Como elaborar pautas para um programa de rádio?

Como elaborar pautas para um programa de rádio?

Saber como criar e desenvolver uma pauta para um programa de rádio é um fator essencial para garantir a presença constante de um público interessado e pertencente à sua mídia, popularizando seu trabalho e tornando-o um case de sucesso na profissão.

 

A pauta, assim como os próprios instrumentos de trabalho, como microfones e mixadores, é parte fundamental não apenas para entregar aquilo que é solicitado pelo público que ouve no seu programa, mas também como uma forma de agilizar o trabalho do radialista.

 

Por isso, saber exatamente qual seu significado, de que maneira ela deve ser colocada e elaborada pode fazer toda a diferença dentro do relacionamento do seu programa com a sua audiência, que sabe reconhecer rapidamente uma boa ou péssima sugestão.

 

Vamos entender, no artigo de hoje, sobre o que de fato significa uma pauta, e como ela pode ser produzida para um programa na rádio. 

 

Mas, para isso, é preciso entender de fato quais são as especificações de pautas para esse nicho de comunicação. Por isso, acompanhe a leitura!

O que é uma pauta?

A pauta, dentro do ambiente jornalístico, é conhecida como uma espécie de direcionamento para o produto que será criado, contendo todas as orientações necessárias para o repórter, podendo incluir informações sobre personagens e até mesmo lugares para a entrevista.

 

Por exemplo, em uma pauta específica sobre placas informativas personalizadas, a pauta produzida para um repórter de televisão fala mais sobre o que ele deve pesquisar para incluir na informação que irá passar, com quem deve conversar, entre outras questões.

 

Saber de fato tudo o que deve conter dentro da pauta que será repassada é tarefa de editores e pessoas por trás da estratégia de conteúdo do canal específico, algo que antigamente era um serviço do pauteiro, profissão dos especializados em pautas.

 

Podemos dizer, ainda, que a pauta é algo semelhante a um briefing, muito utilizado dentro da publicidade e da produção de conteúdos, para descrever tudo aquilo que deve constar em um texto, um vídeo, um áudio e outras inúmeras formas de produção.

 

Seguir de fato tudo o que foi apontado como relevante por quem produziu a sugestão de pauta é algo essencial, não apenas para produzir mais rápido e com maior qualidade o material, mas para também saber o que pode ser ou não relevante para o público.

 

No caso de uma pauta para um jornal, por exemplo, produzida nas proximidades de um grande painel de publicidade em determinada cidade, o repórter sabe que deve pegar depoimentos com pessoas-chaves, para que a informação venha de forma completa.

 

A produção de uma pauta tem ligação direta com os gostos e desejos do público, seja de um segmento de segmentos de publicação, que podem ser:

 

  • Culturais;

  • Esportivos;

  • Políticos;

  • Policiais;

  • Entretenimento;

  • Dentre outros.

 

Ainda, é possível fazer essa estruturação da pauta baseada nos canais por onde a informação irá chegar ao público, o que varia de acordo com as ferramentas utilizadas, podendo ser algo para a televisão, para a internet, jornais impressos e rádios.

 

Saber exatamente para onde você está produzindo uma pauta pode mudar sua estrutura e seu conteúdo inteiramente, visto que em cada situação existe um público diferente, solicitando um bom conteúdo que possam aproveitar.

Como são as pautas dentro de uma rádio?

O rádio é um dos mais antigos meios de comunicação existentes, sendo considerado um dos mais populares do mundo, em questão de notícias e de entretenimento, até pouco antes da chegada da televisão e da criação de suas programações.

 

Por ser um canal de comunicação que pede uma atenção do público por meio da audição, ou seja, sem nenhum tipo de visão ou até mesmo de leitura, um programa de rádio exige uma boa adequação e trabalho feito por parte de seus produtores de conteúdo.

 

Como no caso da narração de um jogo de futebol. Durante a veiculação dessas informações, é preciso que a apresentadora aborda diferentes tipos de identificação dos jogadores para que o público em casa saiba sobre o que está sendo dito.

 

No caso de um programa de entretenimento, em que um convidado, dono de uma loja de calendário com espaço para escrever esteja falando, é preciso que haja uma constante reapresentação, já que as pessoas podem sintonizar a qualquer momento.

