Como fazer um site crescer dentro dos mecanismos de busca?

Como fazer um site crescer dentro dos mecanismos de busca?

Os mecanismos de busca são plataformas desenvolvidas para que os usuários possam fazer pesquisas sobre os mais diferentes assuntos. O mais conhecido é o Google, mas também existem o Yahoo!, o Bing e o Ask Brasil.

 

Todos os dias, milhões de informações são publicadas na internet, o que cria a necessidade de organizar todas elas, e são os motores de busca que fazem esse trabalho.

Aliás, eles ordenam, classificam e gerenciam todos os materiais presentes na web. Os usuários têm mais facilidade para encontrar o que precisam, e com apenas alguns cliques, saber tudo sobre o assunto que desejam.

Essa possibilidade fez com que a humanidade entrasse na era da informação rápida, o que significa que não precisamos mais esperar uma reportagem passar na TV ou ouvir uma música no rádio.

Também não é necessário usar a lista telefônica para encontrar o contato daquela pizzaria ou usar o mapa para localizar um endereço. Todas essas informações são organizadas pelos mecanismos de busca e estão à nossa disposição.

Mas o espaço no topo dos resultados das pesquisas é concorrido, por isso, vamos explicar um pouco mais sobre o conceito de mecanismo de busca, como sua marca pode se posicionar dentro deles e quais são as vantagens de trabalhar o posicionamento.

O que é um mecanismo de busca?

Um mecanismo de busca nada mais é do que um site usado para fazer pesquisas na internet, sobre os mais diversos assuntos.

Para encontrar os materiais, essas plataformas identificam a palavra-chave utilizada e entregam uma lista de resultados com links que abordam o assunto pesquisado.

Por exemplo, se o usuário pesquisar sobre serviço de limpeza de poltronas, vai obter como resultado sites de empresas que oferecem essa solução. Em alguns casos, outros tipos de conteúdos relacionados podem aparecer, como vídeos.

Existem 3 tipos de buscadores. Um deles são os hierárquicos, que possuem interfaces de interrogação textual. Para funcionar, utilizam rastreadores que revisam os bancos de dados das páginas.

Em seguida, é feita a coleta de informações de materiais que se relacionam às pesquisas dos usuários. Depois de realizar a consulta, os resultados obtidos são classificados com base na relevância e no histórico de navegação.

Os buscadores do tipo diretório são links de sites agrupados de acordo com a categoria. Mesmo sendo mais simples, dependem de suporte e manutenção.

Essas plataformas não armazenam os conteúdos ou rastreiam os sites. Na verdade, elas agrupam os links por categoria e organizam os materiais com base em sua data de publicação.

Por essa razão, não organizam as respostas por relevância ou concordância, como acontece com os outros.

Já no caso dos metabuscadores, estes reenviam as pesquisas para vários buscadores, enviando a pesquisa para outros sites, de modo a verificar o que eles representam.

Se alguém pesquisou sobre limpeza de colchão a seco, estes sites conseguem ampliar os resultados, mostrar as respostas e organizar todas elas com base em sua ordem estrutural.

Independentemente do tipo de buscador, para se posicionar dentro deles, é necessário saber usar as estratégias certas.

Como estar bem posicionado nos mecanismos de busca

Investir em SEO é a melhor maneira de se posicionar nos mecanismos de busca. Essa sigla significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), e reúne estratégias para posicionar o negócio entre os primeiros resultados de pesquisa.

Trata-se de uma estratégia orgânica, mas muito importante, visto que consolida o site da marca no ambiente digital e constrói sua presença online. E dentre as principais práticas estão:

Ter um site responsivo

Os smartphones mudaram a maneira como as pessoas acessam a internet. Aliás, os dispositivos móveis em geral introduziram um novo tipo de acesso, e as plataformas precisaram se adaptar.

O site responsivo se adequa a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar os elementos da página, tais como imagens, texto, entre outros. O layout, de forma geral, é preservado.

O carregamento também é muito mais rápido, algo essencial para que os mecanismos de busca prefiram um site em detrimento de outro na hora de elencar os resultados.

Se alguém pesquisar sobre lavagem de poltrona, o Google e outros sites vão divulgar primeiro os links que carregam rapidamente, uma vez que seu objetivo é garantir a melhor experiência aos usuários.

Em vista disso, é crucial investir em um design responsivo para o site institucional do seu negócio e não perder oportunidades de negócio.

