Como foi o crescimento dos podcasts ao longo dos últimos anos?

Como foi o crescimento dos podcasts ao longo dos últimos anos?

Podcast é um formato de conteúdo que tem crescido muito nos últimos anos, pois é possível compreender o assunto, sem precisar parar o que está fazendo.

 

Muitas pessoas têm o hábito de ouvir podcasts enquanto trabalham, dirigem, limpam a casa ou executam diversos outros tipos de atividades do dia a dia.

Para os negócios, é mais uma forma de se aproximar dos clientes e oferecer conteúdo rico e valioso. Este movimento está em constante evolução e cada vez mais as marcas procuram maneiras de inovar com o marketing de conteúdo.

Outros formatos também são relevantes, como os textos, vídeos, imagens e infográficos, mas o conteúdo de áudio possui fãs em todo o mundo, visto que é muito mais versátil e pode ser usado por qualquer tipo de negócio.

A comunicação é fundamental para atrair o consumidor moderno, se relacionar com ele e aumentar as chances de vendas, e assim como vários outros formatos, o podcast te ajuda a fazer tudo isso.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de podcast, mostrar por que você deve investir nesse recurso e comentar de que maneira esse tipo de programa vem se desenvolvendo nos últimos anos.

Entenda o conceito de podcast

O conceito de podcast é algo muito simples, depois trata se de um material em formato de áudio e que se assemelha bastante a um rádio.

A diferença é que ele fica disponível para o usuário ouvir quando quiser e não se trata de um programa ao vivo, além disso, é criado de acordo com uma demanda.

Embora seu conceito não se baseie no áudio marketing, uma empresa de pavimentação de estradas pode utilizá-lo para se comunicar, levar informação, educar seu público e produzir materiais criativos que entretenha as pessoas.

Tanto é que podemos encontrar podcast sobre diferentes assuntos e em várias plataformas e sites, tudo para facilitar o acesso por parte do usuário.

Por meio dele, as empresas conseguem compartilhar conteúdo, afinal, este é o principal objetivo desse formato. Basta escolher um tema e criar um programa ou episódio para compartilhar o que se sabe sobre ele.

É mais uma forma de criar conteúdos relevantes para um público cada vez mais exigente e que precisa de formatos flexíveis para atender suas necessidades.

Também é uma maneira de impactar quem tem uma rotina mais intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora do dia, ao contrário dos textos e vídeos que exigem mais atenção por parte do usuário.

A jornada do consumidor exige uma quantidade cada vez maior de conteúdos de qualidade, pois é por meio deles que a organização transmite conhecimento para o cliente. 

Para uma empresa de treinamento NR 11, esse recurso é vantajoso porque:

  • Melhora a reputação;

  • Demonstra conhecimento sobre o assunto;

  • Diversifica o conteúdo;

  • Fortalece a imagem da marca.

Além disso, qualquer empresa que investe em podcast se mostra mais criativa e à frente de seu tempo. Esse material também serve para levar notícias relacionadas ao mercado, independentemente do seu segmento.

Hoje em dia, as marcas precisam fazer isso porque o consumidor está mais empoderado e quer se relacionar com as organizações. As pessoas querem estar atentas às notícias de seu interesse e se informar sobre tudo o que for pertinente para sua vida.

O podcast oferece esse tipo de conteúdo e aproveitar esse recurso é uma forma de se aprofundar no que acontece em seu mercado e manter a audiência bem informada.

Por que investir em podcast?

Existem muitas razões para investir em um podcast. Em primeiro lugar, estamos falando de um conteúdo fácil de produzir, pois tudo o que você precisa fazer é gravar uma conversa relevante para os ouvintes e para o negócio, por meio de softwares.

Além disso, independentemente do assunto, como dicas para organizar pasta personalizada para empresa, também é muito fácil editar os áudios do que os vídeos.

A empresa só precisa produzir uma boa introdução e saber finalizá-lo, além de dispor de vários recursos que ajudam nessas etapas.

Outra pergunta muito comum para gestores e empreendedores é em relação aos custos envolvidos na hora de gravar um podcast, mas o valor depende muito do orçamento disponível e dos equipamentos utilizados.

Mas, isso não significa que seja necessário comprar os melhores equipamentos de gravação, tanto é que você pode usar softwares gratuitos.

