Como fidelizar ouvintes?

Como fidelizar ouvintes?

Fidelizar ouvintes, apesar de não ser fácil, é possível, pois, embora ganhar novos na rádio seja um grande objetivo, também é importante se concentrar em seus ouvintes atuais. 

 

Portanto, se quer garantir que esteja servindo sua audiência rotineira com o que eles esperam, e um objetivo fantástico que o ajuda a se concentrar em seus ouvintes atuais é mantê-los ouvindo por mais tempo. 

Isto não só lhe permite ganhar foco com sua audiência leal, mas também o ajuda a crescer e melhorar sua estação.

Ouvintes são o pilar de sua rádio, sem uma audiência leal, sua estação estará falando ao vento, literalmente. 

Quer você tenha ou não clientes retornáveis, construir uma base de clientes fiéis que espalhe a palavra a seus amigos sobre você é a chave para o crescimento.

É muito comum que os empresários se concentrem mais em adquirir clientes do que em manter clientes. 

Mas, crescer um negócio sustentável é uma maratona, não se pode ignorar a importância de construir confiança, construir relacionamentos e verdadeiramente ouvir o feedback de seu público para que, assim, ele permaneça fiel.

3 Passos para fazer do consumidor um fiel

Após ter a noção da importância dessa relação entre o ouvinte e rádio, se faz necessário obter conhecimento sobre a prática e a execução, seguindo as dicas abaixo.

1- Estabeleça sua audiência

Um bom começo para estabilizar a relação entre rádio e ouvinte é analisar suas estatísticas atuais de audiência para entender os tempos e conteúdos mais populares de sua estação. 

Estas informações devem ajudá-lo a adaptar seu conteúdo para os segmentos certos no momento certo, tanto para engajar como para aumentar sua audiência. 

Por exemplo, se você vê picos de audiência para seus segmentos dos anos 80, mas cai com suas sessões de jazz, considere abandonar o jazz e expandir seus segmentos dos anos 80.

Outra coisa que você pode fazer para atrair mais ouvintes é garantir que seu público-alvo seja bem definido. 

Você está procurando atrair entusiastas de sertanejo ou amantes de eletrônica? Sente-se em sua cadeira de escritório reclinável e pense em como deixar claro qual o foco de rádio e o que como comunicar isso aos futuros ouvintes.

Se você não tiver certeza de quem almejar ou se quiser criar uma estação de rádio mais generalizada, certifique-se de criar vários programas para atender a uma ampla gama de gostos. Não é uma estratégia muito aconselhável, porém é uma opção.

Se você escolher fazer isso, estabeleça uma programação clara, por exemplo, trap de manhã, pop funk à tarde e rap à noite. 

E nos intervalos falar sobre a diferença entre sala privativa coworking e salas de reunião, só para puxar uma discussão engajante. 

As pessoas querem ouvir uma estação de rádio com uma direção específica, algo já estabilizado, para que saibam que tipo de conteúdo podem esperar. 

Apenas tocar músicas aleatórias que você gosta geralmente não funciona muito bem com os ouvintes.

2- Utilize as redes sociais

Se você já tem uma presença na mídia social, esta é uma opção livre e simples para atrair e ganhar novos ouvintes. 

Para o Facebook, sugerimos que você comece criando uma página para sua estação de rádio, e convide seus amigos do Facebook a gostar de sua página como ponto de partida, o que é uma forma de começar seu engajamento dentro da rede. 

O Facebook é uma rede incrivelmente abrangente, que beneficia desde empresas de fast food multinacionais até a sua lojinha local de aluguel de impressoras. Então não se sinta acanhado em participar da festa.

Já com o Twitter, use cuidadosamente hashtags, especialmente aquelas que incluem nomes de artistas ou assuntos em tendência. 

Coisas que podem aumentar seus seguidores, o que por sua vez pode se converter em ouvintes.

Quando se trata do Twitter, por que não ativar as mensagens automáticas para que seus ouvintes saibam quais músicas estão tocando? Quanto mais presente você estiver nas mídias, mais chances de visibilidade você possui.

Não tenha medo de se promover dentro dessas plataformas. Ressaltando que é preciso fazer algo extrapolado como colar um rótulo adesivo na testa e sair correndo gritando o nome de sua rádio. 

Mas, algo orgânico, que te envolva com os usuários de forma natural. Outras plataformas que podem ser usadas são:

  • Instagram;

  • Tiktok;

  • Reddit;

  • Telegram.

Pelo Reddit você pode ter uma conexão direta com sua audiência, uma vez que é uma plataforma específica para fóruns, o que nos leva ao próximo tópico.

3- Aproxime-se de sua audiência

Uma maneira de fazer seus ouvintes se sentirem conectados com você é interagindo com eles. Atualmente, isto é muito fácil, por causa das mídias sociais. 

