Como divulgar uma web rádio em veículos offline?

Como divulgar uma web rádio em veículos offline?

A mídia offline pode e deve fazer parte das estratégias de marketing de qualquer negócio, inclusive de uma rádio online. 

 

Apesar de estar fora da internet, ela ainda alcança muitas pessoas, pois seus canais fazem parte da nossa rotina.

Outdoors, TV, revistas, rádio, jornal, entre outros são exemplos de veículos offline que ajudam a divulgar uma marca, seus produtos e serviços.

Sabemos que as estratégias online dominam o mercado e são especialmente úteis para negócios digitais, como no caso de uma rádio online. 

Mesmo assim, existem outros veículos de comunicação muito consumidos no Brasil, a TV, por exemplo, é item fundamental nos lares brasileiros. 

Aliás, ela faz parte do cotidiano de pessoas do mundo todo, tanto é que é muito difícil encontrar alguém que não tenha, pelo menos, um televisor em casa.

Mesmo com o domínio da internet, muitas pessoas ainda consomem jornais e revistas em exemplares físicos, o que ressalta a necessidade de fazer com que o negócio esteja presente neles.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o que são veículos offline, por que anunciar uma web rádio por meio deles e mostrar os tipos de anúncios que podem ser feitos.

Entenda o conceito de mídia offline

Mídia offline é qualquer canal que não se encontre na internet, como no caso das redes sociais, sites e outros ambientes digitais.

É um tipo de mídia usado há anos e que já foi fundamental para as estratégias de marketing e publicidade de marcas dos mais variados tipos.

Ela ainda continua sendo importante, tanto é que um cartão de visita criativo ainda ajuda os profissionais e empresas a conquistarem novos clientes. 

Outros exemplos de mídia offline são:

  • TV;

  • Rádio;

  • Jornais;

  • Revistas;

  • Outdoors;

  • Panfletos;

  • Banners.

Os anúncios veiculados nesses canais são conhecidos como MOOH (Media out of home), mídia externa, em português.

Apesar de estar fora do ambiente digital, essa estratégia ainda é muito vantajosa para as empresas, veja um pouco mais sobre isso a seguir.

Por que utilizar a mídia offline?

Antes de mostrar algumas vantagens de anunciar fora da internet, primeiro é importante ressaltar que essas estratégias também podem ser usadas por uma rádio online.

A rádio online, apesar de ser acessada nos meios digitais, pode muito bem conquistar novos ouvintes, mesmo quando eles não estão conectados.

Da mesma forma como uma rádio tradicional utiliza os canais digitais, uma web rádio pode usar os canais tradicionais para atrair as pessoas.

Atualmente, empresas dos mais variados setores investem muito no marketing digital, mas muitas delas não abrem mão das mídias tradicionais.

Isso porque uma gráfica de impressão de livros sob demanda, assim como uma rádio digital, tem acesso há uma série de vantagens com os canais offline.

Um deles é o amplo alcance, pois mesmo que a internet propague informações em alta velocidade, no Brasil, ainda existem milhões de pessoas que não acessam a internet, além daquelas que acessam conexões de baixa qualidade.

Não podemos esquecer de mencionar a terceira idade que não tem tanta familiaridade com os recursos digitais. Essas pessoas conhecem novos produtos e serviços por meio das campanhas tradicionais.

Para que a rádio online consiga alcançar todos esses públicos, é indispensável investir nas mídias fora da internet.

Outra vantagem desse tipo de ação é o fato de que ela confere uma credibilidade ímpar aos negócios. 

Na web é muito fácil fingir que determinada empresa existe e aplicar golpes. Tanto é que, infelizmente, essa situação é muito comum. 

Por outro lado, é impossível dar esse tipo de golpe por meio das mídias tradicionais, principalmente a TV, o rádio e outros grandes veículos de comunicação.

A rádio digital pode optar pelos canais offline que seu público-alvo costuma utilizar. Ainda pode lançar mão de outras estratégias fora da internet, como a distribuição de adesivo para vidro personalizado com o logo da rádio.

Os canais de comunicação fora da internet são usados há muitos anos e as pessoas confiam muito mais neles. 

Por conta disso, os negócios também conseguem criar um relacionamento próximo com as pessoas.

A rádio pode, por exemplo, participar de um evento e ter contato direto com as pessoas que podem ser seus ouvintes ou até mesmo com quem já ouve a programação.

