptividade do público por meio da audiência. No rádio não é diferente, e as emissoras precisam disso para sobreviver em um mercado tão competitivo quanto esse.

 

As rádios foram o primeiro canal midiático, sendo substituídas pela televisão. A tecnologia continuou sua evolução e então as rádios conseguiram recuperar a popularidade na internet, caindo nas graças dos internautas. 

 

Como qualquer outro setor do mercado, teve que se adaptar ao novo perfil de cliente. 

 

Esse perfil se refere ao comportamento que engloba as novas exigências e necessidades de um cliente que passa a ser peça-chave da jornada de venda de qualquer produto ou serviço, atuando sobre a escolha dos demais.

 

Esse novo cliente, participativo no processo de vendas, é um fenômeno geral do mercado, valendo tanto para você que tem uma emissora de rádio ou uma empresa que vende scanners para digitalizacao 3D, por exemplo.

 

A resposta do mercado para lidar com essa situação foi a criação de uma relação entre marcas e usuários, humanizando essa interação, uma nova forma de fazer marketing. 

 

A estratégia funcionou muito bem e se mostra claramente nas métricas de engajamento do público.

 

Nesse contexto, medir a audiência é a forma que uma emissora de rádio pode mensurar essa relação com seu público e manter sua sustentabilidade ao longo do tempo. 

 

É esse índice que determina o grau de satisfação de seus consumidores com cada ação, informação fundamental para a tomada de decisões.

 

Portanto, definir qual é a programação adequada e manter a fidelidade dos ouvintes, assim como captar novos, todas essas decisões estratégicas são tomadas com base nas medidas de audiência.

 

Nesse ponto é importante frisar que o público de uma emissora não são apenas os ouvintes, mas os anunciantes também. Afinal, eles são os patrocinadores. 

 

Entender sua audiência será o direcionador do relacionamento entre sua emissora e aquela grande empresa de instalacao de tachao de sinalizacao que tem investido pesado em marketing, por exemplo. 

 

O que você deve fazer para o sucesso do seu negócio é atrair esse investimento para sua emissora, se fizer sentido para seu público. 

 

Saber se deve e como fazê-lo são grandes diferenciais. A decisão certa aqui é 100% baseada em sua audiência.

 

Sendo assim, esse artigo é justamente para te explicar como a audiência de uma rádio é mensurada, e como você pode automatizar isso na web. Portanto, pegue seu caderno brochura personalizado, e comece a anotar os insights.

Por que medir a audiência?

Uma forma bem simples e objetiva de responder a essa pergunta é: para traçar o perfil do seu público.

 

Como é o caso de qualquer tipo de negócio, o primeiro passo, aquele que é fundamental desde a concepção da ideia, é a compreensão sobre quem é seu público-alvo. 

 

De forma óbvia, para uma rádio não é diferente. Saber para quem será direcionada sua programação, quem vai consumir seu negócio, é uma pauta básica.

 

Esse fator é totalmente independente do fato de estarmos falando de uma rádio estritamente online ou com sede física. Afinal, talvez já esteja em andamento a construcao comercial de sua sede.

 

A questão é que se os negócios estiverem indo bem é porque, provavelmente, você já sabe tudo de audiência. 

 

Já para os mais leigos pode parecer que ter um público-alvo muito abrangente, integrando vários nichos e temas, seja uma boa estratégia. 

 

Mas, a verdade prática é que quem fala com todo mundo não se comunica com ninguém. Portanto, faça uma analogia com uma grafica online atual card.

 

Por exemplo, um empreendimento já criado para ser um direcionamento dentro de um setor maior de uma forma muito específica, online, para atender um público específico, um nicho diferente do público de um negócio físico. 

 

A segmentação e direcionamento estratégico do seu produto ou serviço deve seguir na mesma direção das tendências do mercado, mas sempre considerando o seu público-alvo.

 

A primeira razão de uma estratégia muito ampla ser falha, é que abordar muitos temas não permite se concentrar em algo de forma a desenvolvê-lo da melhor maneira. 

 

Sendo assim, gerar conteúdos rasos e sem relevância será negativo, e não abrangente como você esperava.  

 

Esse resultado influencia diretamente na questão dos patrocinadores, afinal, para eles é um investimento, o que parte do princípio que o retorno será lucrativo. 

 

Ao desenvolver uma campanha de marketing, uma gráfica, por exemplo, direciona o capital conforme seu planejamento de retorno esperado por cada ação. 