 

Ainda, é preciso que haja uma boa incorporação de pautas relacionadas àquilo que o público específico de fato quer. Por exemplo, ouvintes de um programa de música alternativa, vão gostar de entrevistas com artistas do ramo, ou de uma análise de discos.

 

Já em um programa de notícias matinal, é preciso saber aquilo que de fato vai interessar o público que acabou de acordar, ou que está saindo de casa. Todas essas especificações devem fazer parte da pauta, desde sua elaboração até sua concretização.

 

Assim, mais pessoas poderão entender que aquele veículo de fato está produzindo um conteúdo relevante, como um flyer de festa, fazendo então que aquele programa dentro do veículo seja um dos mais adorados por quem de fato consome esse tipo de comunicação.

Dicas para criar pautas de qualidade para a rádio

É indispensável ter em mente a diferenciação que existe entre as pautas criadas para a rádio e para outros veículos de comunicação, em outras formas de canais. 

 

Como visto acima, na rádio existe apenas uma conexão auditiva, logo, toda a base da pauta deve começar por aí.

 

Mas, para de fato entender como produzir uma pauta focada em um programa de rádio específico, levando em consideração todas as particularidades da rádio, algumas dicas são essenciais. Veja abaixo algumas delas e saiba de uma vez como fazer um ótimo programa:

1. Entenda o público-alvo do seu programa

Antes de mais nada é preciso que você entenda de fato quem é o público do seu programa, sabendo de fato tudo o que eles consomem, seja em outros programas ou em outros meios de comunicação, entendendo aquilo que pode ser relevante para que sejam fidelizados.

 

A partir daí, e após pesquisas, seja por meio de outros canais ou até mesmo via um banner impressão digital feito especialmente para a captação de informações, uma pauta bem construída e focada nos principais assuntos interessantes para o público deve ser feita.

 

É importante ter uma plena certeza sobre a aceitabilidade dessas pautas por meio de feedbacks constantes, que mostram uma aprovação do que está sendo produzido. Caso contrário, procure modificar suas pautas.

2. Se integre entre fontes e canais de notícias certos

A partir do entendimento do que de fato é o nicho do seu programa ou até mesmo do seu meio de comunicação, chegou a hora de pesquisar mais sobre assuntos que percorrem esse segmento, em fontes certas e até mesmo em veículos concorrentes.

 

É importante lembrar que a resolução de uma pauta é feita de maneira focada, e deve concentrar um assunto e sua delimitação, para que o repórter que for produzi-la saiba exatamente como chegar no que foi solicitado por seus superiores.

 

Por exemplo, em uma pauta sobre tag personalizada para laços para um programa noturno de empreendedorismo, é es colocar como fontes pessoas consideradas populares por seu público, que darão conteúdos esperados para o canal.

3. Trabalhe em um bom direcionamento de texto

Lembre-se que uma boa sugestão de pauta é aquela que segue uma ideia a se manter constante em sua fala e nas ações que determina, do começo ao fim. Isso será essencial para que o radialista responsável não se perca e entregue o que foi solicitado.

 

Tenha em mãos exatamente tudo o que você acha relevante para levar ao programa de rádio. Desde informações detalhadas sobre um assunto até as pessoas que são essenciais para atrair a atenção do ouvinte, como um empresário de placa de sinalização vertical.

 

Além disso, é essencial colocar na pauta a delimitação certa do tema, para que o repórter não faça pouco e nem muito. 

 

Tenha em mente que o ouvinte de uma rádio é, geralmente, alguém que está consumindo aquele conteúdo no meio caminho para um local, e gosta de agilidade.

Considerações finais

Construir pautas para um programa na rádio é uma forma específica de determinar histórias que serão contadas, visto que o público desse canal é mais específico possível, sendo determinado, quase que totalmente, por pessoas no caminho de um compromisso.

 

Mas, além da segmentação, é preciso incorporar às pautas o máximo de unidade e foco dentro da construção, que muitas vezes pode caminhar para lados opostos traçados pelas próprias equipes que cuidam do referencial editorial do veículo.

 

Por isso, seguir as principais dicas de construção de pauta para a rádio, vistas ao longo deste artigo, é uma forma correta de transformar uma boa matéria sobre convites personalizados em uma sensação para quem a está ouvindo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.