Ter uma relação próxima com o público é fundamental para construir uma imagem positiva despertar o interesse deles.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber trabalhar com o marketing offline, veja mais a seguir.

Tipos de anúncios offline para uma rádio digital

A rádio digital pode usufruir dos canais offline de muitas maneiras, desde uma letra caixa iluminada em frente ao prédio do estúdio até as ações mais comuns, como:

Outdoors e busdoors

Os outdoors e os busdoors são canais que levam as marcas para a rua e fazem com que ela seja vista por todas as pessoas que circulam em determinado local.

O outdoor é estático, ou seja, um anúncio que fica parado sempre no mesmo ponto, a exemplo daqueles que vemos pela cidade e pelas estradas.

O busdoor, por sua vez, é um anúncio na parte traseira dos ônibus que circulam pela cidade e facilitam a visualização da marca por uma grande quantidade de pessoas. Tanto um quanto outro aumentam o reconhecimento da marca.

Oferecer cupons de desconto

Uma rádio pode sim oferecer cupons de desconto ao fazer parcerias com lojas e estabelecimentos de determinado local.

Além de atrair novos ouvintes, essa ação também ajuda uma loja ou qualquer outro tipo de negócio, a atrair novos clientes.

Converse com algum estabelecimento da região onde fica sua rádio, dando preferência àqueles que se destacam mais, como os que fazem uso de totem luminoso.

Oferecer brindes

Outra excelente estratégia é oferecer brindes, sempre prezando por elementos úteis, criativos e inovadores. Muitas rádios e empresas costumam oferecer canetas ou chaveiros.

É claro que esses objetos são úteis, mas para divulgar uma rádio online, é necessário ir além e surpreender o público. No caso de uma rádio, um brinde criativo seria um canudo ecológico com o logo.

Outra possibilidade é um copo de plástico personalizado, também com o logo da rádio, que as pessoas podem usar no dia a dia. 

Além de divulgar o negócio, também mostra a preocupação dele em relação ao meio ambiente.

Participar de eventos

Participar de eventos é a melhor maneira de entrar em contato direto com o público e ainda ampliar o relacionamento comercial da sua rádio.

É uma boa oportunidade para conhecer aquela agência que fez um excelente trabalho em comunicação visual supermercado e que pode fazer uma boa parceria com você para divulgar a rádio.

Ela vai conquistar visibilidade e se posicionar como uma boa opção de entretenimento para quem ainda não a conhece.

Jornais e revistas

Sabemos que muitos jornais e revistas passaram a ser muito mais consumidos pela internet, mas ainda tem muita gente que compra o exemplar nas bancas ou gosta de recebê-lo em casa.

Anunciar sua rádio nesses veículos de comunicação também traz muita credibilidade para ela. 

Além disso, uma única revista pode ser lida por várias pessoas, a exemplo daquelas que ficam em consultórios e salões de beleza.

Outras estratégias, como os panfletos impressos em gráficas rápidas, também são boas ações, mas assim como acontece ao planejá-los, para anunciar nesses veículos é muito importante estudar o mercado.

Feito isso, escolha as publicações relevantes para a sua rádio e entre em contato com uma boa agência de publicidade para criar o anúncio.

Flyers

Os flyers são uma excelente opção para colocar o nome de pequenas empresas para circular. Eles chegam às mãos de muitas pessoas e podem ser distribuídos nos grandes centros urbanos.

Para que o material tenha um design interessante e transmita uma mensagem positiva para o público, é necessário contratar um bom designer.

Você pode entregar um adesivo transparente personalizado junto com o flyer e despertar ainda mais o interesse do potencial ouvinte.

Depois, só precisa escolher os locais certos para distribuí-los, sem se esquecer de colocar uma mensagem interessante no material. Pode ter certeza de que os resultados não vão demorar para aparecer.

Conclusão

Sendo assim, quando se pensa na divulgação de uma rádio digital, logo consideramos o uso dos canais virtuais, como redes sociais, blogs, anúncios em buscadores, dentre outros. Mas a verdade é que os meios offline também são muito úteis para ela.

Por meio deles, a rádio chega a uma quantidade maior de pessoas, inclusive aquelas que não estão tão familiarizadas com os canais digitais. 

Neste artigo, você aprendeu como criar essas campanhas e todas as vantagens que elas podem trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.