 

Ao fazer campanhas publicitárias sobre a impressao adesivo perfurado, um resultado esperado é que esses pedidos aumentem de forma a tornar os esforços de divulgação válidos.

Como mensurar

Isto posto, a medição da audiência de uma emissora ou programa pode ser feita das seguintes formas.

Metodologia recall

O recall ou retrospectiva é feito por meio de uma entrevista onde o entrevistado é perguntado qual foram as últimas rádios que ele escutou nas últimas 48 horas.

 

Seguindo o exemplo, a nossa express grafica rapida vai escolher em qual emissora fará suas campanhas publicitárias, com base no recall mais assertivo em relação ao público que representa o nicho de mercado que prioriza por fazer pedidos de forma online.

 

Essa é a metodologia usada pelo site do IBOPE para medir a audiência de rádios físicas, seguindo os seguintes critérios: 

 

  • Os entrevistados possuem a partir de 10  anos de idade;

  • Residem em domicílios permanentes e particulares; 

  • A amostra abrange as 9 maiores regiões metropolitanas do país;

  • Encaixa-se conforme os Critérios de Classificação Econômica do Brasil (CCEB).

  • A frequência de coleta de dados é diária.

 

Já para as rádios online existe a opção da automatização, com softwares específicos para essa finalidade e que geram uma ampla gama de informações. Veja os dois principais:

TagWave

O TagWave, ferramenta baseada na metodologia Web Analytics coleta todos os dados de tráfego e consumo especificamente de transmissões ao vivo.

 

É uma ferramenta paga, desenvolvida pelo Kantar IBOPE Media, ela coleta uma série de dados e fornece diferentes métricas para o usuário. 

 

Um diferencial é que você pode acompanhar e acompanhar métricas de outras emissoras, de forma que é possível verificar sua média conforme o padrão real da concorrência.

 

A coleta de dados é feita por meio de uma tag do desenvolvedor que é colocada no player da emissora. 

 

Em outras palavras, funciona como uma etiqueta de rastreamento ativada cada vez que o player é clicado.

Google Analytics

Um bom aliado é o Google Analytics. Essa ferramenta é gratuita e também fornece várias métricas, inclusive a informação de quantos acessos ocorreram em determinado espaço de tempo.

 

Assim como o tempo de permanência ou a taxa de download, se houver esse recurso.

 

Para utilizar a ferramenta é necessário possuir uma conta Google e fazer um cadastro no site do Analytics que gera um código para ser inserido em seu player.

 

O interessante é que essa ferramenta se integra a outras funcionalidades para o marketing digital, como campanhas de e-mail marketing, Google Adwords ou medidor de tráfego orgânico.

 

Com ele é possível criar metas de conversão para seu site, com alertas que avisam quando elas estiverem ultrapassadas.

Preze pela relação com o público

Sempre preze pela interação com seu público, abrindo espaço para que os ouvintes peçam suas músicas preferidas para que toquem em determinado programa, por exemplo.

 

Uma boa ferramenta aqui são os formulários do Google. Aqui você cria enquetes e pode compartilhar nas redes sociais, já direcionando a sua pergunta para o seu público-alvo.

 

A relação de dependência com o público-alvo se mantém eternamente, pois é preciso ter o retorno sobre o que foi feito para direcionar sua programação. 

 

Traçar esse perfil também é a forma mais eficiente de atrair patrocinadores, afinal são eles que investem o capital e compõem a renda de uma rádio.

 

Lembre-se que o seu público precisa ser interessante para seus patrocinadores ou não haverá negócio.

Considerações finais

Utilizando as ferramentas desenvolvidas para medir a audiência em rádio, você pode expandir consideravelmente o faturamento da sua emissora, por meio de anúncios ou até mesmo grandes eventos.

 

Logo você pode estar à procura de construcao de galpao pre moldado, para a elaboração de grandes estruturas para seus eventos.

 

Afinal de contas, agora já sabe que medir a audiência é a forma de qualquer rádio ter o retorno que precisa para definir suas estratégias.

 

Esses dados são valiosos e devem ser analisados de forma criteriosa e estratégica para identificar os erros e acertos em sua programação, de acordo com o público e patrocinadores que pretende atrair. 

 

Somente dessa forma é possível desenvolver o potencial competitivo e manter a sustentabilidade da sua emissora.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.