Criar bons conteúdos

A internet inseriu a humanidade na era da informação e isso mudou o comportamento do consumidor moderno. Ele está mais exigente e atento, portanto, antes de comprar qualquer produto ou serviço, deseja saber tudo sobre o assunto.

Um dos principais pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes que abordam assuntos do interesse do público-alvo da marca.

O Google sabe que se um usuário pesquisa sobre iluminação para banheiros, não quer apenas saber o preço de luminárias, mas também ler algumas dicas, saber quais são as tendências, tipos de lâmpadas que deve usar, dentre outras informações.

É exatamente por isso que as marcas devem investir em marketing de conteúdo e criar materiais que esclareçam as dúvidas de sua audiência. Estes materiais podem assumir diferentes formatos, como:

  • Fotos;

  • Vídeos;

  • Textos;

  • Infográficos.

O ideal é encontrar o tipo que mais agrada o público-alvo e trabalham com afinco para que os conteúdos sejam relevantes para eles.

Link building

O link building é uma estratégia que visa construir uma rede de links para a página, de modo a direcionar o tráfego e fortalecer a imagem do negócio na web, podendo ser internos ou externos. 

Os internos são aqueles que uma empresa de locação de compressor insere em seu texto e que encaminha o usuário para outro texto do blog.

Os links externos, por sua vez, são provenientes de outros sites que mencionam a página de uma marca para reforçar um conteúdo publicado.

Para trabalhar com eles, é necessário criar bons conteúdos e propor parcerias com negócios complementares ao seu. Por exemplo, ao escrever sobre dicas de alimentação, um nutricionista pode criar um link apontando para o blog de uma academia.

Vantagens de trabalhar o posicionamento

Estar bem posicionado nos buscadores é algo que todas as empresas querem, mas nem todas conseguem. Entretanto, aquelas que chegam lá têm acesso a uma série de vantagens, como:

1 - Estar à frente dos concorrentes

Ao conquistar um bom posicionamento no Google e demais buscadores, uma marca de serviços de higienização de carro se destaca em meio aos concorrentes, dentro do ambiente digital.

Como falamos, todas as marcas almejam as primeiras colocações justamente porque sabem que os consumidores pesquisam tudo na internet. Quem não ocupa uma boa posição, dificilmente vai se destacar e atrair novos clientes.

2 - Aumenta o reconhecimento da marca

Otimizar o site garante que os mecanismos de busca encontrem todas as informações sobre a empresa. Ao reconhecer a qualidade da página e de seu conteúdo, logo ela estará entre as primeiras posições.

Naturalmente, mais pessoas vão visualizá-la e conhecerão a marca. Quanto mais alta for a posição, mais cliques o link vai receber, o que melhora o tráfego da plataforma.

Ademais, uma presença dominante aumenta o reconhecimento de marca porque ela se torna visível e acessível para todos.

3 - Oferece uma boa experiência ao usuário

Para estar bem posicionado nos mecanismos de busca, o site de uma lavanderia auto serviço precisa ser otimizado e estar de acordo com as exigências do Google.

Isso significa que ele será todo trabalhado para proporcionar a melhor experiência aos usuários, por meio de conteúdos relevantes, fotos, vídeos, dentre outros. Também possui carregamento rápido e design que se ajusta a qualquer tamanho de tela.

Tudo isso garante que o visitante tenha uma navegação tranquila e uma boa experiência com o negócio, antes mesmo de comprar qualquer produto ou serviço.

4 - Mais credibilidade

Os usuários sabem que os links que aparecem entre as primeiras posições são aqueles considerados confiáveis pelo Google. Assim sendo, dificilmente alguém visualiza o que está na segunda página.

Da mesma forma como esses links são ignorados, aqueles que aparecem entre as primeiras posições são vistos como empresas confiáveis.

Ou seja, ao pesquisar sobre ladrilho hidráulico 20x20, o usuário tem certeza de que os sites que aparecem primeiro são das melhores empresas, por isso confiam mais nelas.

Conclusão

A internet abriu espaço para que os negócios pudessem chegar até as pessoas, fazendo uso de diversas estratégias.

Algumas delas são voltadas para a questão do posicionamento nos buscadores, e ao trabalhar com esses recursos, uma marca consegue melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Como vimos, isso é importante por diversas razões e para conseguir esse feito, é imprescindível investir nas melhores estratégias de SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.