Como já foi dito, as mídias sociais são muito importantes para promover sua estação de rádio, mas também podem ser usadas para se conectar com os ouvintes. 

Ouvir sua audiência é uma grande parte do funcionamento de uma estação de rádio, pois sua audiência quer se sentir ouvida. 

Ao permitir que enviem pedidos de canções, por exemplo, você está deixando-os fazer parte de seu projeto. 

É provável que eles prefiram ouvir uma estação de rádio que inclua seus ouvintes, portanto, não seja tímido. Faça perguntas regulares em suas contas nas mídias sociais para conhecer melhor seu público, isto ajudará a criar um sentimento de proximidade.

Não se tranque em um armário aço escritório, esteja aberto para o que querem falar sobre você.

Engaje, faça sorteios, promoções, disponibilize um número de WhatsApp para que eles possam interagir em tempo real. São todas técnicas simples, porém, eficazes que irão lhe proporcionar um bom retorno em troca.

Construindo um relacionamento

Agora que temos os primeiros passos estabelecidos podemos focar em um dos maiores métodos para a fidelidade, além de uma boa comunicação, é a originalidade. 

Ter novos ouvintes para encontrá-lo é uma coisa, mas fazê-los ficar é muito mais difícil. A competição é muito alta, então você tem que oferecer aos ouvintes algo que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar. 

Portanto, é bom ser único, ou seja, precisa ter algo que faça com que os ouvintes reconheçam sua estação de rádio, não deve fazer o que todo mundo já está fazendo.

A maneira mais fácil de ser único é ser você mesmo em sua estação de rádio. Parece um conselho bobo, mas faz a diferença. Isto não só o tornará único, mas também mais pessoal. 

Ser autêntico realmente ajuda com a conexão que os ouvintes fazem com você e sua estação de rádio. 

Essa conexão é um aspecto importante para manter os ouvintes, uma vez que somos sempre atraídos por mídias e conteúdos que nos espelham, representatividade é o nome disso. 

Você pode trazer o ouvinte por meio de posts bonitos e ações chamativas, mas ele só vai ficar se você realmente fizer aquilo que prometeu. E isso vale para qualquer tipo de mídia a ser consumida. 

O marketing não é o objetivo final para o seu cliente, ele é somente a via, portanto, não esqueça que a meta é que as pessoas consumam aquilo que você oferece. 

Assim sendo, se não tiver nada a oferecer, elas simplesmente não vão aderir, não vão nem te levar a sério. Pois, ninguém compra um produto de limpar piso somente pela garrafa. 

Em um mercado competitivo como o de rádio, encontrar um diferencial é vital para ganhar vantagem sobre seus concorrentes, e usando a originalidade em todos os aspectos de seu negócio, você pode ganhar uma vantagem distinta.

Encontrar esse equilíbrio entre ser relatável o suficiente para que mais pessoas te ouçam e ao mesmo tempo ser distinto o suficiente para que elas fiquem, é o ponto mais difícil de se acertar, porém, o mais vital. 

Para isso, realize perguntas como:

  • Qual a meta aqui? 

  • O que você realmente quer que sua audiência leve de seu conteúdo? 

  • Qual é a sua marca?

  • Quais seus objetivos?

Ter essa profundidade em seu conteúdo lhe traz não somente números, como também notoriedade. 

Além de que sua audiência irá confiar em você, elas vão estar sempre se conectando porque sabem que você trará o que elas querem. 

Outra estratégia boa para se usar é o suspense, dependendo do foco de sua rádio, esta pode ser mais difícil, mas é um método muito usado na mídia, e não é de hoje. 

Quem nunca assistiu um filme horrível, só porque queria saber o final? Os humanos têm essa necessidade de saber. 

A curiosidade é uma ferramenta poderosíssima que pode até ultrapassar instintos primordiais. Tanto que matou o gato, já diziam nossas avós.

E isto se aplica para quem quer abrir uma lavanderia para uniforme ou uma grande multinacional, por exemplo.

Não é uma ferramenta para fidelidade de longo prazo, porém, ajuda muito em prender ouvintes por determinados períodos. 

E pensando num ponto de vista literário, não importa que tipo de história você esteja contando, o suspense é uma ferramenta valiosa para manter a atenção e o interesse de um espectador. 

Construir o suspense envolve reter informações e levantar questões-chave que despertam a curiosidade. 

Seja em relação aos processos de cada organização ou até mesmo em um serviço de copeira.

Para rádios especificadas em broadcast de música fica um pouco mais difícil de pôr em prática esse método. Porém, para rádios de notícias, de storytelling, podcasts, e afins, esse pode ser o pilar para o sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.