Ao longo do tempo, conforme se aperfeiçoar nessa prática, pode aumentar os investimentos e gravar conteúdos cada vez melhores.

Outro grande motivo para escolher um podcast é criar uma experiência personalizada para o público em geral.

Tenha em mente que ao ouvir o podcast gravado por uma empresa de tela de proteção para janela de banheiro, o cliente passa a conhecer a voz da marca e a maneira como ela se comunica.

Ouvir uma pessoa é uma maneira de humanizar a empresa e estreitar a relação com o público, além disso, ajuda a estabelecer conexão emocional e ainda trabalhar com temas bem humorados e outros elementos compatíveis com a marca.

O podcast também ajuda a aumentar a quantidade de conteúdos produzidos pela companhia e aumenta também a quantidade de materiais consumidos pela audiência.

Isso acontece porque eles são muito mais fáceis de serem trabalhados e muito mais rápidos de serem consumidos.

Você pode pegar aquele texto no blog que fez muito sucesso e transformá-lo em áudio para que consiga alcançar outras pessoas, e pode fazer a mesma coisa com um vídeo no YouTube.

Na hora de criar episódios, aproveite materiais prontos, depois isso ajuda a alcançar uma audiência muito maior.

Crescimento do podcast nos últimos anos

Nos últimos anos, o podcast tem se desenvolvido muito e o Brasil já ocupa o quinto lugar no ranking mundial de crescimento de produção desse tipo de material, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope.

São conteúdos sobre vários assuntos, voltados para quem pesquisa sobre piso paviflex preço, tutoriais, ensino, dentre outros temas.

O ano de 2020 foi o ápice desse tipo de material, chegando a 7 milhões de ouvintes com mais de 16 anos. O principal motivo para isso é a mobilidade, já que os usuários podem ouvir o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento.

O Brasil é um dos países mais presentes nas redes sociais, e os brasileiros gostam de novidades e conteúdos digitais. O podcast é um tipo de material possuído sob demanda, e desde que surgiu, em 2004, continua se transformando.

Um dos maiores exemplos disso é a união do formato sonoro com a imagem, como no caso das produções de uma empresa de telha galvanizada 6 metros para o YouTube.

As principais características desse tipo de material são os bancos de dados que os armazena para que possam ser consultados ao longo do tempo, além de se conectarem com conteúdos de temas específicos.

Também é um material fácil de produzir, principalmente por conta dos dispositivos gratuitos que ajudam na edição e na produção.

Desde 2010 existe uma produção cada vez maior de conteúdos de áudio, dos mais variados tipos, como humor, religião, política e atualidades.

A mesma pesquisa também constatou que a maioria dos ouvintes acessa o podcast enquanto realizam outras tarefas, mais precisamente, 48% deles.

Além disso, 38% ouvem enquanto navegam na internet, 25% antes de dormir e 24% durante o trabalho. Também há aqueles que gostam de ouvir os conteúdos de áudio cumprirem suas tarefas domésticas e durante as atividades físicas.

Conteúdos sobre diversos assuntos, como banho e tosa para gatos, oferece dicas de cuidados com os animais, assim como existem tutoriais sobre limpeza de pele, dentre outros.

Até pouco tempo, rádios, televisão, jornais impressos, entre outros meios de comunicação eram mais comuns, mas com a chegada da internet, tudo mudou.

Várias emissoras de rádio tradicionais perceberam a importância de se adaptar a essas mudanças e passaram a funcionar como rádio online, e o podcast tem um formato muito semelhante.

O brasileiro é um povo que costuma ouvir rádio e rapidamente se acostumou com esse tipo de conteúdo, tanto é que os primeiros formatos de podcast foram ao ar no Brasil.

Hoje em dia, uma empresa de limpeza de sofá de couro marrom que realmente queira expandir sua audiência e conquistar mais clientes, deve investir no podcast e crescer junto com ele.

Considerações finais

Sendo assim, quando se fala em comunicação com o cliente pela internet, logo nos vem à mente a presença nas redes sociais, o atendimento via chat, publicações do blog, entre outros.

Só que nos dias de hoje, comunicação é algo muito mais amplo e versátil e pode acontecer de várias maneiras, e o podcast é uma prova disso.

Esse formato cresce continuamente no Brasil e no mundo e qualquer marca que queira se estabelecer deve investir nesse formato.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.